A Sua Empresa Ainda Não é uma Empresa de Meios de Comunicação?
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A Sua Empresa Ainda Não é uma Empresa de Meios de Comunicação?

Não há volta a dar.

Para a sua empresa manter a relevância e autoridade no seu nicho de mercado…

Tem que se tornar numa empresa de meios de comunicação.

“O quê? Meios de comunicação? Mas a minha empresa vende X”

Dir-me-á o leitor.

Permita-me que explique o meu ponto de vista nas próximas linhas.

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Independentemente do seu nicho de mercado, a sua empresa tem que se focar na produção de conteúdo e no marketing de conteúdo.

Precisa de ter conteúdo em formato de texto, áudio e vídeo

E precisa de publicar em escala todos os dias.

Pense no seguinte:

Quando cria anúncios de publicidade, você não se pergunta “será que devo pôr anúncios todos os dias?”

Não! Simplesmente anuncia, e tenta captar o máximo de atenção possível, em escala.

Pois bem, é exatamente isso que deve fazer com o seu marketing de conteúdo.

Hoje em dia atenção é a moeda do negócio, é um recurso limitado.

E a atenção que existe hoje nas 9 aplicações que as pessoas usam nos seus smartphones…

Nunca será maior que é neste momento…

E já não é tão boa como era ontem.

Como tal, você tem que garantir que está presente em todos os formatos de consumo de conteúdo que a sua audiência usa.

Quer prefiram consumir conteúdo em texto (blogs, redes sociais), áudio (podcasts), ou vídeo (YouTube, Facebook).

Não há razão para não estar presente num destes formatos.

As pessoas têm preferências diferentes de consumo de conteúdo.

Imagine que a sua estratégia de marketing de conteúdo é baseada apenas na partilha texto/imagens nas redes sociais…

E que muitos dos seus potenciais clientes só têm tempo para consumir conteúdo em podcasts a caminho do trabalho...

Vai querer perder esses potenciais fãs da sua marca? Ou pior, perder esses potenciais clientes rentáveis?

Duvido que sim.

Pense comigo:

Hoje em dia o custo de entrada para se tornar numa empresa de meios de comunicação é extremamente baixo.

Já não precisa de comprar equipamentos caros, redes de comunicação, antenas, impressoras industriais, material de rádio, etc…

Tudo o que precisa é na maioria dos casos de produtos gratuitos como o WordPress, YouTube, ou o Facebook…

E agora por causa do passa-palavra (word-of-mouth) e a abertura que a internet trouxe, a distribuição de conteúdo tornou-se numa commodity.

Portanto, o que está a acontecer é o seguinte:

O custo de entrada para se tornar relevante neste mundo é…

Criar conteúdo!

Se não estiver a criar conteúdo relevante, prestável, e genuíno…

Basicamente não existe!

E quanto mais cedo as empresas se aperceberem disto, melhor…

E quanto mais cedo se aperceber que tem que apostar no marketing pessoal, melhor ainda!

As pessoas gostam de interagir com pessoas, não com empresas.

Se você comunicar genuinamente com a sua audiência, mostrar valor, mostrar que a compreende, a oferecer uma “experiência”, e a ajudar a resolver os seus problemas…

Não há investimento em anúncios Facebook que bata isso!

Imagine:

Você preferia comprar um produto que viu num anúncio a dizer “Compre Já”...

Ou preferia comprar o mesmo produto de alguém que já o tivesse ajudado anteriormente, e que você já conhecesse, gostasse e confiasse?

É óbvio que a única solução viável está na segunda hipótese!

Portanto…

Se ainda não tiver um plano estratégico de marketing de conteúdo para 2019…

De publicar conteúdo todos os dias que acrescente valor à sua audiência… que por seu turno irá reciprocar em termos de fazer negócio com a sua empresa…

Você simplesmente deixará de ser relevante.

E perderá a oportunidade de ​"controlar a corrida, em vez de correr a corrida dos outros…

(ou seja, alugar espaço de publicidade em plataformas que atualmente têm a atenção do seu público-alvo)

A questão que agora se põe é…

Como implementar a sua estratégia?

Bom, saiba de antemão que não será algo fácil ou que acontece de um dia para o outro.

Precisa de pensar nos seus recursos atuais, e consoante a ajuda que tem disponível... 

Trabalhar duro e trabalhar de forma inteligente.

No entanto, verá que os resultados deste esforço valerão mais que a pena, e continuarão a trazer dividendos por muitos e muitos anos.

Se estiver pronto para agir, esta estratégia irá trazer-lhe resultados.

Vejamos então qual a melhor estratégia para escalar o seu conteúdo e tornar-se numa verdadeira empresa de meios de comunicação.

A Estratégia de 3 Pilares de Marketing de Conteúdo

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Quando constrói uma casa, precisa de bases sólidas.

Terá uma base estável e pilares sólidos que farão com que a sua casa não caia com intempéries ou desastres naturais.

O mesmo se aplica no seu negócio.

Precisa de ter as fundações certas, e garantir que a estrutura é sólida para que resista a inflação, mudanças em algoritmos de redes sociais, ou outros obstáculos imprevisíveis (que sempre aparecerão).

A estratégia de 3 pilares de marketing de conteúdo é a chave para que a sua empresa se torne numa máquina de produção de conteúdo.

Esta estratégia cobre todas as diferentes abordagens que precisa ter para entregar conteúdo à sua audiência, onde quer que esteja e no formato que prefira.

Em que Consiste a Estratégia de 3 Pilares?

Para verdadeiramente obter sucesso no marketing de conteúdo, terá que cobrir mais terreno.

As pessoas estão a encontrar os seus artigos de blog nos resultados de pesquisa dos motores de busca?

Estão a encontrar os seus vídeos no YouTube?

Tem um ficheiro de áudio do seu conteúdo que as pessoas que gostam de podcasts possam encontrar?

Estar presente em todos os métodos que as pessoas usam para consumir conteúdo é crucial.

E é por isso que a estratégia de 3 pilares é simples e faz todo o sentido:

Cobre todos os estilos de aprendizagem da sua audiência e vai satisfazer as suas preferências.

Nem toda a gente gosta de ler conteúdo, algumas pessoas preferem ouvir.

E nem toda a gente gosta apenas de ouvir, algumas pessoas preferem ver.

Se limitar o seu conteúdo a apenas um método, não estará a obter todo o potencial alcance.

Pode parecer uma tarefa impossível, mas quando perceber no que consiste, verá que é bem possível se realmente levar o marketing de conteúdo como uma pedra basilar do seu negócio.

Por outro lado, assim que entra no hábito de criar conteúdo com um desafio 90 dias de marketing de conteúdo (altamente recomendado), tudo se tornará muito mais fácil.

E não se preocupe, dependendo da sua preferência, existe uma solução.

Se não gostar de aparecer em frente a uma câmara, ou não gostar de escrever, ou achar que a sua voz não é “de rádio”...

Não tem problema algum.

Com este sistema poderá começar com o método que prefere, e as ferramentas ou o outsourcing tratarão do resto.

Está na hora de começar a acrescentar mais valor do que toda a concorrência do seu nicho de mercado…

Porque essa é a única maneira de suceder no marketing online!

O Segredo: Comece por Um Formato de Conteúdo

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Uma vez decidido qual a sua preferência (voz, texto, vídeo), comece por aí.

Quando algo é divertido e lhe sai naturalmente, vai naturalmente querer continuar e vai melhorar com o tempo.

Talvez seja uma pessoa faladora e com à vontade para falar em público.

Talvez seja uma pessoa mais discreta que prefere escrever.

Ou talvez goste de expressar as suas ideias e sentimentos através da fala, mas sem ter uma câmara apontada para si.

Não se preocupe.

Decida qual o formato que prefere e dedique-se a 100% a criar conteúdo.

O objetivo final será fazer com que a sua peça de conteúdo seja altamente relevante (para as pessoas e para os motores de busca)...

E que seja reproduzida para os 3 formatos: YouTube, Artigo de Blog, e Podcast.

Mas como criar para os 3 formatos, quando apenas tem uma peça de conteúdo?

Bom, dependendo da sua preferência inicial existem 3 estratégias diferentes.

Vejamos cada uma em detalhe:

1. Artigo de Blog > Podcast > Vídeo

Prefere escrever do que falar em frente a uma câmara, ou expressar-se através de voz?

Excelente!

O blog do seu site será onde você terá a maior alavancagem para crescer o seu negócio.

É onde pode aumentar a sua lista de emails e iniciar o seu funil de vendas.

Portanto, escreva os seus artigos que respondam às perguntas mais frequentes da sua audiência (fazendo uma pesquisa de palavras chave exaustiva)...

E com o conteúdo que escreveu à sua frente, leia o texto em voz alta e grave a sua voz…

Acabou de criar o seu primeiro podcast!

Depois, insira esse ficheiro áudio num feed de podcast, e crie um vídeo no YouTube usando esse mesmo ficheiro áudio e juntando uma imagem estática ou apresentação.

Reparou? “Matou 3 pássaros com uma pedra”! (os 3 pilares)

2. Vídeo > Podcast > Artigo de Blog

Crie um vídeo que ensine e resolva problemas prementes da sua audiência, para fazer com que as pessoas sintam que “wow, esta pessoa está de facto a oferecer soluções para os meus problemas, e não apenas a vender-me coisas!”

É crítico perceber as necessidades e desejos da sua audiência primeiro (em qualquer um dos 3 pilares).

Escolha um tópico que ajude a sua audiência e encontra a palavra-chave que é mais pesquisada.

Grave o vídeo, edite, e faça upload no YouTube no mesmo dia.

Crie um thumbnail usando por exemplo o Canva, e guarde o template para reutilizar no futuro, apenas precisando de mudar o título.

Escreva uma descrição completa de pelo menos 300 palavras, e insira as palavras-chave que analisou no título, descrição e tags para aumentar as suas chances de aparecer no topo das pesquisas.

Depois, faça o download do ficheiro MP3 do seu vídeo usando por exemplo o VLC

Acrescente uma introdução ao seu podcast, e optimize o título, tags e imagem para que as pessoas encontrem na sua plataforma de podcast favorita.

Vídeo e podcast feitos.

Agora para o artigo de blog:

Existe uma plataforma chamada Trint.com, que é um software que transcreve ficheiros de vídeo ou áudio para si.

Depois de editar e limpar o ficheiro de texto, publique no seu blog!

Não se preocupe se deixar escapar um erro ou outro, o que interessa é tomar ação de forma imperfeita, em vez de perder tempo com perfeccionismo.

Utilize as mesmas técnicas de optimização descritas acima, e já está.

3 pilares de marketing de conteúdo completos!

​3. Podcast > Vídeo > Artigo de Blog

Comece por gravar o seu podcast.

Mantenha uma estrutura base focada em 2 ou 3 pontos importantes, para garantir que não foge demasiado ao tema em questão (é fácil começarmos a divagar ao microfone).

Depois de editado e optimizado, faça upload para o seu feed de podcast.

Se não gostar de falar em frente a uma câmara, crie um vídeo a partir desse ficheiro áudio com uma imagem estática que seja atrativa para a sua audiência.

Faça upload desse vídeo para o YouTube e não se esqueça de optimizar a descrição, título e tags.

E finalmente, insira o ficheiro áudio no Trint.com e siga os mesmos passos descritos acima para inserir o conteúdo no seu blog.

3 pilares completos!

​Comece Hoje a Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo!

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A estratégia de marketing de conteúdo de 3 pilares é simples, mas não é fácil.

Exige tempo e energia da sua parte e da sua equipa.

Nada verdadeiramente impactante é criado sem trabalho, portanto arregace as mangas e torne a sua empresa numa empresa de meios de comunicação.

Assim que encontra o seu ritmo e as coisas começam a fluir, tornar-se-á numa máquina de produção de conteúdo!

E sentir-se-á incrivelmente bem, uma vez que estará a fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que constituem a sua audiência...

E por consequência a criar clientes para a vida!

A consistência é realmente o elemento chave.

Inevitavelmente começará a ver resultados e levar a sua empresa para um patamar infinitamente superior.

Um abraço,

-Tiago “3 pilares” Faria

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

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