Novembro 24

Como Fazer Marketing nas Redes Sociais da Maneira Correta

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Neste artigo gostava de explorar consigo o conceito de marketing nas redes sociais.

É um dado adquirido que hoje em dia, para verdadeiramente captar a atenção do seu público-alvo, você tem que estar presente onde este congrega:

Nas 9 apps que têm instaladas nos seus smartphones e que usam diariamente (que obviamente podem variar dependendo do seu nicho de mercado).

No entanto, a vasta maioria das empresas usa as redes sociais da maneira errada.

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O seu objetivo é normalmente vender diretamente produtos ou ganhar milhares de “followers”/”likes”.

Se o que está à procura neste artigo é um guia sobre como ganhar mais “followers” ou “likes” nas redes sociais, pode parar de ler agora.

Este artigo é sobre algo mais profundo e importante do que apenas ganhar “followers”.

Acredito piamente que o sucesso nas redes sociais advém de dois factores: dar e criar relações.

1) Dar

Usar uma rede social para pedir a centenas ou milhares de pessoas que não conhecem a sua empresa para comprar os seus produtos/serviços não é, nem nunca será eficaz.

Pode ter funcionado nos primórdios da internet, quando tudo era uma novidade, mas hoje em dia a atenção é escassa.

Em vez disso, o que deve fazer é fornecer conteúdo de qualidade.

Responder às perguntas mais prementes da sua audiência e aconselhar sobre aquilo que precisa de ouvir…

Se fizer isto alcançará um nível de proximidade com a sua audiência que a sua concorrência jamais alcançará.

Quando oferece algo que a sua audiência precisa, começa a ganhar a sua confiança e a desenvolver uma relação próxima.

A melhor estratégia de marketing nas redes sociais é aquela que - não aquela que pede.

2) Criar Relações

O propósito das redes sociais é ligar e conectar pessoas.

Se a sua presença no Instagram se resume a pedir que os seus followers cliquem no link da sua bio para comprarem os seus produtos, nunca terá a oportunidade de verdadeiramente conhecer a sua audiência.

Mas se olhar para o marketing nas redes sociais como um método de criar uma comunidade de pessoas com desejos e necessidades semelhantes…

Verá que as oportunidades começarão a aparecer.

Para além do mais, se usar as redes sociais para dar em vez de pedir, verá que criar relações interpessoais se torna incrivelmente fácil.

Aprender a criar conteúdo consistentemente e construir uma comunidade através das redes sociais demora meses…

No entanto, se você (e a sua equipa) tiver paixão pelo tópico do seu nicho, e se se comprometer a criar conteúdo valioso, terá sucesso garantidamente.

Vejamos então as 5 plataformas mais eficazes para a sua estratégia de marketing nas redes sociais, e como usá-las para criar uma comunidade de fãs incondicionais.

Ah, e tenho um bónus para si no final!

A melhor dica de todas, na verdade...

Facebook

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Hoje em dia já não é possível obter um alcance orgânico ilimitado no Facebook como há uns anos atrás.

No entanto, isto não significa que o Facebook já não é valioso e que já só compensa fazer Facebook Ads.

Significa simplesmente que temos que repensar na maneira como o utilizamos.

Portanto, como podemos criar uma comunidade e dar (valor) à nossa audiência?

Imagine o Facebook como se fosse um café da “A Padaria Portuguesa”:

Um local onde as pessoas se encontram, e se sentam em diferentes grupos a falar sobre tópicos mundanos.

Você não pode simplesmente entrar no café e começar a pedir às pessoas que comprem o seu produto…

E a mesma coisa se aplica às redes sociais: é importante perceber a razão pela qual as pessoas vão para as redes sociais, e construir relações e acrescentar valor antes de pedir que façam algo do seu interesse.

A melhor maneira de criar comunidades e aumentar o alcance orgânico no Facebook é neste momento usando o Facebook Live e os grupos do Facebook.

Com estas plataformas pode aumentar o seu alcance, e criar comunidades de pessoas que partilham as mesmas necessidades e desejos.

Pinterest

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O Pinterest é uma das redes sociais mais desvalorizadas.

Normalmente é associado a fotos de roupa, de comida, ou de animais domésticos.

Mas quando usado da forma correta, é uma fonte incrível de tráfego para o seu site.

O Pinterest é na verdade um motor de busca visual, onde o pesquisador encontra imagens chamadas “pins”.

Estes “pins” são como portas de entrada para o peças de conteúdo no seu site, usando um truque que revelarei num artigo futuro.

Mas lembre-se que a chave está em direcionar os utilizadores para conteúdo útil…

Onde poderá então introduzir o visitante na sua “esfera de influência”.

Não caia na tentação de vender produtos no Pinterest!

Instagram

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Atualmente esta é uma das redes sociais mais em voga.

Uma coisa que foi muito bem feita (veremos até quando…) é o facto de o Instagram dificultar ao máximo o spam (ao contrário do Facebook).

Por ter consideravelmente menos spam, não permitir incluir URLs nos posts, e por (ainda) não estar invadida por posts patrocinados...

Ainda é relativamente fácil diferenciar-se da concorrência e criar uma comunidade.

A chave no Instagram é criar relações pessoais.

Mas antes de mais evite cair na tentação de seguir demasiadas pessoas para tentar aumentar o seu alcance...

Em vez disso, foque-se em seguir influenciadores importantes do seu nicho de mercado.

Depois, comece a comentar e a “gostar” consistentemente dos posts desses influenciadores.

Uma vez que o Instagram ainda tem muito menos “ruído” do que o Facebook, é mais fácil de reconhecer as pessoas que comentam frequentemente os seus posts.

Quando está a tentar criar uma relação com um influenciador, não envie uma mensagem privada imediatamente.

Vá devagarinho, nutra a relação primeiro através de interações constantes com os seus posts…

Mas não se limite a comentários como “bom post!”.

Perca alguns segundos a tentar acrescentar algum valor e escrever algo relevante, para se diferenciar do resto.

Veja no vídeo abaixo o Gary Vaynerchuk a mostrar como pôr em prática esta estratégia, usando um caso real:

YouTube

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O YouTube é também uma plataforma bastante eficaz para a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

O YouTube é um misto muito interessante:

Tal como o Pinterest, o YouTube é uma mistura entre rede social e motor de busca…

E é uma plataforma onde as pessoas pesquisam por respostas às suas dúvidas “como fazer X”.

Mas também tal como o Instagram, o YouTube é ótimo para criar relações com pessoais com influenciadores no seu nicho, através dos comentários.

Adicionando a isto o facto de ser um meio de comunicação audiovisual faz com que a plataforma seja um poderoso meio para propagar o seu conteúdo…

E obter tráfego para o seu site.

Mas não se esqueça: não use o YouTube para tentar vender diretamente produtos.

Em vez disso, forneça conteúdo de qualidade e ajude as pessoas a resolver os seus problemas.

Email

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O Email é na verdade a rede social original.

O potencial incrível de construir relações próximas é completamente inexplorado pelas empresas, e por isso sou um defensor acérrimo deste meio de comunicação.

Se olhar para a sua lista de emails como se fosse uma lista de amigos, o seu potencial triplica.

A vasta maioria das empresas olha para o email como um meio de enviar promoções, em newsletters mensais ou trimestrais.

No entanto essa estratégia é completamente inútil, e as pessoas hoje em dia estão completamente imunes a emails promocionais.

Em vez disso, envie emails à sua lista tal como enviaria aos seus amigos, partilhando ideias, novidades, dicas, e conteúdo útil.

Com esta relação criada, será infinitamente mais fácil fazer com que as pessoas comprem os produtos/serviços que sugira à sua lista, uma vez que já terá ganho a confiança das pessoas.

Se conseguir partilhar detalhes da sua vida (sim, da sua vida pessoal, e não em nome da empresa), e contar histórias de maneira significativa, ao mesmo tempo que envia esses emails para milhares de pessoas…

Verá que o email é um dos canais mais eficazes para gerar tráfego para o seu site.

Trate o email como se fosse uma rede social onde partilha regularmente conteúdo positivo e interessante, em vez de enviar as newsletters comuns…

Surpreender-se-á com as qualidade de relações que criará com a sua audiência.

​Dica Adicional: Pesquisa de Palavras-Chave e os Motores de Busca

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Se o seu objetivo é acrescentar valor com conteúdo que alcance o maior número possível de pessoas no seu nicho…

Não há volta a dar:

Você tem que dominar a pesquisa de palavras-chave e os motores de busca.

Descobrir quais são as palavras-chave que são mais pesquisadas no seu nicho de mercado é essencial.

E assim que as descobrir, escreva artigos de blog usando esses termos.

Muitas vezes a pesquisa de palavras-chave ajuda a decidir não só o que escrever, mas também ajuda a dominar a sua presença nos motores de busca.

E quanto mais cedo começar a integrar a pesquisa de palavras-chave no seu negócio, melhor!

Na minha opinião, não há nada mais eficaz para ajudar a crescer a sua audiência.

Se vê que existe uma pergunta relacionada com o seu negócio que é pesquisada por milhares de pessoas, e que não existe conteúdo de qualidade que responda a essa pergunta…

E se você criar esse conteúdo, o Google vai notar e mais cedo ou mais tarde o seu site começará a aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

Sim, leva tempo até que comece a ver tráfego significativo.

O Google precisa de ver que você é um verdadeiro parceiro e que produz conteúdo de qualidade consistentemente

Mas assim que isso acontece, os seus posts irão gerar tráfego durante anos e anos…

De forma totalmente gratuita!

E pronto.

No fundo, como vê, a chave para o sucesso no marketing nas redes sociais resume-se a dar mais do que pede, e a criar relações significativas.

Se fizer estas duas coisas genuinamente, o resultado só pode ser um:

Sucesso.

Um abraço,

-Tiago “altruísta” Faria


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