Como pode ver nos restantes artigos deste blog…
Uma lista de emails é a alma vital de um negócio online de sucesso.
Como tal, para fazer com que o seu esforço de marketing de conteúdo valha a pena…
Precisa de usar o melhor plugin de opt-in de emails para tornar o seu tráfego em dinheiro!
O seu formulário opt-in para WordPress irá captar essas leads quando mostrar o seu “lead magnet” (esqueça o “subscreva a nossa newsletter”!).
Assim que tiver o seu marketing de conteúdo calibrado e a todo o gás, esta ferramenta irá ajudá-lo a crescer a sua lista de emails.
Neste artigo vai descobrir qual é o melhor plugin de opt-in de email para WordPress.
Vamos a isto?
Como Definir o Melhor Plugin de Opt-in de Email para WordPress?
Existem centenas de plugins de opt-in de email para WordPress.
Uns são gratuitos, outros são premium.
Mas em que é que a vasta maioria destes plugins falha?
1) Não são completamente customizáveis
2) Não têm a opção de fazer testes A/B (mega importante!)
E como o seu site é um negócio, você quer que o seu tráfego converta em leads, e as leads em vendas!
A Importância dos Testes A/B nos Seus Formulários Opt-in
A possibilidade de fazer testes A/B é a diferença entre ter um negócio online razoável ou ter um negócio online de sucesso.
Imagine que o seu site tem 1,000 visitas por mês.
Se num período de um ano você converter 3% dessas visitas em leads, em vez de 2%...
Trata-se de uma diferença entre 360 leads ou 240 leads num ano!
Com uma mera optimização de 1% na sua taxa de opt-in.
Thrive Leads: O Melhor Plugin de Opt-in Email
O Thrive Leads é de facto o melhor plugin de opt-in email.
E porquê?
Porque é totalmente customizável, oferece a possibilidade de fazer testes A/B, e inclui relatórios de performance dentro do WordPress.
Pode testar diferentes ofertas (lead magnets)...
Diferentes formulários de opt-in…
Ou mesmo qualquer pormenor como headline, imagens, cores, tamanhos, etc.
Tudo isto feito de maneira simples e rápida, dentro do seu painel WordPress.
Com o Thrive Leads, você pode criar um formulário opt-in com grande facilidade, e incluí-lo em diferentes formatos como por exemplo:
- Pop-up lightboxes: um pop-up que é exibido no centro do ecrã que capta imediatamente a atenção (funciona incrivelmente bem!)
- Sticky Ribbons: um formulário que aparece no topo do ecrã e permanece “colado” enquanto o utilizador navega no seu site
- 2-Step Opt-in Form: processo de 2 passos para fazer opt-in, adicionando botões que ao serem clicados abrem um lightbox com formulário (criando um “micro-compromisso” na mente do utilizador, que funciona especialmente bem em landing pages)
E muito mais.
Vamos então a isto?
Como Usar o Melhor Plugin de Opt-in de Email para WordPress
Vamos então ao que interessa.
Vai aprender a usar o Thrive Leads para que possa usar o melhor plugin de opt-in WordPress!
Vou mostrar-lhe passo a passo como usar.
É um processo bastante simples que começará a trazer-lhe leads “quentinhas” num instante.
Passo 1 - Adira ao Thrive Membership
Primeiro tem que tomar a melhor decisão de sempre no seu site WordPress: comprar o Thrive Membership.
Pode comprar apenas o Thrive Leads para obter a ferramenta de opt-ins…
Mas ainda assim recomendo comprar o Membership completo (que custa cerca de €200/ano)...
Para que possa ter acesso a testes A/B de landing pages sem precisar de Google Analytics, deixar de usar o Contact Form 7 (que é impossível de rastrear), deixar de ter que pôr o seu Facebook Pixel manualmente em cada página, entre outros benefícios.
O Thrive é sem sombra de dúvidas a melhor ferramenta de marketing online que existe para WordPress.
Passo 2 - Adicione um “Lead Group”
A partir do “Thrive Dashboard” que aparecerá no seu painel de WordPress, selecione “Thrive Leads”.
Clique em “Add New” para criar um novo “Lead Group” e dê um título (ex: “Leads da Homepage”).
Depois, clique em “Add new type of opt-in form”.
Verá uma lista com vários tipos de formulários opt-in.
Passo 3 - Escolha o Formulário Opt-in que Deseja
Uma das razões pelas quais adoro este plugin é o facto de ter todos os plugins Thrive estarem integrados no código (incluíndo o códigos dos temas Thrive)...
O que faz com que tudo seja ligado de maneira suave, rápida, e fácil para si.
Nunca acontecerá ter um plugin a entrar em conflito com um outro plugin de uma fonte diferente, lutando por recursos uns com os outros (as pessoas que trabalham diariamente com WordPress saberão…)
Portanto, escolha o tipo de formulário que deseja, adicione um formulário novo “Add new form” e escolha um nome.
Passo 4 - Edite o Design do Seu Formulário Opt-in
Depois de dar um nome ao seu novo formulário opt-in, clique no pincel azul para começar a editar o design do seu novo pop-up.
Será reencaminhado para uma página de edição (Thrive Architect), onde poderá escolher um dos templates existentes (existem centenas).
Escolha o seu favorito, mas lembre-se que serão os dados recolhidos que ditarão o que funciona ou não (nunca baseie as suas decisões em gostos pessoais).
Depois de escolher o template, pode ajustar tudo o que quiser.
Mudar o tamanho, alterar a ordem, substituir imagens e ícones, etc.
Tudo o que quiser para criar um pop-up de design limpo, que transmita confiança, mas que principalmente leve à ação.
Passo 5 - Ligue o Formulário Opt-in ao Seu Autoresponder
Assim que terminar o design, clique no botão de submissão para abrir as opções do formulário.
Vai ver que aparece a opção “Connect form to service”, onde vai então poder ligar o seu formulário opt-in ao seu autoresponder de email.
Eu uso o Aweber pessoalmente (veja aqui por que razão mudei do Mailchimp para o Aweber), mas pode escolher qualquer outra plataforma de email marketing (são todas suportadas pelo Thrive).
Nota: evite escolher “Double Optin”. Explico-lhe porquê neste artigo.
Depois, volte para os opções do seu formulário no Thrive Leads.
Passo 6 - Escolha as Suas Opções de Targeting
Aqui pode escolher o tipo de animação, a frequência de distribuição, e as opções de “triggers” (gatilhos que lançam o formulário opt-in).
Depois, volte para o ecrã inicial do Thrive Leads, e no seu lead group clique no símbolo de motor que diz “Display settings” para escolher em que páginas quer que o pop-up apareça.
Pode escolher todos os posts, todas as páginas, páginas individuais, excluir páginas específicas, entre muitas outras combinações.
Clique em “Save & Close” e está feito.
Tudo a postos para começar a fazer testes A/B!
Que pode facilmente fazer, criando um novo formulário no mesmo Lead Group, e começando um teste “Test types of forms against each other”.
Super fácil e eficaz!
Concluindo: O que o Thrive Leads Pode Fazer Pelo Seu Negócio Online
Pode literalmente criar um formulário opt-in (e fazer um teste A/B) em minutos usando o Thrive Leads.
Assim que ligar ao seu sistema de email autoresponder, terá um pop-up totalmente funcional a captar leads no seu website.
Já se pode finalmente livrar do inútil “Subscreva a nossa newsletter” que nunca lhe trouxe qualquer tipo de resultados!
Agora que tem isto alinhado, já não tem desculpa para não começar um desafio 90 dias de marketing de conteúdo.
O seu futuro tráfego orgânico agradecerá!
Se tiver alguma pergunta, deixe um comentário abaixo. Estou aqui para ajudar.
Um abraço,
-Tiago