Neste artigo gostava de explorar o tópico de como fazer anúncios de venda.
Aprender sobre copywriting é um dos melhores investimentos que pode fazer para o sucesso da sua empresa.
E a melhor maneira de aprender é a modelar o que os maiores copywriters de sempre criaram, testaram, e sucederam.
Especialmente os grandes nomes dos anos 30, 40, 50, e 60 como John Caples, Claude C. Hopkins ou David Ogilvy.
E porquê?
Porque basicamente todas as técnicas que hoje são usadas foram inventadas por estes.
E nada melhor do que analisar pela fonte.
Grande parte das dificuldades das empresas hoje em dia têm como origem o fraco copy (texto de venda) utilizado.
Demasiado fácil de resistir…
E não suficientemente forte para fazer as pessoas ler e agir.
Copy fraco não possibilita que as marcas consigam vender produtos medianos…
Mas um copy de qualidade pode ultrapassar essas dificuldades, tornando-as secundárias e vendendo o produto na mesma.
Para que tal seja possível, um anúncio eficaz deve conter 5 elementos:
1) Captar atenção
2) Mostrar um benefício para as pessoas
3) Provar que esse benefício é legítimo
4) Persuadir e influenciar as pessoas para que interiorizem esse benefício
5) Pedir que tomem uma ação específica
Neste artigo vamos focar-nos no ponto número 1, que é na minha opinião o mais crucial e útil.
Os anúncios não têm que ser bonitos ou atraentes…
Os anúncios têm que vender.
Têm que mostrar ao público-alvo como as suas vidas podem tornar-se melhor, têm que remover potenciais objeções que tenham, e têm que mostrar o caminho para resolver os seus problemas ou atingir os seus objetivos...
E não satisfazer o ego de quem cria os anúncios.
Pense nisso.
Ponha-se no lugar do seu público-alvo, estude bem os seus desejos, necessidades, objetivos e medos.
Analise quais são as palavras-chave que mais pesquisam nos motores de busca.
Só assim será possível criar anúncios que captem a atenção e que de facto vendam.
No final deste artigo revelarei exemplos clássicos de anúncios de sucesso, que poderá modelar e adaptar para o seu negócio...
Que serão úteis não só para a sua publicidade, mas também para os seus assuntos de emails e newsletters, para os seus títulos de artigos de blog...
Basicamente para toda a sua comunicação e marketing!
Vamos a isto.
A Importância dos Headlines nos Anúncios de Venda (Títulos de Anúncios)
Um anúncio só vai funcionar se de facto for lido.
E só será lido se captar a atenção do público-alvo.
Como discutido em artigos anteriores, a “atenção é a moeda do negócio”.
Se ainda não viu, veja este vídeo do Gary Vaynerchuk, que cunhou essa expressão:
Nós, como anunciantes, somos o intruso que não foi convidado no espaço que o nosso público-alvo usa para se entreter, aprender ou ver notícias.
Portanto, para que as pessoas leiam o conteúdo do seu anúncio e eventualmente paguem pelo seu produto…
Tem que dar às pessoas um motivo grande para ler o seu anúncio, ou seja, captar a sua atenção.
E é aqui que as headlines ganham a sua importância.
As headlines fazem com que o leitor comece a ler o conteúdo do anúncio.
Nesse momento, uma das partes mais difíceis está ultrapassada.
Conseguiu introduzir a pessoa no seu “círculo de influência”, onde poderá mostrar e provar a maneira como o seu produto pode ajudar a resolver o seu problema.
O Maior Objetivo das Headlines nos Anúncios
O seu maior objetivo como copywriter é tentar fazer como que seja mais difícil para a sua audiência pular o seu anúncio do que ler o seu conteúdo.
As suas headlines têm que ser suficientemente persuasivas para competir com as outras distrações da vida das pessoas.
Tem que captar a sua atenção e recompensá-las por ver o conteúdo.
E que tipo de recompensas devem os headlines prometer?
Existem dois tipos, um que usa uma abordagem positiva e outro que usa uma negativa:
1) Positivo:
Transmite em poucas palavras como a pessoa pode poupar, ganhar ou atingir um objetivo se usar o seu produto ou serviço.
Como pode melhorar por exemplo o seu bem-estar mental, físico, financeiro, social, emocional ou espiritual.
2) Negativo
Ao mostrar como a pessoa pode evitar riscos, preocupações, perdas, erros, ou qualquer sensação desagradável através da utilização do seu produto ou serviço.
Como pode diminuir por exemplo os seus medos de pobreza, doença, acidente, desconforto, de perda de prestígio ou de progressão na carreira.
Mas não só:
Os headlines de sucesso mencionam como as pessoas obter estas recompensas de forma fácil, rápida, ou barata (que é no fundo aquilo que todos queremos).
10 Headlines para Criar Anúncios que Cativam e Atraem Clientes
Neste artigo gostava de destacar algumas das headlines mais clássicas que gosto pessoalmente.
É no marketing direto dos anos 50, 60 e 70 que encontramos a raiz do estudo da psicologia humana.
Mas não só mostrá-las: gostava também de analisar e refletir por que razão tiveram tanto sucesso e quais os ingredientes a reter.
Muitas destas headlines fizeram com que os anúncios tivessem um sucesso tremendo, mesmo que o restante copy não tivesse uma qualidade extraordinária.
Um reparo: As frases neste artigo foram traduzidas por mim do Inglês para Português.
Comecemos então.
1) “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
Esta headline ajudou o autor Dale Carnegie a vender milhões de cópias do livro com o mesmo título.
Contém um apelo forte: todos queremos obter o que o título diz.
O leitor dificilmente resistirá em ler o conteúdo para descobrir qual é o segredo.
Mas se não contivesse a palavra “Como”, a headline perderia toda a sua força e passaria a ser apenas uma lema banal.
2) “Você Comete Estes Erros em Inglês?”
Esta frase lança um desafio direto ao leitor.
Mas o segredo aqui está na palavra “estes”: esta palavra é o “gancho” que quase força a pessoa a ler o resto do conteúdo.
Na cabeça do leitor vêm perguntas como “Que erros serão estes? Será que também os cometo?”.
Por outro lado, esta headline promete indiretamente uma solução para o problema, simplesmente através do contexto da frase.
Copy poderoso.
Uma nota:
Utilizar a especificidade funciona extremamente bem em headlines.
Convida o leitor a ler o resto do conteúdo.
Palavras como “Estes, “Como”, “Quem”, “Aqui Está”, “Porque” são usadas várias vezes nos melhores anúncios de sempre.
Por outro lado, várias vezes são indicadas quantidades específicas como dias, horas, minutos, dólares, maneiras, etc.
3) “Como Melhorei a Minha Memória numa Noite”
Esta frase tem força de venda porque promete uma história.
Como discutido neste artigo, as histórias têm um impacto emocional nas pessoas diferente.
No seu subconsciente, o leitor vai querer saber a história e como se deu a resolução do problema.
Isto para além de se sentir identificado com o problema, ao mesmo tempo que sente alívio por saber que há outras pessoas que sofrem do mesmo.
Por fim, a palavra “como” leva o leitor a querer saber mais (e continuar a ler o artigo), enquanto que a frase “numa noite” indica que é uma solução rápida e simples.
Irresistível!
4) “Como Fiz uma Fortuna Com Uma Ideia Idiota”
Os paradoxos provocam interesse.
E nesta frase algo implícito é transmitido: quase toda a gente já teve ideias que foram consideradas idiotas e inúteis por outros.
Por outro lado, provoca um sentimento de simpatia para com a pessoa teoricamente mais fraca que conseguiu ter sucesso, apesar de ter sido ridicularizado.
5) “Eles Riram Quando me Sentei ao Piano - Mas Quando Comecei a Tocar!”
Esta é a minha headline favorita, e um dos maiores clássicos de sempre escrito por John Caples.
De novo, provoca aquele sentimento de simpatia para com a pessoa teoricamente mais fraca.
Por outro lado, inclui uma mudança repentina de um sentimento negativo, para um sentimento positivo numa só frase.
Uma abordagem de antes e depois.
Basicamente conta uma história com que o público-alvo se vai identificar…
E querer saber quais foram os obstáculos e soluções para atingir o objetivo final.
6) “Para Homens que Querem Demitir-se um Dia”
Esta frase seleciona o seu público-alvo de uma maneira incrivelmente precisa, sem desperdiçar uma palavra que seja.
Toca num sonho específico da audiência, dá a esperança de que é possível.
E indica que há uma solução para esse desejo.
7) “Novo Melhorador de Bolos Traz-lhe Elogios em Abundância!”
Esta frase transmite eficazmente 3 coisas:
1) O que o produto é (melhorador de bolos)
2) O que o produto faz (melhora a aparência dos seus bolos)
3) Como o produto projetará a sua imagem nos olhos dos outros
Este último ponto é importante e raramente utilizado.
Transmitir ao público-alvo o que as outras pessoas vão dizer, pensar, e fazer por si através da utilização do produto ou serviço anunciado.
Este factor dá uma dimensão adicional à sua mensagem, ligando-a a um lado emocional profundo (que poucas pessoas admitem, mas que no subconsciente sentem).
8) “Um Pequeno Erro que Custou $3,000 por ano a um Agricultor”
Por vezes a ideia de evitar ou eliminar o risco de perda pode ser mais atrativo do que a ideia de um ganho.
Como o Walter Horvath diz, “as pessoas lutarão mais por evitar perder algo que já possuem, do que por ganhar algo de valor superior que não possuem”.
Por outro lado, as pessoas têm a sensação de que perdas podem ser retornadas mais facilmente do que ganhos serem adquiridos.
O público-alvo deste anúncio dificilmente resistiria a ler mais…
“Qual foi o erro?”, “Porque foi um erro pequeno?”, “Será que também o estou a cometer?” são perguntas que passarão na sua cabeça.
Para além de dar a ideia de que o resto do anúncio explicará que outros erros poderá estar a cometer, e como os evitar.
9) “Já Alguma Vez Ficou Sem Assunto Numa Festa?”
Esta frase toca no lado mais íntimo e privado do público-alvo.
Apela a sentimentos de complexo de inferioridade, de vergonha, e de baixa auto-estima.
A pessoa sente-se subconscientemente identificada com o problema, e quer saber exatamente o que fazer para resolver este tipo de situações.
Na verdade, as headlines que incluem perguntas são bastante eficazes.
Tratam-se de perguntas que as pessoas querem de facto saber a resposta.
Geram curiosidade e interesse sobre o resto do conteúdo do anúncio.
As melhores perguntas são as que contêm obstáculos ou desafios difíceis de ignorar…
E que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não” sem que se leia mais.
10) “Livro Gratuito - Conta-lhe 12 Segredos para Melhor Cuidar da Sua Relva”
E finalmente, chegámos ao último exemplo.
Este tipo de headline é o que melhor funciona para o topo do seu funil de vendas:
Acrescentar algo de valor, antes que o dinheiro troque de mãos.
Se tiver lido outros artigos, sabe que sou um defensor ferrenho da “estratégia de preeminência” e da lei da atração.
Antes de pedirmos algo, temos que dar algo em troca - e descobri que esta é de facto a melhor maneira de fazer negócio. A mais natural, e na verdade a mais fácil.
Nesta headline, como estamos a oferecer algo gratuitamente, devemos incluir esse facto imediatamente na frase.
Toda a gente gosta de receber algo de graça, portanto quererá saber mais sobre como receber.
(se essa prenda for de facto algo de valor que ajude a pessoa a resolver parte de um problema maior, criará uma ligação com essa pessoa que de outra maneira não seria possível - abrindo caminho para uma venda)
Por outro lado, as palavras “12 segredos” causam curiosidade e provoca uma sensação de exclusividade. “Se é um segredo, poucas pessoas sabem e eu estou prestes a descobrir”, pensam as pessoas.
Finalmente, a frase “melhor cuidar da sua relva” cria uma ligação ao público-alvo específico, que quererá saber como dar o melhor tratamento possível à sua relva.
Concluindo: O que Faz um Bom Headline de um Anúncio?
Vimos que as “headlines” são a parte mais importante do seu anúncio.
São estas que fazem com que as pessoas leiam o anúncio todo.
Por melhor que seja o seu produto, os benefícios, características, ou mesmo o copy que explica todas estas características…
Se não for lido, ninguém saberá sobre o seu produto, e ninguém comprará.
Para que isso não aconteça, vamos então rever o que faz as melhores headlines terem sucesso.
Note no entanto que não precisa de incluir todas estas características. Experimente combinações, inspire-se nos exemplos acima, e acima de tudo faça testes A/B:
Esta lista não é exaustiva, mas espero que ajude a começar a experimentar!
Se tiver alguma pergunta, alguma ideia ou sugestão, deixe um comentário abaixo.
Muito bom!
Qual o livro você indicaria para estudar e praticar copy?
Olá Claudinei!
Obrigado pelo seu comentário.
Exitem vários livros, mas se tivesse que escolher um seria o “How to Write a Good Advertisement” do Victor Schwab. Muito bom!
Vou procurá-lo em Português. Muito obrigado por todo o conteúdo desse blog!