Dezembro 18

5 Exemplos de Nichos de Mercado dos Maiores Gurus do Marketing Digital

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Por muito que façam transparecer que foi fácil chegar ao topo…

Nenhum dos empreendedores de sucesso chegaram onde chegaram do nada.

Se sente que está a ser difícil encontrar um nicho de mercado que funcione para si, ou se precisa de inspiração para começar, este artigo vai dar-lhe algumas ideias.

O que é facto é que as ideias de nichos de mercado podem levar tempo a arrancar, e muitas vezes as pessoas têm a tendência para querer tudo agora, no momento…

Passando de ideia para ideia, nunca mantendo a consistência.

Mas muitas vezes, as ideias começam a funcionar depois de persistir, aprender, e errar várias vezes.

Portanto, antes de avançarmos para os exemplos, vejamos quais as melhores práticas para encontrar nichos de mercado:

Como Definir o Seu Nicho de Mercado

nicho de mercado, nichos de mercado

Quem é que você pretende ajudar no seu nicho?

Esta questão é crucial para que possa encontrar o seu caminho.

Faça as seguintes perguntas:

- Qual é o seu nicho de mercado geral?

- Quem é o seu público-alvo?

- Quais são os seus maiores obstáculos/problemas da sua audiência e como pode ajudar a ultrapassá-los?

- Como se pode diferenciar da sua concorrência? Qual é a sua grande ideia?

Tem que começar por definir especificamente o seu nicho de mercado antes de pensar em “como fazer dinheiro”.

Algumas pessoas começam por reparar num obstáculo pessoal, ultrapassam-no, e depois começam a ajudar outras pessoas a ultrapassar esse mesmo obstáculo.

Outras, têm uma ideia brilhante do nada que acaba por ser extremamente útil para outras pessoas.

Mas essa ideia é muitas vezes a 10ª de 9 que não funcionaram.

O objetivo deste artigo é fazer com que se inspire e comece a agir.

Escolha um nicho, e vá testando, adaptando, e ajustando.

Tal como os exemplos que verá mais abaixo!

Pense nas suas paixões, nos seus passatempos, ou na sua experiência de trabalho.

Descubra algo que sinta que pode criar valor às pessoas.

Talvez uma coisa que antes era um problema e que você resolveu, e desenvolva essa ideia.

Se isso for algo que de certeza vai querer continuar a aprender e que nunca se cansará de fazer durante longos anos…

Esse é o seu nicho!

Vejamos então os exemplos dos gurus de marketing digital:

Exemplos de Nichos de Mercado para Se Inspirar

Abaixo vou partilhar as histórias de sucesso de alguns dos maiores especialistas em marketing digital do mundo (que na verdade são os meus “mentores” principais).

Deixe-se inspirar, sintetize as ideias nas próximas linhas, e pense em como pode aplicar processos semelhantes na sua procura por um nicho de mercado.

1. Eben Pagan

O Eban Pagan criou dez marcas que atingiram a marca do 1 milhão de dólares.

Tudo começou com um infoproduto chamado “Double Your Dating” (que ainda existe), onde ensinava homens a conseguir mais encontros românticos.

Através de uma análise profunda do seu público-alvo, o Eban Pagan descobriu quais eram os principais obstáculos que esses homens sentiam, e criou uma solução única através do seu produto.

Com isto, o seu negócio explodiu.

Para além disso, criou um produto adicional chamado “Body Language”, uma vez que percebeu exatamente qual era o maior obstáculo desses homens, depois de conseguirem marcar um encontro romântico.

Esse produto ensinava os homens a ler a linguagem corporal das mulheres e perceber o que estavam a pensar, para que soubessem exatamente o que fazer e dizer em cada situação.

No fundo, o Eban Pagan definiu um problema que ele mesmo sentia, criou uma solução, e partilhou com outros homens que partilhavam o mesmo problema…

Atingindo o sucesso.

2. Russell Brunson

O Russell Brunson começou por vender produtos que ensinavam as pessoas a criar “pistolas de batata”, e soluções para o vício de pornografia.

Estes foram os 2 primeiros nichos que atingiram o sucesso…

E vieram basicamente do nada: o Russell não tinha qualquer tipo de paixão por pistolas de batata ou qualquer problema com pornografia…

Mas identificou necessidades, encontrou audiências, e o resto é história.

Hoje em dia é conhecido como o criador de um software de funis de vendas chamado “ClickFunnels”, um negócio multimilionário.

3. Frank Kern

O Frank Kern é famoso por ser o “guru” de marketing digital mais engraçado de todos.

O seu primeiro nicho de sucesso foi o de treino de cães.

Mas antes disso, o seu nicho havia sido o de ensinar papagaios a falar, usando assistentes virtuais para criar conteúdo.

Depois, passou então para o nicho de treino de cães, criando múltiplas versões do mesmo site para ser relevante para todas as raças de cães…

Ou seja, cerca de 600 versões do mesmo site, que hoje em dia já não é permitido fazer. O Google já não permite duplicar sites dessa maneira, mas na altura funcionou, gerando o seu primeiro negócio de 1 milhão de dólares.

Hoje em dia é um guru de marketing direto e um dos melhores copywriters do mundo.

4. Ryan Deiss

O Ryan Deiss é o criador da Digital Marketer, e tem como objetivo tornar essa marca na primeira marca de marketing digital a atingir 1 bilião de dólares.

E está bem próximo desse objetivo!

Esta empresa tem uma rede de sub-marcas que vendem de tudo um pouco, desde fatos a material de sobrevivência.

E tudo começou no dormitório da sua universidade, onde criou vários websites de nichos como material de limpeza ou saúde, usando sempre a mesma fórmula até chegar ao sucesso de hoje em dia.

5. Gary Vaynerchuk

Antes de o Gary Vaynerchuk ter a fama que tem hoje, começou por algo completamente diferente.

Estava no nicho dos vinhos.

Como sabia que queria vender vinhos, trazia para a sua escola revistas sobre vinho, e lia tudo sobre a temática.

Apostou tudo no YouTube (nos primórdios da plataforma), criando um vídeo por dia a avaliar diferentes vinhos de todo o mundo.

Com isto, ganhou notoriedade e criou um negócio multi-milionário.

Hoje em dia é o dono de uma agência de marketing digital (também multi-milionária), que serve as grandes marcas mundiais.

O Padrão: Resolva Um Problema, Depois Resolva o Problema dos Outros

Como vê, cada pessoa analisada começou por um nicho diferente do que tem hoje em dia.

Nenhum dos gurus começou no nicho de marketing digital…

Todos criaram negócios multimilionários antes de começarem o seu império de hoje em dia.

Todos começaram por um nicho diferente: uns não tinham mais nada que fazer, outros decidiram começar um produto com base num interesse pessoal…

E outros ainda resolveram um problema pessoal, e partilharam essa solução com outras pessoas com o mesmo problema.

Documentaram o que fizeram para resolver o problema, encontraram a solução única, e criaram um produto.

Todos começaram em áreas diferentes e por razões diferentes, mas todos se dedicaram, e trabalharam durante anos e anos até obter resultados.

O segredo está mesmo na dedicação, persistência, e consistência.

Pode demorar anos, mas se definir bem o seu nicho e persistir, chegará onde quer chegar!

Um abraço,

-Tiago “nicho” Faria


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