Quer esteja a começar o seu negócio online, quer já tenha um negócio criado e queira começar a escalar, é importante conhecer os estágios do seu funil de vendas.
Um funil de vendas de qualidade acompanha os seus potenciais clientes na sua jornada até à decisão de compra final...
Preparando-o passo-a-passo para o próximo estágio, sempre respeitando as suas necessidades e desejos a cada momento...
Enquanto vai instalando as convicções necessárias à conversão final.
Vejamos então os 4 estágios de um funil de vendas:
Consciência
O estágio do topo do funil está relacionado com o nível de consciência do potencial cliente.
Nesta fase as pessoas ainda não conhecem a sua empresa, e o objetivo aqui é fazer com que encontrem o seu conteúdo.
O seu conteúdo pode ser distribuído de duas formas:
Anúncios de publicidade paga ou através do Marketing de Conteúdo.
A publicidade paga é normalmente associada ao marketing de "interrupção" (interrompe uma atividade dos utilizadores e tenta passar a sua mensagem de forma persuasiva).
Enquanto que o marketing de conteúdo serve para responder a dúvidas que o seu público-alvo possa ter relacionadas com o seu negócio.
A maneira mais rápida de criar "consciência" na mente da sua audiência é de facto através da publicidade paga...
Mas através do marketing de conteúdo você pode criar "ativos" para a vida, que lhe trarão tráfego durante largos anos de forma gratuita...
Para além de influenciar o seu público-alvo de forma muito mais eficaz, uma vez que este está proativamente à procura de soluções.
Interesse
O próximo estágio é onde você vai começar a criar interesse naquilo que tem para oferecer.
E num funil de vendas online, esta fase acontece quando um utilizador faz opt-in na sua lista de emails.
Para captar o interesse do seu público-alvo, deverá criar "lead magnets", ou seja, oferecer algo de valor (que realmente resolva um problema ou aproxime de um objetivo)...
Por troca do seu contacto de email.
E com esta ação, o utilizador está a expressar interesse naquilo que tem para oferecer, entrando no seu funil de vendas...
A partir daí, o seu trabalho será criar desejo na sua oferta.
Desejo
Neste passo, é importante dar ainda mais informação relevante e valiosa para a sua audiência.
Precisa de fazer com que esta conheça, goste e confie na sua empresa.
Se o fizer, começará a criar desejo na sua marca.
A reação das pessoas deverá ser: "Wow. Gosto mesmo do que esta empresa tem para me dizer. Quero saber mais para atingir esse objetivo!".
Num funil de vendas online, esta fase corresponde à "oferta especial limitada", onde você apresenta um produto ou serviço com um desconto considerável...
Que irá um passo mais além na resolução do problema do seu público-alvo.
Uma percentagem das pessoas que entram no seu funil já terão desejo naquilo que tem para oferecer...
Dar imediatamente a oportunidade de comprar rapidamente é uma maneira fantástica de recuperar o seu investimento publicitário.
O que lhe permite investir ainda mais no estágio de "consciência" acima referido, trazendo mais potenciais clientes para o seu funil.
Assim que leva a sua audiência do estágio de consciência para o de desejo, a sua sequência de emails é uma parte crítica no sucesso do seu funil.
Depois de fazerem opt-in, dê ainda mais conteúdo!
Continue a fazer a diferença, a dar mais do que pede...
Aumentando a confiança na sua marca e preparando para a venda.
Lembre-se que o timing de venda não é igual para todas as pessoas...
O importante é continuar on top of mind e a partilhar conteúdo que realmente ajude a sua audiência.
Eventualmente o timing certo aparecerá, e como você vai estar constantemente na caixa de correio do seu público-alvo...
Será uma questão de tempo até a venda acontecer de forma natural.
Ação
Mais cedo ou mais tarde você terá que incentivar a sua audiência a tomar uma ação específica (call-to-action).
Mas nunca sem dar razões específicas para o fazer!
Terá sempre que explicar o que o seu produto faz, a solução que fornece, quanto custa, e transmitir segurança (garantia e testemunhos)-
No entanto, o segredo para o sucesso deste último estágio está nos estágios anteriores do funil...
Onde você fez com que o cliente conhecesse a sua empresa, gostasse daquilo que tem para oferecer, e confiasse na sua marca.
Com esse trabalho bem feito, a compra será uma mera cortesia.
E pronto.
Com isto os estágios de um funil de vendas estão cobertos.
Faça isto corretamente e o sucesso do seu negócio estará mais perto.