Assim que tem o seu website e o seu funil de vendas optimizado… chega a hora de começar a angariar tráfego relevante (potenciais clientes) para começar a testar a sua oferta, crescer a sua lista de emails e a gerar vendas.
A maneira mais rápida de começar a gerar tráfego é através de publicidade paga online. Anúncios Facebook, anúncios Google, etc.
Mas o que fazer se não tiver ainda capital suficiente para investir em publicidade paga?
E mesmo que o tenha, o que fazer quando os algoritmos dessas plataformas mudarem, ou mesmo ficar com a sua conta bloqueada?
O que fazer quando a competição se tornar tão alta, que já não se torna financeiramente viável continuar a investir?
A sua empresa precisa de diversificar as fontes de tráfego, para garantir um modelo de negócio sustentável...
E por isso defendo que todos os negócios se devem tornar em empresas de meios de comunicação.
Como vê, o meu foco está sempre na criação de ativos próprios.
Ativos perenes, que são 100% propriedade sua, e que não exigem investimento monetário (apenas investimento de tempo).
Ativos que terão um tempo de vida praticamente interminável e que lhe vão gerar resultados sem a sua intervenção direta.
Esses ativos estão no marketing de conteúdo.
Qual a Importância do Marketing de Conteúdo?
Independentemente do seu nicho de mercado, o seu público-alvo está constantemente à procura de informação.
Informação útil que o ajude a ultrapassar um problema ou a alcançar um objetivo.
Estas pessoas estão dispostas a investir o seu tempo, energia e dinheiro em informação ou produtos que os ajudem.
Tendo isto em conta, concordará comigo se lhe disser que a melhor maneira de alcançar o seu público-alvo é estar presente sempre que este pesquisa por uma pergunta, um problema, ou uma solução relacionada com o seu negócio na internet.
100% destas pessoas estão proativamente a procurar as respostas que o seu conteúdo fornecerá.
Quando descobrem o seu conteúdo online, estas pessoas são o melhor tipo de cliente que você pode ter para o seu negócio.
O marketing de conteúdo é portanto a melhor maneira de captar o tipo de cliente ideal para si. O tipo de cliente que está à procura de uma solução e que tem interesse em resolver o seu problema no imediato.
Por outro lado, o marketing de conteúdo é uma forma de criar confiança com o utilizador, mostrando o valor que a sua empresa lhe pode fornecer.
Trata-se no fundo de uma maneira de “filtrar” os seus potenciais clientes e atrair aqueles que de facto estão preparados para tomar uma decisão favorável para o seu negócio.
Motores de Busca VS Redes Sociais
Apesar de as redes sociais serem um complemento importante na sua estratégia de marketing de conteúdo (principalmente para promover o conteúdo 100% controlado por si, como artigos de blog)...
Estas são imprevisíveis (como vimos na mudança recente do algoritmo do Facebook).
Para além disso têm um tempo de vida e alcance temporário nos feeds dos utilizadores.
Mesmo que tenha a sorte de criar um post que se torne viral, o seu impacto raramente é superior a 2 dias.
Como tal, não entra no nosso campo de ativos (controlados por nós, constantes e com longo tempo de vida).
Em vez disso, devemos focar a nossa atenção na criação de conteúdo que esteja presente sempre que um utilizador pesquisa activamente por um problema ou oportunidade relacionada com o nosso negócio.
Refiro-me pois a criar conteúdo para os motores de busca.
Conteúdo de qualidade, que de facto responda às dúvidas dos nossos potenciais clientes nas diferentes fases da “pirâmide de consciência”.
Dúvidas essas que estejam relacionadas com o nosso produto ou serviço, ou cuja resposta esteja na utilização dos mesmos.
Ao criarmos este tipo de conteúdo, estamos a fazer duas coisas muito importantes ao mesmo tempo:
Estamos a criar autoridade no nosso nicho de mercado (a posicionar-nos como a “única solução viável” para o problema do utilizador)...
E estamos a criar activos eternos cujos frutos mais tarde vamos colher.
Tráfego orgânico para o nosso site. Gratuito, constante, e de efeito composto.
Torne-se Numa Autoridade no Seu Nicho de Mercado
O seu público-alvo tem “fome” de informação.
Pesquisam por respostas em motores de busca em forma de texto, vídeo e áudio.
Em motores de busca como a Google, o YouTube ou em plataformas de podcast como o SoundCloud.
Você deve preparar-se para estas pessoas, e estar presente onde e quando pesquisam online.
Idealmente estar presente em cada um dos 3 formatos (veja como usar a estratégia de marketing de conteúdo de 3 pilares)...
Mas o seu foco inicial deve ser em apenas uma delas:
Motores de busca de texto, como a Google ou o Bing.
O conteúdo do seu blog é o maior ativo que pode ter, pois é onde o centro do seu negócio. É onde você tem a possibilidade de criar uma lista de emails e oferecer produtos ou serviços diretamente.
É através deste conteúdo que as pessoas vão descobrir a sua empresa, vão receber valor e vão querer entrar na sua lista de emails uma vez que o seu conteúdo está a mudar as suas vidas para melhor.
Estas são as pessoas que vão pagar pelos seus cursos, software, livros, produtos físicos ou serviços por tempo indefinido.
Tornar-se-ão em fãs incondicionais da sua marca e irão partilhar o seu conteúdo com outros!
Comprarão e recomendarão os seus produtos ou serviços porque você posicionou-se como o seu conselheiro de confiança.
Se se dedicar a 100% a criar o melhor conteúdo possível e a ajudar o seu público-alvo a ficar mais próximo dos seus objetivos, ficará cada vez menos dependente de tráfego pago.
A Mudança de Tráfego Pago para Marketing de Conteúdo
Que fique claro: a publicidade paga tem os seus benefícios.
Enquanto funciona e os números fazem sentido (custo por lead e custo por conversão), é uma ferramenta incrível para angariar leads e vendas.
Mas a longo termo, o número e a qualidade de leads que angariar através de publicidade paga será inferior às leads angariadas através de marketing de conteúdo.
O seu objetivo será fazer com que a maioria das leads venha de motores de busca o mais rapidamente possível.
Quando as pessoas entram na sua lista de emails porque descobriram o seu conteúdo, você sabe que essas pessoas fazem 100% parte do seu público-alvo.
Precisará cada vez menos de interromper os seus potenciais clientes para gerar leads. Estes virão ter consigo proativamente, fazendo com que a venda se processe de maneira natural.
Porque Comecei um Desafio 90 Dias de Content Marketing?
Este blog é o resultado de um desafio de 90 dias de marketing de conteúdo.
Decidi começar o desafio por três razões:
1) Partilhar Com o Mundo
Primeiro, porque quero partilhar todos os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo de 10 anos dedicado ao marketing digital.
Sinto que é o meu dever partilhar com o mundo, em vez de guardar apenas para mim.
Aliás, acho que é o dever de todos nós partilhar as nossas competências, conhecimentos, experiências e paixões.
É a única maneira de mudarmos o mundo, por mais pequenos que sejam os passos. E o mundo precisa da nossa contribuição.
Se guardarmos tudo para nós e não nos dedicarmos a criar valor, a ajudar os outros e a trazer novas perspectivas de vida, estamos a fazer um desfavor ao mundo e a nós mesmos.
Acredito piamente que apenas somos verdadeiramente felizes quando usamos o nosso “génio”, aquilo que nos faz singulares e aquilo que fomos feitos para dar ao mundo.
2. Tornar-me Num Criador de Conteúdo
Em segundo lugar, porque quero passar de consumidor de conteúdo para criador de conteúdo.
Nos últimos anos aprendi muito com os melhores especialistas de marketing do mundo.
Li centenas de livros e completei cursos de gurus de internet marketing como o Russell Brunson, Eban Pagan, Frank Kern, ou Gary Vaynerchuk.
Li também livros dos melhores especialistas de sempre em copywriting como Eugene Schwartz, John Caples, David Ogilvy, ou Victor Schwab.
Todo esse conteúdo foi extremamente útil e com certeza continuarei a apostar no meu desenvolvimento pessoal.
No entanto, considero que a melhor maneira de verdadeiramente aprender e dominar um tópico é a ensinar. A partilhar tudo aquilo que aprendi, misturado com aquilo que experienciei e testei nos últimos 10 anos.
Ultrapassar esta barreira de me tornar um criador de conteúdo é de facto um desafio, e como tal a única maneira de o ultrapassar é com dedicação e comprometimento diário.
3. Criar Autoridade no Nicho de Marketing Digital
Através da criação de conteúdo em massa, sempre focado na criação de valor, optimizado para os motores de busca, de forma consistente e durante um longo período de tempo…
O resultado só poderá ser um:
Tráfego orgânico para o meu website e posicionamento no mercado como “autoridade” no nicho em que estou inserido.
Pode demorar tempo, mas o segredo é consistência, paciência e dedicação.
Em que Consiste o Desafio de 90 Dias?
O primeiro passo é então escolher um “meio” de comunicação que lhe sai mais naturalmente. Texto, vídeo, ou voz.
Como disse anteriormente, recomendo começar pela palavra escrita (pelas vantagens de estar no seu website, onde pode direcionar mais facilmente os utilizadores para a sua “esfera de influência”).
Assim que tiver escolhido o meio, o seu objetivo é criar um artigo por dia, todos os dias, durante 90 dias seguidos.
Não se preocupe se pensar que não tem ideia do que vai escrever durante todo esse tempo.
Não precisa de saber todos os detalhes, ou ter um plano feito, ou de preparação.
O que importa é começar a escrever, a tomar ação.
E isso é um dos grandes benefícios que o desafio de 90 dias lhe traz.
Força-o a ser cada vez menos um consumidor de conteúdo e começar a ser um criador de conteúdo.
Para além de o forçar a crescer como criador de conteúdo.
Repare, quando por exemplo começa a fazer musculação ou a correr no ginásio custa bastante. Mas se for ao ginásio todos os dias, começa a custar menos…
Você começa a ganhar músculo e resistência.
E melhor ainda…
Começa a ser divertido!
E quando começa a ser divertido, o entusiasmado cresce e começa a ter gosto em criar conteúdo diariamente.
Quais as Vantagens do Desafio 90 Dias?
A verdade é que apesar das grandes vantagens em termos desenvolvimento pessoal, o desafio de 90 dias não é sobre si.
É sobre servir a sua audiência.
E quando chega ao ponto em que está verdadeiramente a servir uma audiência, a criar valor, e a ajudar a resolver os seus problemas mais prementes, coisas incríveis começam a acontecer.
Com 90 peças de conteúdo de qualidade e optimizadas para os motores de busca, o seu site começará a gerar tráfego orgânico gratuitamente.
Quando cria conteúdo de qualidade regularmente, a sua audiência começa a pesquisar pelo seu site nos motores de busca e a visitá-lo com mais frequência.
Assim que isso acontece, os motores de busca vão tomar nota e começam a a dar mais visibilidade ao seu site, uma vez que você se torna num parceiro para os mesmos.
Como consequência, o seu negócio começará a crescer, sem estar completamente dependente de investimento em publicidade paga
Comece Hoje o Seu Desafio 90 Dias de Marketing de Conteúdos
O que acha?
Preparado para se comprometer?
Enquanto escrevo este artigo, estou no dia 4 de 90 do meu desafio.
Não está a ser fácil.
Se você decidir começar ou se pedir a alguém da sua equipa para começar este desafio para o seu negócio, saiba que vai ser difícil.
Poucos utilizadores vão ler os seus primeiros artigos, o que é normal.
O marketing de conteúdo é um jogo de tempo, enquanto que a publicidade paga é um jogo de dinheiro.
Mas os resultados a médio/longo termo vão valer a pena e você vai sentir-se grato pelo tempo e energia investidos no início.
Comece agora o seu Desafio 90 Dias de Marketing de Conteúdo e vemo-nos do outro lado dentro de 3 meses!
Atualização: Se tiver curiosidade, veja o meu post final sobre a aventura dos 90 dias!
Deixe um comentário abaixo e diga-me quando vai começar, ou se precisa de ajuda com alguma coisa.
Um abraço,
-Tiago "1 post por dia nem sabe o bem que lhe fazia" Faria