Como Escolher uma Agência de Marketing Digital que Trará Resultados
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Como Escolher uma Agência de Marketing Digital que Trará Resultados

Existem várias agências de marketing digital espalhadas pelo país (e com a facilidade de comunicação, a sua escolha pode estar em qualquer parte do mundo).

Por outro lado, com a propagação do freelancing e assistência virtual, também já é possível contratar profissionais por projeto a um custo muito baixo.

No entanto, existe uma questão que acho essencial desmistificar na altura de escolher uma agência de marketing digital (ou qualquer tipo de agência para a sua empresa):

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A de que quanto mais barato, melhor.

Esta abordagem pode parecer benéfica para quem contrata, uma vez que cortará os custos…

Mas será que lhe trará o maior retorno possível?

Será que a solução apresentada é a melhor para os seus clientes?

Será que trará resultados de todo?

Por Que Razão As Empresas Escolhem as Agências de Marketing Digital Mais Baratas

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A grande razão pela qual as empresas têm a tendência para pedir vários orçamentos e escolher a mais barata resume-se a isto:

Redução do risco.

Têm medo de investir demasiado e depois não obter o retorno desejado.

Ou seja, não confiam nas aptidões e capacidades das agências para darem resultados, e como tal não querem investir demasiado.

O que acontece aqui são duas coisas:

1) Você estará a escolher apenas com base numa variável (o preço), não levando em conta a real capacidade da agência de fazer a diferença na sua empresa

2) Estará a criar uma “guerra de preços” entre as agências, que puxarão os seus preços o mais baixo possível e, consequentemente, os seus custos, dedicação e tempo. Com isto, o resultado final nunca poderá ser o ideal.

Por isso muitas vezes existe a ideia de que o “marketing digital não funciona”.

Sem ovos não se consegue fazer omeletes.

Mas atenção: com isto não estou a dizer que você deve escolher a agência mais cara.

Isso seria de novo depender apenas de uma variável.

O que estou a dizer é que deve ter em conta outras variáveis que não o preço.

Recomendações de outros clientes, portfólios, e testemunhos são todos elementos interessantes para consultar…

Mas existe uma outra variável que é infinitamente mais importante do que todas as outras:

Pensamento estratégico.

Contratar um Parceiro Estratégico VS Um Fazedor de Tarefas

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Imagine o seguinte:

Você tem uma clínica dentária e chega à conclusão de que precisa de um site, porque acha que dará mais visibilidade à sua empresa e porque toda a sua concorrência tem sites.

Faz uma pesquisa na Google para encontrar agências que façam websites.

Envia pedidos de proposta a 5 agências.

4 delas enviam imediatamente propostas muito parecidas para criação de um site simples (na maior parte das vezes com base em templates…), sem qualquer contexto adicional…

Mas uma delas pede para marcar uma reunião para perceber um pouco melhor a sua empresa.

Você inicialmente pensa para si mesmo “mas eu só quero um site”... mas como gostou da abordagem, aceita agendar reunião.

Nessa reunião, a consultora da agência mostra-se verdadeiramente curiosa, e faz imensas perguntas sobre a sua empresa, os seus objetivos, e os seus obstáculos.

Pergunta também o que tem feito até agora para atingir estes objetivos e ultrapassar estes obstáculos.

Anota todas as suas respostas, e repete de volta aquilo que está a ouvir para garantir que estão em sintonia.

Em nenhum momento menciona as características do novo site, ou das soluções fantásticas que a agência tem para oferecer.

Com base nas suas respostas, chegam ambos à conclusão que:

  • A sua clínica está totalmente dependente dos clientes que já estão consigo há muitos anos
  • Esses clientes habituais voltam em média 1x por ano, pois você tem que se lembrar sempre de lhes ligar
  • Tem dificuldade em angariar novos clientes por que é difícil encontrar a sua clínica online, perdendo clientes para a concorrência
  • Atualmente fatura 100.000€/ano, e o seu objetivo é atingir os 200.000€/ano (ou seja, duplicar a faturação no próximo ano)

Com base nestas conclusões, a consultora elabora um plano de ação, mostrando que a clínica precisa de:

  • Não apenas um site, mas um funil de vendas que torne visitantes em leads qualificadas, e que incentive as pessoas a visitarem a sua clínica
  • Geração de tráfego online para atrair potenciais clientes para o seu site (marketing de conteúdo e publicidade online)
  • Um sistema de CRM e Automação de Email para comunicar regularmente com os seus potenciais clientes, e relembrar clientes para visitas de rotina de 6 em 6 meses
  • Optimizar a sua presença no Google Maps, criando uma conta Google My Business, para captar pessoas que façam pesquisas locais
  • Uma sessão de estratégia de 3 horas com a sua equipa, para analisar a fundo o seu segmento de mercado e público-alvo (para que todo o material de marketing seja relevante para a sua audiência), a sua clínica e oferta (para criar uma escada de valor e aumentar a sua oferta), e a sua concorrência (para saber onde podemos obter vantagem competitiva)

No final, a consultora diz que normalmente para se resolver este tipo de problema, cobra-se 10% pelo primeiro ano de receitas geradas pelo site…

E pergunta se estaria confortável em investir cerca de 8.000€ e 12.000€ neste projecto.

Neste ponto, dois cenários poderiam acontecer:

1) Você diz que é demasiado caro do que aquilo que estava a pensar gastar, e diz que recebeu propostas por 1.000€

Neste caso, a consultora diz que adorava trabalhar consigo, mas que por esse valor é impossível criar um projeto desta dimensão e trazer estes resultados.

No entanto, diz que se tudo o que precisa é um site simples, tem um contato de um freelancer da sua confiança que pratica preços semelhantes, e que teria todo o gosto em dar a sua referência.

2) Você diz que pode ser possível, mas que precisa de ver uma proposta com tudo discriminado, para discutir e decidir com os seus sócios.

A consultora diz que ao final do dia irá enviar um email a resumir tudo o que foi discutido, e no dia seguinte uma proposta detalhada.

​Factores a Considerar na Escolha de Uma Agência de Marketing Digital

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O que é que a consultora fez nesta primeira reunião?

Posicionou-se como uma expert na área.

Como alguém que quer ajudar a resolver os seus problemas, e não a vender soluções que não acrescentam qualquer valor para a sua empresa.

Posicionou-se como uma verdadeira parceira de negócio, VS uma mera “fazedora de tarefas” paga à hora.

Posicionou-se como alguém que realmente quer ajudar a alcançar os seus objetivos e que sabe o que é preciso para os alcançar.

E que não se limita a apenas uma solução para todos os problemas (como muitas agências de marketing digital)...

Como viu no caso acima, a ideia inicial era criar um website para aumentar a visibilidade…

No entanto, depois da exploração inicial, viu-se que um simples site não resolveria os verdadeiros problemas da clínica.

Portanto, quando escolher uma agência de marketing digital, considere sempre os seguintes pontos:

  • Mostra verdadeiro interesse em descobrir os meus problemas e objetivos?
  • Faz mais perguntas do que fala, e chega a conclusões em conjunto consigo? (não existem soluções genéricas, cada caso é diferente)
  • Demonstra curiosidade e é bom ouvinte? Mostra empatia e cria rapport consigo?
  • Pratica preços baseados em valor criado em vez de preços por hora?
  • Oferece soluções para problemas (mesmo que saiam do seu escopo de trabalho) em vez de impingir serviços pré-definidos?
  • Inclui uma sessão de estratégia completa (paga) para analisar a fundo o seu público-alvo, a sua empresa, e a sua concorrência?
  • Mostra profissionalismo em cada interação consigo e “faz aquilo que diz”? (em pormenores como por exemplo enviar um email logo após a primeira reunião)

Como conclusão final…

Evite agências que vêm com um pitch sobre o quão maravilhosas são.

Escolha agências que querem encontrar a solução ideal para si, mesmo que isso signifique trabalhar com outras agências.

Contrate pensamento estratégico, não contrate fazedores de tarefas.

Para crescer o seu negócio tem que se rodear de pessoas que realmente acrescentem valor em áreas que você não domina (ou não tem tempo para dominar).

Um abraço,

-Tiago “estratega” Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda negócios locais a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting e conversões online.

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