3 Maneiras de Simplificar o Seu Negócio Online - Tiago Faria
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3 Maneiras de Simplificar o Seu Negócio Online

Já ouviu falar do método K.I.S.S.?

Significa Keep It Simple, Stupid, ou seja, “mantenha as coisas simples”.

Temos muitas vezes a tendência natural para complicar as coisas, quando as soluções mais simples são muitas vezes as que melhores resultados trazem…

Talvez pela tendência para o perfeccionismo, talvez por acharmos que as coisas não podem ser assim tão fáceis…

Mas o que é verdade é que a complexidade raramente traz qualquer benefício.

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E no mundo do marketing digital, criar sistemas complexos pouco ajuda tanto os utilizadores como os criadores.

Nos meus 10 anos de marketing digital, descobri uns quantos métodos que simplificaram e aceleraram o meu desenvolvimento como marketer…

Tudo graças ao mantra K.I.S.S

Vejamos então as 3 maneiras que pode começar a usar hoje para simplificar o seu negócio online:

Websites em WordPress com Servidor Próprio

Em vez de complicar com websites feitos à medida (que serão muito mais difíceis de fazer alterações, fazendo com que fique refém de programadores)...

Ou de simplificar demais com websites feitos em plataformas fechadas como o Wix (que limitam muito as suas possibilidades e o site nunca será verdadeiramente seu)...

Simplifique e crie o seu website em WordPress.org.

Trata-se da plataforma CMS mais usada no mundo, e que é open source (ou seja, mantida por milhares de programadores espalhados pelo mundo que contribuem para a plataforma por gosto).

Para além disso tem também o benefício de ser “amiga” dos motores de busca, sendo que estará um passo à frente da sua concorrência neste aspecto.

Combinando o WordPress com um tema “premium” como o Thrive Themes irá criar sites profissionais sem precisar de perceber de HTML ou CSS...

É também extremamente simples de utilizar e manter, fazendo com que possa focar a maior parte da sua energia onde realmente: no marketing.

Outsourcing

Como empreendedores, temos também a tendência de querer fazer tudo…

Mesmo as coisas que não temos especial aptidão ou gosto.

Isto acontece porque temos a ideia de que apenas nós conseguimos fazer as coisas que queremos bem…

Mas também porque muitas vezes subconscientemente queremos evitar fazer aquilo que é realmente importante (aquilo que chamo de “cérebro-macaco”).

No entanto, esta abordagem não é a mais inteligente.

O nosso foco como empreendedores deve estar somente no trabalho estratégico e de longo termo para o nosso negócio…

E tudo o resto deve ser passado para terceiros.

Hoje em dia é possível encontrar assistentes virtuais em sites como o UpWork.com, e passar tarefas como programação, desenvolvimento, criação de conteúdo, design, etc…

Por cerca de $5 por hora!

Fazendo isto elevará as suas responsabilidades para as de gestão de projeto, em vez de ser um “pau para toda a obra”...

E fará com que consiga fazer mais coisas em menos tempo!

​Funil de Vendas de Uma Landing Page

Websites tradicionais com imenso conteúdo, várias páginas e dezenas de link são muito bonitos e apelativos…

Mas serão o mais eficaz para tornar visitantes em leads, ou mesmo em clientes?

Não.

Especialmente no que concerne a tráfego vindo de publicidade online, o que você precisa é de um funil de vendas simples, que acompanhe cada visitante por uma série de interações com a sua marca…

Usando apenas uma landing page com uma oferta gratuita!

Esta landing page conterá um “lead magnet” que fornece conteúdo gratuito que resolve um problema específico do seu público-alvo

E em troca, o visitante insere os seus dados de contacto (email).

Esta lista de emails será a base do seu funil de vendas, e é onde realmente fará dinheiro…

Tudo originando a partir de uma landing page apenas!

Mas se o truque está em apenas usar uma landing page, por que razão tenho este blog?

Boa pergunta.

Este blog é apenas a minha chance de lhe fornecer algumas dicas que aprendi em 10 anos de marketing digital…

Se em 2008 soubesse o que sei hoje em dia, com certeza já estaria bem mais longe na minha caminhada…

Mas tendo passado por tantas experiências, testes e erros até encontrar a maneira “simples”, sinto que é a minha responsabilidade passar tudo aquilo que aprendi para si…

Uma vez que acredito que criar um negócio online é extremamente simples, quando feito da maneira correta!

Se eu puder poupar-lhe uns anos ao evitar alguns dos erros que cometi (ineficiência, perda de tempo, etc)...

Bom, pode ser que receba um pouco do karma de volta!

Um abraço,

-Tiago “altruísta” Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda negócios locais a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting e conversões online.

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2 comments
Cristina Pinto says Dezembro 3, 2018

Olá Tiago, gostava de saber a sua opinião da plataforma webnode, comparando com a WordPress e wix.
Obrigada
Cristina Pinto

Reply
    Tiago says Dezembro 4, 2018

    Olá Cristina! Obrigado pelo seu comentário.

    Na verdade, o Webnode é também uma plataforma tudo-em-um fechada (tal como o Wix).

    Ou seja, você estará sempre dependente da plataforma, e o conteúdo que criar nunca será verdadeiramente seu (se um dia fecharem portas, ou resolverem banir a sua conta, todo o seu trabalho desaparecerá).

    Por outro lado, quando escolhe plataformas como o Webnode ou Wix está basicamente a trocar o seu dinheiro e “propriedade” do seu conteúdo por uma plataforma fácil de usar…

    E o trade-off é que fica limitada aos “templates” e sem grande liberdade para customizar o seu site.

    Essas plataformas têm apenas um objetivo: lucro. E não o sucesso do seu website, ou o seu ranking nas resultados de pesquisa.

    Recomendo sempre o WordPress.org (atenção, não o WordPress.com) pelo facto de ser open-source e ser mantida por um batalhão de programadores voluntários que trabalham em conjunto para fazer o melhor CMS do mundo.

    É também plataforma mais “amiga” dos motores de busca (faça o exercício de ver que tipo de sites estão no topo das pesquisas), pelo que se vai pelo caminho do marketing de conteúdo, o WordPress é a única solução viável.

    No entanto, depende muito dos seus objetivos. Se de facto quiser simplicidade, rapidez e solução “tudo-em-um”, a melhor solução será plataformas como o Webnode.

    Espero ter ajudado com a questão, qualquer outra dúvida não hesite!

    Um abraço,

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