Está com dificuldade em criar anúncios que gerem conversões?
Sente que os seus CPCs, Custos por Leads, e Custos por Conversões dos Facebook Ads estão altos demais?
Bom, o mais provável é que isso esteja diretamente relacionado com sua classificação de relevância.
Esta é a classificação (numerada entre 1 e 10) que o Facebook usa para determinar como o seu anúncio será exibido na rede social, e quanto será cobrado.
Se a sua classificação de relevância no Facebook for inferior a 9 ou 10, ou se estiver com dificuldades em manter uma classificação alta, irá ter bastantes dificuldades em obter o retorno do seu investimento publicitário.
Hoje partilharei consigo uma técnica secreta que resulta em baixos custos de anúncios e altas conversões.
Vou mostrar-lhe como transformar uma classificação de relevância baixa em uma que suporte o sucesso dos seus anúncios do Facebook e do seu negócio!
Elimine as suas perdas. Aumente os seus ganhos. Começando hoje!
Comecemos então pelo essencial:
Por que Se Deve Preocupar com a Sua Classificação de Relevância no Facebook
A sua classificação de relevância afeta significativamente tanto o sucesso das suas campanhas como a sua carteira.
Se estiver com uma classificação de 3 ou 4 pontos de relevância nos anúncios, o Facebook cobrará mais dinheiro pelos mesmos cliques do que um concorrente seu, que tenha 9 ou 10 pontos de relevância.
Se a sua classificação for muito baixa, você estará a pagar mais dinheiro para continuar a perder dinheiro…
O que não é, digamos, muito inteligente.
Mas se você tiver uma classificação alta, o mais próximo possível de 10, receberá um retorno maior do seu investimento. Minimizará o seu custo por clique, custo por leads e custo por aquisição de novos clientes.
O ideal será apontar para a maior classificação possível para maximizar o seu retorno de investimento.
E mais:
A sua classificação de relevância do Facebook tem um impacto enorme no sucesso dos seus anúncios.
Uma classificação de baixa relevância trará tráfego de menor qualidade e conversões mais baixas.
Será impossível obter resultados positivos.
Agora você vê que a relevância pode ter um impacto positivo ou negativo no sucesso do seu negócio.
Como tal, é crucial aprender como tornar os seus anúncios mais bem-sucedidos.
Precisa de entender como o Facebook determina essa classificação, onde pode encontrar a sua classificação, e o que pode fazer para aumentá-la.
Mas antes de mais, vejamos como o Facebook determina a sua classificação:
O que Precisa de Saber Sobre a Classificação de Relevância do Facebook
O Facebook está constantemente a monitorizar a eficácia e relevância dos seus anúncios para com o seu público-alvo.
Portanto, a maneira como você anuncia no Facebook é importante.
O Facebook lê o texto do seu anúncio, o grupo de pessoas ou o público-alvo que você está segmentar, e o texto da sua landing page.
Com essas informações, determina se você o seu anúncio é relevante ou não. Ou seja, se está a proporcionar aos utilizadores da rede social uma experiência positiva.
E a maneira como está a cumprir ou não essas aspetos é refletido na sua classificação de relevância do Facebook.
Para uma boa classificação, aponte para um 7 ou 8.
Mas se realmente se quiser destacar da sua concorrência, então o seu objetivo será aumentar sua classificação de relevância para 9 ou 10.
E o que significa uma classificação de 9 ou 10?
Significa que o Facebook acha que você é o melhor anunciante com a melhor mensagem do que o resto dos anunciantes que estão a fazer o mesmo.
Onde Encontrar a Sua Classificação de Relevância no Facebook
Agora que sabe que os seus anúncios estão a ser constantemente classificados pelo Facebook, e que isso afeta tudo o que você faz com seus anúncios, tenho certeza de que vai começar a acompanhar esses números.
Para encontrar a classificação de relevância no Facebook, siga os seguintes passos:
1) Vá ao seu gestor de Anúncios no Facebook
2) Clique no anúncio que você deseja visualizar
3) Clique no botão “Colunas” e selecione "Personalizar Colunas"
4) Clique na opção “Classificação de Relevância” e clique em “Aplicar”
E pronto!
Agora pode ver sua classificação e trabalhar para melhorar ou manter essa classificação alta.
Como Aumentar a Sua Classificação de Relevância no Facebook
Mas então, como chegar ao número mágico de 9 ou 10?
Bom, existem 3 coisas que precisa de fazer para chegar lá.
Antes de mais, lembre-se que o seu objetivo principal no Facebook é o de ser relevante para a sua audiência e acrescentar valor às pessoas.
Precisa de se diferenciar e destacar como alguém que pode resolver os problemas do seu público-alvo.
Boas técnicas de copywriting e um foco na criação de valor irão ajudar a obter uma melhor classificação de relevância, mais cliques e mais conversões.
Escreva Textos Longos de Qualidade
Existem três lugares onde pode adicionar texto a um anúncio do Facebook.
Tem a opção de inserir texto acima ou abaixo da imagem, e tem também o seu título e botão de call-to-action.
O ideal será escrever anúncios de texto longos e colocá-los acima da imagem.
O algoritmo do Facebook é semelhante ao SEO do Google. Ao colocar uma texto longo de qualidade acima da imagem, você tem a oportunidade de dizer ao Facebook exatamente o que é o seu anúncio e a sua página de destino.
Se escrever apenas anúncios de uma ou duas linhas no Facebook, estará a perder uma das melhores oportunidades para aumentar a taxa de interação com os seus anúncios!
E porquê?
Porque quando o seu anúncio aparece na feed dos utilizadores, aparecem 3 a 4 linhas de texto, e um botão "Ver Mais".
Ao clicarem no botão "ver mais", o texto expande-se e mostra todo o conteúdo do anúncio.
Ora, esse simples clique conta como uma interação com o seu anúncio, enviando um sinal ao Facebook da relevância do seu anúncio (contribuindo para a classificação de relevância).
Na verdade, você pode escrever centenas de palavras nos seus anúncios no Facebook.
Quando fornece bastante conteúdo relacionado com o problema da sua audiência, está não só a alimentar o algoritmo do Facebook, mas também a aumentar a interação com o seu anúncio.
Não Basta Escrever Qualquer Conteúdo nos Seus Anúncios no Facebook
Para obter uma classificação de relevância alta no Facebook, não basta simplesmente escrever qualquer tipo de conteúdo no seu anúncio.
Se simplesmente mencionar as características e benefícios do seu produto, estará a “dar um tiro no pé”.
Esta é uma das razões pelas quais a maioria dos anunciantes no Facebook falha.
Mas então, o que deve escrever nos seus anúncios longos?
Bom, existe um elemento que destaca os melhores anúncios do Facebook (assim como em qualquer outro material de marketing):
Histórias.
Os humanos partilham, escutam e lêem histórias há milhares de anos.
Os nossos cérebros estão geneticamente preparados para consumir e visualizar histórias.
E que tipo de história deve escrever?
Como Escrever uma História que Prenda o Seu Público-Alvo
A fórmula secreta é o “Hero’s Journey” do Joseph Campbell.
A maioria das grandes histórias de Hollywood e dos grandes livros geralmente seguem essa ideia do “Hero’s Journey”.
A ideia principal é que, quando você segue esta fórmula e o seu público-alvo lê as primeiras linhas, este ficará imediatamente interessado.
As pessoas não terão outra hipótese que não clicar no botão "Ver Mais" e envolver-se na sua história.
Neste texto você pode mostrar o problema e a solução de uma maneira fácil de ser consumida pelo leitor.
Não se esqueça que a audiência precisa de se sentir identificada com a sua história.
Precisa de começar no problema, e contar a história de como esse desafio foi superado, passando por todos os obstáculos.
Desta maneira, criará uma ligação emocional com a sua audiência.
Como resultado, o seu público-alvo irá querer saber mais e você enviará mais pessoas para sua landing page, onde poderão ver sua oferta.
Como diz o ditado, os factos contam e as histórias vendem.
Aqueles que dominam a arte de storytelling são aqueles que convertem a maior parte do tráfego em cliques, e a maioria das leads em clientes.
Controle a Sua Classificação de Relevância do Facebook
Você tem o poder de fazer uma mudança e melhorar a sua classificação de relevância no Facebook!
Tudo o que precisa de fazer é aplicar as técnicas certas para mudar as coisas e “jogar o jogo” do Facebook.
Use histórias nas suas landing pages, artigos, emails, e anúncios longos no Facebook.
Lembre-se que o seu público-alvo já está pré-configurado para consumir histórias.
Use histórias para construir rapidamente relações, criar a confiança e levar à ação.
Agora já sabe o segredo para obter classificações de relevância altas e, por sua vez, reduzir os seus gastos com publicidade enquanto aumenta as taxas de conversão.
Se tiver alguma dúvida ou qualquer coisa que precise esclarecer, escreva um comentário abaixo. Terei todo o gosto em ajudar.
Um abraço,
-Tiago “storyteller” Faria
Obrigada por essa informação, Tiago.
Já vou testar agora mesmo, a classificação do meu anúncio é muito baixa.
Hmm-parece cοmo seu blog comeu o mеu primeiro comentário (foi extremamente longo) entãо eu acho que eu vou resumir
o que eu tinha escrito e dіzer, eᥙ estou completamente apreciando ѕeu
blog. Ꭼu também sou um aspirante blog blogger
mas еu ainda sou novo pаra tudo. Ꭲem algum
dicas úteis ρara inexperiente blog escritores? Ꭼu gostaria
realmente agradeçօ.
Olá! Obrigado pelo comentário. Tenho 3 dicas para novos bloggers: 1) conhecer a sua audiência a fundo 2) focar o seu conteúdo em resolver os problemas da sua audiência e ajudá-la a alcançar os seus objetivos 3) escrever e PUBLICAR todos os dias. Se fizer isto consistentemente, e durante longos períodos de tempo irá ter sucesso de certeza! Um abraço,