Como Escolher um Nome de Domínio para o Seu Website
nome de domínio, como escolher um nome de domínio, sistema de nomes de domínio, nomes de domínios

Como Escolher um Nome de Domínio para o Seu Website

Sente-se a postos para escolher o nome de domínio para o seu site?

Pode já ter um negócio montado, já saber quem é a sua audiência, que produto vender, e o seu funil de vendas mapeado…

Ou pode já ter um website ativo e querer criar uma sub-marca…

Seja como for, escolher um nome de domínio pode ser uma tarefa morosa (a tal tendência para o perfeccionismo, tão humana…).

nome de domínio, como escolher um nome de domínio, sistema de nomes de domínio, nomes de domínios

Por isso, neste artigo gostava de lhe mostrar algumas técnicas que facilitarão na sua escolha de nome.

Antes de mais: não se precipite.

Lá porque um domínio está disponível, não quer dizer que fique indisponível de um dia para o outro...

E depois, pense em qual é o objetivo para o seu novo domínio.

Será para uma marca pessoal ou empresarial? Como vai gerar tráfego? Será orgânico ou pago? Vai querer fazer marketing offline? Vai ser puramente um blog?

Estas perguntas são importantes, uma vez que um domínio deverá ser diferente consoante o seu objetivo:

Nome de Domínio Focado em Palavras-Chave

Se o seu grande foco for a optimização para motores de busca e o marketing de conteúdo, é importante escolher palavras-chave para o seu nome de domínio.

No entanto, a relevância para o utilizador que pesquisa é mais importante do que as palavras-chave no seu domínio.

Longe vão os tempos em que bastava ter um URL igual à palavra-chave para aparecer no 1º lugar dos resultados de pesquisa…

Faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quantas pesquisas existem por uma frase específica relacionada com o seu nicho de mercado.

Se não encontrar uma frase com 2 ou 3 palavras que esteja disponível como domínio .pt, não se admire. Muitos nomes focados em SEO já estão tomados…

Use uma ferramenta como o keywordtoo.io para gerar mais variações dessas palavras-chave (esta ferramenta é baseada nas pesquisas “autocomplete” do Google).

Crie uma lista de potenciais nomes de domínios (não se limite a um ou dois).

Relevância para os Utilizadores

Se um utilizador pesquisar por “como escolher um nome de domínio” e encontrar um resultado cujo URL é “guianomesdedominio.pt”, este sentirá que esse link tem relevância para aquilo que procura.

Está escrito no nome. No seu subconsciente, sentirá que está no sítio correto para encontrar a solução para a sua pergunta.

E terá mais razões para clicar no seu link, uma vez que estavam a pesquisar pelo tópico e o seu site pareceu bastante relevante por ter palavras-chave relevantes no URL.

Escolha um Nome de Domínio Curto Se as Pessoas Precisarem de Se Lembrar

Se fizer marketing offline (rádio, publicidade exterior, TV, etc), vai querer manter o nome do seu domínio curto e simples.

Algo que seja fácil para as pessoas se lembrarem.

Pense bem na fonética, e não use palavras que as pessoas normalmente cometem erros, ou que dependem do acordo ortográfico (como “acção”)

Se quer criar o melhor nome para o seu website, tem que pensar em todos estes pequenos pormenores.

Pense no objetivo e propósito do seu site, e só depois decida o nome do seu domínio.

Domínio de Marca ou Domínio Pessoal?

A não ser que o seu nome seja extremamente comum como João Silva, o mais provável é o seu nome estar disponível para registar como domínio.

Mesmo que não esteja a pensar seguir o caminho do marketing pessoal, recomendo que compre o seu domínio mesmo assim.

Se tiver nos seus planos fazer palestras, entrevistas, criar infoprodutos, escrever ou livros (ou seja, criar autoridade no seu nicho de mercado), deve absolutamente usar o seu nome como domínio para branding pessoal.

Ao usar o seu nome no domínio, estará a construir a sua marca pessoal. Mesmo que não saiba o que fazer com esse domínio, compre-o na mesma.

Nunca sabe se no futuro vai precisar ou querer!

E se o marketing pessoal for o seu caminho agora, compre já o seu “nome” e converta-se ao marketing de conteúdo, em vez de perder tempo a pensar num domínio.

Como Escolher Um Nome de Domínio

nome de domínio, como escolher um nome de domínio, sistema de nomes de domínio, nomes de domínios

Agora que já sabe qual o objetivo e propósito do seu website, chegou a altura de passar para o próximo passo.

Vejamos quais os passos que deve seguir para escolher o nome ideal para o seu projeto:

Escolha URLs .Pt

A não ser que tenha planos de expandir internacionalmente, escolha um domínio .pt.

É o URL mais popular em Portugal, e transmite autoridade e legitimidade.

O seu domínio será a primeira impressão que os visitantes terão do seu site.

Mostre relevância para com a localização da sua empresa, e evite seguir a moda do .IO (que na verdade quer dizer “Indian Ocean”...).

Escolha URLs Curtos

Não escolha um domínio muito longo.

Melhorsitesobredietacetonia.pt…

Com este tipo de URLs, irá simplesmente assustar as pessoas.

Evite usar mais do que 3 palavras, a não ser que sejam palavras muito curtas (como por exemplo “dietaumdoistres.pt”).

No fundo, trata-se mais do número de caracteres no seu URL…

Mantenha o domínio curto, sucinto e simples, para que seja fácil de memorizar e não seja demasiado complicado escrever no browser.

Faça Uma Pesquisa para Garantir Que Não Existe Marca Registada

Outro passo importante, no caso de não optar por marca pessoal, é fazer uma pesquisa rápida por marcas registadas.

Compare a lista de domínios que reuniu da sua pesquisa e veja uma a uma.

Pode usar o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial para verificar se não existe já uma marca registada.

Bom, agora que já reduziu a sua lista inicial de nomes de domínios, está na hora de passar pelo filtro final: 

Coisas a Evitar Quando Escolhe um Nome de Domínio

nome de domínio, como escolher um nome de domínio, sistema de nomes de domínio, nomes de domínios

Até agora vimos os passos essenciais para escolher um nome de domínio para o seu website.

Mas existe um par de fatores críticos que deve evitar ao máximo para que possa sentir orgulho do domínio escolhido:

Evite Nomes Complicados ou Soletradas em Calão

Não use palavras que dependam do acordo ortográfico, como “acção”. Este tipo de palavras podem ser facilmente confundidas.

Ao dar o URL do seu site a pessoas, não vai querer que estas não encontrem o seu site mais tarde por erros de soletração.

Outra coisa a evitar, é usar palavras soletradas em calão.

Um bom exemplo é o site uzo.pt. Apesar de ser uma marca reconhecida já há muitos anos, com certeza centenas ou milhares de pessoas puseram a soletração errada no browser, causando atrito desnecessário…

Se puder evite, por mais tentador que seja.

Não Use 2 Letras Iguais de Seguida Entre Palavras

Dê uma olhada na sua lista de nomes, e veja aqueles que tenham 2 letras iguais de seguida entre duas palavras.

Por exemplo, Expressooriente.pt ou Dietaalcalina.pt.

Vê as letras iguais de seguida? “oo” e “aa” não é bonito visualmente, para além de poder ser confuso para quem estiver a escrever no browser.

​Escolha Um Nome de Domínio para o Seu Negócio

nome de domínio, como escolher um nome de domínio, sistema de nomes de domínio, nomes de domínios

Escolher um nome de domínio pode ser um processo chato e complicado…

Mas não se precipite. Não precisa de escolher hoje!

É essencial garantir que o nome do seu domínio passa todos os testes acima descritos.

O pior que pode acontecer é descobrir que o nome tem algum problema depois de comprado e de ter o site construído à volta do nome…

Escolha um nome, e foque-se no que é mais importante: conhecer o seu segmento de mercado melhor que ninguém, dominar o marketing de conteúdo, crescer uma lista de emails e criar um funil de vendas para crescer o seu negócio.

Dedique-se a 100% de forma consistente, e por longos períodos de tempo... o sucesso chegará inevitavelmente.

Espero que este artigo seja útil para si, e que possa escolher um domínio que faça com que sinta orgulho.

Se tiver alguma pergunta, deixe um comentário abaixo. Terei todo o gosto em ajudar!

Um abraço,

-Tiago “domina domínios” Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda negócios locais a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting e conversões online.

follow me on:

Leave a Comment: