Já ouviu falar do método K.I.S.S.?
Significa Keep It Simple, Stupid, ou seja, “mantenha as coisas simples”.
Temos muitas vezes a tendência natural para complicar as coisas, quando as soluções mais simples são muitas vezes as que melhores resultados trazem…
Talvez pela tendência para o perfeccionismo, talvez por acharmos que as coisas não podem ser assim tão fáceis…
Mas o que é verdade é que a complexidade raramente traz qualquer benefício.
E no mundo do marketing digital, criar sistemas complexos pouco ajuda tanto os utilizadores como os criadores.
Nos meus 10 anos de marketing digital, descobri uns quantos métodos que simplificaram e aceleraram o meu desenvolvimento como marketer…
Tudo graças ao mantra K.I.S.S…
Vejamos então as 3 maneiras que pode começar a usar hoje para simplificar o seu negócio online:
Websites em WordPress com Servidor Próprio
Em vez de complicar com websites feitos à medida (que serão muito mais difíceis de fazer alterações, fazendo com que fique refém de programadores)...
Ou de simplificar demais com websites feitos em plataformas fechadas como o Wix (que limitam muito as suas possibilidades e o site nunca será verdadeiramente seu)...
Simplifique e crie o seu website em WordPress.org.
Trata-se da plataforma CMS mais usada no mundo, e que é open source (ou seja, mantida por milhares de programadores espalhados pelo mundo que contribuem para a plataforma por gosto).
Para além disso tem também o benefício de ser “amiga” dos motores de busca, sendo que estará um passo à frente da sua concorrência neste aspecto.
Combinando o WordPress com um tema “premium” como o Thrive Themes irá criar sites profissionais sem precisar de perceber de HTML ou CSS...
É também extremamente simples de utilizar e manter, fazendo com que possa focar a maior parte da sua energia onde realmente: no marketing.
Outsourcing
Como empreendedores, temos também a tendência de querer fazer tudo…
Mesmo as coisas que não temos especial aptidão ou gosto.
Isto acontece porque temos a ideia de que apenas nós conseguimos fazer as coisas que queremos bem…
Mas também porque muitas vezes subconscientemente queremos evitar fazer aquilo que é realmente importante (aquilo que chamo de “cérebro-macaco”).
No entanto, esta abordagem não é a mais inteligente.
O nosso foco como empreendedores deve estar somente no trabalho estratégico e de longo termo para o nosso negócio…
E tudo o resto deve ser passado para terceiros.
Hoje em dia é possível encontrar assistentes virtuais em sites como o UpWork.com, e passar tarefas como programação, desenvolvimento, criação de conteúdo, design, etc…
Por cerca de $5 por hora!
Fazendo isto elevará as suas responsabilidades para as de gestão de projeto, em vez de ser um “pau para toda a obra”...
E fará com que consiga fazer mais coisas em menos tempo!
Funil de Vendas de Uma Landing Page
Websites tradicionais com imenso conteúdo, várias páginas e dezenas de link são muito bonitos e apelativos…
Mas serão o mais eficaz para tornar visitantes em leads, ou mesmo em clientes?
Não.
Especialmente no que concerne a tráfego vindo de publicidade online, o que você precisa é de um funil de vendas simples, que acompanhe cada visitante por uma série de interações com a sua marca…
Usando apenas uma landing page com uma oferta gratuita!
Esta landing page conterá um “lead magnet” que fornece conteúdo gratuito que resolve um problema específico do seu público-alvo…
E em troca, o visitante insere os seus dados de contacto (email).
Esta lista de emails será a base do seu funil de vendas, e é onde realmente fará dinheiro…
Tudo originando a partir de uma landing page apenas!
Mas se o truque está em apenas usar uma landing page, por que razão tenho este blog?
Boa pergunta.
Este blog é apenas a minha chance de lhe fornecer algumas dicas que aprendi em 10 anos de marketing digital…
Se em 2008 soubesse o que sei hoje em dia, com certeza já estaria bem mais longe na minha caminhada…
Mas tendo passado por tantas experiências, testes e erros até encontrar a maneira “simples”, sinto que é a minha responsabilidade passar tudo aquilo que aprendi para si…
Uma vez que acredito que criar um negócio online é extremamente simples, quando feito da maneira correta!
Se eu puder poupar-lhe uns anos ao evitar alguns dos erros que cometi (ineficiência, perda de tempo, etc)...
Bom, pode ser que receba um pouco do karma de volta!
Um abraço,
-Tiago “altruísta” Faria
Olá Tiago, gostava de saber a sua opinião da plataforma webnode, comparando com a WordPress e wix.
Obrigada
Cristina Pinto
Olá Cristina! Obrigado pelo seu comentário.
Na verdade, o Webnode é também uma plataforma tudo-em-um fechada (tal como o Wix).
Ou seja, você estará sempre dependente da plataforma, e o conteúdo que criar nunca será verdadeiramente seu (se um dia fecharem portas, ou resolverem banir a sua conta, todo o seu trabalho desaparecerá).
Por outro lado, quando escolhe plataformas como o Webnode ou Wix está basicamente a trocar o seu dinheiro e “propriedade” do seu conteúdo por uma plataforma fácil de usar…
E o trade-off é que fica limitada aos “templates” e sem grande liberdade para customizar o seu site.
Essas plataformas têm apenas um objetivo: lucro. E não o sucesso do seu website, ou o seu ranking nas resultados de pesquisa.
Recomendo sempre o WordPress.org (atenção, não o WordPress.com) pelo facto de ser open-source e ser mantida por um batalhão de programadores voluntários que trabalham em conjunto para fazer o melhor CMS do mundo.
É também plataforma mais “amiga” dos motores de busca (faça o exercício de ver que tipo de sites estão no topo das pesquisas), pelo que se vai pelo caminho do marketing de conteúdo, o WordPress é a única solução viável.
No entanto, depende muito dos seus objetivos. Se de facto quiser simplicidade, rapidez e solução “tudo-em-um”, a melhor solução será plataformas como o Webnode.
Espero ter ajudado com a questão, qualquer outra dúvida não hesite!
Um abraço,