Dezembro 15

Será que Você Tem Mesmo o Controlo Sobre o Seu Negócio Online?

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Neste artigo gostava de abordar um conceito muito importante, que é vastamente ignorado pelos empresários e empreendedores de negócios online:

“Controlar o hipódromo”

Ou seja, construir um negócio que sobreviverá no longo prazo, e que seja feito nos seus próprios termos.

Nos últimos anos assistimos a centenas de casos de pessoas e empresas que perderam negócios online do dia para a noite, exatamente por não perceberem este conceito.

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Mas então o que é este conceito de “controlar o hipódromo”?

A analogia foi cunhada pelo James Schramko, e significa o seguinte:

Num cenário normal, o seu negócio online é como se fosse um cavalo de corrida, que vai correr num hipódromo. Nessa corrida, existirão 9 outros cavalos que competirão consigo, o que significa que você terá 1 em 10 hipóteses de ganhar...

No entanto, se o hipódromo for propriedade sua (ou seja, se você o controlar), você ganhará sempre.

Ora, passando esta analogia para o seu negócio online, significa que:

​Você Deve Controlar a Plataforma Onde Constrói o Seu Negócio Online

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Se por exemplo tiver um negócio de consultoria online, e basear toda a sua atividade na sua página de Facebook ou num grupo Facebook, o seu negócio estará demasiado exposto.

O Facebook pode fechar a sua conta a qualquer altura (e demasiadas vezes sem qualquer explicação…), ou o algoritmo pode mudar de novo e reduzir ainda mais o seu alcance orgânico…

Como tal é extremamente importante encontrar maneira de construir uma comunidade numa plataforma que controla.

Outro exemplo muito popular hoje em dia é o dos influenciadores que se dedicam exclusivamente a criar o seu negócio no Instagram.

Sim, é uma plataforma que está com muito buzz, e o alcance orgânico é incrível, sendo possível criar audiências de dezenas de milhares de fãs em pouco tempo...

Mas quem sabe o que vai acontecer ao Instagram daqui a 2 ou 3 anos?

O que acontecerá a esses influenciadores que põem toda a sua energia e recursos nessa plataforma, e cujos rendimentos dependem exclusivamente da mesma…

Se de repente banirem a sua conta? Ou o algoritmo mudar como foi o caso do Facebook recentemente?

Com isto não quero dizer que o marketing nas redes sociais não é importante, ou que não funciona (muito pelo contrário…).

O ponto a que quero chegar aqui é que “pôr todos os ovos na mesma cesta” nunca é uma estratégia sustentável.

Todas essas iniciativas nas redes sociais devem ser suplementos, e você deve sempre “controlar o hipódromo”.

E qual é a melhor maneira de garantir que tem o controlo?

A Sua Base Deve Ser Sempre o Seu Website WordPress

Através do seu website (preferencialmente em WordPress, uma vez que é a única plataforma open source, ou seja, todo o conteúdo que criar será totalmente seu).

Todas as iniciativas de marketing em redes sociais devem ter sempre como objetivo final gerar tráfego para o seu site.

Se depender exclusivamente de redes sociais, estará a jogar um jogo extremamente arriscado…

Que pode ter resultados incríveis no curto prazo, mas que no longo prazo nunca saberá o que pode acontecer.

Estará a pôr toda a confiança nessas plataformas, mas não só:

Estará a colocar todo o esforço, energia, tempo e dinheiro a ajudar a construir a máquina dessas plataformas…

Em vez de estar a construir a sua própria máquina.

O esforço para construir a sua própria máquina deverá estar concentrado portanto no seu website (a sua própria plataforma, controlada por si)...

E em criar uma lista de emails (a sua própria audiência, que você controla em vez de “arrendar”).

Desta forma garantirá que controla a relação com a sua audiência de várias maneiras, podendo fazer retargeting em várias outras plataformas (Google, Facebook, etc), e continuar a relação por email quando e como quiser.

Se alguma coisa acontecer com a sua plataforma de email marketing, pode simplesmente exportar a sua lista de emails e colocar em outra plataforma.

Se alguma coisa acontecer com o seu servidor, pode simplesmente passar para outro servidor.

Ou seja, você terá sempre o controlo de tudo. Terá o “controlo total do hipódromo”.

Portanto, quando estiver a criar o seu negócio online e a criar conteúdo, pense sempre nisto:

Será que tenho o “controlo do meu hipódromo”, e que estou a aproveitar e alavancar o “hipódromo” dos outros para trazer mais pessoas para o meu?

Ou será que estou apenas a correr uma corrida num hipódromo controlado por outrém?


Tenha sempre a sua própria base própria online, que controla por completo.

Foque-se no marketing de conteúdo no seu blog e em SEO, gerando tráfego orgânico totalmente controlado por si (durante anos e anos)

Tudo o resto servirá para alimentar a sua própria máquina, sendo que o ideal será tornar a sua empresa numa empresa de meios de comunicação.

Um abraço,

-Tiago “domina a corrida” Faria


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