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Como uma Lista de Emails Pode Melhorar a Eficácia do Seu Marketing

Há uns anos quando comecei a experimentar criar websites para revender produtos em “dropshipping”, deparava-me com um facto:

Primeiro, a vasta maioria não comprava os produtos à primeira visita.

E quando fazia retargeting para trazer esses visitantes de volta, apenas uma pequena percentagem comprava de facto algo (apenas pela simples persistência).

Como deve imaginar, isto não era sustentável.

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O custo de publicidade online estava a aumentar a olhos vistos… e resultados nem vê-los.

Faltava-me controlar relação com o potencial cliente, fora do ambiente de distrações que são as redes sociais.

Basear o marketing unicamente em persistência não é sustentável e causa apenas exaustão no seu mercado.

Isto para além do facto de que todas as marcas estão a fazer o mesmo…

Bombardeando as pessoas com mensagens promocionais atrás de mensagens promocionais.

Precisamos de uma abordagem diferente.

Precisamos de acrescentar valor ao nosso público-alvo antes de forçar a venda dos nossos produtos ou serviços...

E precisamos de criar uma relação duradoura, em vez de basear apenas na persistência e persuasão.

Temos que ser vistos como a ÚNICA e óbvia solução no nosso mercado.

E qual o melhor meio para criar uma relação duradoura?

A resposta está na criação de uma lista de emails e no email marketing.

​A Importância de Criar uma Lista de Emails

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Imagine comigo:

Você conhece pela primeira vez a sua cara metade.

Com certeza que a primeira coisa que faz não é pedir essa pessoa em casamento.

Primeiro tem de se dar a conhecer, criar confiança e mostrar os seus aspectos mais positivos.

No fundo mostrar à outra pessoa de que maneira poderia fazer a sua vida mais feliz.

Agora transporte este cenário para o seu negócio.

Qual é a primeira coisa que faz quando um potencial cliente encontra a sua marca online?

Se a resposta é tentar vender logo o seu produto ou serviço, considere repensar a sua estratégia.

Existe uma maneira melhor de fazer negócio.

Uma estratégia focada na criação de valor e de criação de relações duradouras.

Um potencial cliente pode não estar preparado para comprar hoje, mas se interagir com a sua marca por tempo suficiente…

Começa a conhecer, gostar e confiar naquilo que tem para oferecer.

Fazendo com que a venda aconteça de forma natural…

E melhor que isso:

Uma venda tornar-se-á em duas… três… ou mais durante o seu tempo de vida como cliente (Customer Lifetime Value).

A Sua Lista de Endereços de Emails

Assim que o cliente fornece o seu email, você tem a possibilidade de dar seguimento à relação.

Vai poder continuar a mostrar tudo aquilo que a sua marca pode fazer pelo potencial cliente.

Vai poder transportá-lo para o seu “círculo de influência”, ajudando-o, informando-o, protegendo-o, e sendo visto como a única solução viável para os seus problemas ou objetivos.

Ao mesmo tempo, vai ter a oportunidade de ultrapassar potenciais objeções ou obstáculos que possam existir na mente do potencial cliente em relação à sua oferta.

Com isto, o potencial cliente sentir-se-á mais preparado para tomar decisões rentáveis para a sua empresa.

Por outro lado, você terá controlo absoluto pois a lista será sempre sua.

Não depende de algoritmos de redes sociais, de bloqueios de contas, de mudanças em termos e condições, ou mesmo de perda total dos seus dados (as redes sociais são imprevisíveis…).

A sua lista de emails será um ativo completamente controlado por si.

Sempre que precisar, pode sempre transportar a sua lista de emails de uma plataforma de email marketing para outra.

​A Relação Através do Email Marketing

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Hoje vivemos uma era em que estamos constantemente ocupados e distraídos.

A internet e os smartphones fazem com que estejamos expostos a milhares de mensagens todos os dias.

Para se ter sucesso no marketing digital, precisamos de construir relações e acrescentar valor à nossa audiência.

A melhor maneira de atingir esses dois objetivos é através da personalização e de partilha de informação útil sobre um tópico que significa muito para a nossa audiência.

O email marketing trata dessas duas tarefas de maneira simples e eficaz.

Na verdade, dá também a possibilidade de automatizar o processo todo de uma só vez, para que se possa focar em trazer novos subscritores para a sua lista de emails.

Vejamos então por que razão criar uma lista de emails e focar no email marketing é tão importante:

​O Email é a Melhor Ferramenta para Relacionamento

As pessoas recebem dezenas de emails por dia.

O facto de terem fornecido o seu contacto de email é um indicador de confiança e deve ser tratado com muito cuidado.

A vasta maioria das empresas não tem esse cuidado, e usa o email marketing unicamente para enviar promoções atrás de promoções de forma completamente despersonalizada e fria.

Agora que você recebeu a confiança do utilizador quando este lhe deu o seu email…

Tem que ser diferente de todas as outras empresas.

O seu objetivo será criar valor como ninguém.

Partilhar conteúdo de qualidade que de facto ajude os seus potenciais clientes a ficarem mais próximos dos seus objetivos, ou a ultrapassar parte dos seus problemas…

Mesmo antes que o dinheiro troque de mãos!

Quanto mais ajudar os seus potenciais clientes, mais estes conhecerão, gostarão e confiarão na sua marca.

Este processo pode ser feito automaticamente, criando uma série de emails em sequência que entreguem conteúdo de valor à sua lista de emails durante um período específico de dias, semanas ou meses (mais à frente falarei sobre isto).

​O Email é um Meio de Comunicação Mais Pessoal

Os seus esforços para criar uma lista de emails vão ser direcionados para um segmento de mercado específico.

Quanto mais a fundo conhecer a sua audiência, mais fácil será o seu targeting e personalização.

Vai saber exatamente aquilo que o seu público-alvo quer obter.

Com isso, você simplesmente terá que criar soluções que interessarão ao mesmo, através de conteúdo e de produtos/serviços relevantes.

Através do email poderá comunicar diretamente com o seu público-alvo num ambiente íntimo e com menos distrações.

Pode tratar as pessoas pelo nome próprio e endereçá-las como se tivesse a escrever um email individualmente.

Se fizer este trabalho com qualidade e dedicação, vai notar que os seus clientes vão sentir-se mais valorizados e próximos da sua marca.

O Email Permite a Comunicação 1:1

O email é também um meio em que recebe feedback valioso sobre aquilo funciona melhor, pior, ou aquilo que falta à sua oferta para satisfazer totalmente a sua audiência.

Feedback que por vezes as pessoas se inibem de partilhar em público (em comentários em redes sociais por exemplo), mas que por email se sentem mais confortáveis.

Ter uma lista de emails composta por um segmento de mercado bem específico e definido vai dar-lhe um conhecimento íntimo da sua audiência.

E este conhecimento é muito mais valioso do que qualquer outra métrica ou técnica de marketing!

Apesar da sua lista poder ser composta por milhares de pessoas, cada email é enviado para um indivíduo apenas.

Isto permite-lhe comunicar verdadeiramente um-a-um com cada indivíduo.

Quando este indivíduo lê o seu email, você tem a sua atenção total e pode dizer aquilo que este quer ouvir.

Não, o Email Marketing Não Morreu

Algumas vozes de “gurus” de marketing têm dito que os dias do email estão contados.

É verdade que é um método já com muitos anos.

É verdade também que as redes sociais e outras tendências digitais vieram revolucionar o mundo da promoção online.

No entanto, o email marketing continua a gerar resultados para as empresas.

Na verdade, um estudo recente da Campaign Monitor mostra que em média o email traz um retorno de cerca de 4400%. Ou seja, $44 por cada $1 investido.

Isto para além de gerar 174% mais conversões quando comparado com as redes sociais.

E a melhor parte disto tudo, como referido acima, é que a sua lista de emails é propriedade totalmente sua

Enquanto que por exemplo os seus “fãs” no Facebook são na verdade propriedade do Facebook, e quando se dá uma alteração do algoritmo ou dos termos de serviço você corre o risco de perder a sua audiência.

Tudo isto faz com que o email marketing esteja vivo e de boa saúde.

A possibilidade de personalização e targeting melhora a eficiência do seu marketing e dá-lhe acesso a oportunidades incríveis.

Pode começar com um grupo restrito de utilizadores para experimentar com conteúdo.

Assim que começar a ganhar ritmo, verá que é incrivelmente fácil automatizar partes do processo e alcançar muitos mais potenciais clientes que partilham os mesmos interesses e necessidades.

​Como Criar uma Lista de Emails para Email Marketing

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Uma frase emblemática do Gary Vaynerchuk (um dos meus maiores "mentores") foi a seguinte:

“A atenção é a moeda do negócio”

Ou seja, nos dias que correm, com a acessibilidade que a internet trouxe, toda a gente tem acesso a toda a informação no mundo - instantaneamente.

E como consequência, as pessoas são bombardeadas por mensagens de marketing de centenas, senão mesmo milhares de empresas por dia.

Se apenas abordarmos potenciais clientes com mensagens como “veja o meu produto”, ou “o meu produto é excelente”, ninguém reagirá.

Para termos a atenção dos nossos potenciais clientes, precisamos de acrescentar valor de início, mesmo antes do dinheiro trocar de mãos.

Temos de oferecer algo que imediatamente ajude o nosso cliente ideal a resolver parte do seu problema (aqui está a importância de conhecer o nosso cliente a fundo)...

Para que este perceba que somos a solução ideal, não apenas com base em promessas, mas com base em provas.

E ao mesmo tempo vamos querer manter o contacto dessa pessoa, para a podermos incluir no tal funil de vendas, ou seja…

Criar uma lista de emails.

"Lead Magnets"

A melhor maneira de pedir o email de um potencial cliente (ou lead) é dar algo em troca.

E a isso chamamos de “lead magnets” (tradução literal: “ímanes de potenciais clientes”).

Estes podem ser apresentados em landing pages (para anúncios), ou em janelas pop-up (para exibir a quem lê o conteúdo do seu site)

Como dito atrás, estes devem verdadeiramente acrescentar valor, e resolver parte do grande problema que o potencial cliente tenha.

E devem ser entregues gratuitamente.

Fazendo isto, a confiança do cliente na nossa empresa aumentará exponencialmente.

Verá que temos a solução para o seu problema e, subconscientemente, sentirá que nos deve algo em troca.

Esta troca de valor constante cria uma bola de neve, que eventualmente leva à compra final.

Este conteúdo poderá ser entregue em diferentes formatos: um guia PDF, um vídeo, um ficheiro de áudio, um eBook, entre outros.

O que importa é de facto mostrar ao utilizador que a sua marca acrescenta valor de imediato e que o ajuda a ultrapassar um primeiro obstáculo de forma gratuita.

Aos olhos do seu potencial cliente, você será visto como alguém que tem os seus interesses em conta e que valoriza os seus desejos e necessidades.

Depois disso, tendo o contacto de email do potencial cliente, poderá fazer o seguimento da relação.

​O Que Precisa para Começar a Criar a Sua Lista de Emails

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WordPress

Se o seu site não é feito em WordPress.org, recomendo vivamente que considere esta opção versus sites feitos de raiz ou plataformas tudo-em-um (como Wix.com).

O WordPress é o sistema de gestão de conteúdo que tem mais utilizadores no mundo, sendo que cerca de 30% dos top 10 milhões de websites no mundo usam a sua tecnologia.

O seu funcionamento é baseado em plugins (extensões que lhe permitem adicionar funcionalidades ao seu site) e em temas (templates que lhe fornecem uma base de design e lhe permitem alterar o visual e funcionalidades do seu site sem necessitar de alterar o código).

Para além do mais, o WordPress é conhecido por ser amigo dos motores de busca como o Google ou o Bing, sendo uma vantagem para o seu site obter mais visibilidade nos mesmos.

Plugin para Criar Lista de Emails

Recomendo vivamente o Thrive Leads (da Thrive Themes).

O Thrive leads é um plugin para o WordPress que lhe permite captar emails através de formulários “opt in”.

Estes formulários são completamente optimizados para conversões e permitem-lhe fazer targeting preciso.

Pode também criar todo o tipo de formulários possíveis e imagináveis (lightbox, ribbon, in-line, slide-in, etc).

Mas a melhor funcionalidade é o facto de lhe permitir fazer testes A/B diretamente na plataforma, sem precisar de recorrer ao Google Analytics.

Veja no vídeo abaixo uma breve demonstração de como usar o Thrive Leads, e repare na quantidade de opções e templates que terá à sua disposição:

​Plataforma de Email Marketing

O MailChimp é a plataforma de email marketing mais popular do mundo e é a que mais utilizo.

Apesar de não ser a mais avançada (existem outras plataformas que lhe permitem fazer segmentações e automações mais avançadas como o ActiveCampaign), tem tudo aquilo que precisa para começar.

É bastante intuitiva e fácil de usar (pode até começar com conta gratuita até 2.000 subscritores).

Para conectar com o seu site, basta usar uma chave de identificação que irá inserir no seu plugin de formulários opt-in.

No entanto, a automação de emails (autoresponders) é o factor mais importante:

Pode criar uma sequência de emails que serão entregues automaticamente, assim que um subscritor entra na sua lista.

Desta forma pode entregar o “lead magnet”, construir uma relação com a sua lista (entregando conteúdo de valor) e enviar promoções.

Tudo de forma automática, sem precisar da sua intervenção directa.

O que acha?

Tem alguma dúvida sobre criação de lista de emails?

Deixe o seu comentário abaixo! Terei todo o gosto em ajudar.

Um abraço,

-Tiago "o dinheiro está na lista" Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda startups a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de mais de 7 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, copywriting e conversões online.

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