Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal e Negócio: O Voto de 36 Experts Portugueses
Melhores livros de desenvolvimento pessoal e negócio

Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal e Negócio: O Voto de 36 Experts Portugueses

Ler livros de desenvolvimento pessoal e negócio é uma maneira incrível de "entrarmos" na mente de algumas das pessoas mais incríveis do mundo.

No entanto, com 130 milhões de livros publicados durante a história moderna (segundo uma estimativa da Google), torna-se difícil saber por onde começar.

Foi exatamente por isso fiz a seguinte pergunta a 36 empreendedores e experts portugueses:

"Se tivesses que oferecer um livro sobre desenvolvimento pessoal ou negócio, qual oferecias e porquê?"

Melhores livros de desenvolvimento pessoal e negócio

Durante O Podcast do Tiago Faria fui descortinando os hábitos e melhores práticas que fazem a diferença na vida de empreendedores e especialistas em Portugal...

E os livros escolhidos são parte fulcral nessa criação de novos hábitos.

Descobre neste artigo quais são os temas que mais influenciaram estes 36 experts, e "enche" o teu cérebro de "bombas de conhecimento!

Os Livros que os Experts Escolheram

Abaixo podes ler exatamente o que cada expert disse quando lhe fiz a pergunta sobre o livro (geralmente no final da entrevista). A maior parte explicou a sua escolha, alguns com detalhes fascinantes, e partilhou também insights poderosíssimos sobre cada livro. 

As respostas foram organizadas por ordem alfabética do nome de cada expert, e deixei um link para o livro (Amazon ou Wook) para que possas saber mais sobre o livro e, quiçá comprá-lo (links de afiliado, ou seja, se comprares eu recebo uma comissão sem qualquer custo adicional para ti).

Spoiler alert: 3 livros foram escolhidos por 2 experts diferentes cada: 

Espero que gostes!

Alexandre Monteiro

O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. O Principezinho foi, para mim, o melhor livro que eu já li e ensina, em formato história, como é que tu deves influenciar pessoas.

Por exemplo, “cuida da tua rosa” - cuida dos teus clientes. Eu até me admiro como é que ainda não há O Principezinho – não sei se há ou não – ligado aos empreendedores.


O “cuida da tua rosa”, “o essencial é invisível aos olhos”, a questão do cuidar do outro, até o tipo de perfis de comportamentos estão neste livro, desde o rei, desde a raposa... Se nós compreendermos a história de uma forma “à empreendedor”, vamos compreender que quem controla todo este comportamento é muito mais fácil para negociar.

Eu adoro O Principezinho porque é simples, e nós aprendemos com histórias simples.

Behaviour Profiler

Ana Martins

Há um livro que me marcou em termos de viragem. Se calhar, se eu o relesse agora não me faria tanto sentido, mas marcou-me nesta passagem para o digital, que é Os 8 Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho.

Quando fiz a pós-graduação achei tudo muito técnico, e este foi o livro que eu encontrei que de repente fala em estratégia, ou seja, não está a falar do que é que tu precisas fazer para vencer o algoritmo do Instagram, o que é que tu precisas de saber para vencer o algoritmo do Facebook ou de como fazer anúncios para o Facebook. Nada disso. É um livro que nos vem dizer que, atualmente, com o digital há 8 Ps, e ele desdobra esses 8 Ps no desenvolvimento de uma estratégia, ou seja, temos de ter estes Ps em consideração para realmente ter sucesso no marketing digital.

Em termos de desenvolvimento estratégico, na altura em que o li, há uns seis anos, achei que era um livro formidável.

Branding Rockstar

Ana Milhazes

Eu tenho uma regra: só compro livros em papel que vou reler muitas vezes e um dos livros que me ajudou imenso foi o Às 9 no Meu Livro, da Sofia Castro Fernandes.


Na verdade, qualquer um dos livros dela é espetacular. Eu tenho os três e são livros que eu estou sempre a ler e a reler porque são livros que, dependendo da fase da tua vida em que tu os lês, trazem sempre imensa inspiração e quando uma pessoa está sempre em baixo, consegue encontrar algum conforto nos livros.


Nas fases em que eu estive pior, foi mesmo dos livros mais importantes para mim. Quando estou bem, também é ótimo ler porque fico muito feliz quando o leio, e cada vez que os leio vou buscar uma coisa nova.

Branding Rockstar

Tenho vários, mas já que estás a falar para empreendedores, de desenvolvimento pessoal e de estratégia de vida, e eu sou fascinada por esse tipo de temas: A Arte da Guerra, do Sun Tzu. 


É um livro que eu considero muito interessante porque é estratégia mental que tu deves também ter e colocar na tua vida, naquilo que tu fazes, nas opções que fazes, porque tudo na vida é uma escolha.

Apresentadora TV / Empresária / Digital Content Creator /Activist

Ana Santos

Eu vou falar de um de UX, apesar de haver vários que não são de UX e que eu recomendaria.


Vou falar de um de UX porque acho que é muito bom para qualquer pessoa que tenha um negócio e que não seja técnico, nem saiba nada de UX.


Foi um dos primeiros livros que li, mesmo antes de focar-me em UX. Na altura, demos a um dos nossos managers e ele também não percebia nada de UX.  É um livro que qualquer pessoa consegue ler. Chama-se Don’t Make Me Think, do Steve Krug. 


Aconselho porque é muito fácil de ler, é super divertido.

UX Educator & Learning Experience Designer

Anabela Chastre

Um livro que eu escrevi – Liderança, Para Onde Vamos a Partir Daqui? Não é por nada, mas eu considero um dos melhores livros de Liderança em Portugal.


Foi um livro que eu escrevi com o Pedro Ramos e foi uma viagem que eu e o Pedro fizemos no sentido de convocar vários CEOs, vários líderes de organizações em Portugal, e perguntarmos qual é o futuro da liderança. Simulámos uma viagem: onde é que nós estamos agora, em que aeroporto é que nós estamos, e que competências é que nós temos agora. Dentro da viagem, do que é que nós nos temos de libertar e
aquilo que depois temos de encontrar.

Nós entrevistámos o António Saraiva, presidente da CIP, Fernando Pinto que, na altura, era presidente da TAP, Nelson Pires, da Jaba Recordati, Rui Miguel Nabeiro, Rui Paiva, Sofia Tenreiro, tudo nomes de líderes que nós admiramos muito porque têm uma visão de liderança muito forte, mas um sentido de gestão de pessoas ainda mais forte, são grandes exemplos em Portugal disso.

Leadership Coach

André Novais de Paula

Whatever you think, think the Opposite. Este é o meu livro preferido, que eu ofereço com frequência, já devo ter oferecido uns 40, pelo menos.


É do Paul Arden, lê-se muito rápido, é ótimo. Fala das coisas óbvias em que nós não pensamos ou, então, pensamos, mas não pensamos exatamente por aquela perspetiva.

Digital Strategist | Speaker | Trainer

Ariana Nunes

Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker. Eu tive a oportunidade de participar já duas vezes no seminário e a verdade é que é fantástico, aquilo é uma lavagem cerebral positiva tão boa que eu aconselharia a todos os portugueses se fosse possível, só que eles não fazem workshops em Portugal.

Os Segredos da Mente Milionária é um livro que nos dá exercícios para fazer, por exemplo, enviar um e-mail a uma das personalidades que nós admiramos a explicar e a demonstrar a nossa gratidão, e fazer este tipo de exercícios faz-nos desenvolver muito por dentro, no sentido de ficarmos muito bem estruturados para começar a pensar diferente.

Os Segredos da Mente Milionária é um livro ridículo porque basicamente ele vai mandar-me fazer coisas que eu nunca faria, no entanto, se eu encarar isto de forma relaxada, mas com o sentido de tirar alguma ideia, talvez valha bem a pena sugerir às pessoas.

Founder & Digital Entrepreneur

Diogo Vareta

Penso que ofereceria o Start With Why, de Simon Sinek, que é o único livro que eu ofereci várias vezes a várias pessoas. 


É um livro que mostra um bocadinho o rumo que uma pessoa pode ter a nível profissional ou a nível pessoal, que ensina uma forma de estar e de interpretar as coisas, de nos conhecermos também a nós.


É um livro inspirador, por isso, é um livro que eu ofereço a quem me inspira. Só ofereci este livro a três pessoas, mas comprei alguns exemplares e tenho-os guardados para novos inspiradores.

Criador de Estratégias de Negócio e Comunicação

Ella Nooren

The 4-Hour Workweek, do Tim Ferriss. Uma das mensagens mais importantes que eu tirei deste livro foi que tempo é um recurso muito mais importante que dinheiro, tempo e mobilidade, e que podemos ser muito mais eficientes no trabalho recorrendo ao outsourcing, por exemplo, para ter mais tempo livre e criar rendimento passivo e fazer com que o dinheiro trabalhe por nós.

Criador de Estratégias de Negócio e Comunicação

Fernando Ferreira

Gosto muito de um livro do Wayne Dyer, o Novos Pensamentos para Uma Nova Vida. Não é um livro aparentemente muito fácil porque é escrito com uma grande influência dele, mas eu gosto bastante.

Fundador na MountainLover

Filipa Maia

Já me fizeram essa pergunta, por isso, tenho a resposta na ponta da língua. O livro que eu ofereceria era o Building a StoryBrand, do Donald Miller. Podem ouvir o podcast dele que também entrevistas fenomenais. Atualmente, fala-se muito do storytelling, mas a maior parte das pessoas não sabe storytelling como deve ser. Se lerem este livro, vão aprender com certeza como fazer storytelling a sério.

Brand & Content Strategist

Filipe Carrera

Um que eu costumo recomendar aos meus alunos de Marketing e que parece sempre um bocado esquisito: O Erro de Descartes, de António Damásio. Culturalmente, e por causa do senhor Descartes também, somos levados a pensar que nós tomamos decisões com base na razão e que emoção é uma coisa ligada às mulheres, mas não, é a todos. Não há decisão sem emoção e essa é que é a grande conclusão do livro do António Damásio. Não é muito fácil de ler, mas eu aconselho.

Eu acho que é algo que é importante para nós percebermos até, por exemplo, as comissões de inquérito do BES no Parlamento, em que vemos gestores que teoricamente eram absolutamente fantásticos a dizerem “bom, era o Ricardo que
dizia, se ele dizia, era porque era certo”. Teoricamente, eram pessoas muito qualificadas, mas como acreditavam, tinham confiança, não questionavam nem a sua racionalidade.

International Speaker | Trainer | Consultant | Mentor

Gonçalo Hall

The 4-Hour Workweek, do Tim Ferriss, é a bíblia, não do trabalho remoto, mas do lifestyle design, e tem muito a ver com o trabalho remoto. Eu li este livro já há bastante tempo e continua sempre no top dos mais vendidos. Eu leio tudo do Tim Ferriss, oiço o podcast dele e acho que todos os livros dele são umas bíblias para diferentes coisas.

The 4-Hour Workweek é uma bíblia para o trabalho, como se deve começar negócios sobre aquilo que gostamos e como se consegue automatizar o máximo possível para ter a maior qualidade de vida que nós queremos ter. Eu sou muito dado a esse conceito de lifestyle design.

Para quem quer falar de corpo, tem o The 4-Hour Body, para quem quer aprender novas skills, tem o The 4-Hour Chef, é escolher o que queremos aprender que o Tim Ferriss criou alguma coisa para nós. O The 4-Hour Workweek é para quem quer trabalhar remotamente. Também recomendo ouvir o podcast do Tim Ferriss, aprendi muito com ele.

Remote Work Consultant

Joana Galvão

O que me ajudou mais – este é mais para service providers – é o Book Yourself Solid, do Michael Port. 

Co-Founder of Gif Design Studios

Joana Sá

Um livro que eu li recentemente que se chama Intentional Living, de John Maxwell. Este livro fala sobre levar uma vida com mais significado. 


Uma das partes que o autor menciona é o empreendedorismo, ou seja, deixar um legado, seja através de um negócio, de uma marca pessoal que tu crias e simplesmente partilhas o teu conhecimento com o mundo. É espetacular este livro.

Especialista em Estratégia de Marcas e Lançamentos no Digital

João Pico

Pergunta difícil... eu vou parar ao "Homo Deus" do Yuval Noah Harari. Desculpem-me os puristas do marketing. O Harari fala muito da parte humana, da parte social e da parte tecnológica e eu acho que são os 3 vértices que nós temos de ter para o futuro do digital, seja em marketing digital, seja em presença digital.

Isto já é uma fase muito mais holística e menos técnica do marketing digital, mas eu acho que o marketeer tem mais responsabilidades a nível de ética tecnológica, tem mais responsabilidades em estar presente nas redes de uma forma
humana. O Harari traz-nos isso, põe-nos a pensar realmente quem é que nós somos e para onde é que nós vamos neste pequenino planeta que já tantos problemas tem, já não tem tantas guerras, mas tem muitos atritos entre vários povos, algumas vezes religiosos, outras vezes, geopolíticos.

Nós somos um país que tem tido muita sorte em determinadas coisas, com ótimo tempo e o terceiro país mais seguro do mundo, mas temos que pensar que em Espanha houve uma guerra civil há 50 anos, o Médio Oriente é uma zona completamente desestabilizada e, realmente, só vamos lá com seres humanos e com pessoas com alguma ética, ética pessoal e ética tecnológica, e depois, muito à mistura, começa a pôr a inteligência artificial e o impacto da inteligência artificial que poderemos ter no futuro, no futuro dos trabalhos, por exemplo.

Quando nós regressamos à terra para fazer a nossa campanha de marketing, a nossa pequena campanha de marketing para uma pequena empresa, vamos fazê-la de outra maneira porque vamos ter mais consciência daquilo que vem aí e das coisas boas ou más que os humanos puseram nesta terra.

Owner Comprimido | Vídeo Marketing | Content Marketing

Jorge Azevedo

Provavelmente, para ajudar o meu sócio (Renato Póvoas), iria comprar o Relações Públicas sem Croquete e iria oferecer a alguns finalistas do curso de Relações Públicas para que eles ficassem com uma noção mais acelerada de como é efetivamente esta gestão diária das relações públicas e das empresas de comunicação.

Managing Partner - Guess What Public Relations

Krystel Leal

A nível de livros, o Deep Work, de Cal Newport. É um livro sobre produtividade máxima. Tem muita coisa que eu não concordo, mas eu acho que também é muito importante lermos livros que não representam a nossa opinião porque só lendo opiniões diferentes é que conseguimos formar uma opinião mais justa.

É um livro que me ensinou a olhar para a concentração de uma forma diferente. Nós temos a noção que estar concentrado é uma coisa, mas a concentração máxima é uma coisa que envolve muito mais coisas do que apenas o trabalho em si.

É um livro que eu recomendo não só para pessoas que acham que são muito distraídas, mas é também para pessoas que querem aproveitar mais o tempo. Li este livro recentemente e recomendo muito.

Freelancer e Trabalhadora Remota • Fundadora @ Nomadismo

Luciano Larrossa

Vou recomendar o livro Principles, do Ray Dalio. É um livro recente e fala de como uma pessoa criou princípios na empresa dele para ter uma empresa trilionária.

Especialista em anúncios no Facebook e Mídias Sociais

Marco Oliveira

Depende da pessoa, mas há um livro que eu pessoalmente sinto que todos nós, profissionais que têm de lidar com outras pessoas, deveríamos ler: Radical Candor - How to Get What you Want By Saying What You Mean de Kim Scott. Este livro é incrível.

Quando trabalhas em equipa, quando trabalhas com outras pessoas, é muito fácil dizeres a coisa certa da forma errada e seres mal entendido por causa disso. Uma coisa tão simples como dar um elogio é bastante mais complexo do que pareceria à partida. Definitivamente, dar uma crítica é uma questão complexa e, neste caso, a Kim Scott conseguiu consolidar neste livro o material suficiente para 4 ou 5 livros. É aquele livro que se tu leres todos os anos, todos os anos tu vais-te deparar com pequenas nuances de algo que se está a passar na tua vida que, se calhar, da última vez que leste, não vias da mesma maneira.

Para mim, por exemplo, foi transformador na forma como eu olho para as outras pessoas, como eu olho para o que as outras pessoas dizem, para a forma como eu digo o que digo às outras pessoas, é mesmo um livro muito interessante relativamente à parte emocional. Assenta em dois eixos: o caring personal e o challenging directly, que são dois dos fatores principais para teres uma relação e uma conversa saudável com uma pessoa. Por vezes, mais importante do que aquilo que é dito é quem o diz, ou seja, a mesma coisa dita exatamente da mesma maneira, com a mesma entoação, vindo de duas pessoas diferentes, é interpretada de maneira completamente distinta. Não é só a mensagem claramente, existe uma outra dimensão, que é o caring personally.

O livro cobre muito desse tipo de assuntos e de como é que se criam relações saudáveis. O objetivo deste livro não é levar-te a manipular as pessoas, muito pelo contrário: é precisamente ganhares um entendimento diferente do que realmente se passa com as pessoas e, por isso mesmo, é o livro que eu mais recomendaria a qualquer profissional que tenha de trabalhar com pessoas.

CEO at MOXY

Mário Nzualo

Ultimamente, tenho lido alguns livros interessantes. Uma coisa que acontece com os livros é que nós também temos de estar no nosso momento certo para aceitar as ideias que livros ou os cursos têm. O livro até pode ser ideal, mas se nós não estivermos no momento certo para consumi-lo, ele não tem tanto impacto.


Em termos de investimento, gostei muito de um livro do Morgan Housel chamado The Psychology of Money, que fala muito destes aspetos do investir como uma maratona e da nossa relação com o dinheiro, a forma como nós nos comportamos. Li-o na semana passada, achei-o extraordinário, até ando a escrever sobre esse assunto há algumas semanas e o livro veio completamente ao encontro do que eu estava a escrever.

Software Engineer at Stripe

Marta Araújo

A maior parte das pessoas quando está em gestão e não é da área tem um certo medo de tudo o que tem a ver com finanças e eu, pessoalmente, adorei ler um livro chamado How Finance Works, de Mihir A. Desai, porque é um livro que transpõe para a vida normal e com exemplos práticos aquilo que parece ser altamente complexo.

O autor foi meu professor de Finanças nos Estados Unidos e é espetacular, ele dá aulas simultaneamente numa Business School e numa Law School, é um financeiro filósofo e
outras imensas coisas. O livro é aplicável à vida real com conceitos que são relativamente complicados. Eu acho que é um bom livro para desmistificar um bocadinho o mundo das finanças que mete medo a tanta gente.

Board Member Castelbel

Martim Mariano

É uma pergunta complicada. Se calhar, acho que vou pelo Start With Why, de Simon Sinek, porque ajuda muito na descoberta da tua própria identidade e ajuda-te a refletir e a pensar, obriga-te a pensar, e eu acho que isso é cada vez mais
fundamental, nós ensinarmos – sobretudo as nossas crianças – a pensar, pensar no que é que vão fazer e porque é que vão fazer.

Nós éramos muito obrigados a pensar porque tínhamos uma coisa incrível que era o tédio, era o tu teres tempo para não fazer nada, tinhas três meses e meio de férias e não havia consolas de jogos. E é quando tu estás entediado que tens ideias incríveis, tanto para o bom como para o mau. O tédio é incrível para a criatividade e hoje em dia parece que as nossas crianças não podem ficar entediadas, têm que ter sempre os
telemóveis à frente, o que me deixa doido.

Copywriter & Storyteller

Miguel Cocco

Ler Robert Cialdini é essencial, então, ler o último livro dele Pre-Suasion: A Revolutionary Way to Influence and Persuade, é uma bíblia. O Robert Cialdini, para mim, é fabuloso porque há muito estudo por trás e eu sou muito prático e muito autodidata, mas tenho uma componente muito académica.

Quando fui tirar psicologia, houve um professor que me disse: “não há uma boa prática sem uma boa teoria”. Depois percebi: quanto mais tenho uma boa teoria, mais liberdade, espontaneidade e flexibilidade eu tenho na prática porque aquilo que eu faço está baseado em alguns modelos que já foram testados, eu não tenho que seguir exatamente aquela ciência, mas a ciência permite-me ter um pé no mundo, que, às vezes, é um mundo mais teórico, mas que me ajuda muitas vezes no meu pensamento, na estruturação das minhas ideias. Quantos mais modelos teóricos eu tenho, mais superficial eu consigo ser.

Psychology Influence and Persuasion Expert

Paulo de Vilhena

Eu não gosto de ser parcial, mas não consigo não ser parcial quando a pergunta é essa porque há um livro que sintetiza praticamente tudo o que eu aprendi sobre negócios, nomeadamente, do ponto de vista da gestão de um negócio até hoje e foi um livro que eu, obviamente, escrevi, se sintetiza o que eu aprendi, fui eu que o escrevi.
 

Para quem tem atividade por conta própria, eu acho que uma das melhores leituras que a pessoa pode fazer é Os 12 Desafios do Empreendedor, o meu último livro. Se a pessoa tem atividade por conta própria, não pode deixar de o ler.

Presidente e Fundador na Paulo de Vilhena Business Excelerators

Paulo Faustino

Um dos livros que mais me marcou até hoje foi um livro chamado Rework, do David Heinemeier Hansson e do Jason Fried, sócios fundadores do Basecamp. Já li esse livro há muitos anos, mas ele marcou-me bastante pela visão que os autores tinham do negócio deles, do trabalho remoto, das reuniões curtas, de tu conseguires otimizares o tempo de forma a não o desperdiçar em coisas que efetivamente não te geram resultado (nos grandes centros, as deslocações, o tempo perdido em trânsito e por aí fora). Eles otimizaram tudo, a equipa é remota, as reuniões são curtas, no máximo, 15 minutos, uma série de procedimentos de que eu gostei particularmente.

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Paulo Moreira

Um dos primeiros livros que eu li e que gostei muito, tem mais a ver com finanças pessoais, foi o Rich Dad, Poor Dad, de Robert Kiyosaki. Fez-me todo o sentido, despertou-me um pouco as coisas, eu gostos desses.

Consultor, Orador, Formador em Inteligência Emocional

Paulo Pimenta

O último livro que eu li até foi mais sobre a gestão de equipas porque tentamos implementar essa cultura na empresa – tentamos porque é uma coisa que demora anos, uma cultura de uma empresa não é em 5 minutos – foi o The Ideal Team Player, de Patrick Lencioni, onde ele explica como detetar qual é o colega ideal para a tua empresa. Há três virtudes que ele diz que nós temos de tentar encontrar dentro de um colaborador: a humildade, procuramos pessoas com humildade, pessoas com fome, que têm fome de crescer, fome de aprender, de partilhar, e a tal smart comunication, que é saber comunicar e interagir no mundo empresarial com os colegas.

Com alguns colegas que estão há 12 anos comigo falo de uma maneira, com a pessoa que chegou na semana passada falo de outra maneira, a confiança é diferente, o conhecimento é diferente. Neste livro, o autor fala em dar importância à cultura da empresa e explica como é que nós ajudamos os nossos colaboradores a crescer e a chegar lá.

Owner & CEO na KuantoKusta

Paulo Silver

Ray Dalio, Principles. Enquanto não conseguirem comprar o livro, vão ao Instagram dele que tem quilos e quilos de conhecimento para consumir.

Founder | CEO | Speaker | Entrepreneur

Regina Santana

War in the Boardroom, de Al e Laura Ries. Este livro é maravilhoso, é um livro que já li várias e que já ofereci a várias pessoas. Fala da razão por que a gestão e o marketing têm perspetivas diferentes e quais as soluções – eu gosto desta guerra entre a gestão e o marketing. Tem muitos exemplos de muitas empresas nos Estados Unidos, mas é genial ver a diferença do sucesso ou insucesso das empresas por darem prioridade ao marketing ou por darem prioridade à gestão e por não conseguirem conciliar as duas coisas em conjunto.

Especialista em Marketing Digital, Neurovendas, Neuromarketing e Comportamento do consumidor

Rita Montezuma

Eu gostei bastante do livro Marketing Digital na Prática, do Paulo Faustino, está todo anotado, acho que é bastante completo. De todos os que eu já li, posso recomendar vivamente este.

Marketing | Social Media | Community Manager

Rui Bairrada

Vou brincar, oferecia O Doutor Finanças e a Bata Mágica, porque este é para crianças. Nós lançámos este livro em outubro e eu costumo dizer “desisti dos adultos e agora vou focar nas crianças porque com os adultos já não consigo fazer nada” porque isto é uma luta diária a tentar mudar-lhes os hábitos para eles terem os melhores hábitos financeiros.

Lançámos este livro para o 1.º ciclo, é um livro giro, feito cá dentro, que é uma coisa que nos orgulha, a nossa copywriter que escreve artigos de poupança escreveu a história, a nossa designer ilustrou o livro, o nosso diretor de marketing fez a coordenação, é de publicação própria, é um livro feito cá dentro e com história e que nós queremos mesmo deixar pegada nesta coisa da literacia financeira e achamos que é aqui que temos que começar, é dos 6 aos 10 que temos de começar.

CEO | Founder DOUTOR FINANÇAS

Rui Pedro Alves

Relacionado com desenvolvimento pessoal, recomendo o Awaken the Giant Within, do Anthony Robbins.

CEO and Founder of RUPEAL

Tarantini Vaz

The Monk Who Sold His Ferrari, de Robin Sharma. O livro aborda o desenvolvimento pessoal e, de facto, é bastante impactante.

Futebolista Profissional, Orador, Fundador & Autor

Tim Vieira

Eu li agora um livro que eu gostei muito que é do Anthony Bourdain, alguém que se suicidou. Depois de leres o livro vês o que é um humano, uma pessoa humana, uma pessoa que escreve sobre Portugal, Vietname, o mundo inteiro, é um human.

Nós temos dificuldades, passamos tempos difíceis e temos que ter pessoas à nossa volta que nos dão esperança. No dia em que não tivermos essas pessoas à nossa volta, chegamos mesmo ao fundo e fazemos, às vezes, o que ele fez. Se não somos as pessoas que temos o talento para mudar o mundo, temos que ser as pessoas que estão à volta dessas pessoas que têm esse talento a dar-lhes esperança. Quando estava a ler o livro do Anthony Bourdain, eu queria ser amigo dele e queria impedi-lo do que aconteceu no fim. Para mim, ele não foi um entrepreneur, ele foi um human, e nos dias de hoje ser human é quase ser fraco. Havia de ser um valor mais forte, temos que respeitar uns aos outros, desde a esquerda à direita, todos temos que poder falar. 


Não vale a pena ninguém se suicidar porque o mundo está melhor hoje do que alguma vez esteve, mas precisamos de pessoas à nossa volta que dão essa esperança que as coisas não estão tão más.

O nome do livro é A Cook’s Tour, mas eu acho que qualquer livro sobre Anthony Bourdain ou sobre qualquer pessoa que é um humano vai dar muito valor, I really believe it.

CEO da Special Edition & Bravegeneration

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

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