Julho 7

Curso Facebook Ads Grátis: Estratégia de Baixo Risco e Alto Retorno

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Os anúncios Facebook são hoje em dia uma das melhores ferramentas para gerar tráfego qualificado para o seu site.

Apesar de o alcance orgânico do Facebook estar a ficar cada vez mais limitado…

E de as empresas que apostam 100% na produção de conteúdo na plataforma estarem cada vez mais em risco de perderem o seu negócio

Os Facebook Ads ainda estão subvalorizados em termos de CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões).

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Estamos a passar por uma fase única na vida da rede social em que ainda é economicamente viável para pequenas e médias empresas captarem a atenção dos utilizadores e rentabilizarem o seu investimento.

Mas esta fase não durará muito mais tempo…

No dia em que as maiores empresas do mundo (da lista Forbes) realmente perceberem que TODA a atenção das pessoas está em 9 aplicações de telemóvel

E que é muito mais rentável e mensurável apostar na publicidade online...

Vão tirar todo o budget de televisão e alocar em plataformas como o Facebook.

No dia que isso acontecer, o “mercado de leilão” será incomportável para a vasta maioria das empresas, e terão que descobrir outra plataforma.

Este ciclo tem acontecido sistematicamente nos últimos anos e continuará a acontecer no futuro:

Uma plataforma capta a atenção dos utilizadores... as empresas entram em força para “arrendar” essa atenção… e as pessoas partem para outra plataforma quando fica saturada de anúncios e torna-se menos agradável.

O Facebook está ainda na fase em que tem a atenção dos utilizadores, e os “tubarões” ainda não entraram em força na plataforma.

Ainda vai mais que a tempo para “aproveitar a onda”!

Mas agora a pergunta é:

Como anunciar no Facebook de forma rentável?

Neste mini curso vou cobrir uma estratégia simples e baseada em puro teste/iteração.

Nada de “truques mágicos” ou “segredos” que abundam por aí.

E principalmente, uma estratégia económica que minimiza o risco do seu investimento!

Mas antes, comecemos por um passo importante.

A Importância de Um Funil de Vendas para Facebook Ads

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Antes de começar a enviar tráfego para o seu site, deve prepará-lo para receber esses novos visitantes da forma eficaz e mensurável.

Usar apenas o seu website como destino final não é a melhor opção, uma vez que:

1) Na maior parte das vezes não terá um mecanismo para recolher o contacto pessoal dos visitantes e dar seguimento à relação

2) Não terá o seu conteúdo preparado para fazer com que o visitante comece a conhecer, gostar e confiar na sua empresa

Agora pergunta-me:

Mas não é para isso que serve o retargeting?

Certo, o retargeting é uma solução útil, mas que por si trará resultados limitados, uma vez que se baseia apenas na persistência sem criação de valor adicional para o cliente.

Portanto, com base nisto, o que o seu site precisa é de um funil de vendas.

Ou seja, uma combinação de plataformas que em conjunto formam uma máquina de vendas automática.

Sempre que um visitante entra no topo do seu funil, passa por uma série de interações com a sua marca (durante dias, semanas, ou meses) até se tornar em cliente rentável no fundo do seu funil.

Se quiser saber mais sobre o que é um funil de vendas, veja este artigo.

Facebook Ads: Paciência VS Resultados Imediatos

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Esta estratégia baseia-se na utilização de orçamentos diários muito baixos, para que possa testar várias audiências e ir adicionando/removendo conforme a performance correndo o mínimo de risco possível.

Trata-se de uma abordagem diferente que exige paciência e controlo diário...

O completo oposto de uma estratégia de aumentar exponencialmente o orçamento para começar a obter resultados rapidamente.

Tendo em conta que precisamos de obter um número considerável de cliques para podermos validar o sucesso de uma campanha...

Com budgets mais baixos precisamos de mais tempo para obtermos dados estatisticamente significativos.

E este é o maior erro que a vasta maioria dos anunciantes comete:

Tomar decisões emocionais e precipitadas.

Se não tomar decisões com base em dados estatisticamente significativos, estará potencialmente a tomar decisões baseadas nos dados errados.

Portanto, se até agora não teve sucesso nas suas campanhas Facebook, ou gostava de começar a anunciar correndo o mínimo de risco possível, esta estratégia é para si.

Facebook Ads: A Estratégia dos 5€ por Dia

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A estratégia inicial é simples:

Numa campanha, crie uma série de ad sets (conjuntos de anúncios), cada um com apenas uma audiência específica (por exemplo, pessoas que gostam de “maquiagem”).

Crie um anúncio apenas que será incluído em todos os ad sets, usando texto longo com base numa história (veja aqui a importância das histórias no marketing).

Importantíssimo conhecer bem o seu segmento de mercado para criar anúncios relevantes para a sua audiência, assim como saber como criar headlines que criem curiosidade e levem ao clique!

Ponto importante: garanta que o seu anúncio está de acordo com as políticas de publicidade do Facebook.

O objetivo desta estratégia inicial é ver quais as audiência específicas que reagem melhor à nossa oferta e pausar as audiências que não nos trazem resultados.

Depois de começar a campanha, garanta que gastou tanto quanto o que potencialmente ganharia com a venda da sua oferta (o produto especial, como pode ver no artigo sobre funil de vendas).

Por exemplo, imagine que o seu produto custa 30€.

Neste caso, deixaria correr a campanha durante 6 dias (5€ por dia) antes de decidir se está a funcionar ou não.

Se ao fim dos 6 dias fizer uma venda, você fica em ponto de equilíbrio.

E isto é um ótimo sinal!

Repare, gastou 30€ no Facebook, e recebeu 30€ de volta.

Ou seja, não gastou dinheiro nenhum.

Se tiver um funil de vendas montado corretamente, terá angariado uma lista de emails interessante (entre 30% a 50% das pessoas que clicaram no anúncio).

Com estes contatos, você tem a possibilidade de dar seguimento à relação por email, fazendo com que conheçam, gostem e confiem na sua marca…

E a partir desse momento, a venda tornar-se-á 10x mais fácil do que quando o visitante conheceu a sua marca pela primeira vez.

A Importância de Saber os Seus Números

O preço médio de compra é o número mais importante para medir o sucesso da sua campanha.

É importante saber que tipo de números precisa de ver nas suas campanhas para que decida se está no ponto de equilíbrio ou mesmo a ser rentável.

Estes números chamam-se “Key Performance Indicators” (em português “Indicador-chave de Desempenho”) ou “KPIs”.

Quando as empresas de sucesso investem dinheiro em publicidade online, sabem que do outro lado virão clientes rentáveis.

Cada euro investido, tem que trazer pelo menos 1€ de retorno para que faça sentido.

Estas empresas de sucesso sabem exatamente quanto devem investir por cada novo cliente, e que segmentos de audiências trazem clientes dentro dos KPIs…

Para que possam alocar todo o investimento publicitário nos ad sets que realmente funcionam.

A Abordagem Mais Avançada de Facebook Ads por 5€

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Assim que tiver acertado a sua estratégia inicial, e tiver chegado à conclusão de quais as audiências que funcionam melhor, está na altura de começar a escalar.

Mantendo o mesmo anúncio que criou, o seu objetivo agora será expandir o seu alcance e atingir novas audiências.

O Facebook tem mais de 2 biliões de utilizadores que visitam a plataforma diariamente, pelo que o seu potencial público-alvo é tremendo.

A oportunidade é enorme, mas você não quererá alocar todo o seu budget de publicidade enquanto ainda estiver a testar audiências.

Portanto, comece por fazer bem a sua análise usando a ferramenta “Facebook audience insights” para encontrar novas audiências relevantes e testar.

Cada audiência terá um orçamento de 5€ e o mesmo anúncio que criou para as restantes audiências.

É importante correr todos estes ad sets com apenas um anúncio que já sabe que funciona, para garantir que só inclui uma variável no teste!

A mesma landing page e o mesmo anúncio, apenas testando diferentes audiências em ad sets de 5€ cada.

Cada vez que encontrar uma nova audiência, basta duplicar um dos ad sets da sua campanha e mudar a audiência-alvo do novo ad set.

Este processo cria um teste eficiente que lhe dará uma visão clara e óbvia sobre qual ad set deve pausar, e qual ad set deve continuar a correr.

Com base nesses dados, o objetivo é tomar decisões racionais baseadas em dados reais, para decidir se as novas audiências estão a funcionar.

Desde que estejam dentro dos seus KPIs, a sua máquina está a ser rentável (quer seja a curto termo quer seja a longo termo).

Sabendo que tem um funil de vendas eficaz e qual é o “valor do tempo de vida” de cada cliente, será paciente uma vez que o seguimento da relação por email trará os clientes mais rentáveis.

Monitorize os Resultados dos Seus Facebook Ads

O ideal será esperar 2 semanas para avaliar os resultados da sua campanha.

Deste modo evitará sazonalidade ou eventos que possam ter acontecido num dia específico, e terá acesso a dados estatisticamente significativos para tomar decisões racionais.

Durante essas duas semanas, vá monitorizando o seu custo por lead.

Se vir que há um ad set cujo custo por lead é bastante superior ao seu KPI, pode pausar o anúncio.

No final das 2 semanas, olhe para os ad sets vencedores e adicione-os à sua campanha principal: aquela que apenas contém ad sets vencedores e onde pode aumentar os budgets de cada um.

Esta estratégia é incrivelmente eficaz para minimizar o risco.

Quando um ad set funciona, a probabilidade é que continue a funcionar no futuro.

Por outro lado, quando um ad set não funciona, você não perdeu rios de dinheiro a testar.

Uma vez testadas as novas audiências que funcionam e pausadas as que não funcionam, não vai parar por aqui.

Continue a procurar novos audiências que ainda não tenha testado, e repita o processo.

Passo a passo vai colhendo ad sets que trazem clientes rentáveis para o seu negócio, sem gastar demasiado dinheiro, ao mesmo tempo que vai crescendo a sua lista de email (o seu ativo mais valioso).

Teste Tudo Relacionado Com a Sua Campanha de Facebook Ads

Uma vez identificados as audiências ad sets mais rentáveis para o seu negócio, pode partir para diferentes testes.

O passo seguinte será testar diferentes anúncios em cada ad set.

Mas lembre-se: deve testar apenas uma variável de cada vez. Só assim saberá o que fez a diferença.

Por exemplo, uma imagem com uma cara de uma pessoa VS uma imagem de produto.

Um anúncio de texto longo VS um anúncio de texto curto.

Uma headline com um benefício VS uma headline com um benefício diferente.

Encontre um vencedor de cada vez e pause o perdedor. Depois, teste uma variável diferente e assim sucessivamente.

Por fim, faça testes A/B nas landing pages do seu funil de vendas.

Começando pela landing page da “lead magnet”:

De novo, uma variável de cada vez. Teste uma headline VS outra headline… uma imagem VS outra… e assim sucessivamente.

Estes pequenos ajustes vão calibrando a sua campanha, com o objetivo de lhe baixar cada vez mais o seu custo por cada novo cliente.

Comece Agora a Sua Campanha de Facebook Ads

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Esta estratégia é a ideal para quem quer começar o “jogo” dos Facebook Ads.

É também a ideal para quem quer escalar as suas campanhas e manter os resultados dentro dos seus KPIs.

O segredo é manter a paciência e disciplina, sem tomar decisões precipitadas…

Normalmente é aqui que se cometem mais erros.

Por exemplo um ad set pode não estar a funcionar ao fim de 6 dias, mas no dia 7 obter 2 vendas que alteram por completo os números.

De repente está dentro dos seus KPIs. Se tivesse pausando no dia 6 nunca teria visto aquelas 2 vendas, e teria perdido uma audiência com potencial de se tornar rentável.

Por fim, foque-se nos ad sets que estão a funcionar da sua campanha principal, e guarde 10% do seu tempo e budget a testar novas audiências com esta estratégia.

Não pare na sua zona de conforto.

Aproveite enquanto a “onda” do Facebook ainda está ao seu alcance para aumentar a sua lista de emails e crescer o seu negócio!


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