Pode parecer um contra-senso…
Especialmente vindo de um blog que defende acérrimamente o email marketing…
Mas sim, neste artigo vou defender o cancelamento de subscrições de emails.
Na verdade, vou defender nas duas vertentes:
Tanto pela parte da sua audiência (você sendo o criador de conteúdo), como da sua parte (você sendo o consumidor de conteúdo).
Da parte da sua audiência, acho ótimo que as pessoas cancelem a subscrição aos seus emails e até considero que você deva mesmo incentivar a que essas pessoas o façam.
Estranho?
Não de todo.
Repare:
Isto é positivo tanto para essas pessoas (que deixam de receber informação que não lhes interessa), como para si (uma vez que remove utilizadores que nunca seriam clientes seus).
Para quê manter utilizadores que não têm o mínimo interesse naquilo que tem para oferecer?
Win-win, portanto.
O tamanho da sua lista pouco importa.
O que interessa é a qualidade da sua lista (aí é que está o dinheiro).
Por outro lado…
Naquilo que concerne a si, na sua jornada de empreendedorismo…
Irá encontrar demasiadas pessoas que lhe querem vender ferramentas, plataformas, cursos, livros, produtos e software que “farão a sua vida mais fácil” ou que farão com que “enriqueça rápido”.
Na verdade, aposto que tem dezenas de emails como estes na sua caixa de correio.
É importante entender o que a sua caixa de correio realmente é…
Muitos de nós (e aqui incluo-me) somos viciados em manter a caixa de correio limpa e a responder rapidamente aos emails…
Mas quando entendemos que a caixa de correio é na verdade uma lista de tarefas que é do interesse de outras pessoas…
Pense nisso por uns segundos:
A sua caixa de correio é uma lista de tarefas que outras pessoas criam para si diariamente…
Desde emails profissionais como “Envie-me o ficheiro…” a emails promocionais como “Olá, veja esta ferramenta xpto que lhe dará…”
O truque que aprendi recentemente e que me ajudou imenso a baixar o “ruído” na minha caixa de correio foi começar a clicar imediatamente em “cancelar a subscrição”.
O meu período favorito hoje em dia é a semana do Black Friday/Cyber Monday…
Dezenas de empresas enviam emails nessa altura (na maioria das vezes o único email que enviam durante o ano, o que é verdadeiramente ridículo…)...
E para mim trata-se de um período de limpeza extremamente eficaz, uma vez que cancelo dezenas de subscrições de uma só vez!
No entanto, não pense que estou a dizer para deixar de ler os seus emails…
Nada disso.
Se for como eu, mantenha o seu hábito de os ler frequentemente…
Aquilo que estou a tentar transmitir é que é extremamente importante manter o controlo da sua caixa de correio, e decidir quem tem o direito de enviar-lhe emails.
Quando compro produtos e recebo emails dessas empresas, a primeira coisa que faço é clicar em “cancelar a subscrição”.
Isto mantém a minha caixa de correio limpa e corta consideravelmente o número de ofertas e de “produtos que tenho que comprar” que recebo por email.
Como ser humano, distraio-me facilmente…
Como tal, usar a opção de “cancelar a subscrição” frequentemente e estrategicamente é o maior truque para me manter concentrado naquilo que realmente importa para o meu negócio.
Lembre-se: bastam algumas ferramentas para realmente ter sucesso no seu negócio.
Você não precisa de ter todas as novidades que aparecem no mercado…
O tal síndrome de “objetos brilhantes”.
Escolha os caminhos mais simples, mantenha o foco, e mantenha o controlo sobre quem tem o direito de lhe enviar “listas de tarefas” para a sua caixa de correio!
Um abraço,
-Tiago “unsubscribe” Faria