Outubro 21

Os 4 Estágios do Funil de Vendas

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Quer esteja a começar o seu negócio online, quer já tenha um negócio criado e queira começar a escalar, é importante conhecer os estágios do seu funil de vendas.

Um funil de vendas de qualidade acompanha os seus potenciais clientes na sua jornada até à decisão de compra final...

Preparando-o passo-a-passo para o próximo estágio, sempre respeitando as suas necessidades e desejos a cada momento...

Enquanto vai instalando as convicções necessárias à conversão final.

Vejamos então os 4 estágios de um funil de vendas:

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Consciência

O estágio do topo do funil está relacionado com o nível de consciência do potencial cliente.

Nesta fase as pessoas ainda não conhecem a sua empresa, e o objetivo aqui é fazer com que encontrem o seu conteúdo.

O seu conteúdo pode ser distribuído de duas formas:

Anúncios de publicidade paga ou através do Marketing de Conteúdo.

A publicidade paga é normalmente associada ao marketing de "interrupção" (interrompe uma atividade dos utilizadores e tenta passar a sua mensagem de forma persuasiva).

Enquanto que o marketing de conteúdo serve para responder a dúvidas que o seu público-alvo possa ter relacionadas com o seu negócio.

A maneira mais rápida de criar "consciência" na mente da sua audiência é de facto através da publicidade paga...

Mas através do marketing de conteúdo você pode criar "ativos" para a vida, que lhe trarão tráfego durante largos anos de forma gratuita...

Para além de influenciar o seu público-alvo de forma muito mais eficaz, uma vez que este está proativamente à procura de soluções.

Interesse

O próximo estágio é onde você vai começar a criar interesse naquilo que tem para oferecer.

E num funil de vendas online, esta fase acontece quando um utilizador faz opt-in na sua lista de emails.

Para captar o interesse do seu público-alvo, deverá criar "lead magnets", ou seja, oferecer algo de valor (que realmente resolva um problema ou aproxime de um objetivo)...

Por troca do seu contacto de email.

E com esta ação, o utilizador está a expressar interesse naquilo que tem para oferecer, entrando no seu funil de vendas...

A partir daí, o seu trabalho será criar desejo na sua oferta.

Desejo

Neste passo, é importante dar ainda mais informação relevante e valiosa para a sua audiência.

Precisa de fazer com que esta conheça, goste e confie na sua empresa.

Se o fizer, começará a criar desejo na sua marca.

A reação das pessoas deverá ser: "Wow. Gosto mesmo do que esta empresa tem para me dizer. Quero saber mais para atingir esse objetivo!".

Num funil de vendas online, esta fase corresponde à "oferta especial limitada", onde você apresenta um produto ou serviço com um desconto considerável...

Que irá um passo mais além na resolução do problema do seu público-alvo.

Uma percentagem das pessoas que entram no seu funil já terão desejo naquilo que tem para oferecer...

Dar imediatamente a oportunidade de comprar rapidamente é uma maneira fantástica de recuperar o seu investimento publicitário.

O que lhe permite investir ainda mais no estágio de "consciência" acima referido, trazendo mais potenciais clientes para o seu funil.

Assim que leva a sua audiência do estágio de consciência para o de desejo, a sua sequência de emails é uma parte crítica no sucesso do seu funil.

Depois de fazerem opt-in, dê ainda mais conteúdo! 

Continue a fazer a diferença, a dar mais do que pede...

Aumentando a confiança na sua marca e preparando para a venda.

Lembre-se que o timing de venda não é igual para todas as pessoas...

O importante é continuar on top of mind e a partilhar conteúdo que realmente ajude a sua audiência.

Eventualmente o timing certo aparecerá, e como você vai estar constantemente na caixa de correio do seu público-alvo...

Será uma questão de tempo até a venda acontecer de forma natural.

Ação

Mais cedo ou mais tarde você terá que incentivar a sua audiência a tomar uma ação específica (call-to-action).

Mas nunca sem dar razões específicas para o fazer!

Terá sempre que explicar o que o seu produto faz, a solução que fornece, quanto custa, e transmitir segurança (garantia e testemunhos)-

No entanto, o segredo para o sucesso deste último estágio está nos estágios anteriores do funil...

Onde você fez com que o cliente conhecesse a sua empresa, gostasse daquilo que tem para oferecer, e confiasse na sua marca.

Com esse trabalho bem feito, a compra será uma mera cortesia.

E pronto.

Com isto os estágios de um funil de vendas estão cobertos.

Faça isto corretamente e o sucesso do seu negócio estará mais perto.


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