Neste artigo, vou revelar-lhe a importância da consistência no funil de vendas do seu negócio online.
Existem 3 áreas específicas onde a consistência deve manter-se imaculada, e vou explicar a razão pela qual é tão importante.
Mas o que é um funil de vendas consistente?
Ora, os visitantes do seu website precisam de ter uma experiência consistente a cada passo do seu funil. Mesmo os pequenos detalhes são importantes e podem fazer a diferença nas suas vendas e cliques.
Detalhes como a cor dos seus botões, ou a maneira como os vídeos são inseridos em cada página - tudo isto contribui para a experiência dos seus visitantes.
Vejamos então quais são as 3 áreas onde é absolutamente necessário ser consistente:
1) Garanta que o Seu Funil de Vendas é Consistente Nos Pequenos Detalhes
Quando se utilizam diferentes plataformas para realizar diferentes ações nos nossos websites, por vezes é difícil manter a consistência…
Fazendo com que por exemplo os botões de call to action no seu website não sejam consistentes com os botões da sua plataforma de checkout…
O que pode afetar as suas conversões.
Como tal, garantir a consistência em detalhes que aparentemente são menores, acaba por fazer a diferença em escala.
2) Garanta a Consistência das Imagens que Utiliza
Outro método é usar por exemplo uma fotografia de perfil (se você for a cara da marca) consistentemente ao longo de todos os estágios do seu funil.
Quando os utilizadores clicam nos anúncios para visitar o seu website, vêm a foto tanto no anúncio como na landing page. Vêm depois a mesma foto na página de checkout…
Esta consistência e familiaridade cria uma experiência única para o visitante, fazendo com que se sinta confortável e confiante das suas decisões.
3) Garanta que os Vídeos Têm o Mesmo Cenário
Todos os vídeos de cada passo do seu funil (opt-in, oferta única, upsell) devem ter o mesmo cenário, e você deve usar a mesma roupa.
Apesar de o conteúdo dos vídeos ser diferente, o cenário e adereços são os mesmos, garantindo de novo consistência e familiaridade.
Porque é Tão Importante a Consistência?
Ao avançar pelo seu funil de vendas, se o visitante vir primeiro um botão verde, seguido de outro botão verde, e depois um botão amarelo…
No seu subconsciente vai sentir-se desconfortável e começar a sentir-se inseguro das suas decisões.
E assim que isso acontece, sai do seu website e volta ao que estava a fazer antes de ver o seu anúncio…
E você perde a hipótese de fazer a venda.
Se conseguir fazer cada passo do seu funil similar, as chances de o visitante se manter no seu site aumentam exponencialmente.
Como tal, a consistência é super importante para manter uma experiência uniforme.
Faça você mesmo a experiência. Teste o seu funil de vendas como se fosse um visitante, e verifique cada detalhe.
Será que sente que alguma coisa está fora do sítio? Está tudo consistente?
Se alguma coisa óbvia estiver inconsistente (como um botão call-to-action estar diferente do standard), mude na hora.
Mas todas as outras decisões baseie-se em ciência: deixe que os testes A/B lhe digam o que está a funcionar ou não..
Quando criar continuidade e consistência no seu funil, verá com certeza um aumento nas suas conversões.
Um abraço,
-Tiago “consistente” Faria