Deixe-me adivinhar.
Você já leu dezenas de livros e viu dezenas de vídeos no YouTube sobre como começar um negócio online…
Mas existe um elemento crucial nesta equação, que se você não fizer, nunca começará realmente:
Tomar ação!
Você precisa de mudar o chip de consumidor de conteúdo, para produtor de conteúdo.
Criar mais do que consome.
Este “shift” pode muito bem ser o elemento que falta para que os seus sonhos se comecem a materializar.
Tomar ação e criar novos hábitos é o que irá compensar a distância entre o “compreendedor” e o verdadeiro “empreendedor”.
Neste artigo vou mostrar-lhe como realizar esta transição e quais os passos que tem que tomar hoje para se tornar num empreendedor de sucesso.
Por que Razão Precisa de Criar Mais do que Consome
Aquilo que realmente gera lucro é a sua habilidade para produzir e para criar.
Demasiadas pessoas ficam presas no estado de “compreendedor”, e nunca começam o seu negócio online.
Passam o tempo todo a ler, a inscrever-se em cursos, a pesquisar, a aprender sobre tudo e mais alguma coisa…
Mas nunca criam.
Hoje em dia esta tendência é ainda mais difícil de contrariar, uma vez que ser “empreendedor” tornou-se algo popular…
Fazendo com que “ensinar empreendedorismo” seja agora um negócio lucrativo.
Somos bombardeados por novos truques, novos modelos de negócio, novas plataformas, ferramentas…
Que nos sentimos obrigados a ler e a aprender, como se fossem uma solução milagrosa para de repente termos sucesso online…
Deixando-nos indecisos, e sempre à procura do próximo “objecto brilhante”.
Não oiça. Faça um filtro a todo esse ruído.
Tudo o que precisa de fazer é escolher um caminho e começar a produzir.
Os verdadeiros empreendedores estão constantemente a criar.
Criam vídeos, artigos de blog, emails, funis de vendas, novos produtos, novos lead magnets…
Criam grandes ideias…
E criam muito mais do que consomem.
Estas são as coisas que tem que se dedicar para criar um negócio sustentável e que lhe traga retorno pelo dinheiro, tempo e energia investido.
Mas o que precisa para fazer esta transição?
3 Mudanças que Tem que Fazer para Passar de Consumidor para Criador
Liberte-se do Condicionamento Mental da Sociedade
A primeira mudança começa na sua cabeça.
A necessidade de consumir é inerente à nossa sociedade.
Todos fomos condicionados na escola para nos tornarmos naquilo que o Seth Godin chama de “cogs” (meras peças de máquinas industriais)...
Seguir ordens e fazer um trabalho que odiamos, para que possamos ter dinheiro para nos tornarmos bons consumidores e alimentarmos a máquina.
Somos condicionados a sentir que nunca temos o suficiente nas nossas vidas, e que precisamos de consumir mais para obter uma sensação de realização.
Veja o vídeo abaixo onde o Seth Godin explica de forma fascinante de onde vem esta tendência humana:
Por outro lado, estamos extremamente habituados a não precisar de esperar por nada e a obter satisfação instantânea (especialmente hoje em dia, com advento da internet).
Esta mentalidade de consumidor faz-nos produzir menos e consumir mais.
Libertar-se desse condicionamento será a melhor mudança que poderá fazer.
Acredite que o seu futuro “eu” agradecerá!
Comece a Tomar Ação de Forma Consistente
Eu próprio li dezenas ou mesmo centenas de livros sobre diferentes tópicos de empreendedorismo, marketing, negócios e investimentos.
Fui a conferências e comprei cursos na esperança de encontrar a direção certa.
Era totalmente um consumidor na verdadeira acepção da palavra.
Foi só quando comecei a transição de consumidor de conteúdo para criador de conteúdo que as coisas realmente começaram a mudar.
E o que causou essa mudança?
Ficar confortável em tomar ações imperfeitas, de forma consistente.
Não ter medo de começar algo, mesmo que pense que ainda não está “perfeito”.
É fantástico aprender e estudar para se tornar num expert…
Mas o que realmente conta para o sucesso é a sua habilidade para ganhar a batalha contra a força de vontade, e criar mais do que consome.
Se não tomar qualquer tipo de ação concreta, nunca obterá resultados para o seu negócio.
O sucesso acontece quando realizamos pequenas ações, feitas de maneira consistente, e durante longos períodos de tempo.
Não se preocupe se “falhar” ou “fracassar”.
Pense nos fracassos como lições e como “corta-matos” de aprendizagem.
Da próxima vez fará melhor, e aproximar-se-á mais do sucesso…
Enquanto que se se mantivesse no estado de “consumidor de conteúdo”, jamais teria agido e aprendido na prática aquilo que é preciso.
Use a Sua Vantagem Competitiva: Você
A combinação entre os seus conhecimentos, experiências de vida, educação e capacidades é única.
Só você tem essa combinação, e não é replicável.
Descubra o que realmente gosta, qual a sua paixão, e dedique-se a criar conteúdo relacionado com isso.
Por muito que pense o contrário, você tem algo único para dar ao mundo.
Mais ninguém tem a sua personalidade.
Pense nisso!
Quando descobre e fomenta a sua vantagem competitiva, irá descobrir um potencial ilimitado…
E irá servir uma audiência que está à espera de si!
Obstáculos a Ultrapassar para se Tornar Num Empreendedor de Sucesso
Prepare-se para nem sempre ter feedback positivo.
A nossa sociedade está cheia de pessoas que não querem ver os outros suceder.
No seu caminho para produtor de conteúdo irá encontrar os pessimistas e detratores que irão tentar evitar o seu sucesso.
Não ligue.
Essas pessoas estão apenas a refletir a sua frustração por ainda não terem feito o "shift" do consumismo para a criação.
Ligue às pessoas que se irão atrair pela sua energia, e que irão admirar a sua capacidade para criar conteúdo…
E que irão na verdade consumir o seu conteúdo, que as vai ajudar a ultrapassar problemas, entreter, e fazer pensar.
O seu desejo por ajudar pessoas será maior do que o medo de encontrar os detratores.
Por outro lado, terá também que se desafiar.
Tornar-se num criador de conteúdo exige dedicação, compromisso, e consistência.
Dedique um bloco de tempo todos os dias para criar conteúdo.
Comece um desafio 90 dias de marketing de conteúdo, e explore o tipo de comunicação que prefere (texto, vídeo, ou áudio).
Neste momento estou no dia 68 com este blog, e para ser honesto ao início foi bastante complicado.
É normal, depois de mais de 30 anos a consumir conteúdo, iria ser um choque.
Você terá que puxar por si para criar todos os dias…
Mas depois de uns tempos, começa a tornar-se natural.
O importante é comprometer-se, estabelecer uma meta, e simplesmente começar!
Não precisa de ser perfeito, apenas precisa de partilhar aquilo que vai dentro de si para que possa ir do seu estado atual para o estado que deseja.
A Caminhada Para Criar Mais do que Consome
Criar mais do que consome começa com uma mudança de mentalidade, e termina na ação pura e dura.
Precisa de “fletir o músculo” de criação de conteúdo de forma consistente e prolongada.
Será esse compromisso e dedicação que irá fazer com comece a obter os resultados que deseja.
Pense no exemplo do ginásio:
Se for ao ginásio por um dia apenas, não verá qualquer tipo de resultado.
Precisa de ir diariamente sem falhar.
E é assim mesmo que se ganham hábitos novos, que transformarão o seu negócio.
Deixe o “Compreendedorismo” e Abrace o Empreendedorismo
Faça como os empreendedores de sucesso:
Desligue-se do condicionamento mental da nossa sociedade.
Tome ação de forma consistente para começar a ver resultados.
E use a sua vantagem competitiva para começar a criar conteúdo único.
Ganhe o hábito de criar mais do que consome.
Deixe de pensar nos “ses”, deixe a sua zona de conforto e comece a criar.
Assim que deixa de seguir os outros, e começa a liderar o caminho para outros…
Verá que começa a obter resultados.
Espero que este artigo tenha servido de inspiração, e que esteja se sinta mais confortável em começar a tomar ação para obter aquilo que mais deseja.
Se precisar de qualquer tipo de ajuda, por favor deixe um comentário abaixo.
Terei todo o gosto em ajudar naquilo que estiver ao meu alcance!
Um abraço,
-Tiago “ex-consumidor” Faria