O segredo não está na sua lista de emails. O segredo está na relação que tem com a sua lista de emails.
Como tal, faz todo o sentido escolher o melhor serviço de email marketing para o ajudar a crescer e alimentar essa relação.
Mas será que o Mailchimp é mesmo a melhor escolha?
Apesar de ser talvez o serviço de email marketing mais popular do mundo, quando comparado com outras alternativas o MailChimp deixa muito a desejar.
Neste artigo vou também revelar por que razão deixei o Mailchimp e qual o melhor serviço de email marketing para si.
Spoiler: Escolhi o Aweber por causa do custo, apoio ao cliente e “taxa de entregabilidade” de emails (pode criar aqui a sua conta gratuita no Aweber).
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O que São Serviços de Email Marketing, e Por que Precisa de Um?
Como referi no início, crescer a sua lista de emails deve ser a prioridade número 1 do seu negócio.
Ao crescer a sua lista, irá também criar uma relação próxima com a sua audiência.
A palavra-chave aqui é de facto a relação. O seu grande objetivo deve ser sempre o de se posicionar como o conselheiro de confiança que está sempre disponível para resolver os problemas da sua audiência e ajudar a alcançar os seus objetivos.
E a melhor maneira de o fazer é enviando emails pessoais, úteis, e recheados de valor. São estes os emails que as pessoas vão querer receber com frequência na sua caixa de entrada.
No entanto, também precisa de ser eficiente nesse processo!
A sua estratégia de email marketing também passa pela seleção de um serviço que torne o processo o mais simples possível.
E como não é possível enviar emails em massa através do Gmail… é aí que entram as ferramentas de email marketing.
O que as Melhores Ferramentas de Email Marketing Podem Fazer Pelo Seu Negócio
Como estão as suas taxas de abertura, taxas de clique, taxas de entregabilidade, e taxa de retenção de subscritores?
Se não tem ideia de qual a performance dos seus emails assim que chegam aos seus subscritores, então está a perder tempo precioso!
Você precisa de saber se está a fazer algum progresso. É a única maneira de saber se está no bom caminho com os seus esforços de email marketing.
Bem sei que a ideia de “medir” e “rastrear” dados pode não ser algo que lhe interesse muito…
Mas não tem que fazer tudo sozinho.
É aqui que uma plataforma de email marketing pode ajudar mais.
Ao usar os relatórios e analytics destas ferramentas, você consegue determinar se as suas iniciativas estão a dar resultados, ao mesmo tempo que coleciona dados importantes sobre o comportamento da sua audiência.
Assim que descobre o que a sua audiência realmente quer, você pode começar a apontar as suas campanhas nessa direção… e é aí que as coisas começam a ficar engraçadas.
De repente, as suas hipóteses de sucesso sobem exponencialmente!
Mailchimp VS Aweber: Visão Geral
Ok. Agora que cobrimos alguns detalhes, está na hora de falar sobre aquilo que realmente interessa.
Quando está a trabalhar no seu negócio, o foco deve estar sempre no futuro.
Imagine que você já tem algumas dezenas ou centenas de subscritores agora.
Pode estar a usar o MailChimp como uma ferramenta temporária, apenas porque tem a versão gratuita até 2000 subscritores.
Tal como eu, pode estar a pensar “bom, quando lá chegar depois penso em encontrar uma plataforma melhor”.
No entanto, há mais do que uma razão para não fazer isso...
A verdade é que você precisa de olhar para o futuro e pensar onde é que o seu negócio pode estar daqui a uns anos.
De que maneira é que pode garantir que os objetivos do seu negócio são alcançados da maneira mais eficaz, eficiente, e “indolor”?
De momento, o plano gratuito do Mailchimp pode parecer de facto tentador. Mas se apenas o utilizar por ser grátis, pode chegar a um ponto no futuro em que tem que migrar a sua lista para uma plataforma melhor… e isso pode ser problemático.
A melhor altura para decidir é agora quando ainda está a começar. Quanto mais cedo tomar esta decisão, melhor para o seu negócio!
Mas então, qual escolher: Mailchimp ou Aweber?
Bom, primeiramente o Aweber está no mercado já desde 1998.
É considerado o “avô” dos serviços de email marketing.
Existem cerca de 120,000 utilizadores em todo o mundo que confiam no Aweber, entre os quais empreendedores, bloggers e pequenos negócios.
Por outro lado, o Mailchimp está no mercado desde 2001, e tem mais de 7 milhões de utilizadores em todo o mundo… o que é realmente impressionante.
Mas será que o maior é sempre o melhor?
Vejamos mais em detalhe as maiores diferenças entre o Mailchimp e o Aweber:
O Sistema de Apoio ao Cliente do Mailchimp
Acredite, vai acabar por acontecer.
Vai encontrar problemas a gerir a sua lista de emails, e vai precisar de ajuda.
E vai precisar de ajuda já, hoje, e não amanhã.
Se não tiver um agente de apoio ao cliente que possa contactar facilmente, que seja prestável, competente e responsivo… terá problemas!
Por isso vejamos como se comparam as duas plataformas:
O Mailchimp tem vários recursos e FAQs que pode usar para encontrar a resposta que precisa.
Mas se quiser falar com alguém, pode fazê-lo… mas não é fácil encontrar a opção.
Para além disso, a versão gratuita não lhe dá acesso a apoio por email ou chat. Você fica por sua conta, até escolher um plano pago (e bem pago, como já vamos ver daqui a pouco).
Por sua vez, o Aweber faz as coisas de forma um pouco diferente...
O apoio ao cliente do Aweber faz parte da cultura da empresa.
Não fazem outsourcing desta parte do seu negócio em países como as Filipinas ou Índia (a estratégia normalmente seguida pelas maiores empresas). Toda a sua equipa de suporte está baseada na sua sede em Pennsylvania, EUA.
Sempre que precisa de algo, eles estão sempre disponíveis e prontos a responder 24h por dia, 7 dias por semana. Pode optar por chat, email ou telefone (este apenas entre as 8h e as 20h - Zona de Tempo Oriental, +5h em Portugal continental).
Já utilizei o suporte por chat diversas vezes, e sempre me resolveram cada problema ou dúvida na hora. Inclusive criaram-me relatórios personalizados, e ajudaram-me na transição da minha lista. 5 estrelas!
Neste campo, o Aweber não dá qualquer hipótese a ninguém.
E o melhor de tudo? Você terá direito a todas estas opções de apoio desde o 1º dia, mesmo que opte apenas pela versão grátis!
Mailchimp ou Aweber: Qual é Mais Intuitivo?
Independentemente de qual serviço escolher, existe sempre uma curva de aprendizagem e vai encontrar obstáculos e problemas.
O Mailchimp gaba-se de ser intuitivo… mas durante o ano que usei, achei tudo menos intuitivo!
Sim, pode ter um design bonito, e parece estar bem organizado. Mas há algumas funções que não são fáceis de nos familiarizarmos. Então agora desde que o menu principal mudou para a esquerda, ficou ainda mais confuso!
Por outro lado, o Aweber é extremamente simples.
Poucas opções que estão organizadas de forma lógica.
Vantagem de ser uma ferramenta da “velha guarda”, que se foca mais na eficácia e simplicidade do que em designs bonitos.
Criar Automações de Email
Prefere um serviço de email marketing que é fácil de usar ou que é mais poderoso?
A sua resposta a esta pergunta pode influenciar a sua escolha entre o Mailchimp e o Aweber.
No que concerne a automações poderosas, o Mailchimp leva alguma vantagem.
Por exemplo, pode criar diferentes grupos de subscritores e lançar campanhas específicas para esses subscritores. Pode enviar mensagens diretamente a utilizadores com base no seu comportamento, etc.
No entanto, há um senão:
Editar é complicado e confuso.
O editor visual é pouco intuitivo e as opções são difíceis de encontrar.
E é aí que o Aweber entra a pés juntos.
Criar automações é uma experiência suave e indolor com o Aweber. Pode adicionar “tags” aos subscritores, enviar mensagens personalizadas, e todo o tipo de automações necessárias.
Se não precisar de automações robustas e complexas (como por exemplo para uma loja ecommerce), nem precisa de pensar duas vezes: a escolha é o Aweber.
Single Opt-in e Double Opt-in
Quando adiciona subscritores à sua lista de emails, pode escolher se quer um processo de single ou double opt-in.
O processo de single opt-in significa que quando alguém subscreve, entra imediatamente na sua lista.
Por outro lado, o processo de double opt-in significa que quando alguém subscreve, recebe um link de confirmação por email. Apenas se a pessoa clicar nesse link é que se tornará subscritor.
Tanto o Mailchimp como o Aweber permitem-lhe escolher o tipo de opt-in que quer para a sua lista.
O double opt-in pode ser mais lento, mas ajuda a filtrar spam e emails falsos ou pouco utilizados (algo frequente quando as pessoas apenas querem receber o seu freebie).
A única diferença é que o Mailchimp permite-lhe desativar o double opt-in facilmente, enquanto que no Aweber você precisa de entrar em contacto com o apoio ao cliente para o fazer.
Um passo adicional, mas nada complicado: rapidamente o agente de apoio ao cliente faz a alteração por si.
Pode ser um pouco chato para si, mas a verdade é que o Aweber tem um objetivo claro com isto: fazer o máximo possível para evitar que os seus emails sejam filtrados como spam.
Por isso é que os emails enviados pelo Mailchimp acabam na categoria de Promoções do Gmail (e demasiadas vezes no spam), enquanto que os emails enviados pelo Aweber entram diretamente na caixa de entrada dos subscritores.
Não existe serviço de email marketing no mundo com uma taxa de "entregabilidade" melhor do que o Aweber. Simplesmente, funciona!
Quanto Custa cada Um? Preços do Mailchimp vs Aweber
Falemos então da questão mais importante: o dinheiro.
Os planos do Aweber são incrivelmente simples.
Existe o Free (grátis) e o Pro (pago).
O plano Free permite-lhe ter até 500 subscritores e enviar até 3000 emails por mês.
Nada de extraordinário, mas com um detalhe: terá acesso a quase todas as funcionalidades desde o 1º dia! (excepto testes A/B, automações com base em comportamento, e segmentos personalizados).
E o melhor de tudo?
Terá direito a ajuda gratuita para migrar a sua lista para o Aweber, e terá acesso ao famoso apoio ao cliente 24h por dia, 7 dias por semana, por email, chat, ou telefone!
Quanto ao plano Pro, existem 5 níveis, dependendo do número de subscritores.
Abaixo os preços do Aweber por cada nível:
Se (ou quando?) superar os 25.000 subscritores, terá que entrar em contacto para receber um orçamento personalizado.
O Preço do Mailchimp é Mais Complicado
O Mailchimp gosta de complicar as coisas.
Pode escolher entre 4 planos diferentes: Free (grátis), Essentials, Standard, e Premium.
No entanto, estes planos não são fixos. Há muitas variáveis.
Cada plano vem com diferentes números de subscritores, limites de envio de emails, etc.
Se começar com o plano Free (gratuito), estará limitado a 2.000 subscritores e 10.000 envios de emails por mês.
À primeira vista, nada mau para uma ferramenta gratuita…
No entanto, estará bastante limitado tanto nas opções de envio como no suporte.
Apenas pode enviar um email automático (esqueça as sequências de emails de boas vindas), e apenas terá direito a 30 dias de apoio por email (nada de chat ou telefone).
Abaixo o preço mínimo por cada plano pago do Mailchimp:
Para comparar com os planos do Aweber, vejamos como seria o plano básico Essentials com limites de subscritores semelhantes:
Até 2.500 subscritores parece que o Mailchimp é mais barato que o Aweber. Mas falta olhar para mais um detalhe:
No plano Essentials existe um limite de envios mensais de 10x o número máximo de subscritores.
Isto significa que se tiver 2.500 subscritores, só pode enviar 10 emails por mês, ou seja, cerca de 1.5 emails por semana… e isto se não tiver nenhuma automação a correr!
Se quiser realmente criar uma relação forte com a sua audiência, e não se preocupar com o limite de envios dos seus autoresponders, terá que optar pelo plano Standard ou Premium…
E para além disso, não terá acesso à linha de apoio por telefone.
Demasiadas limitações que não existem no Aweber!
Com o Aweber terá acesso a tudo, sem quaisquer limites de envios, qualquer que seja o plano da sua escolha.
Para além disso, a partir dos 2.501 subscritores o preço do Aweber começa a ser mais barato do que o plano Essentials do Mailchimp (o mais básico e barato).
Sem comparação.
Qual é Afinal o Melhor? Mailchimp ou Aweber?
Chegámos então ao momento da verdade - Mailchimp ou Aweber?
Como já deve ter percebido, a minha escolha óbvia é o Aweber.
Eis as razões da minha escolha:
O Aweber já existe no mercado há muito tempo. A ferramenta de design e edição de emails é mais fácil e intuitiva. A criação de automações é intuitiva e lógica, e o processo de opt-in é mais seguro.
Nem sequer penso duas vezes sobre continuar a usar o Aweber por muitos e longos anos.
Clique aqui para criar a sua conta grátis no Aweber.
Espero que este artigo tenha sido útil e que o tenha ajudado a encontrar a melhor opção no mercado para o Mailchimp.
Deixe um comentário abaixo e diga-me o que acha. Já usou o Mailchimp? O que achou?
Um abraço,
Tiago “aweberado” Faria