Dezembro 17

A Estratégia de Conteúdo em Redes Sociais do Gary Vaynerchuk Revelada

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O Gary Vaynerchuk é um dos (senão o maior) maiores especialistas em marketing nas redes sociais no mundo.

Muito mais do que um teórico, o Gary Vee (a sua marca pessoal) pratica aquilo que diz como ninguém.

Para ele, a produção de conteúdo de valor e distribuição em redes sociais não é um complemento para o negócio…

É o negócio.

Tornar-se numa empresa de meios de comunicação é hoje em dia algo essencial para se diferenciar e captar a atenção das pessoas.

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Lembre-se: a redes sociais, pelo que para obter a atenção do seu público-alvo não basta usar o marketing como complemento à sua estratégia de comunicação…

A sua empresa é que se deve tornar num meio de comunicação por si mesma, onde pessoas interessadas pelo seu conteúdo congregarão…

Em vez de estar apenas a “alugar” espaço de atenção em plataformas com conteúdo produzido por outros.

Como tal, não basta ter apenas uma página no Facebook com algumas novidades ou links, ou mesmo Facebook Ads (que ainda compensa, mas em breve tornar-se-á insustentável para pequenas empresas).

Você precisa de produzir conteúdo original como ninguém, estar presente em todas as redes sociais onde o seu público-alvo congrega, e atrair-lo para as suas próprias plataformas controladas por si (mais à frente falaremos sobre isto).

Isto, caro leitor, é algo que a sua concorrência jamais conseguirá imitar. 

Funcionalidades, benefícios de produtos/serviços são fáceis de imitar…

Mas a sua marca e a sua autoridade no mercado não.

Dominar a criação e distribuição de conteúdo para a sua marca nas redes sociais é um processo difícil e longo…

Mas se olharmos para a estratégia do Gary Vee, é possível replicar o modelo e ajustar para as nossas características e recursos.

O Gary Vee tem atualmente uma equipa de “apenas” 20 pessoas, unicamente dedicada à produção e distribuição de conteúdo da sua marca.

E se o próprio Gary admite que não produz conteúdo suficiente para o potencial que existe no mercado… imagine o potencial para si!

Vejamos então a estratégia de conteúdo do Gary Vee, como adaptar para o seu negócio, e no final mostrarei aquilo que na minha opinião falta na sua estratégia.

A Estratégia de Conteúdo em Redes Sociais do Gary Vee

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O seu modelo é baseado em 3 passos:

1) Documentar Conteúdo Principal

2) Reaproveitar para Micro-Conteúdo

3) Distribuição em Redes Sociais

O Gary Vee começa por uma peça de conteúdo principal de formato longo. No seu caso, conteúdo em vídeo (do seu dia-a-dia “DailyVee”, de palestras ou conferências, ou de entrevistas “AskGaryVee”).

Depois, reaproveita partes desses vídeo para criar 30 peças de micro-conteúdo (imagens, citações, stories, gifs, etc), que são personalizadas para cada uma das plataformas usadas para distribuição.

Documentar o Conteúdo Principal

O conteúdo principal é um vídeo ou áudio em formato de longa duração, do qual todo o restante conteúdo deriva.

Este conteúdo inclui vídeos e áudios do seu vlog “DailyVee”, o seu programa de pergunta e resposta “AskGaryVee”, reuniões com influenciadores e empreendedores, colaborações, entrevistas, palestras, etc.

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Reaproveitar para Micro-Conteúdo

O micro-conteúdo são basicamente peças de conteúdo de curta duração em formato de memes, imagens, citações, stories, ou vídeos de poucos segundos.

Depois de criar o conteúdo principal, o Gary reaproveita os melhores momentos e cria dezenas de peças de micro-conteúdo para as redes sociais.

A sua equipa de conteúdo revê os vídeos de longa duração e procura por momentos que transmitam mensagens importantes para a sua audiência, transformando-os em vídeos de curta duração ou imagens.

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E ao mesmo tempo cria micro-artigos escritos para serem distribuídos em plataformas vocacionadas para texto.

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Veja no vídeo abaixo como o Gary produz estas peças de micro-conteúdo com a sua equipa. O processo é fascinante:

Distribuição do Conteúdo Principal e Micro-Conteúdo nas Redes Sociais

Assim que o conteúdo principal e micro-conteúdo estão criados e editados, são distribuídos em todas as plataformas de redes sociais.

O conteúdo principal de longa duração então é distribuído no Facebook, Podcast, YouTube e IGTV.

O micro-conteúdo em formato vídeo e imagem é distribuído no Facebook, Instagram, LinkedIn, Snapchat e Twitter…

Enquanto que o micro-conteúdo escrito é distribuído no Quora, Medium, Blog, e LinkedIn.

Todas estas peças de conteúdo são lançadas à mesma hora, todos os dias (ao meio-dia (zona de tempo oriental ET)...

Sendo que o conteúdo principal sai às 12:00h em ponto, e o micro-conteúdo às 12:01h (estranho, eu sei. Mas que funciona, funciona!).

O Ingrediente Secreto: Feedback da Comunidade

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Depois de distribuir o conteúdo principal e o micro-conteúdo, o Gary Vee faz aquilo que o diferencia de todos os outros:

Observa a sua audiência como ninguém.

(na verdade, ele próprio diz que de todas as suas aptidões, a capacidade de detectar padrões de comportamento e observar audiências é aquilo que o levou ao nível que atingiu)

Ao verdadeiramente auscultar a sua audiência e as reações ao seu conteúdo, permite-lhe perceber que peças de conteúdo ou que momentos a sua audiência se identifica mais.

A equipa do Gary Vee analisa todos os comentários possíveis à procura de reações a momentos específicos dos vídeos.

Na verdade, a equipa incentiva a audiência a comentar e a citar o momento exato do vídeo (ao minuto) que mais gostou…

Facilitando ainda mais a descoberta de insights sobre a sua audiência.

Com estes dados, o Gary Vee cria mais micro-conteúdo sobre as secções que a audiência mais gostou, e redistribui em todas as redes sociais.

A Máquina de Produção de Conteúdo em Escala

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Como vê, o Gary Vee começa sempre por apenas uma peça principal de conteúdo de longa duração:

Um vídeo.

Ou seja, dedica-se exclusivamente a transmitir os seus conhecimentos e a documentar o seu dia-a-dia de trabalho.

Tem sempre um assistente a gravar quase todos os passos do seu dia, criando constantemente material para conteúdo.

Tudo aquilo que faz durante o dia de trabalho é documentado, incluindo reuniões (que não contenham informação confidencial e sejam relevantes para a audiência), visitas de clientes, visitas de influenciadores, palestras, etc…

E ao mesmo tempo, dedica um tempo para a produção de conteúdo original, como o seu programa “AskGaryVee”, onde entrevista celebridades e responde a perguntas da sua audiência ao vivo.

Todo esse material captado é então aproveitado para criar peças de conteúdo principais (vídeo e áudio em formato longo)...

Reaproveitando depois para criar micro-conteúdo.

Com isto, o Gary Vee garante que está presente em todas as plataformas possíveis, em todos os formatos possíveis (vídeo, áudio, texto), todos os dias e várias vezes ao dia.

O resultado é uma exposição brutal, um crescimento exponencial da sua base de fãs…

E um domínio total sobre a concorrência.

Uma vez que o Gary Vee se tornou numa empresa de meios de comunicação, onde uma audiência gigantesca congrega…

Sempre que quer vender um produto, basta enviar um post para a sua audiência, dependendo muito menos de publicidade online (apesar de também usar a publicidade online, aproveitando as plataformas que ainda estão desvalorizadas como o Facebook e Instagram).

Como pode Adaptar a Estratégia de Conteúdo do Gary Vee para o Seu Negócio

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Obviamente que nem todas as empresas podem ter 20 pessoas exclusivamente dedicadas à produção de conteúdo (apesar de na minha opinião isto ser uma prioridade para qualquer empresa moderna).

Mas o princípio desta estratégia é na verdade bastante simples de seguir e escalar!

No artigo “a sua empresa ainda não é uma empresa de meios de comunicação?” abordo a estratégia de marketing de conteúdo de 3 pilares…

Onde você pode começar por uma peça de conteúdo principal em qualquer um dos 3 formatos (vídeo, áudio, ou texto).

E como arranjar conteúdo em escala, pergunta o leitor?

Simples.

Pense no seu dia-a-dia ou no dia-a-dia dos seus colegas.

Não precisa de estar constantemente a criar conteúdo original.

Pode simplesmente documentar partes do seu dia de trabalho que sejam relevantes para a sua audiência, como reuniões ou visitas a clientes, palestras, workshops, ou simplesmente o trabalho no seu escritório!

Por outro lado, pode facilmente criar conteúdo original através de entrevistas a clientes ou parceiros, recolha de testemunhos, ou simplesmente partilhando o seu conhecimento sobre o seu nicho de mercado.

Com esta abordagem, poderia criar com alguma facilidade 3 peças de conteúdo principais em 3 formatos diferentes, satisfazendo tanto as pessoas que preferem ler, ouvir, ou ver conteúdo online.

Com base neste conteúdo principal, poderia então criar peças de micro-conteúdo nas redes sociais que a sua audiência utiliza mais, partilhando momentos dos seus vídeos que sejam particularmente apelativos ou interessantes em vídeos curtos, imagens, ou citações.

E depois, já sabe. Auscultando a sua audiência, perceberá o que funciona melhor…

Podendo depois criar conteúdo cada vez mais relevante, aumentando todos os dados de interação/engagement, e tornando-se cada vez melhor na produção de conteúdo!

Win-win-win.

O que Eu Mudaria na Estratégia do
Gary Vee

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Quem sou eu para mudar o que quer que seja na estratégia de conteúdo de um mestre como o Gary Vee?

Bom, tendo em conta a dimensão e notoriedade que atingiu, provavelmente não mudaria nada.

No entanto, ao adaptar esta estratégia para pequenas e médias empresas, mudaria três coisas:

1) Tornar o Conteúdo em Texto Numa Peça de Conteúdo Principal

No seu conteúdo principal, o Gary Vee exclui por completo o formato texto, baseando-se exclusivamente no vídeo e áudio.

O texto aparece apenas como micro-conteúdo, reaproveitando apenas pequenas partes do seu conteúdo principal.

Na minha opinião, a criação de conteúdo para o seu blog é um dos ativos mais importantes que existem, pelo que deve ser um dos pilares principais.

Criar artigos optimizados para palavras-chave relevantes e com SEO irá garantir tráfego orgânico por muitos e longos anos…

Ao contrário do tempo de vida de posts nas redes sociais, que duram no máximo 2 dias…

...Em plataformas que de um dia para o outro alteram os seus algoritmos, ou que decidem banir a sua conta sem dar qualquer explicação.

No caso do Gary Vee, este fator pode ser menos importante, uma vez que está presente em todas as plataformas possíveis e imaginárias, e está sempre a encontrar novas redes sociais que começam a atrair a atenção da sua audiência (a tal aptidão para descobrir padrões de comportamento)...

Para além de ser um nome conhecido mundialmente, gerando tráfego orgânico para o seu site simplesmente por pesquisas pelo seu nome.

Mas no caso de pequenas e médias empresas, torna-se crucial focar na produção de conteúdo em blog, para garantir um negócio sustentável a longo termo, com menos dependência de redes sociais.

2) Focar na Criação de Uma Lista de Emails

Grande parte do conteúdo do Gary Vee distribuído nas redes sociais não tem um call-to-action específico.

O Gary foca-se quase em exclusivo no branding (o que faz sentido, visto que o seu negócio principal é a sua agência digital “VaynerMedia” e não a sua marca pessoal).

No entanto, esta estratégia não é a mais indicada para pequenas e médias empresas que não têm uma marca reconhecida…

E que como tal devem ter um foco maior no marketing direto, ou seja, fazer com que cada comunicação incentive a audiência a tomar uma ação ou decisão específica.

Nesse sentido, cada peça de conteúdo distribuída nas redes sociais deve sempre ter um call-to-action a convidar as pessoas a visitarem o seu website, para verem a versão texto do conteúdo no seu blog.

Isto dá-lhe a possibilidade de mostrar “lead magnets”, ou seja, ofertas gratuitas que acrescentem valor à sua audiência…

E que em troca peçam o contacto de email do visitante.

Mas porquê email?

Bom, a sua lista de emails é o seu ativo mais valioso, uma vez que é completamente seu (não está a “alugar” uma audiência numa rede social), permite dar continuidade à relação de maneira pessoal e íntima…

E uma vez que ainda é o canal de comunicação que gera mais conversões!

O Gary Vee limita-se a ter um ou outro call-to-action no seu website para subscrever a sua newsletter, e as suas newsletters são apenas resumos semanais…

O que é um desperdício, uma vez que o poder das relações criadas através de emails diários é incrível…

E muito poucas empresas enviam newsletters diárias da maneira correta (dica!).

3) Usar o Pinterest para Distribuição de Conteúdo

Na estratégia do Gary Vee surpreendentemente não existe qualquer referência ao Pinterest.

O Pinterest é um misto de rede social/motor de busca visual com um crescimento considerável, sendo ao mesmo tempo uma fonte de tráfego orgânico considerável.

Apesar de ser maioritariamente constituído por mulheres, o facto de ser um motor de busca visual com componente de rede social faz do Pinterest o local ideal para distribuir micro-conteúdo em imagem (infografias, citações, etc.).

Cada imagem (chamados “pins”) terá um link direto para o seu website, sendo uma ajuda preciosa tanto para SEO como para geração de tráfego direta a partir do Pinterest.

Com isto, chegámos ao fim deste artigo.

Espero que tenha achado a estratégia de conteúdo do Gary Vee relevante, e que possa retirar algo valioso para o seu negócio.

Não perca mais tempo…

Torne-se hoje numa empresa de meios de comunicação, e esteja presente todos os dias onde a sua audiência congrega online…

E acrescente valor constantemente!

Verá que os resultados serão infinitamente superiores aos que tem hoje.

Um abraço,

-Tiago “hustle” Faria


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