Novembro 20

Será que o Mercado de Influenciadores Digitais Está a Morrer?

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Nos últimos anos o “influencer marketing” (marketing de influenciadores) tem estado na berra.

Centenas, senão milhares, de jovens querem tornar-se influenciadores digitais

Os especialistas em redes sociais querem “criar” influenciadores…

E as “click-farms” (literalmente “quintas de cliques”) proliferam, fazendo dos “likes” e “followers” uma moeda.

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Existem literalmente agências de influenciadores que vendem “followers” e “interação” a influenciadores que queiram aumentar a sua audiência…

Alimentando a “métrica de vaidade” que é o número de “followers”.

(que tal como numa lista de emails, não interessa muito o número de followers que se tem, mas sim a qualidade da interação)

E o pior disto tudo, é que os “likes” e “followers” que estas agências vendem são falsos

E muitos influenciadores compram para depois revender a empresas por dezenas (ou milhares) de Euros como “posts patrocinados”...

Sem criar qualquer tipo de valor para o mundo (ou para as pessoas verdadeiras que ainda estão na sua lista de “followers”).

Ou seja, está-se a criar uma economia completamente virtual.

Mais cedo ou mais tarde, as empresas irão reparar nisto… e centenas de influenciadores correrão o risco de perder tudo.

Como é óbvio, nada disto é sustentável.

Por outro lado, existe outro risco:

Basear totalmente o seu negócio numa única plataforma (como o Instagram por exemplo) é uma estratégia arriscada.

Por muito que esteja a funcionar neste momento…

Uma simples alteração no algoritmo da rede social pode mudar tudo de um dia para o outro…

Ou, como acontece regularmente, ver a sua conta banida ou bloqueada sem qualquer explicação.

Lembre-se que nas redes sociais você não “possui” followers.

Esses followers são propriedade das redes sociais, que lhe são “emprestados” enquanto você produz conteúdo…

Para que lhes possam mostrar anúncios de publicidade.

Portanto, se algum dia perder a sua conta, perderá todos os seus “followers” e “likes”!

Mas atenção: não quero dizer que não deva apostar nas redes sociais de todo.

Simplesmente digo que não deve basear toda a sua estratégia de marketing pessoal numa ou duas redes sociais.

Por fim, outro pormenor relevante:

As verdadeiras celebridades já estão a ver que existe um grande potencial em tornar-se em empresas de meios de comunicação

Portanto, pessoas como o Will Smith têm agora o seu próprio vlog:

Ou em Portugal, como o caso do Rui Unas:

E estão a esmagar a concorrência, por terem já uma legião de fãs por trás…

E pelo facto de serem de facto profissionais de entretenimento!

Esta tendência está para ficar… e cada vez mais celebridades estão a ver o valor de ter o seu próprio canal de comunicação com a sua audiência.

Bom, dito isto qual é a resposta então?

Será que o mercado de influenciadores digitais está a morrer?

A resposta é que nos moldes actuais, sim.

A cultura dos "followers" artificiais, da "métrica da vaidade" e do pouco valor que está a ser acrescentado ao mundo não é sustentável.

Vejamos então qual a solução:

​Como Ser Influenciador Digital e Criar Verdadeiro Impacto

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Tendo tudo isto em conta, como ser então um influenciador digital que crie impacto e tenha um negócio sustentável?

Bom, na verdade é bastante simples…

O “truque” para criar o sucesso que deseja é escolher QUEM neste mundo é que você quer servir

E dedicar toda a sua energia e tempo a fazer isso.

Não se trata apenas de servir, mas ser um verdadeiro LÍDER e tornar-se na única solução viável para os problemas e desejos da sua audiência.

O nosso mundo não precisa de mais um “influenciador” que compra e revende “likes”...

Mas as pessoas que compõem a sua audiência e público-alvo precisam de ajuda para resolver os seus problemas

E você tem a oportunidade de as servir, ajudando-as a atingir os seus objetivos (por mais pequena que seja a sua contribuição).

Estes objetivos são infinitos: perder peso, ganhar músculo, tocar piano, ser mais produtivo(a), aprender a pintar , etc…

Mas quando encontra uma audiência carente, que procura resolver o problema que a sua empresa resolve…

E quando se compromete a servir e a ajudar essa audiência a resolver os seus problemas e alcançar os seus objetivos…

Acontece algo mágico!

O dinheiro vem ter consigo como um íman

Uma vez que o seu foco está em ajudar os outros, e isso tem um valor incomensurável.

E é exatamente por isso que o Will Smith e o Rui Unas vão esmagar a concorrência…

Uma vez que são os melhores a ajudar as suas audiências naquilo que mais procuram: entretenimento!

Por último, uma recomendação:

Independentemente de todos os seus esforços nas redes sociais, a “casa-mãe” de toda a sua estratégia digital deve ser sempre o seu website (preferencialmente em WordPress!)...

Uma vez que é aqui que terá controlo total sobre o seu maior ativo:

A sua lista de emails.

Esta será sempre propriedade sua, independentemente da plataforma de email marketing que usar….

E poderá controlar a relação, e criar uma ligação próxima com a sua audiência através de newsletters diárias e sequências de autoresponders.

Use a sua “influência” nas redes sociais para atrair a sua audiência, mas encaminhe-a sempre para o seu website…

Com isto, garantirá um negócio online sustentável a longo prazo!

Um abraço,

-Tiago “odeia quintas de cliques” Faria


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