Dezembro 29

Desafio 90 Dias de Marketing de Conteúdo: O Grande Final

0  comments

E pronto!

Chegou ao fim o meu desafio 90 dias de marketing de conteúdo.

90 dias seguidos a escrever um artigo de blog por dia, sem parar e sem desculpas.

Olhando para trás, vejo 90 peças de conteúdo de valor, que nem acredito que fui capaz de escrever.

O meu cérebro foi “esmigalhado” durante 3 meses, produzindo mais do que alguma vez produzi.

desafio 90 dias, marketing de conteúdo, desafio de marketing

Tratou-se de um processo longo, difícil, e muitas vezes doloroso (quem quer escrever um artigo durante um feriado em família?).

Mas o resultado é realmente abismal, e em vários aspetos.

Vejamos então tudo aquilo que aprendi, ganhei, e ultrapassei com o meu desafio 90 dias de marketing de conteúdo.

O Antes

desafio 90 dias, marketing de conteúdo, desafio de marketing

Antes de começar não acreditava ser possível.

Não me via como alguém que conseguisse escrever sobre um tema aprofundadamente, quanto mais fazê-lo todos os dias.

Tinha medo de não ter as habilitações, a moral, ou mesmo o direito de escrever o que quer que fosse: “mas, quem sou eu?”.

Para além de ter medo de escrever algo que não fosse novo, ou criativo o suficiente.

O medo de começar algo criativo é intrínseco ao ser humano, pelo que ultrapassar essa barreira não é algo fácil.

O medo faz parte da nossa condição, e está sempre presente.

É o medo que nos mantém vivos desde os primórdios da civilização, e como tal é algo que respeito muito.

É o que nos faz tomar a decisão de sair do mar quando as ondas estão demasiado agressivas, ou não atravessar a estrada quando está vermelho.

No entanto, o nosso medo toma proporções exageradas em contextos desnecessários, tal como no contexto da criatividade.

A criatividade é um aspeto relativamente recente na humanidade (tendo em conta que os humanos habitam a terra há 200.000 anos), ao qual o medo ainda não se habituou…

...uma vez que apela ao desconhecido, à incerteza.

E, como tal, o medo fará todos os possíveis para boicotar toda e qualquer tentativa de começar algo criativo (em forma de desculpas como “não tenho tempo”, “não sou capaz”, “ninguém vai ler”... soa familiar?).

No entanto, nos últimos anos aprendi a ter uma relação melhor com o medo em vários aspetos da minha vida.

Não um “chega para lá”, mas uma aceitação da sua existência.

Sei que o medo está sempre lá, e respeito-o, mas não permito que tome decisões por mim.

Em vez disso, convido-o a participar nas minhas tarefas, como um sujeito passivo.

E foi com esta atitude que comecei o desafio 90 dias, sabendo que o mais difícil é de facto ultrapassar a barreira da incerteza e começar.

​A Transformação

desafio 90 dias, marketing de conteúdo, desafio de marketing

Assim que comecei a escrever os primeiros artigos, comecei a ganhar o ritmo.

Cada artigo que escrevia dava-me ideias para novos artigos, aumentando o entusiasmo e a motivação para escrever mais.

A falta de ideias nunca foi um problema para mim, uma vez que tinha muita coisa para falar, e sempre iam surgindo tópicos novos (problemas que resolvia no dia-a-dia, sugestões ou perguntas de outras pessoas, etc).

Aos poucos, fui encontrando o meu estilo de escrita, sempre ajustando on-the-go.

Como a minha preocupação principal durante os 90 dias era de facto criar conteúdo como nunca, os outros aspectos tornaram-se secundários (design, organização, etc), optimizando o meu tempo e não desviando o foco.

Na verdade, essa foi a grande transformação que o desafio causou em mim:

De Consumidor de Conteúdo a Produtor de Conteúdo

Depois de mais de 30 anos a consumir conteúdo, a passagem a produtor de conteúdo só poderia ser alcançada com um desafio como este.

Ter um objetivo específico de criar 90 artigos em 90 dias, mantendo-me responsabilizado, e a motivação de não me desapontar a mim mesmo, foi de facto um tratamento de choque.

(para além da motivação de não desapontar os outros, uma vez que tornei público que ia começar o desafio - dica!)

O medo de criar está agora totalmente ultrapassado, e estes 90 dias foram de facto uma experiência incrível.

O processo de sintetizar as minhas ideias, experiências e aprendizagens, e exprimi-las em formato de texto é realmente algo único, que mais nenhum outro método permite.

Esquematizar e Processar Melhor as Minhas Ideias

O facto de ter que organizar as minhas ideias de forma lógica, legível e (espero eu) interessante, ajudou-me a obter ainda mais claridade sobre todos os conceitos que defendo.

Na verdade, este processo permitiu-me aprender ainda mais sobre cada um dos tópicos, obrigando-me a pensar e repensar conceitos, a explorar melhor cada ideia, e a experimentar diferentes abordagens.

De novo, isto seria inalcançável se simplesmente tivesse a consumir conteúdo.

Pôr as nossas ideias em papel (neste caso em ecrã) realmente tem uma força inexplicável, materializando de certa forma aquilo que habita na nossa mente, e tornando tudo muito mais claro.

Posicionar-me como uma autoridade

Com 90 artigos escritos num curto espaço de tempo, saltei uns patamares e ultrapassei muitos blogs em termos de quantidade e qualidade.

Todos os artigos foram pensados ao pormenor, tentei acrescentar valor em cada um (mesmo nos artigos mais curtos), e a todos foi feita uma análise de palavras-chave profunda.

Neste momento, quem visitar o meu blog verá uma variedade de artigos relacionados com o marketing digital, e verá qual o tópico abrangente: dar antes de pedir através de conteúdo e relacionamento.

Apesar de não ser suficiente, este facto permite começar a criar autoridade no mercado, e posicionar-me como um “expert” em tudo relacionado com o tópico abrangente.

​Tráfego Orgânico

Por outro lado, com criação de conteúdo constante e de qualidade, estou a posicionar-me também como um parceiro dos motores de busca.

Ao responder às perguntas mais prementes dos utilizadores dos motores de busca, estou a contribuir para o seu sucesso, uma vez que as pessoas voltarão para fazer novas pesquisas.

Como tal, aos poucos começo a ser recompensado com rankings mais altos nos resultados de pesquisa.

No entanto, o jogo de SEO é um jogo de longo termo, e o trabalho não acaba por aqui.

Apesar de ter criado conteúdo de qualidade em massa, 3 meses não é suficiente para começar a ter tráfego orgânico considerável.

Nos próximos meses continuarei o trabalho (mais à frente falarei sobre os próximos passos).

Os Obstáculos

desafio 90 dias, marketing de conteúdo, desafio de marketing

Obviamente que nem tudo foram rosas durante estes 90 dias.

3 meses de criação de conteúdo diário é um grande compromisso, sendo que pode sempre aparecer qualquer coisa na vida pessoal ou profissional.

Como disse, encontrar ideias novas para criar conteúdo nunca foi um problema para mim…

Mas ao início demorava entre 4 ou 5 horas por dia para escrever um artigo (pesquisa de palavras-chave, criação do artigo, edição do artigo, partilha em redes sociais).

Até apanhar o ritmo, e encontrar um padrão de escrita, foi de facto complicado manter o calendário.

Entre vida familiar, amigos, ginásio, entretenimento e vida profissional…

Parece sempre uma tarefa hérculea.

No entanto, outro grande benefício do desafio é o facto de descobrirmos que é possível sempre encontrar tempo.

É tudo uma questão de prioridades, e quando nos comprometemos a fazer algo que nos irá beneficiar no longo termo, é sempre possível arranjar forma de conciliar tudo.

O período mais complicado de conciliar foi de facto o período de natal.

Como precaução, escrevi antecipadamente 3 artigos curtos antes das férias, sabendo que seria impossível arranjar tempo durante esses dias em família...

...mantendo dessa forma o calendário em dia (apesar de os ter publicado de uma só vez depois de voltar a casa).

Para além disso, depois do primeiro mês, em vez de precisar de 4 ou 5 horas, comecei a precisar de apenas 2 ou 3 horas por artigo…

Outro dos grandes benefícios do desafio 90 dias!

A repetição, persistência, e aprendizagem através dos erros torna-nos cada vez melhores e mais eficientes… num curto espaço de tempo!

Os ​Próximos Passos

desafio 90 dias, marketing de conteúdo, desafio de marketing

Como próximos passos, a prioridade agora é rever todos os artigos.

Ao serem escritos muito depressa e sob pressão de tempo, haverá sempre qualquer coisa a melhorar em termos de conteúdo, estrutura e design.

Para além disso, a rede de links internos não foi cuidada, pelo que será uma das grandes prioridades (dando “sumo de SEO” aos artigos mais importantes).

Por outro lado, irei dedicar algum tempo a fazer “outreach” na tentativa de obter mais links externos (backlinks), mas sem cometer loucuras…

Irei sempre abordar o link building como criação de valor primeiro, investigando blogs de marketing digital, e criando relações antes de pedir algo.

E, como não podia deixar de ser, irei começar a trabalhar na minha lista de emails.

Se leu outros artigos no meu blog, deverá ter percebido que sou um defensor acérrimo do email marketing, pelo que seria impensável não me dedicar a isso.

Só não o fiz durante os 90 dias, uma vez que me quis focar exclusivamente na criação de conteúdo para o blog. O tempo já era limitado, pelo que acrescentar mais uma tarefa faria tudo muito mais complicado.

E finalmente, não irei para por aqui.

O meu objetivo será manter o ritmo de 3 artigos por semana (obviamente que é difícil manter o ritmo diário). É essencial continuar a ser visto como um verdadeiro parceiro dos motores de busca, e como uma autoridade no nicho.

Portanto, como vê, estou apenas no início.

E você? Quando vai começar o seu desafio 90 dias de marketing de conteúdo?

Um grande abraço,

-Tiago “consegui!” Faria


Tags


You may also like

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Get in touch

Name*
Email*
Message
0 of 350
>