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Como Criar Cursos Online de Forma Simples e Rápida

Criar cursos online a partir do nada pode parecer uma tarefa impossível à primeira vista.

Por onde começar? Como dividir e estruturar o curso? Em que ordem devo começar?

Estas perguntas e outras pairam pela sua cabeça e não permitem que comece a criar (o famoso cérebro-macaco em funcionamento).

Mas e se lhe dissesse que há uma maneira simples de criar um curso de maneira rápida e eficaz?

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Pois bem, neste artigo vou ajudar a resolver esse problema.

Com a fórmula que lhe vou mostrar poderá facilmente estruturar o seu curso, e organizar os seus pensamentos de maneira lógica…

Para que possa criar um curso online irresistível e começar a vender o mais rapidamente possível!

Outro grande benefício desta fórmula é que pode ser usada não só para cursos online, mas também para “lead magnets”, criação de apresentações, seminários, workshops…

Tudo aquilo que envolva educação!

Potencialmente também livros, mas para isso tenho outra fórmula que torna o conteúdo mais envolvente e cativante.

Antes de começarmos, veja o vídeo abaixo, onde o Ramit Sethi explica os benefícios de criar cursos online e o que realmente importa no momento de criação:

A Fórmula de Fuga e Chegada

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O Frank Kern (um dos meus “mentores” de estimação) desenvolveu a teoria de que todas as pessoas estão simultaneamente a fugir de algo (situação atual) e a chegar a algo (situação ideal).

Quando criamos produtos ou cursos estamos a ajudar as pessoas a saírem da sua situação atual (que normalmente é indesejada), e estamos a ajudá-las também a chegar onde querem chegar (atingir os seus objetivos).

Daí o nome: “Fuga e Chegada”.

Com esta fórmula é possível criar o esboço geral do seu curso de forma simples, e claramente expor o que é preciso para levar as pessoas do ponto de fuga até ao ponto de chegada.

Este esboço irá mostrar quais os passos necessários para se atingir o resultado final, de forma lógica e estruturada…

E de forma visual, o que torna as coisas ainda mais simples.

Pegue num bloco de notas e escreva a letra “F” no lado esquerdo (o que representa a situação que os seus potenciais clientes querem afastar-se)...

E do lado direito escreva a letra “C” (que representa a situação a que os seus potenciais clientes querem chegar).

Desenhe uma linha a ligar as duas letras, e comece a anotar os passos necessários para a obtenção do objetivo final, de forma lógica e/ou cronológica.

Aqui é onde deve usar os seus conhecimentos sobre o seu nicho de mercado e público-alvo.

Imagine que o seu nicho de mercado é a criação de websites em WordPress.

Usando esta fórmula, pode organizar os seus pensamentos e esboçar aquilo que a sua audiência precisa de saber e fazer para poder atingir o seu objetivo…

Ou seja, fazer com que passem da situação “sem website em WordPress” para “com website em WordPress” de forma rápida e eficaz.

Podia por exemplo esboçar da seguinte forma, usando uma linha de tempo:

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Criando o Conteúdo Base para o Seu Curso Online

Assim que tem a sua visão geral como na imagem acima, terá listado tudo aquilo que a sua audiência tem que fazer para passar da situação “sem website em WordPress” para “Com website em WordPress”.

Nesta fase não se preocupe se achar que alguns dos passos não são do seu interesse….

O que interessa aqui é pôr todos os passos que lhe vêm à cabeça, oferecendo uma visão geral.

Depois disso, pode então olhar para a linha de tempo que criou e decidir quais as áreas que realmente são importantes para a sua audiência, e quais as áreas em que pode realmente ajudar as pessoas…

E focar o seu curso apenas nessas áreas essenciais.

Por outro lado, pode também decidir o que é que vai ser o seu “lead magnet”...

Ou seja, o que é que vai oferecer à sua audiência como opt-in em troca do seu contacto de email.

Este lead magnet deverá resolver uma parte importante do “puzzle” e transmitir uma experiência positiva sobre a sua marca…

Com isto, o potencial cliente estará mais preparado para comprar o seu curso, uma vez que você terá provado que é capaz de ajudá-lo a resolver os seus problemas.

No exemplo acima, este lead magnet poderia ser o primeiro passo “Comprar domínio e servidor”, mostrando como o fazer e quais as melhores opções.

Esta oferta iria portanto ajudar a sua audiência a começar o seu caminho e a ter as bases para criar o seu site em WordPress rapidamente…

Fazendo com que as pessoas comecem a conhecer, gostar e confiar na sua marca, e queiram aprender mais!

Criando os Sub-Passos do Seu Curso Online

Assim que tiver decidido qual é a estrutura ideal para o seu curso, e quais os passos gerais necessários, precisará de se focar nos detalhes de cada passo…

E em como criar lições que ajudarão a sua audiência a atingir o seu objetivo final.

Nesta fase, deverá focar-se em cada passo da sua linha de tempo original, e criar uma nova linha de tempo por cada passo…

Delineando quais os sub-passos necessários.

Vejamos por exemplo o terceiro passo do nosso exemplo acima, “Instalar um Tema”:

Iríamos criar uma nova linha de tempo com cada sub-passo necessário para instalar um tema WordPress:

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Estes seriam então os sub-passos necessários para as pessoas atingirem o objetivo de terem um tema instalado no WordPress.

Assim que tiver criado uma linha de tempo para cada um dos passos, poderá então avançar então para a criação dos módulos e das lições.

Criando Módulos e Lições para o Seu Curso Online

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Nesta fase já terá o esboço do seu curso criado, assim como os passos que a sua audiência tem que completar para atingir o objetivo final.

Terá também criado os sub-passos necessários para cada um desses passos.

Com isto, terá tudo aquilo que precisa para criar os seus módulos e lições.

Cada passo da sua linha de tempo principal, será um módulo…

E cada sub-passo, será uma lição.

Foque-se em criar um módulo de cada vez, e uma lição de cada vez.

Use uma plataforma de sua preferência, como o PowerPoint ou o Google Slides.

Crie um slide por cada lição, sendo que cada sub-passo terá que ser completado para que o utilizador passe para o módulo seguinte.

Assim que tiver todas as lições e módulos completos, reveja tudo.

Se ler tudo em voz alta, poderá facilmente identificar se algo está fora do sítio ou se alguma coisa não faz sentido, para garantir que a sua mensagem é coerente.

Com isto, terá delineado cada passo de maneira eficaz e eficiente, e terá criado um curso online que realmente faça a diferença na vida do seu público-alvo.

​Crie o Seu Primeiro Curso Online Hoje

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Não espere mais tempo!

Comece já a delinear o esboço do seu curso, usando a fórmula acima descrita.

Faça uma análise profunda ao seu público-alvo para compreender os seus desejos e frustrações.

Decida qual o objetivo final que quer ajudar a sua audiência a atingir, faça o esboço dos passos e crie os sub-passos.

Faça isto, e em poucas horas terá a estrutura do seu curso criada…

Verá que será muito mais fácil começar a escrever o conteúdo!

E importante:

Não se esqueça de pensar no seu lead magnet.

Este irá atrair as pessoas para o conteúdo do seu curso, e convencê-las a investirem para poderem obter o objetivo desejado.

Mas garanta que o seu conteúdo gratuito resolve de facto parte do grande problema da sua audiência, e que seja suficientemente convincente para levar as pessoas à fase seguinte: o seu curso pago.

E pronto, esta é a maneira simples e rápida de criar cursos online.

Com esta fórmula conseguirá organizar os seus pensamentos, e apresentar uma mensagem coerente e lógica…

E o resultado será o sucesso tanto para si como para a sua audiência!

Um abraço,

-Tiago “professor” Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda startups a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de mais de 7 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, copywriting e conversões online.

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