Como Usar o Poder da Lei da Atração para Suceder no Marketing Digital
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Como Usar o Poder da Lei da Atração para Suceder no Marketing Digital

Bem-vindo ao marketing de atração.

Praticar a lei da atração no contexto do marketing é uma abordagem pouco praticada pelas empresas…

A vasta maioria preocupa-se apenas com o retorno imediato, com o curto prazo, pelo €uro rápido.

O que na minha opinião é um erro crasso

Uma vez que os benefícios de criar fãs incondicionais da sua marca para a vida (customer lifetime value) garantem negócios sustentáveis a longo termo.

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Para utilizar a lei da atração no contexto do marketing, é necessário estruturar todas as suas iniciativas de marketing de maneira a que se alinhe com esta filosofia.

Portanto, quer esteja a fazer um desafio 90 dias de marketing de conteúdo (super hiper mega recomendado)...

Quer esteja focado em criar conteúdo vídeo, podcast, email, blog, redes sociais, etc. para captar a atenção dos seus potenciais clientes…

A lei da atração é um fator crucial para obter o sucesso em qualquer aspeto do seu negócio.

O Livro que me Influenciou a Praticar a Lei da Atração

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Precisamente em Março de 2017 li dois livros que me me influenciaram de uma forma incomensurável.

Estava de férias no Camboja (o cenário também deve ter ajudado, como pode ver pela foto acima tirada em Sihanoukville...) e com tempo para ler.

Um deles foi o “Rich Dad Poor Dad” (Pai Rico, Pai Pobre) de Robert Kiyosaki (em breve escreverei um artigo sobre este livro incrível).

Mas o mais importante foi um livro escrito em 1937 por Napoleon Hill: “Think and Grow Rich” (Pense e Fique Rico).

Este livro foi o resultado de 20 anos a analisar as pessoas mais ricas e influentes da época.

Através da análise dos seus hábitos, Napoleon Hill desenvolveu 16 leis para a conquista do sucesso, mas o conceito base é o mais relevante:

Se juntarmos o desejo à fé e persistência, tudo é possível… desde que nos mantenhamos focados no nosso objetivo e livres de pensamentos negativos.

O poder da nossa mente, do subconsciente, da “mente coletiva” e a sua manifestação no mundo físico continua sub-explorado…

E eu apenas estou no início.

Mas já vejo resultados deste processo em várias vertentes da minha vida pessoal e profissional.

Aconselho-o vivamente a ler este livro, mesmo que seja um cético nesta temática (eu também o era…).

Como Usar a Lei da Atração Mentalmente

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Tudo começa com uma mudança de mentalidade.

Se os seus pensamentos diários se focarem em aspetos negativos como por exemplo:

“Não tenho dinheiro para investir”

“Não sou capaz de fazer isto”

“A minha empresa vai falir”


Significa que as suas vibrações de atração são negativas e de escassez.

O universo irá simplesmente continuar a dar-lhe mais do mesmo: escassez e negatividade.

No lado inverso…

Se os seus pensamentos diários forem focados em aspetos positivos como:

“Tenho o suficiente”

“Sou capaz de fazer aquilo que quiser”

“Tenho o apoio de várias pessoas”


O universo neste caso irá fornecer-lhe abundância, e os caminhos para o sucesso começarão a parecer mais claros.

Obviamente que esta mudança de mentalidade não é fácil de concretizar, especialmente se tiver completamente falido…

No entanto, se reconhecer e focar-se maioritariamente nos pequenos momentos de abundância do seu dia-a-dia…

Tudo começa a mudar.

Por exemplo, focar-se nos momentos em que ganha um cliente novo… um subscritor novo…

Sinta-se grato por cada micro-momento positivo.

A gratidão é uma das emoções mais poderosas e subvalorizadas.

E é um elemento crucial para que a lei da atração funcione na plenitude.

​Como Usar a Lei da Atração para Atrair Dinheiro e Sucesso para o Seu Negócio

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O segredo está em dar mais do que pede.

Dar sem a expectativa de receber.

O Gary Vaynerchuk cunhou este conceito como 51/49:

E o Jay Abraham criou a “Estratégia de Preeminência”, que é a filosofia-base deste blog (dar resultados antes de pedir algo em troca)

Trata-se de simplesmente criar o melhor conteúdo possível, com o simples propósito de ajudar o seu público-alvo.

O meu objetivo neste blog é fornecer-lhe o melhor conteúdo possível.

Estes artigos não têm objetivo de lhe vender qualquer coisa.

Crio conteúdo para lhe dar uma experiência positiva, e possivelmente dar-lhe algo que desperte uma ideia ou abordagem que faça a diferença no seu negócio.

Utilizar a lei da atração desta maneira tem sido extremamente frutífera na minha vida profissional, criando contactos, experiências e oportunidades que de outra forma nunca apareceriam.

Independentemente do seu nicho de mercado, estruturar e criar conteúdo que fornece à sua audiência uma experiência positiva é absolutamente imperativo.

E como fazer isso?

Através de blogging, vídeos, podcasts e posts em redes sociais.

(no entanto, prefiro blogging, podcasts e vídeos, uma vez que são baseados em motores de busca e têm um tempo de vida superior do que posts em redes sociais)

Cada uma destas peças de conteúdo torna-se num ativo para mim.

Uma oferta compacta de todas as estratégias de marketing digital que defendo.

As pessoas encontrarão o meu conteúdo e pensarão “wow, finalmente alguém que realmente me quer ajudar”...

Fazendo com que subscrevam à minha lista, partilhem o meu conteúdo, e interajam comigo…

Fazendo a minha audiência crescer.

O meu foco principal está em fornecer informação útil à minha audiência, e não em tentar vender alguma coisa.

No seu caso, se já tiver a escrever conteúdo ativamente e achar que não está a funcionar…

Faça uma introspecção:

Pergunte-se se realmente tem estado a criar conteúdo para dar algo à sua audiência, ou se tem estado a criar conteúdo para pedir algo à sua audiência.

Apenas pedir algo à sua audiência nunca irá funcionar.

Demasiadas empresas abordam a sua audiência com o pensamento: “Como posso fazer dinheiro com este grupo de pessoas”...

O que pode funcionar no curto prazo, mas nunca a longo prazo…

Uma vez que não estão dispostos a dar algo, e como tal nunca receberão de volta.

Tal como os ímanes se atraem, as pessoas são atraídas por pessoas que estão dispostas a dar algo de si.

Assim que crescer a sua audiência e lista de emails, pode então começar a oferecer soluções para os seus maiores e mais complexos problemas.

(aqui um autoresponder é o ideal, uma vez que pode usar uma sequência de emails que, no momento certo, ofereça algo que vá além do seu conteúdo gratuito)

O melhor disto tudo é que quando produz conteúdo que verdadeiramente ajude a melhorar a vida das pessoas e que forneça uma experiência positiva…

Irá receber de volta os benefícios positivos de todas as pessoas que ajudou.

Como diz o Zig Ziglar,

“Você conseguirá tudo na vida, se ajudar várias outras pessoas a conseguirem aquilo que querem”

E é assim mesmo que o marketing de atração funciona:

1) Marketing de conteúdo (desafio 90 dias)

2) Criar um funil de vendas

3) Oferecer algo de valor em troca do contacto de email (lead magnet)

4) Criar uma relação através do email marketing

5) Assim que a sua audiência conhece, gosta, e confia em si, sugerir produtos/serviços que resolvam os maiores problemas

Se tiver uma mentalidade positiva, criar conteúdo de valor, e dar sem a expetativa de receber…

Será capaz de alavancar a sua empresa e criar um negócio verdadeiramente sustentável e bem sucedido.

Um abraço,

-Tiago "grato" faria

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

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