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A Era do Marketing de Atenção (e Porque A Era da Informação Morreu)

Num mundo em que toda a gente tem acesso a informação na ponta dos seus dedos…

A atenção é cada vez mais difícil de captar.

Já não basta partilhar informação…

A sua audiência é bombardeada com informação diariamente e o seu tempo médio de atenção é de agora cerca de 8 segundos…

(o que é menos do que um pequeno peixe!)

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A questão agora é portanto: 

Como captar a atenção das pessoas neste contexto?

O que vou partilhar consigo hoje vai separá-lo da sua concorrência (que ainda está presa ao mindset da informação).

Está na altura de entrar na esfera do marketing de atenção.

Vejamos então o que precisa de fazer para captar a atenção da sua audiência e mantê-la a longo prazo.

Definição de Marketing de Atenção

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A era da informação transformou completamente a nossa civilização.

Nunca como antes tivemos acesso a bibliotecas de informação à distância de um clique.

Com tanta informação disponível, as pessoas estão atualmente coladas aos seus telemóveis.

A sua audiência está mais distraída do que nunca e a informação já não capta a atenção de ninguém…

Scroll no ecrã… ler rapidamente… e seguir para a próxima distração.

Misturar-se neste mar de informação nunca dará resultado…

A única solução é perceber onde a sua audiência quer ir, o que realmente deseja e como é que a sua oferta por fornecer soluções para o que procura.

O que significa então o marketing de atenção?

O marketing de atenção é uma abordagem que mostra que você e a sua empresa valoriza o tempo da sua audiência.

Portanto, se apenas mais conteúdo não é a resposta, então como atrair e manter a atenção de uma audiência tão distraída?

Usando 3 princípios essenciais:

Como Atrair e Manter a Atenção do Seu Público-Alvo

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Existem portanto 3 fases para atrair e manter a atenção da sua audiência.

Com a abundância de informação e distrações, não há volta a dar senão implementar estes princípios.

E eles são captar, segurar, e manter a atenção.

Captar a Atenção

A primeira coisa a fazer é captar a atenção do seu público-alvo.

E isto não é fácil nos dias que correm…

Você tem uma questão de segundos para o fazer, antes que o utilizador faça scroll para baixo nos motores de busca, ou no feed de notícias das redes sociais.

E qual é a primeira coisa que o utilizador repara, quer seja em anúncios, quer seja em links orgânicos?

Reparam imediatamente nas suas headlines.

As frases que usa são críticas para atrair a atenção.

E o melhor de tudo é que as headlines dos anos 20, 30, 40 e 50 (reformatadas para os dias de hoje) ainda funcionam incrivelmente bem…

Uma vez que as necessidades básicas humanas mantêm-se inalteradas (e manter-se-ão no futuro)...

As pessoas ainda querem perder peso, sentir-se bonitas, dormir à noite, sentir-se novas…

Exatamente as mesmas necessidades básicas de há 30, 60, ou 100 anos atrás.

A única diferença com os dias que correm é que existem muito mais distrações!

Por isso, aprender copywriting (ou contratar alguém que saiba) é essencial, uma vez que só tem alguns segundos para captar a atenção.

E mais importante ainda é conhecer a fundo os desejos e necessidades do seu segmento de mercado.

Segurar a Atenção

Depois de captar a atenção e curiosidade com as suas headlines, o seu trabalho ainda vai a meio.

Você pode ter captado a atenção, mas isso não significa que as pessoas fiquem a consumir o resto do seu conteúdo.

Nesta fase você tem basicamente 20 segundos para manter o leitor interessado no conteúdo.

Seja uma landing page de opt-in, ou uma peça de conteúdo com um formulário opt-in

É uma questão de tempo antes da audiência decidir se quer continuar na sua esfera de influência.

Para segurar a atenção, deve portanto começar com conteúdo forte: a sua grande ideia.

Algo controverso, diferente e relevante que puxe o leitor para o resto do seu conteúdo.

Deve também comunicar o valor daquilo que tem para oferecer de forma clara, imediata e sucinta.

Se quiser que o utilizador tome uma decisão valiosa para si (como dar-lhe o seu contacto de email), a sua mensagem deve portanto ser extremamente convincente.

E deve desproporcionalmente acrescentar valor (seguindo os princípios da estratégia de preeminência).

Lembre-se que o tempo é o ativo mais importante das pessoas… respeite-o e terá sucesso em segurar a sua atenção.

Manter a Atenção por Longo Período de Tempo

A sua lista de emails não tem valor algum se não acrescentar valor à sua audiência.

Se quiser manter a atenção dos seus potenciais clientes, precisará de fazer com que conheçam, gostem e confiem na sua marca.

E como pode então fazê-lo?

Para manter a atenção para a vida e fazer dinheiro com a sua lista de emails, você precisa de criar uma relação genuína e autêntica.

Comunicar com a sua audiência frequentemente e criar empatia.

Fale sobre a sua história, partilhe conteúdo interessante e que acrescente algo à vida das pessoas da sua lista.

Use o poder do email marketing feito da maneira correta.

Construa uma relação íntima com cada uma das pessoas, envie emails personalizados, novidades, e dicas úteis.

Com este hábito, vai condicionando as pessoas a abrir os seus emails

O que lhe dará a possibilidade de oferecer produtos nos momentos certos, que resolverão os seus problemas mais complexos.

Por outro lado, esta relação permitir-lhe-á conhecer ainda mais a fundo as necessidades e desejos da sua audiência.

O feedback que receber de toda a interação e relação que criou, será essencial para o futuro do seu negócio.

Poderá perguntar diretamente o tipo de conteúdo que querem receber, o que mais valorizam, e quais os seus maiores obstáculos.

No fundo, suster a atenção de uma audiência significa acrescentar valor consistentemente, e por longos períodos de tempo

O que irremediavelmente trará sucesso para o seu negócio.

Como Implementar o Marketing de Atenção

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Vejamos 3 maneiras de implementar o seu marketing de atenção.

A meu ver, estas são as 3 estratégias de marketing mais importantes para o seu negócio, uma vez que são ativos totalmente seus (ao contrário das redes sociais... sem ofensa).

Funil de Vendas

Um funil de vendas tornará o seu processo de aquisição de leads e conversão em clientes finais num processo automático.

Não precisa de ser demasiado elaborado para captar a atenção dos seus clientes.

Basta construí-lo de maneira a que a sua audiência veja o seu lead magnet.

Ofereça algo valioso aos seus potenciais clientes, faça com que valha a pena estes darem o seu contacto de email, ou simplesmente sairão sem nunca mais voltar.

Crie landing pages que incentivem o potencial cliente a tomar uma decisão direta e imediata.

O que quer que seja que oferecer, garanta que é algo realmente valioso para a sua audiência.

Crie uma experiência irresistível, e manterá a sua atenção por muito tempo.

Email Marketing

O email marketing feito da maneira certa não é nada mais do que dar mais do que aquilo que pede.

O Gary Vaynerchuck fala no conceito de 51/49 (ou seja, dar 51% e pedir 49% de volta).

Faça isto consistentemente e garanto-lhe que verá resultados.

Não há outra hipótese.

Não seja aquela empresa que vai parar à pasta de spam, por apenas querer fazer promoções atrás de promoções de forma completamente egocêntrica…

Capte a atenção dos seus clientes com uma headline que junte a curiosidade ao benefício, e partilhe dicas, truques e novidades que criem uma ligação emocional.

As pessoas ficarão na expectativa de receber os seus próximos emails, uma vez que lhes estará a dar algo que torna as suas vidas um pouco melhores…

Todos os dias.

Ficarão condicionadas a abrir os seus emails e a clicar nos seus links, mesmo aqueles que contêm produtos ou serviços seus!

E esta, caro leitor…

É a única maneira de ter sucesso no email marketing.

Saiba como criar um autoresponder que nutra a relação com os novos subscritores de forma automática, e como criar newsletters diárias que mantenham essa relação a um nível cada vez mais profundo.

​Marketing de Conteúdo

Com o marketing de conteúdo, você tem a possibilidade de encontrar o seu cliente ideal.

Esta é a magia de criar conteúdo online: você partilha com o mundo aquilo que tem para oferecer, e aquelas pessoas que se identificam com o seu conteúdo, continuarão consigo.

Os que não se identificam, não voltam…

O que é óptimo, pois nunca seriam os seus clientes ideais.

Dê substância ao seu conteúdo, satisfaça cada uma das perguntas que possam ter em relação ao seu nicho de mercado.

Crie conteúdo consistentemente, todos os dias, e por longos períodos de tempo.

Sugiro que comece um desafio 90 dias, que o tornará (ou um membro da sua equipa) numa máquina de produção de conteúdo…

Não acontecerá de um dia para o outro, mas quando o tráfego orgânico começar a entrar, o seu negócio terá sucesso por muitos e muitos anos.

​Comece Hoje o Seu Marketing de Atenção

Ao mudar a sua abordagem para o marketing de atenção, estará a captar a atenção, a segurar a atenção, e a manter a atenção por longo tempo.

Estará a apostar no Customer Lifetime Value, em vez da venda imediata e efémera.

Criar conteúdo consistentemente faz sentido, mas em vez de apenas tentar encher as redes sociais ou os motores de busca com informação…

Dê algo de valor que justifique a atenção e o tempo da sua audiência.

Capte e segure a atenção oferecendo valor de imediato.

Mantenha a atenção através da construção de uma relação genuína e emocional.

O marketing de atenção não é uma escolha… é uma necessidade nos dias que correm.

Um abraço,

-Tiago

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda startups a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de mais de 7 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, copywriting e conversões online.

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