Como Conseguir Backlinks em 2021: 5 Passos para Criares Backlinks para o Teu Site Rápido
Como conseguir backlinks para o teu site em 2021

Como Conseguir Backlinks em 2021: 5 Passos para Criares Backlinks para o Teu Site Rápido

Neste artigo vou partilhar contigo a estratégia dos 5 simples passos para conseguires angariar e receber mais backlinks de qualidade para o teu site.

Seguindo estes passos consistentemente, vais conseguir aparecer na primeira página do Google, receber mais vistas orgânicas, receber mais cliques, receber mais subscrições da tua newsletter e, por consequência, aumentar as vendas do teu negócio online.

Esta é uma técnica completamente “white hat”, ou seja completamente legal e de acordo com os termos e condições do Google, pelo que não precisas de te preocupar com nada.

Como conseguir backlinks em 2021 - segue esta simples estratégia de 5 passos

É uma técnica que dá algum trabalho, demora algum tempo, é um jogo de números bastante complexo, mas que é possível fazer.

Se tiveres mais tempo do que dinheiro disponível, é algo que podes fazer sozinho, mas é preciso muito trabalho, muito contacto, e muito “outreach” de e-mails.

Se tiveres mais dinheiro que tempo disponível, esta é uma estratégia que é muito fácil fazer outsourcing para um assistente virtual, por exemplo, e pôr esta estratégia a funcionar a 100 %.

Se preferires ver este artigo em formato vídeo, clica na imagem abaixo:

Passo 1: Encontra um Artigo com Muitos Links

O primeiro passo é encontrares um conteúdo no teu nicho de mercado que já tenha muitos links a apontar para esse próprio artigo.

Isto dá-te um sinal que esse tópico funciona muito bem, atraiu muitos backlinks de outros sites e, por isso, vais querer focar-te nele.

E como encontras tais artigos?

Através de pesquisa de palavras-chave.

O teu objetivo é encontrar palavras-chave que tenham alto volume de pesquisa, mas também um alto grau de dificuldade e que sejam muito relevantes para o teu nicho de mercado.

Estes são os resultados que vão ter mais links, e tu queres focar-te exatamente nesses.

A Primeira Ferramenta que vais Precisar para Conseguir Backlinks de Qualidade

A primeira ferramenta que precisas é o maravilhoso KW Finder (link afiliado).

Se quiseres saber como utilizar esta ferramenta, consulta este artigo.

Como exemplo, fiz uma pesquisa por “perder barriga”, palavra-chave que será do interesse de alguém que tenha um blog ou um site sobre dietas, alimentação saudável, ou exercícios físicos.

backlinks - pesquisa de palavras-chave

Procurando por essa palavra-chave em Portugal, vejo que tem um volume de pesquisa de 3100 por mês, e que tem um grau de dificuldade de 31.

Não é impossível, mas é um pouco difícil para quem tem uma autoridade de domínio muito baixa.

Olhando para todos os outros resultados que aparecem na primeira página do Google, vês que quase todos têm um grau de dificuldade acima de 40.

O teu objetivo é ver nesta palavra-chave quais é que são os resultados que aparecem no canto inferior direito que têm o maior número de links.

Consegues ver essa informação na coluna que diz "Links", ou seja, o número de links externos a apontarem para um URL específico.

Isto dá-te um sinal que esse artigo teve bastante interesse, e que muitos outros sites inseriram um link a apontar para esse artigo.

O teu grande objetivo vai ser contactar todos esses sites que adicionaram um link para o artigo que vais analisar, e convencê-los a adicionarem link para o novo artigo que vais criar.

Olhando para os resultados acima, o artigo que irias escolher analisar era o primeiro "Minha Vida", uma vez que tem 86 backlinks no total.

Artigo para analisar backlinks

Reparas que é de facto um blog, que terá os seus produtos à venda.

É exatamente isto que queremos.

Se tivesses um site sobre alimentação saudável, dietas etc., e sentisses que sabias do assunto melhor do que ninguém, que o artigo está incompleto e que conseguias fazer algo ainda melhor... estava escolhido!

Usa o LinkMiner para Analisares os Backlinks do Artigo que Queres Ultrapassar

Copiavas o link da peça de conteúdo em questão e abrias uma outra ferramenta da mesma empresa do KW Finder (Mangools), mas desta vez selecionavas o LinkMiner para analisares os backlinks de cada um dos sites que tu queres superar.

Inserindo o URL do site, vais procurar os backlinks e vão aparecer todos os sites que estão a apontar para o artigo que vais analisar, que é o teu concorrente.

LinkMiner para encontrar os backlinks de um site

Ordenando os resultados por "Link Strength" (ou seja, o poder destes sites e a sua autoridade de domínio.

Se conseguisses que um desses links com autoridade de domínio de 30 apontasse para o teu site, já iria dar um grande boost na tua autoridade de domínio...

E, como tal, ajudar-te a subir nos resultados de pesquisa do Google.

O teu objetivo aqui seria então fazer uma lista de todos os backlinks que tenham uma autoridade de domínio interessante e que não sejam spam (tens de ter o cuidado de analisar e ver se são sites verídicos, e que estão de acordo com os termos e condições do Google).

Passo 2: Cria um Artigo Superior para Atraíres os Backlinks para Ti!

Cria um artigo superior para atraíres os backlinks para ti

Depois de analisares qual é o artigo que queres superar e de fazeres a lista de todos os sites que apontam para esse artigo concorrente...

O segundo passo é criares um artigo superior, com mais valor, com uma pesquisa e uma análise ainda mais completa, e com mais insights.

Mas não só: deves também bater o artigo concorrente em número de palavras totais, partilhar um maior número de técnicas, e mais multimédia (vídeos, imagens, áudios).

Basicamente, tornar o teu artigo 10 vezes melhor do que o teu concorrente.

Sim... acelerar o crescimento da tua autoridade de domínio vai dar trabalho!

Nada acontece por magia, nada acontece rapidamente, não há resultados mágicos...

O que há é o trabalho de analisar qual é o artigo que está bem posicionado no Google, criar um artigo ainda melhor...

E depois entrares em contacto com todos aqueles sites que têm um link a apontar para esse artigo.

Passo 3: Entra em Contacto com Cada um dos Sites que Desejas um Backlink

Entra em contacto com cada site que queres um backlink

O próximo passo é entrar em cada um dos sites e encontrar os e-mails de contacto.

Se não estiver no site, tenta encontrar a página de Facebook e procura na secção "Sobre".

Há uma maneira de automatizar este processo (não funciona para todos os sites), usando o site Hunter.io.

Ao colocares o site em questão, o Hunter.io varre a internet toda para ver toda a presença que esse site tem online e tenta encontrar um e-mail de contacto.

Toca a Enviar Emails como Se Não Houvesse Amanhã!

O outro passo será enviares um e-mail a cada um desses sites, dizendo que o seu artigo é excelente, e mostrando que tens um artigo superior ao que esse site está a apontar.

É importante mostrares em que medida é que o teu artigo vai beneficiar a audiência do site em questão.

Mostrares que, com base na tua análise, faltam algumas coisas no artigo que esse site criou um backlink...

E explicar que criaste um artigo muito mais completo, e que poderá ajudar a sua audiência a tomar uma decisão mais considerada e concreta.

Este vai ser o teu trabalho:

Entrar em contacto com todos estes sites, mostrar que criaste um artigo superior e que a audiência desse site irá beneficiar se alterar o link para o teu site e não para o site concorrente.

Sim, é um jogo de números.

Vais precisar de enviar muitos emails...

Mas principalmente tomares atenção ao passo seguinte:

Passo 4: O Poder Está no Seguimento do Contacto

Seguimento aos emails de contacto para obteres backlinks

O passo número 4 é o follow-up.

O grande poder de toda esta estratégia está no seguimento que dás aos contactos, uma vez que 99% dos sites que contactares vão ignorar o teu e-mail.

Se não obtiveres resposta depois do primeiro email, envia um novo email uns dias depois.

Muitas vezes, os sites não respondem à primeira, não respondem à segunda, mas depois, à terceira vez...

Pode muito bem acontecer por acaso verem o teu e-mail e resolverem dar atenção ao que tu tens para dizer.

Alguns sites vão responder “para isso, preciso que me pagues x”.

Não recomendo que aceites pagar para ter links, uma vez que isso vai contra os termos e condições do Google. Nunca faças isso.

O que realmente conta aqui é a escala do seguimento que fazes.

Enviar muitos e-mails e fazer muitos follow-ups.

Passo 5: Como Podes Escalar o Processo para Obteres Backlinks Mais Rápido

Como escalar o processo para obteres backlinks mais rápido

Isto leva-nos ao passo número 5.

Existe uma ferramenta que irá ajudar a escalar este processo quando tiveres já encontrado um assistente virtual que trate disto por ti.

Com a ferramenta MailShake consegues automatizar tudo.

Basta incluíres um ficheiro com todos os sites a contactar, e criar os templates de emails e follow-ups.

Depois, o MailShake envia todos os emails automaticamente e, quando alguém responde a algum desses e-mails, para essa automação.

Isto iria acelerar o processo e escalar de uma maneira incrivelmente poderosa.

Desta forma é possível aumentar a autoridade de domínio muito mais rapidamente do que o normal e, assim, subir no ranking do Google.

É uma ferramenta que não é muito barata, mas é algo que, na minha opinião, vale a pena quando se quiser investir em crescer a autoridade de domínio rapidamente e não esperar pelo crescimento seja orgânico.

No Entanto, Lembra-te:

Os artigos que criares têm de ser de facto MUITO superiores ao que já existe na internet porque, se o forem, terás toda a segurança que estas pessoas irão aceitar criar um link para o teu artigo...

Uma vez que o teu artigo tem muito mais qualidade e ajuda todos os sites que contactares a servirem as suas audiências de uma maneira mais concreta e eficaz.

Espero que tenhas gostado deste artigo.

Se tiveres alguma pergunta, deixa na caixa de comentários abaixo.

Um abraço,

Tiago "Ladrão dos Links" Faria

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

follow me on:

Leave a Comment: