Como Criar um Site de Raiz: Guia Passo-a-Passo Parte 2
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Como Criar um Site de Raiz: Guia Passo-a-Passo Parte 2

Até aqui, escolhemos um domínio, escolhemos alojamento para o nosso site, instalámos um sistema de gestão de conteúdo e até escolhemos um tema (se ainda não leu, veja agora a parte 1).

Para a maior parte das pessoas, é aqui que termina a construção de um website.

No entanto, estamos a focar-nos na construção de um website que realmente lhe traga resultados, versus um site tipo “montra” que após a sua criação nunca mais será alterado ou melhorado (não seja uma dessas pessoas, por favor).

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FASE #2: Os Detalhes

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Tendo isto em conta e apesar de o que já foi feito até aqui ser suficiente para arrancar com um site, vamos levar o seu site a um patamar superior instalando funcionalidades adicionais.

Alcançaremos este patamar instalando plugins (extensões) e serviços em diferentes plataformas. Comecemos então:

Analytics

Plataformas de analytics (estatísticas de tráfego online) são a única maneira de realmente medir e rastrear o crescimento do seu website.

Se você realmente quer medir o impacto do seu website no seu negócio, este passo é crucial.

O que faz uma boa plataforma de analytics?

1) Tráfego

Analisa e separa o tráfego do seu website com base em diferentes filtros

2) Páginas

Fornece detalhes específicos de cada página e artigo do seu website

3) Tempo real

Visualiza e analisa dados do tráfego do seu website e performance de cada página em tempo real

4) Rastreamento (tracking)

Possibilita a criação e rastreamento de objectivos (goals) para qualquer variável (saber por exemplo quantos pedidos de contacto teve por visita)

Escolhi: Google Analytics

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O Google Analytics é o rei do mundo de web analytics e o software gratuito permite-lhe medir praticamente tudo aquilo que precisa sobre o seu site.

Escolhi o Google Analytics porque:

# Oferece relatórios detalhados sobre o tráfego com base em qualquer vertente, desde a localização dos utilizadores, dados demográficos e até comportamento

# Permite-lhe saber quais os melhores (e piores) conteúdos com base em métricas como páginas visualizadas, tempo em página, e valor de cada página

# Fornece-lhe relatórios em tempo real, incluindo informação como origem do tráfego, palavra-chave utilizada para aterrar no seu site, localização do utilizador, etc

# Pode estabelecer rastreamento de objectivos (goal tracking) em métricas como destino de URL, duração de visita, ou mesmo “eventos” definidos por si

Segurança

Mesmo com um gestor de conteúdo CMS sólido como o WordPress e com um tema com bom código (como o Thrive Themes), o seu site poderá ainda estar sujeito a ataques de hackers mais avançados. Você pode no entanto reduzir as chances disso acontecer adicionando uma camada extra de protecção.

O que define um bom plugin (extensão) de segurança?

1) 2FA (Autenticação de dois factores)

2FA (Two factor authentication) significa apenas que uma segunda forma de verificação é necessária para entrar no seu gestor de conteúdo. Deste modo, mesmo que alguém descubra a sua password, não conseguirá entrar no seu CMS.

2) Firewall (parede de “fogo”)

Isto é utilizado para automaticamente bloquear tráfego ou actividade indesejado no seu website. Requer uma constante e cuidadosa actualização de uma base de dados de “ameaças”.

3) Scanner em tempo real

A possibilidade de examinar (e agendar exames recorrentes) ao seu website e todos os seus ficheiros é essencial no caso de pensar que o seu site foi atacado.

Escolhi: Wordfence

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O Wordfence é um dos melhores plugins em termos de segurança em websites. Ao ser instalado no seu site WordPress, começa imediatamente a protegê-lo usando o seu abrangente protector de ameaças.

Escolhi o Wordfence porque:

# Permite accionar o 2FA (autenticação de dois factores) usando algo que conhece (a sua password) e algo que tem (ex. o seu telemóvel).

# Oferece uma firewall poderosa e regularmente actualizada para diminuir significativamente o risco do seu site ser atacado

# Permite analisar em tempo real os seus ficheiros principais, temas e plugins

# Compara os ficheiros do seu site com versões originais para identificar e reparar áreas afectadas

Optimização SEO

Todos os sites devem tirar vantagem do tráfego orgânico de motores de busca como a Google. Existem ferramentas que ajudam a optimizar as suas páginas para os motores de busca e muitas vezes fazem com que o seu site tenha um aumento significativo de visitas.

O que faz um bom plugin para optimização de SEO?

1) Análise a páginas

Análise automática aos seus artigos e páginas para assegurar que os standards de SEO (optimização para motores de busca) são alcançados

2) Snippet preview (pré-visualização de título e descrição)

Possibilidade de pré-visualizar os títulos e descrições tal qual aparecerão nos resultados de pesquisa e assegurar que os limites de caracteres estão de acordo com o ideal

3) SEO Técnico

Controlo total sobre aspectos técnicos de SEO. Por exemplo, possibilidade de facilmente prevenir o crawling (rastreamento) de motores de busca página por página

4) Suporte

Com potencialmente dezenas de factores de SEO a considerar, ter uma ferramenta que olhe para o seu site como um todo e sugerir melhorias é sempre bem-vindo.

Escolhi: Yoast SEO

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Apesar de o WordPress ser geralmente bem optimizado para SEO, o plugin Yoast SEO fornece opções extra que de outra forma só teria acesso através de código. É também, de longe, o plugin mais popular do WordPress.

Escolhi o Yoast SEO porque:

# Oferece análise a artigos e páginas em tempo real, incluindo apoio para construtores de conteúdo (importante para a próxima secção deste artigo)

# Você terá pré-visualização dos seus títulos e descrições em tempo real, que também são completamente editáveis

# Gere por si todos os aspectos mais técnicos (robots.txt, sitemaps, etc)

# Orienta-o para não se esquecer de aspectos importantes como fazer permalinks legíveis para os utilizadores

# Verifica se o seu conteúdo é “legível” tanto para os utilizadores como para os motores de busca

Construtor de Páginas (Page Builder)

Por defeito, o seu tema WordPress tratará da customização em termos de design mas, por mais customizável que o Thrive Themes seja, existem ferramentas que fazem com que o processo de design seja ainda mais fácil para partes específicas do seu website.

Os construtores de páginas (page builders) funcionam bem pois sobrepõem o editor que vem por defeito no WordPress, o qual é demasiadamente básico para design mais profissional.

Permitem-lhe também construir sites com bastante simplicidade e sem mexer em código, através de um sistema drag-and-drop (arrasta e larga) e visualização do resultado final em tempo real.

O que faz então um bom construtor de páginas?

1) Facilidade de utilização

O interface de utilização é provavelmente o aspecto de um construtor de páginas que mais influência tem na sua produtividade.

2) Elementos

Os elementos (ou módulos) são os blocos que você usará para o design da sua página. No geral, quantas mais variações de blocos tiver, mais conseguirá fazer em termos de design

3) Flexibilidade

Não só ser possível customizar elementos ao seu gosto, mas também controlar certos aspectos da página, incluindo coisas como responsiveness (capacidade de resposta) a diferentes contextos de visualização

4) Templates (páginas de exemplo)

A possibilidade de importar templates pré-feitos e guardar templates feitos por si para usar mais tarde são características que lhe vão salvar muito tempo.

5) Apoio ao cliente

Este factor é importante em quase tudo o que você adquire hoje em dia, mas os construtores de páginas têm tantas componentes que você de certeza precisará de ajuda a resolver problemas no futuro.

Escolhi: Thrive Architect

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O Thrive Architect (da Thrive Themes) é um construtor de páginas para o WordPress orientado para o marketing. Contém uma variedade incrível de extras que fará do seu website uma máquina de conversão de visitantes em potenciais clientes.

No entanto, não foi só por isso que escolhemos o Thrive Architect. Foi também porque:

# É fácil de usar, especialmente em comparação com a maioria dos outros construtores de páginas que existem no mercado

# Tem uma forte selecção de elementos, particularmente elementos orientados para o marketing

# A capacidade de editar em tempo real faz com que construir conteúdos longos seja bastante fácil

# Tem uma biblioteca extensa e permite-lhe guardar e reutilizar secções individuais do seu conteúdo

# Apoio ao cliente próximo e eficaz

FASE #3: O De​sign

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Apesar de não haver uma maneira “correcta” de fazer o design do um website, há certas regras fundamentais que se devem seguir.

Neste artigo não vamos cobrir as melhores práticas de web design simplesmente porque esse tópico por si só poderia fazer um artigo novo.

Vamos em vez disso falar sobre o layout e design geral de um website usando um dos temas da Thrive Themes (neste caso o tema específico “Rise”).

Vamos também cobrir os princípios básicos de criação de uma página (neste caso a homepage) e de um artigo de blog.

Layout e Design

Vejamos então quais os passos necessários para personalizar o layout e design do seu website.

Lembre-se que antes de chegar a este ponto você já deverá ter comprado e instalado domínio, alojamento e tema para o seu site em WordPress.

Nesta fase vamos mudar o logotipo do seu site, e fazer aprender a personalizar as várias componentes visuais do tema escolhido (Rise).

Passos:

# Passo 1: Altere o logotipo para o da sua empresa em “Thrive Dashboard” > “Theme Options” > “Logo”

# Passo 2: Vá para “Apresentação” > “Personalizar”

# Passo 3: Edite o título e descrição do seu site clicando em “Identidade do Site” > “Título do Site” e “Descrição”

# Passo 4: Escolha o tipo de letra dos títulos e corpo de texto clicando em “Fonts”

# Passo 5: Crie um menu clicando em “Menu Principal”

Homepage (Página de Início)

O próximo passo será criar a sua primeira página. Neste caso, vamos criar um exemplo básico de homepage (página de início).

Neste artigo vamos cobrir a criação de páginas utilizando o construtor de páginas Thrive Architect, pelo que não mencionaremos a criação de páginas utilizando o editor do WordPress.

Avancemos então:

# Passo 1: No painel principal do seu WordPress, clique em “Páginas” > “Nova Página”

# Passo 2: Introduza o título da sua página, clique em “Guardar Rascunho” e de seguida seleccione o botão verde “Edit with Thrive Architect”

# Passo 3: Arraste a opção “Background Section” para a página, e clique em “Stretch to fit screen width”

# Passo 4: Vá para “Background Style”, carregue uma imagem e clique em “Apply”

# Passo 5: Vá para “Layout & Position” e aumente o padding interno superior e inferior para 150

# Passo 6: Arraste para o centro da imagem a opção “Heading” e escreva um título

# Passo 7: Arraste para baixo do título a opção “Button”, altere o texto do botão, aumente o tamanho de letra em “Font Size”, e em “Layout & Position” alinhe à esquerda

# Passo 8: Insira um novo “Background Section” abaixo da imagem, e clique em “Stretch to fit screen width”

# Passo 9: Arraste para essa secção a opção “Styled List”

# Passo 10: Arraste para a direita da lista a opção “Testimonial”

# Passo 11: Clique em “Save”, saia do Thrive Architect e clique em “Publicar”. A sua primeira página está feita!

Artigos

Por fim, vamos aprender a criar o nosso primeiro artigo de blogue. A criação e actualização constante de um blogue para o seu website é essencial para a optimização para motores de busca.

Sem artigos que respondam a perguntas frequentes dos seus potenciais clientes, será muito complicado obter tráfego orgânico dos motores de busca.

Vejamos então os passos para criar o seu primeiro artigo:

# Passo 1: Dê um nome ao seu artigo onde diz “Introduza o título aqui”, e clique em “Guardar Rascunho”

# Passo 2: Escreva o seu conteúdo na caixa de texto, utilizando Título 1, Título 2, e Título 3 para separar o conteúdo em parágrafos fáceis de ler

# Passo 3: Introduza a imagem de destaque para o seu artigo em “Imagem de destaque” > “Definir imagem de destaque”

# Passo 4: Clique em “Publicar” e aí está o seu primeiro artigo!

Conclusão

Aí está, a construção de um website de raiz, cobrindo todos os passos essenciais e básicos de um site optimizado para resultados.

Um sistema que lhe permite ter a completa propriedade do seu website (em vez de alugar um espaço que nunca será verdadeiramente seu) e ter um activo para toda a sua vida profissional (tal como o seu espaço físico).

A partir daqui você terá então que criar conteúdo relevante para a sua audiência, sempre com o pensamento em obter resultados de cada visitante. 

Deixe um comentário na caixa abaixo e diga-me o que achou do artigo, dê ideias para futuros artigos, ou simplesmente diga-me olá!

Um abraço,

-Tiago "foque-se na audiência" Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda negócios locais a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting e conversões online.

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