Muitos empreendedores e marketers que consideram entrar no mundo das vendas online, começam com esta questão:
Que tipo de produtos devo vender online?
Mesmo que já tenha decidido qual é o seu nicho de mercado e que saiba que tem algo de valor para dar à sua audiência…
E mesmo que já tenha um negócio a correr, deve sempre pensar em formas adicionais de obter rendimentos (ou seja, criar a sua escada de valor), e satisfazer os clientes que querem mais da sua empresa.
A pergunta mantém-se: O que vender à minha audiência?
Assim que responder a esta pergunta, tudo se começa a alinhar.
Pode começar a criar copy específico para anúncios, landing pages, emails, conteúdo para redes sociais e blog…
Com isto, irá poupar dinheiro, tempo e energia mantendo o foco, em vez de desperdiçar os seus esforços em campanhas que não oferecem o que a sua audiência realmente quer.
Neste artigo, gostava de lhe mostrar como pode descobrir o que vender online, e 3 maneiras de implementar essa estratégia.
Vamos a isto?
Dica: Torne-se Num Observador da Sua Audiência
A única maneira de descobrir o que a sua audiência realmente deseja é....
Perguntar!
Irá saber o que vender e acrescentar valor à sua audiência fazendo perguntas.
Não qualquer tipo de perguntas, mas a pergunta certa.
Parece extremamente simples e redutor, mas é a pura verdade!
E por mais simples que pareça, a maior parte das empresas não o fazem.
Quando cria produtos que realmente resolvem os problemas dos seus potenciais clientes, estes comprarão. Ponto final.
Mas se criar produtos que estes não precisam, simplesmente não venderá.
Por mais que crie anúncios apelativos, use táticas de persuasão e pressão…
Nunca terá sucesso.
O “truque” que nenhum especialista de marketing lhe ensina é criar uma solução para os maiores problemas da sua audiência, e que remova os seus maiores obstáculos.
Se fizer isto, acha que precisa de táticas de persuasão e pressão extremas, ou de chatbots e outros softwares de marketing que estão tanto na berra?
Não.
Portanto, simplesmente pergunte.
Só assim descobrirá o que realmente vai fazer a diferença.
Saiba o que Vender na Internet Usando uma “Campanha de Pergunta”
O Russell Brunson usou uma “campanha de pergunta” para construir o seu primeiro negócio online (vendendo “pistolas de batata”).
Criou uma landing page simples, e informou a sua audiência que estava a criar um infoproduto (“Como Fazer Pistolas de Batata”), perguntando qual o maior obstáculo que enfrentam no que concerne a “pistolas de batata”.
Quem respondesse à pergunta (e incluísse o seu email), recebia como recompensa uma cópia grátis do infoproduto.
Com base nas respostas, o Russell adquiriu dados críticos para criar um produto que realmente resolvesse o problema mais comum…
Mas também para escrever o copy para a landing page de vendas, anúncios e emails!
E com isto, em vez de criar um produto que fornecesse a informação que ele achava que as pessoas queriam… criou algo que a sua audiência realmente queria!
Portanto, os 3 passos necessários são:
1) Encontre uma audiência (se já a tiver, ainda mais fácil será)
2) Pergunte qual é o seu maior problema/obstáculo/frustração
3) Dê-lhes exatamente aquilo que precisam para resolver esse problema!
Podia ser mais fácil que isto?
Crie um Questionário para Descobrir o Que Vender Online
Portanto, a “campanha de pergunta” que falei trata-se basicamente de um questionário.
Este pode ser criado numa landing page (incluíndo um formulário para captar as respostas e os contactos de email), ou usando a versão gratuita do SurveyMonkey (gerando um link próprio do questionário).
Pode enviar este questionário por email (se já tiver uma audiência)...
Ou nas redes sociais, em grupos, fóruns e comunidades online (se ainda não tiver uma audiência e não quiser investir dinheiro)...
Ou mesmo através de publicidade paga (se ainda não tiver uma audiência e estiver disposto a investir dinheiro).
Qualquer que seja a plataforma que escolher, explique às pessoas que se trata de um questionário de uma pergunta aberta apenas, e que não demorará mais do que 1 minuto a responder.
Recolha pelo menos 100 respostas de pessoas que façam parte do seu público-alvo (importante!)...
Por isso é crucial enviar o questionário para plataformas onde os seus potenciais clientes congreguem online.
Simples e eficaz.
Chega de desperdiçar tempo e dinheiro com intuições…
Porque quando pergunta o que vender, obterá a resposta que precisa por parte de sua audiência.
Dê um Incentivo e Peça o Contacto de Email
O mais importante neste processo:
"Sintonizar a rádio" WIIFM (What’s In It For Me?), ou seja, o que é que os respondentes do seu questionário têm a ganhar com isto?
No final do questionário, informe os utilizadores que se responderem à pergunta e incluírem o seu email para comunicações futuras, irão receber um bónus.
Este bónus pode ser aquilo que quiser: descontos, prémios ou mesmo o produto gratuito.
E assim que criar o seu produto, os respondentes iniciais receberão esse mesmo produto gratuitamente (ou o que decidir dar como bónus).
Mas o mais importante aqui é o contacto de email.
Terá uma lista de emails de pessoas que realmente estão interessadas no que tem para oferecer, e poderá dar seguimento à relação.
Veja aqui como abordar o email marketing da forma certa.
Decida que Produto Criar e Comece a Vender Online
Assim que obtiver pelo menos 100 respostas ao seu questionário, faça uma análise detalhada aos dados recebidos.
Procure por padrões de resposta, e organize as respostas por categorias.
Aqui a capacidade de reconhecer padrões é crucial, e prepare-se para ler algumas respostas bem longas!
Dará mais trabalho, mas na verdade as respostas mais longas são as melhores, uma vez que fornecem detalhes valiosos sobre o que a sua audiência realmente quer.
Terá em sua posse informação suficiente para criar o seu novo produto, podendo criá-lo em formato de eBook, vídeos, cursos, áudio, ou programas de membership.
As respostas que a sua audiência lhe fornecer irão criar oportunidades de negócio futuras.
Use a “campanha de pergunta” para obter claridade sobre onde se deve focar, e oferecer à sua audiência exatamente aquilo que precisa.
O mais importante é envolver a sua audiência no processo de criação!
É assim que criam os melhores produtos que realmente vendem.
Quando o seu foco está nas suas necessidades, desejos, obstáculos, e medos…
O resultado só pode ser o sucesso.
Um abraço,
-Tiago “pergunte e dê isso mesmo” Faria
Acho que isso pode ajudar o artigo – Como eles vão responder se não sabem o que querem?
Olá Claudinei! Obrigado pelo comentário.
Na verdade nós não queremos perguntar o que é que querem… o que queremos que nos digam é qual é o seu maior problema/obstáculo/frustração em relação a um tópico específico.
Com essa informação você, como expert, irá produzir uma solução única, que não se encontra em mais lado nenhum, e resolver esse problema! 🙂
Faz sentido?
Um abraço,