Dezembro 11

5 Passos para Criar Landing Pages que Convertem Visitantes em Clientes

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Neste artigo vou revelar-lhe os 5 passos necessários para criar uma landing page que converte visitantes em leads ou clientes.

Se há coisa que todos os empreendedores e especialistas de marketing têm que dominar é a arte da persuasão e do copywriting.

Em última análise, todos os visitantes do seu site têm problemas nas suas vidas e procuram por soluções...

Todos os visitantes têm objetivos que procuram atingir…

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E em teoria, os seus produtos ou serviços serão o mecanismo que irá ajudá-los a atingir os seus objetivos ou resolver os seus problemas.

Como tal, você tem o dever e a responsabilidade de influenciar e persuadir cada visitante a investir na sua solução, uma vez que esta é a única solução viável para o seu problema (sim, isso mesmo!).

A persuasão é portanto uma técnica poderosa que você tem que obrigatoriamente dominar.

Só assim conseguirá ajudar a sua audiência atingir os objetivos que já têm na sua mente, associando o seu produto/serviço à solução.

Portanto, gostava de partilhar consigo uma fórmula de criação de landing pages que fará com que cada página que crie “persuada” o visitante.

São 5 simples passos que pode replicar tanto em sales letters (landing pages de venda), com em páginas de opt-in (landing pages de captação de leads).

Mas antes de avançar, leia este artigo sobre segmentação de mercado

Conhecer o seu público-alvo a fundo é um passo crítico, e sem ele não conseguirá completar os passos deste artigo.

Fico aqui à espera.

Já leu?

Comecemos então pelo primeiro passo:

1. Identifique o Grande Problema da Sua Audiência

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Como dito acima, todos os visitantes do seu website têm um problema específico que estão ativamente a tentar resolver.

Na maior parte dos casos foi exatamente por isso que encontraram o seu website: procuraram por uma solução no YouTube ou no Google, viram o seu conteúdo, gostaram do que viram e resolveram visitar para descobrir mais.

Sentem que você pode resolver o seu grande problema.

Por isso, a sua landing page deve começar pelo grande problema.

Quando a headline (título) da sua landing page identifica e articula claramente o problema que vai na mente do visitante…

No seu subconsciente este pensa “Ah, esta pessoa/empresa realmente percebe os meus problemas e obstáculos...”

E nesse momento, psicologicamente começa a acreditar que você é quem tem a solução.

Se for uma landing page de opt-in, este problema estará incluído na headline.

Se for uma landing page de venda, o problema estará na headline, e nas primeiras linhas do seu texto.

O importante é criar de imediato empatia com o visitante.

Mostrar que o compreende…

E quando articula os seus medos, desejos, e necessidades de maneira precisa, os visitantes começam a sentir-se identificados com a sua mensagem e a confiar em si.

2. Partilhe a Sua Solução Única

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Reitero: única.

Não apenas uma solução qualquer.

Você precisa de criar uma solução que transforme a vida das pessoas.

Não basta ser apenas mais uma entre tantas outras…

Se for igual a todas as outras alternativas, terá problemas para crescer o seu negócio.

(Veja o artigo sobre como criar um produto digital e como criar uma vantagem competitiva)

E isto porquê?

Porque os seus potenciais clientes estão todos a pensar o mesmo:

“Já tentei isso e não funcionou”, ou “Já ouvi essa história”, ou pior “Já tentei tudo e nada resulta”.

Toda a gente tem estes pensamentos interno, estas convicções e crenças limitantes que precisam de ser ultrapassadas.

Muitas vezes estão à procura de soluções durante semanas, meses, ou mesmo anos…

E vêm dezenas de anúncios e produtos à venda.

Aquilo que realmente querem encontrar é algo que seja novo, único, e que nunca tenham tentado antes…

Só então se darão ao trabalho de continuar a ler (ainda não comprar, isso virá mais à frente).

A maneira mais eficaz de falar sobre a sua solução única, é através de histórias.

Contar a sua história no formato de “Hero’s Journey” é tremendamente eficaz, uma vez que contextualiza a sua solução, cria rapport, e gera emoções.

(lembre-se que as pessoas decidem comprar com base na emoção, e justificam a compra com base na razão)

Quando a sua história faz uma ligação à situação em que os seus visitantes estão atualmente (o grande problema)...

E mostra que passou exatamente pelos mesmos passos, obstáculos, e experiências…

Até ao ponto em que encontrou uma solução para o problema (o seu produto ou serviço), que agora quer partilhar com outros…

Bingo!

Os visitantes vão visualizar-se a si mesmos a passar pelo mesmo processo e acreditar que é possível atingir os seus objetivos, tal como você conseguiu.

Tudo isto, enquanto cria entusiasmo e gera emoções, uma vez que o cérebro humano está pré-programado para assimilar histórias...

Infinitamente mais eficaz!

3. Mostre Provas

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Provar que o seu produto ou serviço realmente funciona e resolve o problema dos seus visitantes é crucial.

O ser humano é cético por natureza, e mesmo que tenham sentido uma ligação com a sua história, na sua cabeça ainda terá questões como:

“Tudo bem, mas eu não consigo fazer isso”, ou “não pode ser assim tão fácil”​, ou simplesmente "não acredito nesta pessoa".

E é aqui que entra o poder dos testemunhos.

Testemunhos de clientes seus que tenham atingido sucesso no passado com o seu produto.

Portanto, se não tem recolhido testemunhos dos seus clientes, comece a fazê-lo hoje!

É um elemento chave de todo o seu material de marketing.

Acrescentam credibilidade através de terceiros (e não só de si).

Mas não um testemunho qualquer...

Use a fórmula (como era a sua vida antes - o que mais a surpreendeu quando usou a solução - como é a sua vida depois de resolvido o problema) para angariar testemunhos impactantes, que toquem nos pontos cruciais de decisão.

Inclua fotografias das pessoas (print screens de comentários Facebook funcionam muito bem) e nomes completos...

Ou melhor ainda: peça para gravarem um vídeo-testemunho.

Uma página com vários vídeo-testemunhos vende-se por si mesma, nem precisaria de escrever mais nada! (dica)

Use estes testemunhos não só nesta parte da sua landing page, mas também no meio e fim.

Nunca serão demais.

4. Revele a Sua Oferta

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Aqui começa a explicar em que consiste a sua oferta.

É a parte da sua landing page onde explica tudo aquilo que está incluído no seu produto/serviço.

Onde descreve o valor percebido de cada elemento da sua oferta, mostrando o valor de retalho (criando uma “âncora”), para depois revelar o preço final descontado.

E onde inclui o seu primeiro call-to-action, ou seja, o pedido específico para o visitante tomar uma decisão com um botão claro e chamativo…

Que pode repetir mais vezes até ao final.

Lembre-se que as pessoas estarão prontas para tomar uma decisão em alturas diferentes, dependendo do seu grau de ceticismo.

Neste passo, existe ainda um outro passo crucial, e que demasiadas empresas deixam de fora:

Uma garantia.

Garantia de devolução, caso o produto/serviço não cumpra aquilo que promete.

Pode incluir garantia de 14, 30, ou mesmo 60 dias.

Este é um passo que remove o risco de forma total, fazendo com que o visitante se sinta muito mais confortável em tomar uma decisão.

Não há razão nenhuma para não incluir uma garantia…

Aumenta exponencialmente as suas conversões, e esse aumento mais do que cobre as devoluções que potencialmente terá (a vasta maioria das pessoas são mais honestas do que pensa…).

Não tenha medo, seja transparente e honesto.

Mostre que você tem total confiança na capacidade do seu produto/serviço.

Vai ver que a recompensa valerá a pena.

​5. Dê Uma Razão Para Comprarem Agora!

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Este passo trata-se da componente de urgência.

É importante incluir um certo grau de urgência em todas as suas landing pages, uma vez que toca no lado emocional de “medo de perder oportunidade”.

As pessoas têm a tendência natural de adiar decisões para mais tarde, o que nos dias que correm é algo que tem um impacto negativo para quem anuncia….

Uma vez que vivemos na era da atenção, onde a atenção é um bem escasso.

Vivemos rodeados de distrações e notificações, e somos bombardeados com mensagens de marketing a toda a hora.

Como tal, o nosso papel como especialistas de marketing direto (sim, você agora também será!), é o de garantir que cada visitante toma uma decisão na hora, e não mais tarde.

Inclua uma razão forte para o visitante tomar uma decisão na hora.

Pode por exemplo fazer uma oferta limitada, onde o preço descontado termina dentro de poucos dias ou mesmo horas.

Pode fazer ofertas únicas que estão disponíveis apenas durante alguns dias do ano.

Quem tiver lido toda a landing page, mas ainda não tiver a certeza absoluta que quer comprar…

Irá ver um prazo limite, e saberá que se adiar a sua decisão, o preço irá aumentar ou o ficará indisponível…

E muitas vezes isso é o suficiente para decidir comprar no momento.

E pronto!

Você agora tem a receita para criar landing pages que transformam meros visitantes em leads ou clientes…

E que trarão resultados positivos para o seu negócio!

Quer sejam landing pages de opt-in para gerar leads e aumentar a sua lista de emails

Ou landing pages de vendas, para angariar novos clientes…

Esta fórmula é universal, e o tamanho do seu texto dependerá do preço do seu produto ou serviço.

Quanto mais caro for, mais objeções terá que ultrapassar através do seu copy.

Não se esqueça de tocar em cada um destes pontos… só assim poderá verdadeiramente influenciar e persuadir as pessoas a tomarem decisões rentáveis para si!

Um abraço,

-Tiago “persuasor” Faria


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