Double Opt-in: Saiba Porque é Desnecessário e Até Prejudicial
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Double Opt-in: Saiba Porque é Desnecessário e Até Prejudicial

Neste artigo vou mostrar-lhe por que razão o “double opt-in” não é a melhor solução para o seu website.

Como sabe, crescer uma lista de emails é um passo crítico para o crescimento do seu negócio…

Já deve ter ouvido a expressão “o dinheiro está na lista”.

E essa expressão não foge muito da verdade.

No entanto, o dinheiro não está exatamente no número de contatos que você angaria na sua lista…

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O dinheiro está na relação que cria com as pessoas da sua lista, e na maneira como faz com que conheçam, gostem e confiem na sua empresa…

Através de autoresponders que introduzam a sua marca a novos clientes, e de newsletters diárias que fomentem a relação de forma consistente e a longo termo…

Fazendo com que a venda aconteça com naturalidade, criando clientes para a vida.

Mas para conseguir criar uma lista de emails e criar uma relação com os seus potenciais clientes através do email…

Precisa de um mecanismo para angariar contactos de email.

Este mecanismo pode ser em dois formatos:

1) Através de landing pages especificamente criadas para geração de leads (através de “lead magnets”), e que servem como página de destino de anúncios publicitários (ou seja, tráfego pago)

2) Através de formulários de opt-in que convidem os leitores do conteúdo do seu site a fornecer o seu email em troca de um “lead magnet” (conteúdo de valor, que de facto ajude os potenciais clientes)

Nota: Não recomendo que apenas use o tradicional “Subscreva a Nossa Newsletter”.


Por si só, não fornece um incentivo suficientemente convincente para que o utilizador lhe dê algo tão valioso como o seu contacto de email.


Lembre-se da troca de valor: dê algo valioso antes de pedir em todos os aspectos do seu negócio. Vai ver a diferença que faz!

Em ambos os casos, depois do visitante inserir o seu contacto de email, temos duas opções para dar seguimento:

1) Single Opt-in: Onde o utilizador não precisa de fazer mais nada para começar a receber os seus emails

2) Double Opt-in: Onde o utilizador precisa de confirmar de novo (através de um link enviado para o seu email) que realmente quer receber emails da sua empresa

Ora é nesta última que me vou focar neste artigo, uma vez que tem sido um tema muito falado ultimamente a propósito do RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), e tem havido muita confusão.

Comecemos por esse assunto.

Aviso: Não sou advogado e este artigo não contém qualquer aconselhamento jurídico. Aconselhe-se sempre com o seu advogado para tomar as melhores decisões em função do regulamento.

Double Opt-in e o RGPD

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Muito do que se lê por aí sugere que para estar de acordo com o RGPD, o seu formulário opt-in precisa de incluir “checkboxes” e passos extra como “double opt-in” e outros.

Na verdade, o RGPD não tem a ver exclusivamente com o email marketing.

Trata-se sim da maneira como os dados pessoais são tratados, e o email marketing é uma das “plataformas” que usa esses dados.

Os principais direitos dos cidadãos da União Europeia que como marketers devemos respeitar são os seguintes:

1. Os cidadãos têm o direito de saber o que vai acontecer com os seus dados pessoais antes de os submeter, e esses dados só devem ser usados se tiverem dado consentimento

2. Têm o direito de saber que dados estão a ser recolhidos, por que razão estão a ser colhidos e como estão a ser usados

3. Têm o direito de alterar ou atualizar os dados recolhidos

4. Têm o direito de remover os seus dados pessoais por completo

No contexto do email marketing isto significa que:

- Devemos informar os utilizadores sobre o que vamos fazer com o seu email antes de subscreverem, e obter o seu consentimento

- Mostrar claramente que dados pessoais recolhemos sobre si

- Dar a hipótese aos utilizadores de modificarem os seus dados (cancelar a subscrição, ou mudar o endereço de email)

- Remover todos os dados pessoais no caso de assim o desejarem

Agora, analisemos o que é de facto o “double-opt-in” neste contexto.

O double opt-in trata-se apenas de um email adicional enviado imediatamente após o utilizador ter submetido o seu endereço de email.

Normalmente estes emails mencionam “por favor confirme a sua subscrição”, sem indicar quaisquer dados adicionais.

Ora, este passo não garante que está a seguir nenhum dos direitos acima referidos…

Não está a informar o que vai acontecer após a subscrição…

Está apenas a adicionar um passo extra desnecessário (o que poderá ter um impacto negativo nas suas taxas de conversão como veremos mais à frente)...

E não está a acrescentar qualquer valor aos seus visitantes.

A alternativa ideal será a combinação de dois factores:

1) Um formulário de opt-in claro, que acrescente valor ao utilizador, e que seja 100% transparente:

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Repare no exemplo acima.

O título acrescenta valor ao utilizador: sabe que em troca do seu email, irá receber um PDF gratuito que o ajudará a resolver um problema que é do seu interesse.

O texto é completamente transparente em relação ao que vai acontecer logo após o opt-in: irá subscrever a uma newsletter e receber novidades e dicas sobre o tópico do seu interesse.

E por fim, o utilizador tem também a hipótese de ver exatamente como os seus dados serão tratados, clicando no link para os termos e condições ou a política de privacidade.

Ou seja, simplicidade, transparência total e consentimento obtido imediatamente no formulário.

​2) Um email de boas vindas a indicar tudo o que vai acontecer, a criar valor, e a aumentar a confiança na sua marca:

Assim que o utilizador subscreve, o primeiro email que deve receber é o de boas vindas (imediatamente após a subscrição).

Neste email deve antes de mais entregar o “lead magnet” gratuito pelo qual submeteram o seu email.

Deve também aproveitar a oportunidade para criar mais confiança, indicando como pode cancelar a subscrição a qualquer altura e como o fazer.

Por outro lado, é boa prática explicar o que irá acontecer nos próximos tempos…

Que tipos de emails pode esperar receber e qual a periodicidade.

Sempre no espírito de acrescentar valor e manter o subscritor interessado e entusiasmado pelo que aí vem.

Porque Razão Não Recomendo o Double Opt-in

A principal razão prende-se com o facto de o opt-in criar um obstáculo adicional aos seus potenciais clientes.

Como refiro várias vezes neste blog, a atenção das pessoas é um recurso escasso…

Em vias de extinção.

A nova moeda do negócio é de facto a “atenção”.

Quando a pessoa insere o seu email, se a próxima página que vê tem uma mensagem como:

“Ainda não acabou! Vá à sua caixa de correio e confirme a sua subscrição”

O primeiro instinto é fechar a janela e distrair-se com outra coisa.

As pessoas não gostam de trabalho extra.

O seu objetivo tem que ser o de remover todo o atrito possível.

Remover obstáculos desnecessários…

E fazer os possíveis e imagináveis para manter essa atenção tão preciosa.

Se seguir o template de formulário acima demonstrado…

Basta simplesmente enviar o “lead magnet” imediatamente…

E enquanto a pessoa espera, aproveitar a página seguinte ao opt-in para manter a pessoa no seu site.

Mostre mais conteúdo ou ofereça um produto com desconto considerável que esteja relacionado com o tópico de interesse do cliente.

Não perca potenciais clientes.

Aproveite a atenção, e garanta que pode dar seguimento à relação com todos os subscritores por email.

No entanto…

Se realmente achar que precisa de fazer double opt-in…

Ou se por exemplo o seu serviço de email só lhe der essa opção ao início (como por exemplo o Aweber)...

Vejamos o que pode fazer para melhorar as coisas.

​Exemplo de Email Double Opt-In de Qualidade

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Repare no que o Ramit Sethi fez aqui.

Dá uma explicação plausível e lógica sobre a razão pela qual pede que o utilizador confirme de novo a sua subscrição.

Acrescenta também confiança ao reforçar que a subscrição é completamente gratuita e que é lida por centenas de milhares de pessoas.

Dá uma indicação da periodicidade e frequência dos seus emails.

E para além do mais relembra que se o subscritor por qualquer razão quiser deixar de receber os emails, pode cancelar a subscrição a qualquer altura…

Indicando exatamente como o fazer.

Por fim, relembra a razão pela qual o utilizador inseriu o seu email: para obter o “lead magnet” gratuito…

E que está apenas à distância de um clique (o link de confirmação de subscrição).

No entanto, nem tudo são rosas na estratégia do Ramit Sethi.

Repare na página que é apresentada ao utilizador, após inserir o seu email pela primeira vez:

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Na minha opinião, esta página não acrescenta qualquer valor.

Dá uma ordem específica ao utilizador (“Vá à sua caixa de correio e clique no link de confirmação”), mas como referi acima, as pessoas não gostam de ter trabalho extra.

Quando estão a navegar na internet, querem que tudo seja rápido e simples

E querem que seja útil para si mesmas.

Por isso, esta página seria a oportunidade ideal para ajudar ainda mais o utilizador a resolver os seus problemas ou a atingir os seus objetivos…

Através de um produto pago com desconto considerável.

A maioria não estará pronta para comprar algo nesta fase…

Mas existe sempre uma fatia de utilizadores que toma decisões por impulso.

Se lhe for apresentada uma solução que de facto os ajude, e se lhe forem dadas razões suficientes para comprar, irá comprar.

Isto faz parte de uma estratégia de funil de vendas.

Vejo o vídeo abaixo se estiver interessado em saber mais sobre o que é um funil de vendas online e como pode ajudar o seu negócio:

O que acha?

É fã do double opt-in? Se sim, qual a razão específica para o usar?

Gostava muito de saber a sua opinião!

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

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