Outubro 26

Gestão de Pessoas: Descubra a Única Maneira de Motivar Colaboradores

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Vezes sem conta ouço histórias sobre tratamentos inenarráveis dados a colaboradores de empresas.

Inclusive empresas portuguesas de renome, onde se pensa que a gestão de pessoas e o departamento de recursos humanos é dos mais avançados.

A demasiados colaboradores são impostas condições que limitam completamente o potencial das pessoas, desmotivam, e fazem com que se crie um ambiente de ódio mútuo.

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Ordens dadas sem qualquer tipo de explicação sobre o “porquê”, sem contexto sobre o motivo pelo qual essa tarefa é importante para a empresa…

A abordagem de querer tudo dos trabalhadores e não dar nada em troca…

O estabelecimento de um “manual do trabalhador ideal”, limitando a criatividade das pessoas…

O foco quase exclusivo nos pontos menos fortes dos trabalhadores, passando a vida a “julgar” e a desmotivar as pessoas…

E finalmente, o assumir que os trabalhadores “devem algo” de volta, quase como se se os líderes estivessem a fazer um favor às pessoas…

Os líderes dessas empresas não percebem que esta abordagem está completamente errada e produz o efeito oposto ao que desejam.

Nessas condições, os trabalhadores arrastam-se para o trabalho completamente sem desejo, sem motivação, sem criatividade, e sem energia.

Apenas pensam em cumprir as 8h por dia e esperar ansiosamente que chegue sexta-feira.

Chegam a casa, e sentem um vazio completo.

Sentem-se “prisioneiros” de um trabalho que odeiam e que não lhes traz nenhum sentimento de realização…

Uma vez que não fizeram uso dos seus pontos fortes, ou das aptidões que trouxeram para o mundo e que estão a reprimir durante anos e anos.

Apenas foram forçados a fazer coisas que não gostam e que não têm especial aptidão para.

Coisas que o seu chefe acha que são necessárias para a empresa, mas que na maior parte das vezes não correspondem à realidade…

Existe um caminho diferente.

Um caminho de preeminência, de criação de “artistas” e de liberdade criativa.

O Seth Godin no seu livro “Linchpin: Are You Indispensable?” chama a este tipo de trabalhadores de “Linchpin” (literalmente “cavilha de roda”).

Ou seja, pessoas que por usarem as suas capacidades únicas e a sua vocação no trabalho se tornam indispensáveis.

Por não estarem presas a “instruções”, ordens descontextualizadas, julgamentos, e outras limitações, tornam-se de tal maneira valiosas que começam a fazer a diferença…

E a levar a empresa a níveis antes impensáveis.

No seu livro, o Seth Godin fala mais na responsabilidade do trabalhador em se tornar num “linchpin”, mas na minha opinião os líderes das empresas têm uma responsabilidade acrescida neste campo.

Qual é então a única maneira de motivar os colaboradores da sua empresa?

Como criar um exército de “linchpins”?

De “Gestão de Pessoas” a “Valorização de Pessoas”

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O tópico mais falado neste blog é o da criação de valor.

Sigo a “estratégia de preeminência” (criada por Jay Abraham) à risca em todos os aspectos da minha vida pessoal e profissional.

Atingir a preeminência significa acrescentar uma quantidade tremenda de valor antes de pedir algo em troca…

Uma vez que o posiciona como um líder, um fiduciário, um conselheiro de confiança.

Torna-o na única solução viável para os problemas ou objetivos da pessoa em questão…

Fazendo com que essa pessoa esteja muito mais receptiva a fazer algo por si...

Quer seja comprar um produto ou serviço seu (no caso da relação empresa-cliente), quer seja ajudá-lo a atingir os seus objetivos (no caso da relação chefe-trabalhador).

Este é, caro leitor, O SEGREDO para o sucesso de qualquer iniciativa que envolva pessoas.

É extremamente importante interiorizar que não existe outro caminho.

Não pode olhar para um segmento de mercado e pensar “como posso fazer dinheiro destas pessoas”...

E do mesmo modo, não pode olhar para os trabalhadores da sua empresa e pensar “como é que os posso usar para fazer mais dinheiro”...

Deve antes pensar “como posso ajudar estas pessoas a atingir os seus objetivos”.

É uma mudança tremenda de pensamento. Pode até parecer contra-intuitiva de início…

Mas se de facto interiorizar a estratégia, e usá-la constantemente em todos os aspectos do seu negócio…

Verá que os resultados serão 10X superiores.

E porquê?

Porque fará com que os seus trabalhadores gostem e confiem em si.

Fará com que naturalmente sintam a necessidade de lhe dar valor de volta.

Fará com que tragam a sua melhor versão para o trabalho, libertem a sua criatividade, e resolvam problemas por si mesmos.

Como Motivar ​Trabalhadores

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A primeira coisa a fazer ANTES de se contratar uma pessoa é conhecê-la a fundo.

Descobrir genuinamente quais são os seus objetivos, medos, ambições, gostos, aptidões e preferências pessoais.

Claro, explicar também o que é esperado dela em termos de performance…

Mas não ficar por aí.

O cenário ideal é encontrar um balanceamento entre os objetivos pessoais e de carreira do trabalhador, e os objetivos da sua empresa.

Acrescentar valor antes de pedir algo em troca.

Atenção: O salário aqui não conta.

O dinheiro é uma “commodity”, algo necessário para a sobrevivência das pessoas…

Que não é suficiente para manter as pessoas motivadas, felizes e a usar todo o seu potencial.

Se assim fosse, não existiriam por exemplo tantos profissionais de “investment banking” ou de empresas de consultoria desmotivados, desgastados e a precisar de reforma aos 30 anos.

Para verdadeiramente motivar os seus trabalhadores, terá que ajudá-los a chegar um passo à frente nos seus objetivos profissionais.

Agora o leitor poderá perguntar:

“Mas e se o objetivo dessa pessoa for trabalhar numa empresa maior, ou criar a sua própria empresa? Não estarei a perder um trabalhador potencialmente valioso?”

Completamente verdade.

No entanto, olhar por essa perspectiva não é a mais correta.

Pense comigo:

Se ajudar os seus trabalhadores a atingirem os seus objetivos, estes trabalharão o dobro pela sua empresa, utilizarão toda a sua criatividade e vocação, e trarão uma energia e motivação única todos os dias.

Mesmo que fiquem apenas 1 ou 2 anos, esse período de tempo fez a diferença na sua empresa

E provavelmente uma diferença muito maior do que um trabalhador que esteja na sua empresa há 5 ou 10 anos, completamente desmotivado e sem energia.

Veja o vídeo abaixo, onde o Gary Vee conversa pela primeira vez com um dos seus trabalhadores, e começa a "criar um linchpin":

Portanto, faça uso das aptidões dessa pessoa. Ajude-a a desenvolver-se ainda mais e a focar-se nos seus pontos mais fortes.

Se se focar apenas em tentar “moldar” essa pessoa de acordo com os seus ideais, ou em melhorar os seus pontos fracos, estará a perder tempo valioso para a sua empresa e para o trabalhador.

Aproveite a criatividade e unicidade de cada indivíduo.

Verá que criará um exército de “linchpins” que farão tudo por si e levarão a sua empresa a níveis de sucesso impensáveis.

Repita este processo em cada contratação que fizer, e depois de anos a trazer perspectivas e visões únicas para o seu negócio...

Terá criado em conjunto com todas essas pessoas (as que estão na sua empresa e as que deixaram marca) uma empresa única e sem igual.

Agora contraste isso com uma empresa apenas com a perspectiva e visão de uma pessoa, durante anos e anos…

O potencial é incomparável, certo?

Diga-me o que acha, deixe um comentário abaixo!

Bons recrutamentos,

- Tiago "linchpin" Faria


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