Infelizmente há um número de mitos a circular por aí sobre marketing digital, principalmente no que concerne ao tráfego.
Existe o conceito generalizado de que para aumentar as vendas online, você deve aumentar as visitas para o seu site…
Quando muitas vezes essa não é a solução.
Antes de chegar a esse ponto, existe um conjunto de passos que deve seguir para garantir que o seu site é de facto um local de venda, e não apenas um mero “expositor” de conteúdo e produtos/serviços.
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A última coisa que vai querer é pagar para gerar tráfego, e ter apenas “window shoppers” (pessoas que apenas olham para a montra e vão embora).
Em vez disso, vai querer que cada visitante tome uma decisão favorável para o seu negócio, como veremos mais à frente.
Estes mitos a que me refiro são como nuvens que cobrem a indústria do marketing digital…
E apesar de ter ido na conversa dos “experts” no passado e ter aprendido umas quantas lições, agora percebo que apenas devo confiar em alguns mentores e nos dados dos meus testes.
E o maior desses mitos é de facto o de que é o tráfego que define o sucesso de um website.
Apesar de não ser completamente mentira, esta afirmação é maioritariamente falsa e construída para convencer as pessoas a comprarem cursos, sistemas, software e campanhas sobre tráfego online.
Será que mais tráfego irá verdadeiramente aumentar as leads e as vendas para si?
Provavelmente não.
Portanto, se não é o aumento de visitas ao seu site que trará mais leads e vendas... o que é?
Antes de Aumentar o Tráfego para o Seu Site, Aumente as Conversões
![antes de aumentar o trafego para o seu site aumente as conversoes aumentar visitas site, aumentar trafego site, trafego site, gerar trafego para site,](http://tiagofaria.pt/wp-content/uploads/2018/11/antes-de-aumentar-o-trafego-para-o-seu-site-aumente-as-conversoes.jpg?189db0&189db0&118f49&118f49)
Converter tráfego em leads, e converter leads em vendas é em última análise o que gera facturação para o seu negócio.
Assim que tem uma oferta que converte, e só DEPOIS disso é que faz sentido focar-se em gerar tráfego para o seu site.
Pode parecer paradoxal, mas permita-me que explique:
Você precisará de tráfego para testar e melhorar as suas taxas de conversão (daí ter dito que não é completamente mentira).
Dependendo das suas circunstâncias, o seu site já poderá ter algum tráfego, uma lista de emails ou uma página de Facebook que ligue a empresa à sua audiência.
Se este for o caso, perfeito! Comece com a audiência que já tem.
Tudo o que precisa de fazer é começar criar ferramentas de captura de leads (lead magnets), e começar a fazer testes A/B nas suas landing pages de captura de leads e de vendas…
Para que possa identificar o que funciona melhor, e ir substituindo o que funciona pior, até converter 50% do tráfego em leads, e 10% das leads em clientes (cenário ideal).
No entanto, se o seu site ainda não tem tráfego ou audiência, vai precisar de investir em tráfego pago para poder testar o seu funil de vendas.
E hoje em dia não há nada melhor que os Facebook Ads, em termos de custo/benefício…
Uma vez que pode focar-se em audiências específicas, escolhendo dados demográficos, psicográficos, gostos e hábitos que assegurarão que os seus anúncios só serão mostrados a pessoas com mais probabilidade de se tornarem clientes.
Com esta informação, pode “falar” diretamente com uma audiência, ou mesmo escolher servir os seus anúncios a pessoas que são clientes.
Mas de novo, toco na mesma tecla: criar um funil de vendas que converta visitantes em leads, e leads em clientes…
É muito mais importante do que aumentar visitas ao seu site.
Espero que este artigo tenha ajudado a perceber um pouco melhor os benefícios de focar a sua atenção em optimizar as conversões primeiro…
E só começar a focar em aumentar o tráfego DEPOIS de já ter um funil de vendas com provas de gerar lucro para a sua empresa.
Um abraço,
-Tiago “Conversões” Faria