O que é o Empreendedorismo: Criar Mais do que Consome
o que é o empreendedorismo, empreendedorismo o que é, o que é ser empreendedor, conceito de empreendedorismo, características do empreendedorismo, noções de empreendedorismo

O que é o Empreendedorismo: Criar Mais do que Consome

Deixe-me adivinhar.

Você já leu dezenas de livros e viu dezenas de vídeos no YouTube sobre como começar um negócio online

Mas existe um elemento crucial nesta equação, que se você não fizer, nunca começará realmente:

Tomar ação!

Você precisa de mudar o chip de consumidor de conteúdo, para produtor de conteúdo.

o que é o empreendedorismo, empreendedorismo o que é, o que é ser empreendedor, conceito de empreendedorismo, características do empreendedorismo, noções de empreendedorismo

Criar mais do que consome.

Este “shift” pode muito bem ser o elemento que falta para que os seus sonhos se comecem a materializar.

Tomar ação e criar novos hábitos é o que irá compensar a distância entre o “compreendedor” e o verdadeiro “empreendedor”.

Neste artigo vou mostrar-lhe como realizar esta transição e quais os passos que tem que tomar hoje para se tornar num empreendedor de sucesso.

Por que Razão Precisa de Criar Mais do que Consome

o que é o empreendedorismo, empreendedorismo o que é, o que é ser empreendedor, conceito de empreendedorismo, características do empreendedorismo, noções de empreendedorismo

Aquilo que realmente gera lucro é a sua habilidade para produzir e para criar.

Demasiadas pessoas ficam presas no estado de “compreendedor”, e nunca começam o seu negócio online.

Passam o tempo todo a ler, a inscrever-se em cursos, a pesquisar, a aprender sobre tudo e mais alguma coisa…

Mas nunca criam.

Hoje em dia esta tendência é ainda mais difícil de contrariar, uma vez que ser “empreendedor” tornou-se algo popular…

Fazendo com que “ensinar empreendedorismo” seja agora um negócio lucrativo.

Somos bombardeados por novos truques, novos modelos de negócio, novas plataformas, ferramentas…

Que nos sentimos obrigados a ler e a aprender, como se fossem uma solução milagrosa para de repente termos sucesso online…

Deixando-nos indecisos, e sempre à procura do próximo “objecto brilhante”.

Não oiça. Faça um filtro a todo esse ruído.

Tudo o que precisa de fazer é escolher um caminho e começar a produzir.

Os verdadeiros empreendedores estão constantemente a criar.

Criam vídeos, artigos de blog, emails, funis de vendas, novos produtos, novos lead magnets

Criam grandes ideias

E criam muito mais do que consomem.

Estas são as coisas que tem que se dedicar para criar um negócio sustentável e que lhe traga retorno pelo dinheiro, tempo e energia investido.

Mas o que precisa para fazer esta transição?

3 Mudanças que Tem que Fazer para Passar de Consumidor para Criador

o que é o empreendedorismo, empreendedorismo o que é, o que é ser empreendedor, conceito de empreendedorismo, características do empreendedorismo, noções de empreendedorismo

Liberte-se do Condicionamento Mental da Sociedade

A primeira mudança começa na sua cabeça.

A necessidade de consumir é inerente à nossa sociedade.

Todos fomos condicionados na escola para nos tornarmos naquilo que o Seth Godin chama de “cogs” (meras peças de máquinas industriais)...

Seguir ordens e fazer um trabalho que odiamos, para que possamos ter dinheiro para nos tornarmos bons consumidores e alimentarmos a máquina.

Somos condicionados a sentir que nunca temos o suficiente nas nossas vidas, e que precisamos de consumir mais para obter uma sensação de realização.

Veja o vídeo abaixo onde o Seth Godin explica de forma fascinante de onde vem esta tendência humana:

Por outro lado, estamos extremamente habituados a não precisar de esperar por nada e a obter satisfação instantânea (especialmente hoje em dia, com advento da internet).

Esta mentalidade de consumidor faz-nos produzir menos e consumir mais.

Libertar-se desse condicionamento será a melhor mudança que poderá fazer.

Acredite que o seu futuro “eu” agradecerá!

Comece a Tomar Ação de Forma Consistente

Eu próprio li dezenas ou mesmo centenas de livros sobre diferentes tópicos de empreendedorismo, marketing, negócios e investimentos.

Fui a conferências e comprei cursos na esperança de encontrar a direção certa.

Era totalmente um consumidor na verdadeira acepção da palavra.

Foi só quando comecei a transição de consumidor de conteúdo para criador de conteúdo que as coisas realmente começaram a mudar.

E o que causou essa mudança?

Ficar confortável em tomar ações imperfeitas, de forma consistente.

Não ter medo de começar algo, mesmo que pense que ainda não está “perfeito”.

É fantástico aprender e estudar para se tornar num expert…

Mas o que realmente conta para o sucesso é a sua habilidade para ganhar a batalha contra a força de vontade, e criar mais do que consome.

Se não tomar qualquer tipo de ação concreta, nunca obterá resultados para o seu negócio.

O sucesso acontece quando realizamos pequenas ações, feitas de maneira consistente, e durante longos períodos de tempo.

Não se preocupe se “falhar” ou “fracassar”.

Pense nos fracassos como lições e como “corta-matos” de aprendizagem.

Da próxima vez fará melhor, e aproximar-se-á mais do sucesso…

Enquanto que se se mantivesse no estado de “consumidor de conteúdo”, jamais teria agido e aprendido na prática aquilo que é preciso.

Use a Sua Vantagem Competitiva: Você

A combinação entre os seus conhecimentos, experiências de vida, educação e capacidades é única.

Só você tem essa combinação, e não é replicável.

Descubra o que realmente gosta, qual a sua paixão, e dedique-se a criar conteúdo relacionado com isso.

Por muito que pense o contrário, você tem algo único para dar ao mundo.

Mais ninguém tem a sua personalidade.

Pense nisso!

Quando descobre e fomenta a sua vantagem competitiva, irá descobrir um potencial ilimitado…

E irá servir uma audiência que está à espera de si!

Obstáculos a Ultrapassar para se Tornar Num Empreendedor de Sucesso

o que é o empreendedorismo, empreendedorismo o que é, o que é ser empreendedor, conceito de empreendedorismo, características do empreendedorismo, noções de empreendedorismo

Prepare-se para nem sempre ter feedback positivo.

A nossa sociedade está cheia de pessoas que não querem ver os outros suceder.

No seu caminho para produtor de conteúdo irá encontrar os pessimistas e detratores que irão tentar evitar o seu sucesso.

Não ligue.

Essas pessoas estão apenas a refletir a sua frustração por ainda não terem feito o "shift" do consumismo para a criação.

Ligue às pessoas que se irão atrair pela sua energia, e que irão admirar a sua capacidade para criar conteúdo…

E que irão na verdade consumir o seu conteúdo, que as vai ajudar a ultrapassar problemas, entreter, e fazer pensar.

O seu desejo por ajudar pessoas será maior do que o medo de encontrar os detratores.

Por outro lado, terá também que se desafiar.

Tornar-se num criador de conteúdo exige dedicação, compromisso, e consistência.

Dedique um bloco de tempo todos os dias para criar conteúdo.

Comece um desafio 90 dias de marketing de conteúdo, e explore o tipo de comunicação que prefere (texto, vídeo, ou áudio).

Neste momento estou no dia 68 com este blog, e para ser honesto ao início foi bastante complicado.

É normal, depois de mais de 30 anos a consumir conteúdo, iria ser um choque.

Você terá que puxar por si para criar todos os dias…

Mas depois de uns tempos, começa a tornar-se natural.

O importante é comprometer-se, estabelecer uma meta, e simplesmente começar!

Não precisa de ser perfeito, apenas precisa de partilhar aquilo que vai dentro de si para que possa ir do seu estado atual para o estado que deseja.

​A Caminhada Para Criar Mais do que Consome

Criar mais do que consome começa com uma mudança de mentalidade, e termina na ação pura e dura.

Precisa de “fletir o músculo” de criação de conteúdo de forma consistente e prolongada.

Será esse compromisso e dedicação que irá fazer com comece a obter os resultados que deseja.

Pense no exemplo do ginásio:

Se for ao ginásio por um dia apenas, não verá qualquer tipo de resultado.

Precisa de ir diariamente sem falhar.

E é assim mesmo que se ganham hábitos novos, que transformarão o seu negócio.

​Deixe o “Compreendedorismo” e Abrace o Empreendedorismo

o que é o empreendedorismo, empreendedorismo o que é, o que é ser empreendedor, conceito de empreendedorismo, características do empreendedorismo, noções de empreendedorismo

Faça como os empreendedores de sucesso:

Desligue-se do condicionamento mental da nossa sociedade.

Tome ação de forma consistente para começar a ver resultados.

E use a sua vantagem competitiva para começar a criar conteúdo único.

Ganhe o hábito de criar mais do que consome.

Deixe de pensar nos “ses”, deixe a sua zona de conforto e comece a criar.

Assim que deixa de seguir os outros, e começa a liderar o caminho para outros

Verá que começa a obter resultados.

Espero que este artigo tenha servido de inspiração, e que esteja se sinta mais confortável em começar a tomar ação para obter aquilo que mais deseja.

Se precisar de qualquer tipo de ajuda, por favor deixe um comentário abaixo.

Terei todo o gosto em ajudar naquilo que estiver ao meu alcance!

Um abraço,

-Tiago “ex-consumidor” Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda negócios locais a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting e conversões online.

follow me on:

Leave a Comment: