Neste artigo vou mostrar-lhe como pode criar um produto digital que de facto vende.
Trata-se de uma estratégia extremamente simples. Aliás é tão simples, que me surpreende como quase nenhuma empresa em Portugal a utilize.
Com esta estratégia poderá criar um produto digital com a segurança de saber de antemão que existe um mercado que o deseja.
Saiba, no entanto, que não é o tipo de estratégia a que está habituado.

Estamos muito habituados a:
1) Criar um produto
2) Vendê-lo para um mercado específico
Esta fórmula tem resultado para muita gente.
O problema é que exige demasiadas tentativas até se encontrar um produto que realmente diga algo ao público-alvo.
E demasiadas tentativas significam duas coisas:
1) Tempo e dinheiro gasto em produtos que não vão trazer resultados
2) Aborrecer o seu público-alvo com produtos que não lhe interessam.
Tenho a certeza que não vai querer isso.
Saiba no entanto que existe outra estratégia.
E essa estratégia tem o nome de “Audiência Primeiro, Produto Depois”.
AVISO: Esta estratégia é bastante simples, e não exige investimento inicial. No entanto, exige tempo da sua parte. Mas não se preocupe, trata-se de uma estratégia infalível e que lhe vai trazer um retorno infinitamente superior.
Pronto para isso?
Comecemos então pelos primeiros passos.
AVISO: Esta estratégia é bastante simples, e não exige investimento inicial. No entanto, exige tempo da sua parte. Mas não se preocupe, trata-se de uma estratégia infalível e que lhe vai trazer um retorno infinitamente superior.
Vamos a isto?
Comecemos então pelos primeiros passos.
Primeiros Passos Para Criar Produtos Digitais

Quer já tenha uma empresa criada, quer esteja a dar os primeiros passos na criação da sua startup, de certeza que já tem uma coisa em mente:
O tipo de produto ou serviço que quer vender.
Software para empresas, aplicação mobile, curso digital, consultoria ou educação online…
A lista é infindável.
Sabe também o tópico ou o nicho de mercado que quer cobrir.
No entanto, para garantirmos que cria um produto digital que signifique algo para o seu mercado, o primeiro passo é definir o seu público-alvo.
Não apenas definir os dados demográficos, mas mais importante que isso os dados psicográficos.
O nosso objectivo aqui é conhecer tão bem ou melhor o seu público-alvo do que este se conhece a si mesmo.
E este exercício é o mais importante de todos - tudo o que você decidir daqui em diante em relação à sua empresa, vai ser definido de acordo os resultados do exercício.
Vejamos então os primeiros passos:
1. Quem é o seu Público-Alvo?
De acordo com os dados que já recolheu, qual é o sexo principal do seu público-alvo?
É maioritariamente masculino? Feminino?
Que idade tem?
Qual o seu estado civil? É casado? Tem filhos?
Qual é a sua profissão?
O que faz normalmente na internet? Que tipo de sites consulta? Que tipo de conteúdo acompanha?
Obviamente nem tudo vai ser 100% certo, mas é importante definir a “persona” do nosso público-alvo.
Ou seja, defina o perfil médio e faça o exercício de o personificar.
Tendo esta “persona” em mente vai ajudar a comunicar com o seu público-alvo de forma directa, pessoal e íntima.
O que é infinitamente melhor e mais eficaz do que comunicar de forma genérica para uma massa incógnita.
Passemos então para o passo seguinte:
2. Crie um Mapa de Empatia do Seu Público-Alvo
Neste passo vamos basicamente mapear tudo o que vai na cabeça do seu público-alvo.
Reflectir o seu ponto de vista.
Tudo aquilo que vê, diz, pensa, sente e ouve em relação a um problema específico que o nosso produto/serviço poderá ajudar a resolver.
A melhor maneira de o fazer é criar um mapa que nos ajude a visualizar cada área, e incluir notas nas diferentes áreas de "empatia".
Isto permite-nos ir além das características demográficas do nosso cliente ideal e perceber melhor o seu ambiente, comportamento, preocupações e aspirações.
Como tal, vamos mapear 6 áreas diferentes:
1. Quais são os seus objectivos? (o que realmente deseja ou precisa de atingir)
2. Quais são as suas dores? (as suas maiores frustrações e medos)
3. O que é que diz e faz? (qual a sua atitude em relação ao objectivo)
4. O que é que ouve? (o que diz quem o rodeia, quem o influencia mais)
5. O que é que vê? (a que tipo de ofertas é exposto, o que o rodeia)
6. O que é que pensa e sente? (o que realmente importa para si subconscientemente)
Complete este exercício agora.
Com estes resultados, garantirá que todo o seu material de marketing será completamente relevante para o seu público-alvo.
O que nos leva então à seguinte fase de criação de um produto digital.
E não, ainda não se trata de criar o produto em si!
Mais à frente vai perceber porquê.
Utilize o Marketing de Conteúdo para Atrair Potenciais Clientes para o Seu Infoproduto

Agora que já temos um público-alvo bem definido, temos que pensar em maneiras de captar a sua atenção.
Chegámos ao ponto em que precisamos de criar uma audiência.
Já ouviu falar em marketing de conteúdo?
Talvez até já esteja a pôr em prática, mas esteja na altura de elevar para o nível seguinte.
Uma vez que marketing de conteúdo é a melhor maneira de gerar tráfego qualificado para o seu website…
De forma gratuita!
Duas vantagens incríveis:
1) O seu público-alvo vai ser exposto a conteúdo relevante, aumentando a confiança na sua marca e aproximando-o de decisões rentáveis para si
2) Você irá criar activos para a vida, gerando tráfego orgânico gratuito para o seu website durante anos e anos
Existem vários tipos de marketing de conteúdo, mas neste artigo vamos focar-nos na criação de activos perenes.
Ou seja, conteúdo com período de vida longo, que esteja presente sempre que alguém precisar de obter informação sobre o nosso nicho de mercado….
O que significa estar presente em motores de busca de texto, vídeo e audio.
Mas porquê o marketing de conteúdo, se o que eu quero é vender um produto digital?
Boa pergunta.
E a resposta é porque queremos primeiro criar uma audiência que esteja interessada no que temos para dizer, que nos conheça, goste e confie em nós.
E isso só é possível se acrescentarmos valor à vida das pessoas que fazem parte do nosso público-alvo, antes que o dinheiro troque de mãos.
(Esta abordagem tem o nome de “Estratégia de Preeminência” e foi criada por Jay Abraham. Desde que fui exposto à mesma, tenho usado em todos os aspectos da minha vida pessoal e profissional, com resultados incríveis)
Como tal, o nosso marketing de conteúdo terá que ser baseado na educação.
Vamos educar e guiar o nosso público-alvo. Vamos ajudá-lo a ultrapassar obstáculos e a atingir os objectivos.
Portanto, vejamos qual o caminho mais rápido:
1. Crie Artigos de Blog
Estes artigos responderão às perguntas que o nosso público-alvo faz mais frequentemente nos motores de busca.
O objectivo primordial é ensinar gratuitamente.
Posicionar-nos como a autoridade no nosso nicho de mercado e estabelecer-nos como a única solução viável para o nosso público-alvo.
Para tal, precisamos de garantir que o nosso conteúdo está optimizado para os motores de busca.
Ou seja, garantir que as palavras-chave utilizadas nos títulos, sub-títulos e meta-descrição refletem a maneira como os utilizadores pesquisam no Google ou Bing…
Para que o seu artigo possa aparecer no topo dos resultados de pesquisa, cada vez que um utilizador pesquise por uma palavra-chave relacionada com o seu nicho.
No entanto, optimizar o conteúdo para os motores de busca não é suficiente.
Lembre-se que a audiência dos nossos artigos é constituída por duas partes:
1) Os “rastreadores web” dos motores de busca que rastreiam o nosso conteúdo para indexar nos resultados de pesquisa
2) O leitor do conteúdo
E é neste último que 80% da sua atenção deve estar focada.
Gerar curiosidade e captar a sua atenção é essencial.
Mas principalmente criar conteúdo de qualidade que de facto responda às suas dúvidas.
2. Estratégia do Marketing de Conteúdo de 3 Pilares
Por forma a garantirmos que o nosso alcance é o mais amplo possível, precisamos de garantir que estamos presentes nas 3 formas de comunicação na internet:
Texto, vídeo, e voz.
O objectivo é saturar a internet com conteúdo que o nosso público-alvo procura ativamente, nas plataformas que utiliza para obter respostas.
Nem toda a gente gosta de ler, e as pessoas que não lêem não pesquisam por respostas na Google.
Por outro lado, nem toda a gente gosta de aprender visualmente ou procura por respostas no YouTube.
E é exatamente por isso que precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo assente em 3 pilares.
Você precisa de ser descoberto por todo o tipo de pessoas que procuram respostas.
Pessoas que preferem aprender a ler, pessoas que aprendem a ouvir, e pessoas que aprendem visualmente.
A sua base terá que ser sempre os artigos de blog no seu website (uma vez que é aqui que vai começar a criar uma audiência, como verá mais à frente).
O segundo passo será replicar esse mesmo conteúdo de texto e criar vídeos para o YouTube, onde as pessoas que preferem conteúdo visual podem encontrar a sua informação.
E finalmente, poderá aproveitar o áudio dos seus vídeos para criar ficheiros mp3. Estes poderão por sua vez ser carregados em plataformas de podcast (como o SoundCloud).
Cada uma das plataformas da estratégia de 3 pilares é pesquisável e tem uma vida útil extensa.
Agora tudo o que tem a fazer é promover o conteúdo e aumentar o seu alcance nas redes sociais: siga a estratégia de marketing em redes sociais do Gary Vaynerchuk para obter o máximo alcance em escala.
Crie uma Audiência

Assim que o seu conteúdo começa a ter visibilidade (lembre-se que se tiver a começar, pode levar entre 3-6 meses até começar a gerar tráfego orgânico), precisa de garantir que cada visitante se transforma em subscritor.
Estes visitantes estão interessados no seu conteúdo, e se você for útil e responder às suas perguntas, vão querer continuar a obter mais conteúdo seu.
Qual então a melhor maneira de criar uma audiência?
Não, não é obtendo “gostos” na sua página de Facebook.
A resposta é criar uma lista de emails.
O email é a forma de comunicação mais próxima e íntima que existe.
Utilizado correctamente, é possível criar uma audiência de fãs incondicionais e hiper responsivos.
Mas para isso precisa de continuar a estratégia de valor que iniciou no marketing de conteúdo.
Precisa de continuar a guiar, ensinar, proteger a sua audiência, e ser visto como o seu conselheiro de confiança em todos os emails que envia.
A partilhar conteúdo que responda às dúvidas mais prementes, e que de facto ajude a sua audiência a ultrapassar obstáculos e a aproximar-se dos seus objectivos.
Recomendo que envie emails diariamente, para não só “fletir o músculo” de produção de conteúdo, como também para obter dados sobre o tipo de conteúdo que traz mais resultados.
Assim que tiver uma audiência de fãs incondicionais, está na hora de passar à fase final da criação do seu produto digital.
Comunique com a sua Audiência e Perceba Quais os Seus Maiores Obstáculos

Chegou a hora.
Você já tem uma audiência constituída por fãs incondicionais.
Já conhecem, gostam e confiam em si.
E já terá acumulado bastantes dados de interação com o seu conteúdo que serão agora extremamente úteis.
Na verdade, a sua audiência vai ajudá-lo a encontrar aquilo que as pessoas estão dispostas a comprar.
Está na altura de começar a fazer uma análise detalhada à sua audiência:
A chave é a comunicação.
Através da comunicação, vai perceber quais os maiores problemas e obstáculos da sua audiência.
Crie um Produto Digital Inovador em Conjunto com a Sua Audiência

Assim que descobre quais os maiores problemas e obstáculos da sua audiência, chega a altura de começar a criar o seu produto digital.
Mas você terá uma vantagem clara em relação a quem não criou uma audiência.
Porquê?
Porque começou por criar uma audiência de fãs incondicionais, que vão partilhar informação preciosa consigo.
Isto permite-lhe:
Pode no fundo criar um produto digital em conjunto com a sua audiência.
Ao começar por criar uma audiência antes do produto, vai minimizar o risco de criar um produto que não vende.
O seu produto beta vai então ser testado e iterado pela sua audiência, até chegar ao produto ideal.
A partir desse ponto, estará pronto para abrir ao público.
Pense nisso, “audiência primeiro, produto depois”.
Vai ver que vale a pena a espera!
Um abraço,
-Tiago "audiência primeiro" Faria
Excelente conteúdo.
Construir um produto do zero ao lançamento é possível e você fez um artigo valioso.
Parabéns!