A Estratégia de Email Marketing Infalível
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A Estratégia de Email Marketing Infalível

Faça o seguinte exercício:

Abra a sua caixa de entrada de email.

Dos emails que vê no topo da sua conta, quais foram os que abriu de bom grado e leu conteúdo que realmente lhe interessou?

Aposto que próximo de zero.

Quase todos serão emails a pedir-lhe algo (registe-se aqui, compre isto, responda a isto, etc), sem criar qualquer tipo de valor.

Pois é, tanto trabalho tiveram essas empresas a criar listas de emails para tão pouca interação.

A vasta maioria considera que o email é apenas um veículo de envio de promoções e ofertas…

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Isto funcionou nos primórdios do email (quando tudo era uma novidade), mas hoje em dia já não basta.

As pessoas são bombardeadas com informação diariamente e a atenção tornou-se num recurso raro.

Precisa de sobressair do mar de mediocridade…

Quando os outros fazem “zig”, você deve fazer “zag”...

Não seja mais um remetente que vai parar à pasta de spam dos utilizadores… e evite que cancelem a subscrição à sua lista de email.

É hora de arregaçar as mangas e levar o seu email marketing a um nível superior.

Neste artigo vou partilhar consigo a melhor estratégia de email marketing que irá completamente revolucionar o seu negócio online.

Qual é a Sua Estratégia de Email Marketing?

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Não é fácil criar uma ligação emocional com uma audiência que não o vê e que não o conhece pessoalmente.

No entanto, seguindo esta estratégia verá que é possível através do email.

Depois de todo o trabalho que teve a criar o seu funil de vendas, as suas landing pages, os seus formulários opt-in, os seus anúncios e o seu marketing de conteúdo

A última coisa que vai querer é perder o seu maior ativo online: a sua lista de emails.

Portanto, como pode oferecer produtos sem saturar os seus subscritores?

Com que regularidade deve enviar emails?

Tenho a certeza que vai achar a resposta surpreendente.

Enviar uma newsletter mensal ou mesmo semanal, não é a resposta.

Se enviar apenas novidades da sua empresa e ofertas, não irá diferenciar-se do resto das empresas que fazem exatamente o mesmo.

Por essa razão existem vozes por aí que dizem que o email marketing morreu…

No entanto, o que morreu foi a maneira de fazer email marketing antiga.

Se quiser resultados que mudarão a sua empresa para sempre, agora é a sua chance de testar esta abordagem.

​Como Abordar o Email Marketing Corretamente

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Para começar, uma mudança de mindset.

Esqueça a perspectiva dos resultados imediatos.

O email marketing bem feito foca-se na criação de uma relação de longo termo com os seus subscritores.

A vasta maioria não se concentra neste ponto, e por isso as suas campanhas de email são um fracasso.

Qual é o sentido de enviar ofertas atrás de ofertas, descontextualizadas, de forma irregular, e sem qualquer foco na relação duradoura com os seus clientes?

Na vida real não faz qualquer sentido…

Por que razão faria sentido no email marketing?

Estamos numa era em que precisamos de uma mudança radical na maneira como abordamos o marketing digital (e a maneira de fazer negócios em geral)...

Uma maneira preeminente.

A era da atenção chegou e o valor que a sua empresa acrescenta à sua audiência está diretamente relacionado com o seu lucro.

Esta estratégia capta e mantém a atenção dos seus potenciais clientes e fornece valor considerável de valor antes que o dinheiro troque de mãos.

Assim que implementar esta estratégia, irá experienciar o seguinte:

1. Empatia com a Sua Audiência

É impossível pedir a alguém que compre os seus produtos ou serviços se não conhecerem, gostarem, e confiarem na sua empresa.

Trate os seus subscritores como amigos, mantenha a relação ativa, esteja sempre presente independentemente de ter ou não algo para oferecer.

Envie email inspiradores, conte histórias com conselhos relevantes, dicas, “como fazer”, ou qualquer outra coisa que acrescente valor às suas vidas.

Se a sua audiência receber os seus emails todos os dias, irá associar o seu nome e o da sua empresa a algo positivo para as suas vidas…

E irão aguardar pelos seus emails com expetativa.

Por outro lado, irá também reforçar a empatia com a sua audiência se nos momentos certos enviar ofertas de produtos ou serviços que os faça sentir melhores.

Foque-se na relação de longo termo com os seus subscritores, e verá que o lifetime value será muito mais poderoso do que uma mera venda no imediato.

2. Posicione-se Como a Autoridade no Mercado

Quer liderar o seu nicho de mercado?

Então tem que o fazer em todos os aspectos do seu negócio.

Tem que criar mais conteúdo que toda a concorrência junta…

E tem que comunicar com a sua audiência constantemente.

Envie emails todos os dias com conselhos relevantes, dicas, e boas práticas…

Qualquer coisa dentro dos interesses e prioridades da sua audiência.

Os temas jamais se esgotarão, e verá que com o aumento de interação começará a receber também mais respostas por parte da sua audiência…

Que por sua vez lhe darão dicas para mais tópicos e temas a cobrir em futuros emails.

Com emails prestáveis e úteis como estes, estará a posicionar-se como a única solução viável para os seus problemas ou objetivos.

E posicionando-se desta maneira permite-lhe fazer com que...

​3. Venda Produtos ou Serviços No Momento Certo

Assim que conhecem, gostam e confiam na sua empresa…

E consideram-na como a única solução viável para os seus problemas e objetivos…

Será muito mais fácil vender produtos ou serviços mais à frente…

De forma consistente e por longos períodos de tempo!

O segredo está em dar, dar, dar e depois pedir assim que tiver estabelecido uma ligação emocional e se tiver posicionado como a autoridade no seu nicho de mercado.

(Conceito tirado do livro "Jab, Jab, Jab, Right Hook" do Gary Vaynerchuk)

No contexto do email marketing, deve enviar pelo menos três emails contendo apenas conteúdo de valor antes de apresentar uma oferta no quarto email.

Recomendo que faça vendas mais suaves no conteúdo do P.S. dos seus emails, e não precisa de ser demasiado agressivo.

Diga qualquer coisa como “Se quiser ajuda com isto, clique aqui e veja como ultrapassar o problema X sem precisar de Y”.

A Mudança Necessária na Sua Estratégia de Email Marketing

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Pode parecer contra-intuitivo…

Mas enviar emails contendo conteúdo de valor todos os dias irá fazer com que a sua audiência queira receber mais.

Se de facto fornecer conteúdo relevante, responder às dúvidas mais prementes, ajudar a resolver problemas, e a fazer a vida dos seus subscritores mais fácil…

Criará uma tribo de fãs incondicionais, e reduzirá a taxa de cancelamento de subscrições!

Existe o medo de que se enviarmos demasiados emails iremos receber mais cancelamentos ou saturar a nossa audiência…

Mas na verdade com esta estratégia acontecerá o oposto!

As pessoas estão aborrecidas com as suas vidas e têm pouco tempo livre.

Se preenchermos esses espaços de tempo livre com conteúdo positivo, prestável, e que alegre os seus dias, as pessoas irão adorar-nos!

Algo que sobressaia do monte de lixo e spam que recebem na sua caixa de correio, com ofertas atrás de ofertas.

Envie todos os dias conteúdo de valor.

Se o fizer, as pessoas irão ler os seus emails e clicar nos seus links.

Dicas Para Escrever Emails Todos os Dias

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Assim que começar a escrever emails todos os dias, deparar-se-á com alguns dias em que não consegue pensar num tópico.

Não se preocupe.

Mesmo que não tenha nada de especial para partilhar, envie qualquer coisa.

Pode até ser um agradecimento especial à sua audiência, ou mesmo um desejo de um bom dia.

O importante é comprometer-se a desenvolver a relação com a sua audiência todos os dias.

Considere começar um desafio 90 dias de email marketing.

Verá que fará a diferença, não só na relação com a sua audiência, mas também na qualidade da sua escrita e copywriting (muito importante).

Aprenderá que tipo de assuntos causam mais aberturas de emails, e que tipo de calls-to-action geram mais cliques.

Aponte para emails com 300-400 palavras, mas se tiver um tópico mais complexo, não se preocupe em escrever emails mais longos.

Seja genuíno nos seus emails. Mostre o seu lado mais vulnerável e pessoal.

As pessoas gostam de autenticidade e gostam principalmente de comunicar com pessoas, e não empresas.

Recomendo vivamente que escreva todos os seus emails em nome pessoal, e não em nome de uma empresa…

Só assim conseguirá criar empatia, e fazer com que conheçam, gostem e confiem em si.

​Concluíndo: A Sua Nova Estratégia de Email Marketing

Seguindo estes passos, garantirá que os seus emails serão lidos e criará relações duradouras com os seus potenciais clientes e clientes.

Vejamos então os 3 passos necessários:

1) Interaja com a sua audiência todos os dias com conteúdo de qualidade e relevante.

2) Envie emails usando a filosofia de dar, dar, dar, pedir. Esqueça o pedir, pedir, pedir…

3) Fortaleça e nutra a relação com emails informativos, relevantes, positivos, prestáveis e divertidos.

4) E finalmente, na altura certa, ofereça produtos ou serviços que ajudem os seus subscritores a ir mais além na resolução dos seus problemas

Como foi treinando a sua audiência a abrir os seus emails e a clicar nos seus links, quando chega a altura de oferecer algo, a venda processa-se de forma natural.

Lembre-se do seguinte:

Não há pior experiência do que subscrever a uma lista e não receber qualquer email durante semanas... para um mês mais tarde receber um email com uma promoção de um produto…

O resultado mais normal é a pessoa clicar em “Cancelar a subscrição”.

Faça o oposto de todas as outras empresas.

Quando os outros fazem “zig”, você deve fazer “zag”.

Vá um passo mais à frente, exponha-se à sua audiência. Seja a voz prestável na sua caixa de correio que se diferencia do mar de promoções e spam.

Dê mais do que pede, e verá que o seu negócio melhorará substancialmente.

Espero que este artigo tenha sido prestável, e se tiver alguma pergunta deixe um comentário abaixo.

Gostava muito de ouvir de si!

Um abraço,

-Tiago

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

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