Objeções.
Uma objeção é quando um cliente ou potencial cliente lhe diz "isso é muito caro" ou "tenho que ver com o meu sócio".
Parecem uma reação negativa ao que lhes estamos a propôr.
As objeções são intimidadoras para quem está a vender, e a razão para isso é que na nossa cabeça o cliente está a dizer um redondo "NÃO".
No entanto, isso é completamente falso.
O que São Objeções em Vendas?
Uma objeção é simplesmente o cliente a explicar que não percebe como aquilo que lhe está a vender vai de facto melhorar a sua vida.
O cliente está a procurar maneiras de racionalizar e justificar a compra.
Mas, como sabe, a decisão de compra de uma pessoa é sempre feita pelo lado emocional do cérebro, pelo que responder a uma objeção usando a razão e a lógica não irá funcionar.
E sim, o seu trabalho é descortinar todas as objeções LOGO de início.
Não espere ou reze que o potencial cliente não levante nenhuma objeção...
Elas existem sempre.
Faça a pergunta imediatamente na primeira interação:
"Alguma coisa o está a impedir de resolver este problema já hoje?"
Caso contrário, receberá a resposta mais comum no final:
"Vou pensar no assunto".
Esta resposta é bem pior do que um redondo "não".
Pelo menos com um "não", sabemos que o cliente escolheu um lado.
A apatia é muito difícil de resolver, uma vez que não sabemos o que vai na cabeça do cliente.
Portanto, já sabe:
As pessoas têm sempre objeções na sua cabeça antes de comprarem o que quer que seja.
O que precisam é de sentirem-se seguras, perceber que você as está de facto a ouvir.
Como Lidar com Objeções dos Clientes?
Hoje gostava então de partilhar consigo uma fórmula que pode (e deve usar) sempre que ouvir uma objeção.
A chave está em concordar.
Isso mesmo, concordar com tudo o que o cliente disser...
Mesmo que esteja errado (o que é o mais comum).
Isto porque é impossível fechar qualquer negócio se ambas as partes estiverem em desacordo.
O que nós queremos é que os nossos clientes concordem connosco...
E a maneira mais rápida de o fazer, é sermos nós próprios a concordar com eles.
Eis a fórmula:
Sente, Sentiram, Descobrimos.
Exploremos cada um:
Gestão de Objeções Passo 1: SENTE
Sempre que um cliente nos expõe uma objeção, devemos antes de mais CONCORDAR com ele.
Diga mesmo "Percebo perfeitamente como se sente".
Estamos a criar uma ligação com o cliente, e a demonstrar que estamos verdadeiramente a ouvi-lo.
Na maior parte das vezes, isso é tudo o que as pessoas precisam: serem ouvidas e compreendidas.
Resista à tentação de explicar racionalmente, como por exemplo "o meu serviço não é caro, pois X, Y, Z".
Em vez disso, vamos perceber o cliente, e vamos virar a objeção do avesso.
Gestão de Objeções Passo 2: SENTIRAM
No entanto, não nos vamos limitar a dizer que percebemos como se estão a sentir.
Vamos também explicar que OUTRAS pessoas sentiram o mesmo...
E que nós fomos capazes de as ajudar também!
Não há nada mais acalmante do que ouvir que não somos os únicos a ter essa pergunta.
Eis um exemplo:
"Muitas pessoas com quem falei sentiram o mesmo"
Quando dizemos "muitas pessoas" estamos a dizer que já passámos por isto anteriormente.
E "sentiram o mesmo" mostra que essas pessoas deixaram de o sentir porque as ajudámos.
Gestão de Objeções Passo 3: DESCOBRIMOS
Depois de mostrar que percebe o seu cliente, e de lhe explicar que outras pessoas sentiram o mesmo....
É a altura ideal de virar a objeção do avesso:
"Mas o que descobrimos foi que..."
Imagine que tem uma agência de marketing, e um potencial cliente diz-lhe:
"Não tenho budget para mais campanhas."
Você poderia responder:
"Percebo perfeitamente como se sente. Muitas pessoas com quem falei sentiram o mesmo. Mas o que descobrimos foi que podemos redirecionar budgets de outras campanhas com pior performance".
O Simples Truque para Contornar Objeções de Vendas
Sente a suavidade do processo?
O segredo está em realmente ouvir os seus clientes, perceber claramente os seus objetivos, obstáculos...
E assegurá-los que realmente estão a fazer uma decisão segura, acertada, e com baixo risco.
Agora pergunto-lhe:
Qual é a objeção que recebe mais frequentemente?
Como é que tem respondido a essa objeção?
Responda nos comentários abaixo, teria todo o gosto em ajudar na sua argumentação.
Um abraço,
Tiago "objection, your honor" Faria