Neste artigo vou mostrar-lhe 5 fontes diferentes de banco de imagens gratuitos para o seu marketing de conteúdo ou social media marketing.
Estes 5 sites foram escolhidos por terem bons motores de busca e uma variedade interessante de imagens com qualidade.
Em todas as suas iniciativas de marketing de conteúdo, é inevitável precisar de imagens de qualidade que passem a mensagem certa…
Que façam com que o seu conteúdo sobressaia e ganhe vida...
Mas também para fazer dos seus artigos peças multimédia, uma vez que trata-se de uma técnica fulcral de optimização para motores de busca.
No entanto, trata-se de uma matéria importante e deve tomar as devidas precauções, para evitar quaisquer problemas com direitos de autoria.
Existem algumas empresas gigantescas que dominam quase por completo o mundo dos bancos de imagens (como o Shutterstock ou Gettyimages)...
E se você por acaso usar alguma das suas imagens no seu conteúdo sem a devida permissão, poderá correr sérios riscos de ser processado…
Independentemente da sua localização.
Aviso: neste artigo não forneço qualquer tipo de aconselhamento jurídico. Trata-se puramente da minha opinião, mas se quiser absolutamente garantir que não está a quebrar nenhum direito, aconselhe-se com o seu advogado.
Bom, com isto fora do caminho, avancemos para o que interessa.
Creativecommons.org
O creativecommons.org é um grupo que estabeleceu o standard da internet para licenciamento, partilha e atribuição de conteúdo online.
Este grupo criou uma licença chamada CC0 (no rights reserved), que inclui não só todas as imagens cujos direitos já expiraram…
Mas também imagens que são doadas para o domínio público.
O Creative Commons tem também disponível um motor de busca que rastreia vários bancos de imagens royalty free.
Duas coisas que vai querer confirmar em todas as imagens que usa:
1) Que não requerem atribuição, ou “no attribution required”
2) Ter a possibilidade de usar e modificar as imagens
Com isto, poderá modificar, acrescentar os seus logotipos, e usar essas mesmas imagens para propósitos comerciais (Free for commercial use).
Pixabay.com
O Pixabay é um dos bancos de imagens gratuitos que uso mais frequentemente.
Todas as imagens incluídas estão de acordo com o Creative Commons CC0, e portanto podem ser usadas para fins editoriais ou comerciais.
(atenção que existem algumas excepções quando usadas para fins comerciais, que pode ler aqui).
O seu modelo de negócio é baseado em marketing de afiliados e anúncios no seu website (trata-se de um afiliado da Shutterstock).
Vejamos um exemplo de pesquisa por “smile” (sorriso):
Na barra do topo a cinzento, encontra as imagens patrocinadas (afiliado Shutterstock).
Abaixo vemos que existem 11,160 imagens contendo “smile”.
O Pixabay tem de facto um motor de busca bastante bom e um banco de imagens vasto que lhe dá uma grande variedade de escolha.
Freeimages.com
A freeimages.com funciona de maneira muito parecida com o Pixabay.
O modelo de negócio é similar, sendo que a diferença é que se trata de um afiliado da iStock.com.
Fazendo a mesma pesquisa por “smile”, vemos os resultados de pesquisa:
No topo verá as “Imagens relacionadas de iStock”, ou seja, os links patrocinados.
Abaixo, terá os resultados de pesquisa do motor de busca da freeimages.com.
Uma característica mais avançada é a possibilidade de fazer “Pesquisa avançada”, onde pode escolher a data de carregamento, resolução, e até marca da câmera.
Picjumbo.com
O modelo de negócio do picjumbo.com é diferente dos anteriores, uma vez que aposta num modelo "freemium" (com possibilidade de subscrever ao modelo pago).
O picjumbo.com é conhecido por ser um banco de imagens gratuito que contém imagens de alta resolução.
No entanto, o ponto negativo é o facto de não ter grande variedade de imagens por cada tópico pesquisado (alguns nichos nem têm resultados).
Por exemplo, uma pesquisa por “smile” dá-nos apenas 9 resultados:
Se o seu foco for realmente imagens de alta resolução, este pode bem ser o seu banco de imagens favorito (se tiver sorte de encontrar aquilo que pretende).
Google Imagens
Finalmente, a fonte que quase todos usamos: Google Imagens.
No entanto, um aviso: para usar imagens tiradas desta fonte, você precisa de confirmar a triplicar tudo aquilo que discutimos neste artigo.
Se não tiver cuidado, pode muito bem estar a fazer download de uma imagem que não tem direito a usar para qualquer fim.
Vejamos então qual a forma de pesquisar no Google Imagens de forma segura:
Pesquisando por “smile”, obtemos os seguintes resultados:
Na maior parte dos casos, não temos permissão para usar qualquer das imagens que nos aparecem nos resultados de pesquisa.
Como tal, precisamos de fazer uma pesquisa avançada.
Clicando em “Definições”, e depois em “Pesquisa Avançada”, vemos a seguinte página:
No campo “direitos de utilização”, escolha a opção “livre de utilizar, partilhar ou modificar, mesmo comercialmente”.
Com isto, terá filtrado todos os resultados da Google e verá apenas aqueles que têm direito a usar.
No entanto, não se esqueça: ainda existem as tais excepções à regra.
Leia esta página de ajuda da Google para garantir que atua com a devida diligência…
E visite sempre o site de origem da imagem para verificar se de facto tem os direitos de utilização necessários.
O Google Imagens é de facto o maior banco de imagens do mundo (uma vez que agrega quase todos os websites do mundo)...
E é uma fonte super útil para quando procura uma imagem gratuita muito específica e difícil de encontrar.
Concluindo: Bancos de Imagens Gratuitos e o Seu Marketing de Conteúdo
Com estas 5 fontes você irá com certeza encontrar aquilo que precisa para o seu projeto, sem precisar de gastar centenas ou milhares de euros.
Se perceber o contexto dos bancos de imagens, como funcionam os licenciamentos, e como as empresas de stock images operam…
Poderá com grande facilidade encontrar fantásticas imagens para os seus artigos de blog, thumbnails de vídeos, redes sociais e até conteúdo website.
Perca algum tempo a analisar as dinâmicas de licenciamento, especialmente se precisar de usar imagens para fins comerciais.
Com isto, evitará futuras dores de cabeça que podem ser facilmente evitadas.
Espero que tenha encontrado pelo menos uma fonte nova para a sua pesquisa de imagens e que possa acelerar a sua produção de conteúdo!
Um abraço,
-Tiago