O que significa afinal o Inbound Marketing?
Trata-se basicamente de uma série de plataformas digitais onde você encontrará a sua audiência.
Exatamente nos locais onde congrega online: nas cerca de 9 apps que têm no seu smartphone.
E se o fizer da maneira correta, tornar-se-á na autoridade dominante do seu nicho de mercado por muitos e muitos anos.
Neste artigo gostava de lhe mostrar como abordar o inbound marketing, e como o fazer de maneira a evitar erros comuns.
E que fará com que fique cada vez menos dependente da publicidade paga.
Criará ativos que irão gerar tráfego orgânico em auto-piloto, mesmo que tire uns meses de férias!
Tudo enquanto a sua máquina de marketing orgânica gratuita alcança novas audiências e as converte em clientes.
Eu próprio estou na fase inicial e ainda tenho muito para fazer, mas sei que estou no caminho certo…
Vejamos primeiro qual a grande diferença entre inbound e outbound:
Qual a Diferença Entre Inbound e Outbound Marketing?
O inbound marketing é uma forma de marketing de atração.
Ou seja, estar presente nos locais onde a sua audiência está todos os dias, e criar conteúdo nativo nessas plataformas que atraia as pessoas para o seu "círculo de influência"…
Criando valor, resolvendo problemas e ajudando as pessoas a estarem mais perto de alcançar os seus objetivos…
Para que as pessoas comecem a conhecer, gostar e confiar na sua marca.
No lado inverso, o outbound marketing é uma forma de marketing de interrupção.
Ou seja, criando anúncios que “interrompam” o que as pessoas estão a fazer online (como a ver novidades dos amigos nas redes sociais)...
E que persuadam os potenciais clientes a clicar no anúncio para tomar uma decisão rentável para a empresa.
Ambas as formas de marketing são úteis e necessárias para o sucesso de qualquer negócio.
No entanto, o inbound marketing tem a grande vantagem de ser gratuito (pago apenas com o seu tempo)...
Para além de criar ativos que lhe trarão resultados no futuro por longos períodos de tempo.
Inbound Marketing: Sequência de Interações com a Sua Audiência
Todas as plataformas onde você cria conteúdo são micro interações que terá com a sua audiência.
São pontos no seu funil de vendas em que interage e comunica com potenciais clientes, clientes e fãs no seu nicho de mercado.
E estas interações são constantemente renovadas em cada plataforma, para manter a sua marca on top of mind.
Não basta criar alguns posts e deixar correr...
Para verdadeiramente suceder na era da atenção, você precisa de se tornar numa empresa de meios de comunicação…
E publicar diariamente novo conteúdo para responder a mais perguntas da sua audiência, servir mais soluções, entreter mais, e encorajar mais e melhor do que toda a concorrência.
Sim, é um algo que dá trabalho.
Muito trabalho, para ser honesto…
Mas aí é que está o segredo:
Mais ninguém irá publicar tão frequentemente como você, ou a ajudar o seu nicho de mercado melhor do que você.
O Gary Vaynerchuk fala em “escalar o não escalável”...
Ou seja, focar-se mais do que os outros nas tarefas que dão mais trabalho e que não são possíveis de automatizar…
Tais como criar conteúdo fresco todos os dias, enviar mensagens privadas a influenciadores, ou responder a todos os comentários e emails.
Se há um ativo que todas as empresas e empreendedores têm em comum é o tempo.
Mas o que realmente faz a diferença é a maneira como o usamos para nos dedicarmos a quem realmente importa: a nossa audiência:
No entanto, se o inbound marketing for feito de maneira consistente e por longos períodos de tempo, você ganhará.
Estas interações diárias criarão uma legião de fãs, e a sua marca tornar-se-á incrivelmente impactante na vida da sua audiência.
Como Abordar o Inbound Marketing
Antes de mais, é importante que perceba que não precisa (nem deve) começar a publicar em todas as plataformas logo de início.
Comece com uma plataforma, domine-a, e comece depois a expandir para outras plataformas de marketing.
O importante é começar, e ser consistente…
Sendo que o objetivo final será estar presente em todas as plataformas onde a sua audiência congrega e passa o seu tempo online…
Partilhando as suas filosofias, ideias, e pontos de vista para no fundo fazer a vida das pessoas que constituem a sua audiência um pouco melhor.
Mas isto não significa que deva publicar exatamente o mesmo conteúdo em todas as plataformas…
Cada plataforma é diferente e tem objetivos diferentes.
Antes de publicar em todo o lado, precisa de aprender e perceber cada plataforma.
Se fizer isto da forma errada, não estará a aproveitar todo o potencial do inbound marketing…
Não se trata de criar uma peça de conteúdo e espalhar por todas as redes sociais com o mesmo texto.
Isso é o que a vasta maioria das empresas fazem, pelo que lembre-se do mantra: “quando os outros fazem zig, você faz zag”!
Se interagir com as pessoas de forma nativa e customizada em cada uma das plataformas, irá colher os frutos do poder do inbound marketing.
Exemplos de Inbound Marketing Feito Corretamente
Para usarmos um exemplo simples, vejamos o caso de partilha de imagens.
Uma imagem no Instagram deve ser optimizada para o formato de um quadrado perfeito, para que se enquadre no design da plataforma.
No Pinterest, a imagem deve ser alta e fina para se ajustar ao formato da plataforma e às preferências dos utilizadores.
No Facebook a imagem é larga e menos alta, tal como se fosse um ecrã de televisão. Portanto, neste caso iríamos criar uma nova imagem exclusivamente para a plataforma.
A imagem pode ter exatamente as mesmas componentes… mas devemos criar versões diferentes e ajustá-las a cada uma das plataformas.
A ideia principal aqui é a necessidade de ajustar sempre o conteúdo que cria à plataforma em que vai publicar.
Imagine que publica um artigo no seu blog.
Todas as imagens criadas para esse artigo, serão recriadas para cada uma das plataformas…
E serão publicadas nativamente em cada plataforma, atraíndo (inbound) os utilizadores para o seu website.
Percebendo o Conceito de “Tempo de Vida Útil”
Se ler o conteúdo deste blog, irá perceber que falo bastante sobre marketing de conteúdo e optimização para motores de busca.
E há uma razão para isso:
O “tempo de vida útil” do conteúdo que publica.
Quando publica algo no Facebook ou Instagram, o tempo de vida útil desse post é bastante reduzido: na maior parte dos casos menos de 2 dias.
No entanto, se realmente se dedicar a criar um artigo de blog detalhado, de qualidade e que de facto acrescente valor à sua audiência…
(e fazendo uma pesquisa de palavras-chave detalhada)...
Esse artigo pode gerar tráfego vindo do Google durante anos e anos.
Por outro lado, se publicar um vídeo de igual qualidade e optimização, poderá receber milhares de views durante anos e anos…
E consequentemente tráfego vindo do YouTube por longos períodos de tempo.
Já deve ter reparado no padrão aqui…
O que tem o Google e YouTube em comum?
Pois bem, ambos são motores de busca (dica!).
Percebendo o Timing de Cada Rede Social
As redes sociais vão e vêm.
Existe um padrão que acontece sempre, e que irá sempre acontecer:
Uma rede social aparece, começa a ter sucesso e a atrair utilizadores, e os marketers podem ter um alcance incrível apenas com posts orgânicos.
Nessa altura o mercado de atenção é extremamente atrativo, e o potencial é imenso devido ao facto de estar desvalorizado.
Não há melhor altura para investir em publicidade paga para captar toda a atenção possível enquanto ainda compensa.
No entanto, a partir do momento em que as empresas entram em massa na rede social e aumentam o “leilão” do preço por clique…
O alcance orgânico da rede social começa a ficar cada vez mais reduzido, e a publicidade começa a dominar…
E quando as multinacionais entram no “leilão”, o mercado fica sobrevalorizado e menos atrativo tanto para pequenas e médias empresas...
Como para muitos utilizadores que partem para outras redes sociais.
Portanto, qual é o segredo aqui?
Entender onde a atenção da sua audiência está a começar a convergir…
E aproveitar ao máximo enquanto essa atenção está desvalorizada!
Publicando conteúdo em massa, e duplicando o investimento publicitário enquanto o “leilão” é extremamente baixo.
Exemplo de Sequência de Interações de Inbound Marketing
Peguemos de novo no exemplo de criação de artigo de blog.
Através da criação de um artigo você estará a alavancar o poder do tráfego orgânico nos motores de busca.
A maior parte das pessoas confiam no Google para lhes dar as respostas às suas perguntas mais prementes.
Pesquisam por problemas ou soluções…
E essas pessoas confiam nos resultados que aparecem no topo dos resultados de pesquisa.
Você tira o benefício dessa relação de confiança quando as pessoas clicam no seu link, e torna-se num parceiro do motor de busca.
Neste exemplo, essa será a primeira interação que a pessoa tem com a sua marca.
Mas apenas isso não chega...
Já ouviu falar da analogia de vendas em que é preciso 7 interações para se concretizar uma venda?
Precisa de manter o contato com as pessoas e dar sequência à relação…
Imagine então que essas pessoas começam no Google.
Pesquisam por uma frase, encontram o seu link, e vão ter a um dos seus artigos de blog.
Interação número 1: Lêem o seu artigo.
O seu artigo inclui um dos seus vídeos. Clicam no vídeo e abrem o YouTube.
Interação número 2: vêm o seu vídeo e pensam “wow, isto é realmente bom”.
Interação número 3: vêm outro vídeo seu no YouTube.
Interação número 4: no final do vídeo vêm que tipo de links de redes sociais tem na descrição, e clicam na sua página de Facebook.
Interação número 5: vêm a sua página de Facebook e pensam “wow, gosto mesmo disto”. Clicam em “Gosto” na sua página.
Interação número 6: vêm um link na sua página de Facebook sobre um novo artigo do seu blog, e clicam porque é relevante.
A este ponto estão de volta ao seu website.
Repare: num processo de 5 ou 1o minutos teve a oportunidade de ter 6 interações em diferentes plataformas.
Em plataformas que as pessoas confiam…
E agora confiam em si!
Algo mágico acontece nesta fase. As pessoas imergem com o seu conteúdo.
E quando entram na sua lista de emails, a relação evolui para um estado ainda mais profundo através de autoresponders e newsletters diárias…
Fazendo com que as pessoas se sintam identificadas com a sua marca, sintam rapport e proximidade.
Esteja Presente Onde A Sua Audiência Congrega
Estar presente onde a sua audiência está é essencial.
A sua audiência irá deparar-se com a sua marca porque você está presente onde ela está.
Esta irá interagir com o seu conteúdo, absorver as suas teorias e filosofias…
E irá começar a confiar em si.
Este caminho de múltiplas interações é feito para que quando avance para a venda, a sua audiência responda positivamente…
Uma vez que já acrescentou bastante valor, as pessoas estarão muito mais preparadas para tomar decisões rentáveis para a sua empresa.
Mas lembre-se:
Comece com uma plataforma, domine-a.
Depois, passe para a segunda plataforma, sem esquecer de continuar a criar conteúdo na primeira.
Domine ambas, e comece a aprender sobre a terceira plataforma.
E continue até escalar e estabelecer-se nas 5-6 plataformas onde a sua audiência passa mais tempo...
Mas não pare por aí!
Continue a aprender e a observar a sua audiência.
Onde irão congregar nos próximos 2-3 anos?
Quais as tendências mais promissoras?
E ataque-as logo de início, enquanto a atenção está desvalorizada.
Um abraço,
-Tiago “inbound é o caminho” Faria