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Como Encontrar Ideias Infinitas para o Seu Marketing de Conteúdo

Neste artigo vou mostrar-lhe como gerar um número ilimitado de tópicos para o seu marketing de conteúdo, mesmo que tenha um nicho de mercado muito específico.

Se decidir começar um desafio 90 dias (super recomendado!) ou se simplesmente estiver a criar um blog para ser indexado no Google…

Encontrar ideias de conteúdo novas é crítico para o sucesso.

Se ainda não tiver começado a criar conteúdo, poderá estar a pensar “Mas como é que eu vou encontrar 90 coisas diferentes para falar sobre o meu nicho?”

Bom, é essa voz interna que vamos atacar neste artigo.

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Na verdade, assim que começa a criar conteúdo, cada artigo ou post vai dar-lhe ideias novas…

E daqui a um ano terá criado uma audiência considerável, ter-se-á posicionado como a autoridade no seu mercado, e estará numa posição privilegiada para receber tráfego orgânico por largos anos… de graça!

É possível encontrar um número infinito de ideias para marketing de conteúdo…

Tópicos que são relevantes para a sua audiência e que respondem às sua perguntas mais prementes.

Neste artigo vamos ver 5 websites específicos que pode usar quando estiver à procura de ideias.

Verá que bastam alguns minutos para encontrar ideias!

Comecemos então:

Use o Google para Gerar Ideias de Marketing de Conteúdo

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Simples.

Insira o tópico relevante e veja as sugestões que o Google fornece.

Estas tratam-se de pesquisas comuns dos utilizadores, e refletem exatamente as dúvidas que a sua audiência tem.

Tome nota.

Pode também clicar no botão de espaço e começar a escrever a letra “A”, e verá que aparecerão sugestões de tudo o que começa pela letra “A”. Se escrever “B, a mesma coisa, e por aí em diante.

Se fizer scroll down para o fundo da página dos resultados de pesquisa, encontrará ainda mais sugestões de frases comuns.

Outra solução interessante é clicar em “Notícias”, e ver o que outros líderes de mercado estão a escrever sobre o seu nicho.

Isto dar-lhe-á uma ideia sobre os tópicos que têm mais volume e mais interação.

YouTube Como Fonte de Ideias para Criação de Conteúdo

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Pode aplicar a mesma estratégia no YouTube.

Simplesmente pesquise por tópicos tal como um utilizador pesquisaria, e tome nota dos top 10 vídeos que aparecem nos resultados de pesquisa.

Veja também alguns dos vídeos que lhe interessem.

Tudo isto vai “marinando” no seu subconsciente, e as ideias aparecerão quando menos espera.

Quora Como Fonte de Inspiração para o Seu Blog

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O Quora é um website de pergunta e resposta que é utilizado em todo o mundo.

Simplesmente escreva o tópico do seu nicho, como por exemplo “imobiliário”, e verá que aparecerão centenas de perguntas:

“Como encontrar investidores brasileiros para o mercado imobiliário em Portugal?”

“Como posso ser um agente imobiliário?”

“Como escolhemos um bom agente imobiliário?”


Algumas perguntas podem parecer semelhantes, mas quando está a escrever bastante conteúdo, cada uma destas perguntas pode muito tornar-se num artigo.

Existem centenas e centenas de perguntas, e cada uma representa uma potencial questão da sua audiência.

Apesar de ser dominado por utilizadores Brasileiros (obviamente um mercado muito maior que Portugal), não deixa de ser uma fonte valiosa de tópicos.

Explore Fóruns Para Obter Ideias para Marketing de Conteúdo

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Voltemos ao Google, onde vamos procurar fóruns especializados no seu nicho de mercado.

Os fóruns são excelentes locais para se encontrar ideias de marketing de conteúdo.

Simplesmente pesquise pelo seu tema, usando o prefixo “forum”, como por exemplo “forum, imóbiliário”.

Neste caso, vou abrir o primeiro resultado que aparece chamado “forumdacasa.com”, uma vez que é um site novo que ainda não tinha visto.

Consigo ver que o tópico em questão “Os 3 grandes do imobiliário - experiências” tem 48 páginas com respostas de utilizadores…

O que significa que é um tópico que está na “berra” ou que normalmente é o mais controverso.

Usando esta informação, poderia criar um artigo sobre as 3 maiores imobiliárias do país e quais as vantagens e desvantagens de escolher cada uma.

Os fóruns são de facto uma grande fonte de ideias para conteúdo…

Mas não só!

Inscreva-se nos fóruns que tiverem mais interação.

Entre nas discussões com os utilizadores, sem promover ou fazer “spam” do seu conteúdo (toda a gente odeia spam).

Simplesmente insira um link para o seu website na sua assinatura…

E contribua com valor.

Esta é uma das formas mais eficazes de fazer prospecção de mercado e ficar a conhecer cada vez melhor o seu segmento de mercado.

Amazon.com: O Segredo Para Ideias Infindáveis

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A Amazon é um dos melhores websites para pesquisa de mercado - não só para encontrar nichos de mercado interessantes…

Mas também para encontrar ideias para conteúdo.

Existe um truque extremamente útil e pouco conhecido:

A lista dos best-sellers.

Na secção de livros, encontre a opção de “Best sellers”.

Verá do lado esquerdo uma lista de tópicos, e cada tópico terá sub-tópicos muito específicos…

Por isso, garanto-lhe que se existe, encontrará o seu nicho de mercado numa dessas categorias.

Veja quais são os livros mais vendidos, e abra-os um por um.

Muitos deles têm a opção de “Look Inside”, que lhe permite ver as primeiras páginas do livro.

No índice do livro encontrará tópicos infindáveis que pode usar como ideias para conteúdo.

Esta opção de “Look Inside” é uma das maneiras mais eficazes de se inspirar, e de ajudar no seu processo de sintetizar ideias.

​Concluindo: 

Estas 5 maneiras de pesquisar por tópicos são extremamente eficazes e irão fornecer ideias infindáveis para o seu marketing de conteúdo.

Se ainda não começou a escrever, encontre dois ou três tópicos através das estratégias acima…

E simplesmente comece a escrever!

Crie um post por dia, de forma consistente por um longo período de tempo...

Optimize-o para os motores de busca...

E verá que fará a diferença no seu negócio a médio/longo prazo.

Estes métodos são também eficazes se já fizer marketing de conteúdo há algum tempo, mas tiver a ficar sem ideias.

Use estas 5 técnicas e terá ideias novas e frescas todos os dias!

Um abraço,

-Tiago

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda startups a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de mais de 7 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, copywriting e conversões online.

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