Neste artigo gostava de explorar consigo o conceito de marketing nas redes sociais.
É um dado adquirido que hoje em dia, para verdadeiramente captar a atenção do seu público-alvo, você tem que estar presente onde este congrega:
Nas 9 apps que têm instaladas nos seus smartphones e que usam diariamente (que obviamente podem variar dependendo do seu nicho de mercado).
No entanto, a vasta maioria das empresas usa as redes sociais da maneira errada.
O seu objetivo é normalmente vender diretamente produtos ou ganhar milhares de “followers”/”likes”.
Se o que está à procura neste artigo é um guia sobre como ganhar mais “followers” ou “likes” nas redes sociais, pode parar de ler agora.
Este artigo é sobre algo mais profundo e importante do que apenas ganhar “followers”.
Acredito piamente que o sucesso nas redes sociais advém de dois factores: dar e criar relações.
1) Dar
Usar uma rede social para pedir a centenas ou milhares de pessoas que não conhecem a sua empresa para comprar os seus produtos/serviços não é, nem nunca será eficaz.
Pode ter funcionado nos primórdios da internet, quando tudo era uma novidade, mas hoje em dia a atenção é escassa.
Em vez disso, o que deve fazer é fornecer conteúdo de qualidade.
Responder às perguntas mais prementes da sua audiência e aconselhar sobre aquilo que precisa de ouvir…
Se fizer isto alcançará um nível de proximidade com a sua audiência que a sua concorrência jamais alcançará.
Quando oferece algo que a sua audiência precisa, começa a ganhar a sua confiança e a desenvolver uma relação próxima.
A melhor estratégia de marketing nas redes sociais é aquela que dá - não aquela que pede.
2) Criar Relações
O propósito das redes sociais é ligar e conectar pessoas.
Se a sua presença no Instagram se resume a pedir que os seus followers cliquem no link da sua bio para comprarem os seus produtos, nunca terá a oportunidade de verdadeiramente conhecer a sua audiência.
Mas se olhar para o marketing nas redes sociais como um método de criar uma comunidade de pessoas com desejos e necessidades semelhantes…
Verá que as oportunidades começarão a aparecer.
Para além do mais, se usar as redes sociais para dar em vez de pedir, verá que criar relações interpessoais se torna incrivelmente fácil.
Aprender a criar conteúdo consistentemente e construir uma comunidade através das redes sociais demora meses…
No entanto, se você (e a sua equipa) tiver paixão pelo tópico do seu nicho, e se se comprometer a criar conteúdo valioso, terá sucesso garantidamente.
Vejamos então as 5 plataformas mais eficazes para a sua estratégia de marketing nas redes sociais, e como usá-las para criar uma comunidade de fãs incondicionais.
Ah, e tenho um bónus para si no final!
A melhor dica de todas, na verdade...
Facebook
Hoje em dia já não é possível obter um alcance orgânico ilimitado no Facebook como há uns anos atrás.
No entanto, isto não significa que o Facebook já não é valioso e que já só compensa fazer Facebook Ads.
Significa simplesmente que temos que repensar na maneira como o utilizamos.
Portanto, como podemos criar uma comunidade e dar (valor) à nossa audiência?
Imagine o Facebook como se fosse um café da “A Padaria Portuguesa”:
Um local onde as pessoas se encontram, e se sentam em diferentes grupos a falar sobre tópicos mundanos.
Você não pode simplesmente entrar no café e começar a pedir às pessoas que comprem o seu produto…
E a mesma coisa se aplica às redes sociais: é importante perceber a razão pela qual as pessoas vão para as redes sociais, e construir relações e acrescentar valor antes de pedir que façam algo do seu interesse.
A melhor maneira de criar comunidades e aumentar o alcance orgânico no Facebook é neste momento usando o Facebook Live e os grupos do Facebook.
Com estas plataformas pode aumentar o seu alcance, e criar comunidades de pessoas que partilham as mesmas necessidades e desejos.
Pinterest
O Pinterest é uma das redes sociais mais desvalorizadas.
Normalmente é associado a fotos de roupa, de comida, ou de animais domésticos.
Mas quando usado da forma correta, é uma fonte incrível de tráfego para o seu site.
O Pinterest é na verdade um motor de busca visual, onde o pesquisador encontra imagens chamadas “pins”.
Estes “pins” são como portas de entrada para o peças de conteúdo no seu site, usando um truque que revelarei num artigo futuro.
Mas lembre-se que a chave está em direcionar os utilizadores para conteúdo útil…
Onde poderá então introduzir o visitante na sua “esfera de influência”.
Não caia na tentação de vender produtos no Pinterest!
Instagram
Atualmente esta é uma das redes sociais mais em voga.
Uma coisa que foi muito bem feita (veremos até quando…) é o facto de o Instagram dificultar ao máximo o spam (ao contrário do Facebook).
Por ter consideravelmente menos spam, não permitir incluir URLs nos posts, e por (ainda) não estar invadida por posts patrocinados...
Ainda é relativamente fácil diferenciar-se da concorrência e criar uma comunidade.
A chave no Instagram é criar relações pessoais.
Mas antes de mais evite cair na tentação de seguir demasiadas pessoas para tentar aumentar o seu alcance...
Em vez disso, foque-se em seguir influenciadores importantes do seu nicho de mercado.
Depois, comece a comentar e a “gostar” consistentemente dos posts desses influenciadores.
Uma vez que o Instagram ainda tem muito menos “ruído” do que o Facebook, é mais fácil de reconhecer as pessoas que comentam frequentemente os seus posts.
Quando está a tentar criar uma relação com um influenciador, não envie uma mensagem privada imediatamente.
Vá devagarinho, nutra a relação primeiro através de interações constantes com os seus posts…
Mas não se limite a comentários como “bom post!”.
Perca alguns segundos a tentar acrescentar algum valor e escrever algo relevante, para se diferenciar do resto.
Veja no vídeo abaixo o Gary Vaynerchuk a mostrar como pôr em prática esta estratégia, usando um caso real:
YouTube
O YouTube é também uma plataforma bastante eficaz para a sua estratégia de marketing nas redes sociais.
O YouTube é um misto muito interessante:
Tal como o Pinterest, o YouTube é uma mistura entre rede social e motor de busca…
E é uma plataforma onde as pessoas pesquisam por respostas às suas dúvidas “como fazer X”.
Mas também tal como o Instagram, o YouTube é ótimo para criar relações com pessoais com influenciadores no seu nicho, através dos comentários.
Adicionando a isto o facto de ser um meio de comunicação audiovisual faz com que a plataforma seja um poderoso meio para propagar o seu conteúdo…
E obter tráfego para o seu site.
Mas não se esqueça: não use o YouTube para tentar vender diretamente produtos.
Em vez disso, forneça conteúdo de qualidade e ajude as pessoas a resolver os seus problemas.
Email
O Email é na verdade a rede social original.
O potencial incrível de construir relações próximas é completamente inexplorado pelas empresas, e por isso sou um defensor acérrimo deste meio de comunicação.
Se olhar para a sua lista de emails como se fosse uma lista de amigos, o seu potencial triplica.
A vasta maioria das empresas olha para o email como um meio de enviar promoções, em newsletters mensais ou trimestrais.
No entanto essa estratégia é completamente inútil, e as pessoas hoje em dia estão completamente imunes a emails promocionais.
Em vez disso, envie emails à sua lista tal como enviaria aos seus amigos, partilhando ideias, novidades, dicas, e conteúdo útil.
Com esta relação criada, será infinitamente mais fácil fazer com que as pessoas comprem os produtos/serviços que sugira à sua lista, uma vez que já terá ganho a confiança das pessoas.
Se conseguir partilhar detalhes da sua vida (sim, da sua vida pessoal, e não em nome da empresa), e contar histórias de maneira significativa, ao mesmo tempo que envia esses emails para milhares de pessoas…
Verá que o email é um dos canais mais eficazes para gerar tráfego para o seu site.
Trate o email como se fosse uma rede social onde partilha regularmente conteúdo positivo e interessante, em vez de enviar as newsletters comuns…
Surpreender-se-á com as qualidade de relações que criará com a sua audiência.
Dica Adicional: Pesquisa de Palavras-Chave e os Motores de Busca
Se o seu objetivo é acrescentar valor com conteúdo que alcance o maior número possível de pessoas no seu nicho…
Não há volta a dar:
Você tem que dominar a pesquisa de palavras-chave e os motores de busca.
Descobrir quais são as palavras-chave que são mais pesquisadas no seu nicho de mercado é essencial.
E assim que as descobrir, escreva artigos de blog usando esses termos.
Muitas vezes a pesquisa de palavras-chave ajuda a decidir não só o que escrever, mas também ajuda a dominar a sua presença nos motores de busca.
E quanto mais cedo começar a integrar a pesquisa de palavras-chave no seu negócio, melhor!
Na minha opinião, não há nada mais eficaz para ajudar a crescer a sua audiência.
Se vê que existe uma pergunta relacionada com o seu negócio que é pesquisada por milhares de pessoas, e que não existe conteúdo de qualidade que responda a essa pergunta…
E se você criar esse conteúdo, o Google vai notar e mais cedo ou mais tarde o seu site começará a aparecer no topo dos resultados de pesquisa.
Sim, leva tempo até que comece a ver tráfego significativo.
O Google precisa de ver que você é um verdadeiro parceiro e que produz conteúdo de qualidade consistentemente…
Mas assim que isso acontece, os seus posts irão gerar tráfego durante anos e anos…
De forma totalmente gratuita!
E pronto.
No fundo, como vê, a chave para o sucesso no marketing nas redes sociais resume-se a dar mais do que pede, e a criar relações significativas.
Se fizer estas duas coisas genuinamente, o resultado só pode ser um:
Sucesso.
Um abraço,
-Tiago “altruísta” Faria