Se tem um negócio local como por exemplo uma loja, restaurante, bar, café, salão de beleza, cabeleireiro, agência ou oficina...
E quer atrair mais clientes agora e garantir que no futuro continua a gerar leads...
Este artigo é extremamente importante para si.
Estamos a passar por um período estável na economia mundial, em que o consumo de produtos/serviços não essenciais é ainda bastante alto.
No entanto, acredito que em breve entraremos num novo período de recessão, depois de mais de 10 anos de crescimento e fartura (após a crise financeira mundial de 2007-2008).
Fazer negócio nos próximos anos irá tornar-se cada vez mais difícil para as mais de 700 mil pequenas e médias empresas em Portugal…
Por outro lado, acredito piamente que as pequenas e médias empresas podem mesmo assim crescer durante períodos de crise.
Como assim? Crescer?
Exatamente.
Aquelas empresas que apostarem na optimização para motores de busca (SEO) irão não só sobreviver, mas também prosperar!
A verdade é que hoje em dia, as pequenas e médias empresas que não aparecem no topo dos resultados de pesquisa do Google…
Estão lentamente a morrer!
Quando as pessoas procuram por uma solução para o seu problema ou para uma necessidade específica (quer seja entretenimento, saúde, beleza, arranjos, apoio legal, etc), pegam no seu telemóvel…
E procuram por uma resposta no Google.
A empresa que aparecer no topo dos resultados de pesquisa, vai obter a maioria dos cliques e muito provavelmente atrair mais clientes para o espaço físico.
Ao invés, as empresas que não aparecem no topo dos resultados de pesquisa irão sofrer…
Principalmente as empresas locais, que servem uma cidade ou bairro específico.
Pense comigo:
Quando a recessão económica acontecer (que vai acontecer, mais cedo ou mais tarde…), já não existirá tanto “tráfego” diário a visitar o seu espaço físico.
As pessoas estarão mais em casa, o “passa-palavra” será cada vez menor, e tudo o que antes lhe trazia negócio deixará de funcionar.
No entanto, quando as pessoas realmente precisarem de algum produto ou serviço perto de si (quer sejam residentes, quer estejam apenas de passagem), o que irão fazer?
Exatamente. Pegar no seu telemóvel...
Pesquisar no Google, e escolher a empresa que aparece no topo das pesquisas.
Como tal, é essencial ter a sua presença totalmente optimizada para aparecer nos resultados de pesquisa Google sempre que alguém pesquisa por uma palavra ou frase relacionada com o seu negócio e local.
Neste artigo irá aprender exatamente como garantir que a sua presença está optimizada, para que possa atrair clientes de forma constante para o seu espaço físico ou negócio local.
Antes de mais, vejamos o espaço que tem disponível no Google:
O Triplete Google: Domine o Seu Espaço nos Resultados de Pesquisas Locais
Repare na imagem acima.
Quando um utilizador pesquisa no seu telemóvel por “substituir vidro automovel lisboa”, ou simplesmente “substituir vidro automovel” estando localizado em Lisboa, isto é o que vai ver logo de início.
Neste tipo de pesquisas locais, a caixa do Google Maps aparece bem destacada no topo (número 2 na imagem acima), onde é mostrada uma lista de 3 empresas locais.
Por outro lado, abaixo da caixa do Google Maps, verá que aparecem os resultados de pesquisa “orgânicos” (número 3 na imagem acima), ou seja, páginas de websites específicos que incluem palavras-chave relacionadas com a pesquisa.
Estes dois tipos de resultados são os mais comuns, mas existe também a possibilidade de investir em anúncios Google Ads (número 1 na imagem acima). Esta é a maneira mais rápida de garantir o primeiro lugar nas palavras-chave mais importantes.
No exemplo acima, repare na presença que a empresa “NewGlass” tem nos resultados desta pesquisa:
Anúncio no topo da página (1 link), primeiro lugar na lista do Google Maps, com 2 possíveis links, e primeiro lugar nos resultados orgânicos com mais 1 link.
Ou seja, total de 4 links imediatamente visíveis para o utilizador.
Domínio completo nesta pesquisa, captando a vasta maioria do tráfego e, por consequência, as visitas ao seu espaço.
Este deverá ser o seu objetivo final!
Ou seja, atingir aquilo a que chamo de “O Triplete Google”: Anúncio Google Ads, Google Maps, e Resultados Orgânicos de uma só vez.
Se o conseguir, a vasta maioria dos utilizadores irão clicar nos seus links (para o seu website ou perfil de empresa Google), ou mesmo fazer uma chamada diretamente dos resultados da sua pesquisa!
Enquanto que a sua concorrência local permanecerá invisível sempre que alguém faz uma pesquisa relacionada com o seu negócio…
Ficando dependente do “passa-palavra”, ou de transeuntes que passem pelo seu espaço físico.
Mas então, como pode garantir que está presente em todas as pesquisas relevantes para o seu negócio local?
O que Faz a Diferença nos Resultados de Pesquisas Locais
Para que o seu negócio local obtenha sucesso no Google, existem 6 componentes necessárias.
Mas não se preocupe, não precisa de investir em todas as áreas ao mesmo tempo! Lembre-se que tudo o que falarei neste artigo será o cenário ideal.
Dependendo do seu estado atual, existirão oportunidades diferentes para começar a fazer a diferença no seu negócio.
Vejamos então as 6 componentes necessárias para dominar os resultados de pesquisa Google:
1) Website em WordPress Optimizado para SEO
2) Google My Business (GMB)
3) Citações de Nome, Morada, e Telefone (NMT)
4) Classificações e Gestão de Reputação
5) Anúncios Google Ads
6) Resultados Orgânicos
Vejamos detalhadamente cada uma das componentes, para que perceba a sua importância:
1) Website em WordPress Optimizado para SEO

Tal como o seu espaço físico é a sua base na vida real, é fulcral ter a sua base online.
E não, a sua base online não pode ser a sua página Facebook, ou TripAdvisor…
Você não tem qualquer controlo sobre essas plataformas. Estas podem fechar, mudar de termos e condições ou de algoritmos, pelo que estar 100% dependente destas é um erro crasso, que infelizmente é bastante comum.
Portanto, o primeiro sítio onde deve incluir corretamente o Nome, Morada e Telefone (mais à frente falaremos da importância deste aspeto) da sua empresa é no seu próprio website.
Repito: no seu “próprio” website.
Criar websites em plataformas gratuitas ou em plataformas tudo-em-um como o Wix, ou o Webnode é abdicar do controlo do seu website…
Tal como nas redes sociais, o conteúdo e todo o trabalho que tiver a criar um website nessas plataformas pode ir por água abaixo assim que essa plataforma fechar, mudar os termos e condições, ou simplesmente resolver banir a sua conta sem dar explicações.
Mas atenção:
Com isto não quero dizer que você não deve criar uma página Facebook, YouTube, Instagram ou qualquer outra plataforma onde a sua audiência congrega…
Essas plataformas serão essenciais para aumentar o seu alcance online, mas o conteúdo inserido deve sempre redirecionar o utilizador para a sua base online.
Neste artigo explico a importância de controlar a sua presença online.
Mas então qual deve ser a sua base online, que controla por completo?
Website em WordPress.
O WordPress é um gestor de conteúdo open source (código aberto), e é construído num servidor escolhido por si.
Com o WordPress você escolhe o seu domínio, constrói o seu website numa plataforma open source que controla, e escolhe um servidor próprio.
Terá controlo absoluto sobre todas estas componentes, mas mais importante que isso…
O Google adora o WordPress! Trata-se de uma plataforma totalmente formatada para obter rankings nos resultados de pesquisa.
Não é por acaso que 27% dos websites online são construídos em WordPress, e que sites como o Forbes, The New York Times, ou Sony são construídos na plataforma.
Se ainda não criou o seu website, ou se tem um website criado numa plataforma que não controla, não perca mais tempo...
Veja a fundo quais as razões pelas quais considero o WordPress a melhor plataforma para criar websites e blogs, saiba como escolher um servidor, veja como escolher um nome de domínio, e aprenda a criar um site/blog de raíz.
2) Google My Business (GMB)

Assim que o seu website em WordPress está pronto, e inclui o Nome, Morada e Telefone da sua empresa em todas as páginas (repito, importantíssimo!)…
O Google My Business (GMB) é o próximo passo.
Na verdade, este é o passo mais importante para aumentar a probabilidade de o seu negócio aparecer nos resultados de pesquisa Google Maps para as palavras-chave mais relevantes.
O Google My Business é um sistema que lhe permite criar um perfil de empresa gratuitamente, para que a localização e informação do seu negócio local possa aparecer no Google Maps e nos resultados de pesquisa Google.
Vá agora a https://www.google.com/intl/pt-PT_pt/business/
Se ainda não o fez, primeiro tem que requisitar um postal que o Google lhe enviará, para que a morada do seu negócio seja confirmada (que pode demorar até 2 semanas).
Em alguns casos, pode também verificar o seu negócio através de telefone ou email.
O Google faz isto para verificar se são empresas verdadeiras e evitar perfis falsos.
Siga as instruções para criar o seu perfil de empresa, garantindo que o seu Nome, Morada e Telefone correspondem ao que definiu no seu website.
Dois passos importantes:
1) Se fornece serviços ou faz entregas fora do seu espaço físico, selecione a opção “Forneço bens e serviços aos meus clientes”

Isto irá expandir o seu perfil no mapa Google, e incluirá a área que o seu negócio serve.
Insira os diferentes áreas que serve ou selecione uma distância em torno da localização da sua empresa.
2) Insira uma categoria principal, e depois de terminar a configuração inicial do seu perfil, insira mais categorias relevantes.
Nas “Informações” da sua página Google My Business, poderá indicar ao Google quais as várias categorias que definem o seu negócio:

Pode escolher 9 categorias adicionais, pelo que é importante basear a sua escolha numa análise detalhada de palavras-chave.
Imagine que você tem um cabeleireiro…
Podia escrever “cabeleireiro” e ver as sugestões oferecidas pelo Google.
A primeira sugestão que aparece é “salão de cabeleireiro”, pelo que seria uma categoria relevante para o seu negócio.
Com base na análise de palavras-chave, podia preencher categorias adicionais e encontrar as mais relevantes para o seu negócio.
Não se limite a escolher apenas uma categoria genérica, uma vez que isso é o que a sua concorrência está a fazer…
Supere a sua concorrência, escolhendo categorias adicionais para a sua listagem no Google My Business.
3) Citações de Nome, Morada e Telefone (NMT)

Assim que tem o seu perfil de empresa no Google My Business (GMB) criado e optimizado com a informação correta do seu negócio, seguem-se as citações.
Mas o que são as citações?
Como o nome indica, trata-se de “citações” sobre a sua empresa em websites terceiros.
É importante reforçar a informação que vem no seu site e no Google My Business com informação vinda de websites externos, tais como diretórios de empresas locais, websites de classificações de empresas, ou redes sociais.
O Google vai verificar a informação inserida no Google My Business, e comparar com a informação inserida nestes websites externos.
Quando toda a informação está perfeitamente alinhada, ou seja, quando o Nome, Morada, e Telefone condizem com o que vem no seu website, GMB e websites externos, o seu ranking no Google subirá.
Quer seja em websites como o TripAdvisor, Zomato, Facebook, ou qualquer outro website/diretório de classificações, você precisa obrigatoriamente de tomar controlo sobre listagem do seu negócio…
E reivindicar o seu negócio em cada um destes websites!
Lembre-se que muitas destas citações aparecem automaticamente, como resultado de agregação de dados e fluxo de informação entre diretórios…
O que faz com que seja absolutamente crucial que tome controlo sobre a precisão da informação, para que possa corrigir erros, prevenir perda de clientes, e prevenir que o seu ranking no Google seja prejudicado.
Repito de novo: é crucial que o Nome, a Morada e o Telefone (reparou nas vezes que estou a insistir nisto?) do seu negócio seja inserido de forma consistente em cada uma destas plataformas, e que seja igual ao que inseriu no seu website e Google My Business.
O Google vai verificar se a informação é consistente nas várias plataformas online (quantas mais e de melhor qualidade, melhor!), e quando assim é, vai confiar na validade da informação e aumentar as chances do seu negócio obter bons rankings nos resultados de pesquisa.
4) Classificações e Gestão de Reputação
Pergunta rápida para si:
Imagine que deseja fazer uma remodelação na sua casa em Lisboa.
Tem um orçamento de 6.000€ e está pronto para começar a receber orçamentos… a que empresas vai ligar?
Bom… se você for como a maioria dos proprietários, pega no seu telemóvel e pesquisa no Google por uma palavra-chave que acha que descreve melhor o serviço que deseja.
“empresas de remodelações Lisboa” seria uma das primeiras pesquisas…
Nos resultados da sua pesquisa, a primeira coisa que aparece são os resultados do Google Maps (imagem abaixo), listando 3 negócios locais…
Como utilizador, qual capta a sua atenção?
Para a maioria das pessoas, as classificações de “estrelas” captam a sua atenção e no seu subconsciente começam a comparar.
Veja a imagem abaixo com os resultados de pesquisa: