Neste artigo gostava de abordar um conceito muito importante, que é vastamente ignorado pelos empresários e empreendedores de negócios online:
“Controlar o hipódromo”
Ou seja, construir um negócio que sobreviverá no longo prazo, e que seja feito nos seus próprios termos.
Nos últimos anos assistimos a centenas de casos de pessoas e empresas que perderam negócios online do dia para a noite, exatamente por não perceberem este conceito.
Mas então o que é este conceito de “controlar o hipódromo”?
A analogia foi cunhada pelo James Schramko, e significa o seguinte:
Num cenário normal, o seu negócio online é como se fosse um cavalo de corrida, que vai correr num hipódromo. Nessa corrida, existirão 9 outros cavalos que competirão consigo, o que significa que você terá 1 em 10 hipóteses de ganhar...
No entanto, se o hipódromo for propriedade sua (ou seja, se você o controlar), você ganhará sempre.
Ora, passando esta analogia para o seu negócio online, significa que:
Você Deve Controlar a Plataforma Onde Constrói o Seu Negócio Online
Se por exemplo tiver um negócio de consultoria online, e basear toda a sua atividade na sua página de Facebook ou num grupo Facebook, o seu negócio estará demasiado exposto.
O Facebook pode fechar a sua conta a qualquer altura (e demasiadas vezes sem qualquer explicação…), ou o algoritmo pode mudar de novo e reduzir ainda mais o seu alcance orgânico…
Como tal é extremamente importante encontrar maneira de construir uma comunidade numa plataforma que controla.
Outro exemplo muito popular hoje em dia é o dos influenciadores que se dedicam exclusivamente a criar o seu negócio no Instagram.
Sim, é uma plataforma que está com muito buzz, e o alcance orgânico é incrível, sendo possível criar audiências de dezenas de milhares de fãs em pouco tempo...
Mas quem sabe o que vai acontecer ao Instagram daqui a 2 ou 3 anos?
O que acontecerá a esses influenciadores que põem toda a sua energia e recursos nessa plataforma, e cujos rendimentos dependem exclusivamente da mesma…
Se de repente banirem a sua conta? Ou o algoritmo mudar como foi o caso do Facebook recentemente?
Com isto não quero dizer que o marketing nas redes sociais não é importante, ou que não funciona (muito pelo contrário…).
O ponto a que quero chegar aqui é que “pôr todos os ovos na mesma cesta” nunca é uma estratégia sustentável.
Todas essas iniciativas nas redes sociais devem ser suplementos, e você deve sempre “controlar o hipódromo”.
E qual é a melhor maneira de garantir que tem o controlo?
A Sua Base Deve Ser Sempre o Seu Website WordPress
Através do seu website (preferencialmente em WordPress, uma vez que é a única plataforma open source, ou seja, todo o conteúdo que criar será totalmente seu).
Todas as iniciativas de marketing em redes sociais devem ter sempre como objetivo final gerar tráfego para o seu site.
Se depender exclusivamente de redes sociais, estará a jogar um jogo extremamente arriscado…
Que pode ter resultados incríveis no curto prazo, mas que no longo prazo nunca saberá o que pode acontecer.
Estará a pôr toda a confiança nessas plataformas, mas não só:
Estará a colocar todo o esforço, energia, tempo e dinheiro a ajudar a construir a máquina dessas plataformas…
Em vez de estar a construir a sua própria máquina.
O esforço para construir a sua própria máquina deverá estar concentrado portanto no seu website (a sua própria plataforma, controlada por si)...
E em criar uma lista de emails (a sua própria audiência, que você controla em vez de “arrendar”).
Desta forma garantirá que controla a relação com a sua audiência de várias maneiras, podendo fazer retargeting em várias outras plataformas (Google, Facebook, etc), e continuar a relação por email quando e como quiser.
Se alguma coisa acontecer com a sua plataforma de email marketing, pode simplesmente exportar a sua lista de emails e colocar em outra plataforma.
Se alguma coisa acontecer com o seu servidor, pode simplesmente passar para outro servidor.
Ou seja, você terá sempre o controlo de tudo. Terá o “controlo total do hipódromo”.
Portanto, quando estiver a criar o seu negócio online e a criar conteúdo, pense sempre nisto:
Será que tenho o “controlo do meu hipódromo”, e que estou a aproveitar e alavancar o “hipódromo” dos outros para trazer mais pessoas para o meu?
Ou será que estou apenas a correr uma corrida num hipódromo controlado por outrém?
Tenha sempre a sua própria base própria online, que controla por completo.
Foque-se no marketing de conteúdo no seu blog e em SEO, gerando tráfego orgânico totalmente controlado por si (durante anos e anos)
Tudo o resto servirá para alimentar a sua própria máquina, sendo que o ideal será tornar a sua empresa numa empresa de meios de comunicação.
Um abraço,
-Tiago “domina a corrida” Faria