Como Fazer Marketing nas Redes Sociais da Maneira Correta
marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

Como Fazer Marketing nas Redes Sociais da Maneira Correta

Neste artigo gostava de explorar consigo o conceito de marketing nas redes sociais.

É um dado adquirido que hoje em dia, para verdadeiramente captar a atenção do seu público-alvo, você tem que estar presente onde este congrega:

Nas 9 apps que têm instaladas nos seus smartphones e que usam diariamente (que obviamente podem variar dependendo do seu nicho de mercado).

No entanto, a vasta maioria das empresas usa as redes sociais da maneira errada.

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

O seu objetivo é normalmente vender diretamente produtos ou ganhar milhares de “followers”/”likes”.

Se o que está à procura neste artigo é um guia sobre como ganhar mais “followers” ou “likes” nas redes sociais, pode parar de ler agora.

Este artigo é sobre algo mais profundo e importante do que apenas ganhar “followers”.

Acredito piamente que o sucesso nas redes sociais advém de dois factores: dar e criar relações.

1) Dar

Usar uma rede social para pedir a centenas ou milhares de pessoas que não conhecem a sua empresa para comprar os seus produtos/serviços não é, nem nunca será eficaz.

Pode ter funcionado nos primórdios da internet, quando tudo era uma novidade, mas hoje em dia a atenção é escassa.

Em vez disso, o que deve fazer é fornecer conteúdo de qualidade.

Responder às perguntas mais prementes da sua audiência e aconselhar sobre aquilo que precisa de ouvir…

Se fizer isto alcançará um nível de proximidade com a sua audiência que a sua concorrência jamais alcançará.

Quando oferece algo que a sua audiência precisa, começa a ganhar a sua confiança e a desenvolver uma relação próxima.

A melhor estratégia de marketing nas redes sociais é aquela que - não aquela que pede.

2) Criar Relações

O propósito das redes sociais é ligar e conectar pessoas.

Se a sua presença no Instagram se resume a pedir que os seus followers cliquem no link da sua bio para comprarem os seus produtos, nunca terá a oportunidade de verdadeiramente conhecer a sua audiência.

Mas se olhar para o marketing nas redes sociais como um método de criar uma comunidade de pessoas com desejos e necessidades semelhantes…

Verá que as oportunidades começarão a aparecer.

Para além do mais, se usar as redes sociais para dar em vez de pedir, verá que criar relações interpessoais se torna incrivelmente fácil.

Aprender a criar conteúdo consistentemente e construir uma comunidade através das redes sociais demora meses…

No entanto, se você (e a sua equipa) tiver paixão pelo tópico do seu nicho, e se se comprometer a criar conteúdo valioso, terá sucesso garantidamente.

Vejamos então as 5 plataformas mais eficazes para a sua estratégia de marketing nas redes sociais, e como usá-las para criar uma comunidade de fãs incondicionais.

Ah, e tenho um bónus para si no final!

A melhor dica de todas, na verdade...

Facebook

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

Hoje em dia já não é possível obter um alcance orgânico ilimitado no Facebook como há uns anos atrás.

No entanto, isto não significa que o Facebook já não é valioso e que já só compensa fazer Facebook Ads.

Significa simplesmente que temos que repensar na maneira como o utilizamos.

Portanto, como podemos criar uma comunidade e dar (valor) à nossa audiência?

Imagine o Facebook como se fosse um café da “A Padaria Portuguesa”:

Um local onde as pessoas se encontram, e se sentam em diferentes grupos a falar sobre tópicos mundanos.

Você não pode simplesmente entrar no café e começar a pedir às pessoas que comprem o seu produto…

E a mesma coisa se aplica às redes sociais: é importante perceber a razão pela qual as pessoas vão para as redes sociais, e construir relações e acrescentar valor antes de pedir que façam algo do seu interesse.

A melhor maneira de criar comunidades e aumentar o alcance orgânico no Facebook é neste momento usando o Facebook Live e os grupos do Facebook.

Com estas plataformas pode aumentar o seu alcance, e criar comunidades de pessoas que partilham as mesmas necessidades e desejos.

Pinterest

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

O Pinterest é uma das redes sociais mais desvalorizadas.

Normalmente é associado a fotos de roupa, de comida, ou de animais domésticos.

Mas quando usado da forma correta, é uma fonte incrível de tráfego para o seu site.

O Pinterest é na verdade um motor de busca visual, onde o pesquisador encontra imagens chamadas “pins”.

Estes “pins” são como portas de entrada para o peças de conteúdo no seu site, usando um truque que revelarei num artigo futuro.

Mas lembre-se que a chave está em direcionar os utilizadores para conteúdo útil…

Onde poderá então introduzir o visitante na sua “esfera de influência”.

Não caia na tentação de vender produtos no Pinterest!

Instagram

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

Atualmente esta é uma das redes sociais mais em voga.

Uma coisa que foi muito bem feita (veremos até quando…) é o facto de o Instagram dificultar ao máximo o spam (ao contrário do Facebook).

Por ter consideravelmente menos spam, não permitir incluir URLs nos posts, e por (ainda) não estar invadida por posts patrocinados...

Ainda é relativamente fácil diferenciar-se da concorrência e criar uma comunidade.

A chave no Instagram é criar relações pessoais.

Mas antes de mais evite cair na tentação de seguir demasiadas pessoas para tentar aumentar o seu alcance...

Em vez disso, foque-se em seguir influenciadores importantes do seu nicho de mercado.

Depois, comece a comentar e a “gostar” consistentemente dos posts desses influenciadores.

Uma vez que o Instagram ainda tem muito menos “ruído” do que o Facebook, é mais fácil de reconhecer as pessoas que comentam frequentemente os seus posts.

Quando está a tentar criar uma relação com um influenciador, não envie uma mensagem privada imediatamente.

Vá devagarinho, nutra a relação primeiro através de interações constantes com os seus posts…

Mas não se limite a comentários como “bom post!”.

Perca alguns segundos a tentar acrescentar algum valor e escrever algo relevante, para se diferenciar do resto.

Veja no vídeo abaixo o Gary Vaynerchuk a mostrar como pôr em prática esta estratégia, usando um caso real:

YouTube

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

O YouTube é também uma plataforma bastante eficaz para a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

O YouTube é um misto muito interessante:

Tal como o Pinterest, o YouTube é uma mistura entre rede social e motor de busca…

E é uma plataforma onde as pessoas pesquisam por respostas às suas dúvidas “como fazer X”.

Mas também tal como o Instagram, o YouTube é ótimo para criar relações com pessoais com influenciadores no seu nicho, através dos comentários.

Adicionando a isto o facto de ser um meio de comunicação audiovisual faz com que a plataforma seja um poderoso meio para propagar o seu conteúdo…

E obter tráfego para o seu site.

Mas não se esqueça: não use o YouTube para tentar vender diretamente produtos.

Em vez disso, forneça conteúdo de qualidade e ajude as pessoas a resolver os seus problemas.

Email

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

O Email é na verdade a rede social original.

O potencial incrível de construir relações próximas é completamente inexplorado pelas empresas, e por isso sou um defensor acérrimo deste meio de comunicação.

Se olhar para a sua lista de emails como se fosse uma lista de amigos, o seu potencial triplica.

A vasta maioria das empresas olha para o email como um meio de enviar promoções, em newsletters mensais ou trimestrais.

No entanto essa estratégia é completamente inútil, e as pessoas hoje em dia estão completamente imunes a emails promocionais.

Em vez disso, envie emails à sua lista tal como enviaria aos seus amigos, partilhando ideias, novidades, dicas, e conteúdo útil.

Com esta relação criada, será infinitamente mais fácil fazer com que as pessoas comprem os produtos/serviços que sugira à sua lista, uma vez que já terá ganho a confiança das pessoas.

Se conseguir partilhar detalhes da sua vida (sim, da sua vida pessoal, e não em nome da empresa), e contar histórias de maneira significativa, ao mesmo tempo que envia esses emails para milhares de pessoas…

Verá que o email é um dos canais mais eficazes para gerar tráfego para o seu site.

Trate o email como se fosse uma rede social onde partilha regularmente conteúdo positivo e interessante, em vez de enviar as newsletters comuns…

Surpreender-se-á com as qualidade de relações que criará com a sua audiência.

​Dica Adicional: Pesquisa de Palavras-Chave e os Motores de Busca

marketing nas redes sociais, marketing redes sociais, como fazer marketing nas redes sociais, redes sociais como ferramenta de marketing, estratégia redes sociais, conteúdos para redes sociais

Se o seu objetivo é acrescentar valor com conteúdo que alcance o maior número possível de pessoas no seu nicho…

Não há volta a dar:

Você tem que dominar a pesquisa de palavras-chave e os motores de busca.

Descobrir quais são as palavras-chave que são mais pesquisadas no seu nicho de mercado é essencial.

E assim que as descobrir, escreva artigos de blog usando esses termos.

Muitas vezes a pesquisa de palavras-chave ajuda a decidir não só o que escrever, mas também ajuda a dominar a sua presença nos motores de busca.

E quanto mais cedo começar a integrar a pesquisa de palavras-chave no seu negócio, melhor!

Na minha opinião, não há nada mais eficaz para ajudar a crescer a sua audiência.

Se vê que existe uma pergunta relacionada com o seu negócio que é pesquisada por milhares de pessoas, e que não existe conteúdo de qualidade que responda a essa pergunta…

E se você criar esse conteúdo, o Google vai notar e mais cedo ou mais tarde o seu site começará a aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

Sim, leva tempo até que comece a ver tráfego significativo.

O Google precisa de ver que você é um verdadeiro parceiro e que produz conteúdo de qualidade consistentemente

Mas assim que isso acontece, os seus posts irão gerar tráfego durante anos e anos…

De forma totalmente gratuita!

E pronto.

No fundo, como vê, a chave para o sucesso no marketing nas redes sociais resume-se a dar mais do que pede, e a criar relações significativas.

Se fizer estas duas coisas genuinamente, o resultado só pode ser um:

Sucesso.

Um abraço,

-Tiago “altruísta” Faria

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

follow me on:

Leave a Comment: