Sempre fui por natureza uma pessoa que precisa de agradar os outros.
Dizer “não” raramente fazia parte do meu vocabulário.
O meu desejo de ajudar os outros foi-me custando várias coisas na vida…
Demasiadas vezes deixando-me numa situação em que em vez de viver a minha vida…
Estava a construir os sonhos de outras pessoas.
Sempre tive grandes sonhos… mas ser uma pessoa que constantemente dizia “sim” a toda a gente foi adiando esses sonhos.
O facto de ser uma pessoa que naturalmente gosta de ajudar os outros tem grandes vantagens.
Torna-me numa pessoa agradável, prestável e confiável.
Mas focar somente em ajudar outros e dizer “sim” a tudo pode ter um impacto negativo.
Por outro lado, no contexto de marketing e empreendedorismo, o dizer “sim” a cada oportunidade que me aparecia à frente também foi um erro.
Dizia “sim” a quase tudo o que me ofereciam online…
Desde cursos de “como ganhar dinheiro online”, cursos de investimento, plataformas que prometiam mundos e fundos…
No fundo, estava constantemente a perseguir o próximo “objeto brilhante” (shiny object syndrome).
Dropshipping, Amazon FBA, Marketing de Afiliados…
Estratégias focadas no retorno imediato, e não no longo termo…
Sem qualquer foco na criação de valor (ou seja, o oposto da estratégia de preeminência).
Mais uma vez, estava a construir os sonhos de outros (as pessoas que vendem esses cursos), em vez de construir os meus.
No entanto, no último ano o meu compromisso passou a estar em VOCÊ.
Tanto é que comecei um desafio 90 dias de marketing de conteúdo…
Que me deu um objetivo e um propósito superior, filtrando ao mesmo tempo tudo o resto.
Agora, quando vejo um anúncio no Facebook de um curso de “Faça Dinheiro Agora Com Este Truque”...
Ou quando recebo um email de um “guru” a dizer que preciso de comprar o seu software que faz X…
Ignoro e cancelo a subscrição.
Em vez de dar o meu tempo (e dinheiro) a essas pessoas que no fundo só querem “esmifrar” dinheiro sem qualquer intuito de ajudar…
Foco o meu tempo e energia a ser prestável para si.
Agora é extremamente fácil manter-me focado no “big picture”...
E esta mudança foi impulsionada pela simples palavra “Não”.
Uma vez que o meu grande foco está em ajudar o máximo número de pessoas possível a atingir o sucesso online...
E ser o especialista de marketing mais prestável de Portugal!
Portanto, qualquer novo curso ou “guru” que encontre pelo caminho, ou me ajuda a ficar um passo mais próximo desse meu objetivo…
Ou simplesmente é ignorado (e a subscrição cancelada).
Mas agora…
O que é que isto tudo tem a ver consigo?
Bom…
Porque tenho a certeza que tem pessoas a quererem o seu tempo e atenção várias vezes ao dia.
Quer seja de amigos, colegas, o seu chefe, os “gurus” de marketing a vender o último “truque”...
Neste mundo hiper conectado, há cada vez mais pessoas a querer o seu tempo, energia e dinheiro do que nunca.
Portanto, a única solução é definir as suas prioridades e o grande objetivo final…
E começar a ficar confortável em dizer “Não”.
Dizer não a pedidos que suguem o seu tempo…
E que satisfaçam unicamente os interesses dessas pessoas.
Tempo esse que pode usar para realmente trabalhar no seu negócio e ser prestável para a sua audiência.
O seu tempo é precioso, pelo que deve estar focado quase na totalidade em ajudar o seu público-alvo a resolver os seus problemas ou alcançar os seus objetivos.
Se o seu foco principal estiver em criar conteúdo relevante e prestável para a sua audiência…
Tudo muda.
Dizer “não” aos outros, significa dizer “sim” ao seu negócio!
Uma vez que você é a única pessoa capaz de manter os seus objetivos como prioridade número um.
Lembre-se:
Ou você constrói os seus próprios sonhos…
Ou constrói os sonhos de outra pessoa.
Dedique-se a servir a sua audiência e potenciais clientes…
E surpreender-se-á com os resultados incríveis.
Parafraseando o Zig Ziglar:
“Você conseguirá tudo na vida, se ajudar várias outras pessoas a conseguirem aquilo que querem”
Veja o vídeo abaixo com as top 10 regras de sucesso do Zig Ziglar.
Vale mesmo a pena:
Um abraço,
-Tiago