Como Fazer Pesquisa de Palavras Chave em 3 Simples Passos
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Como Fazer Pesquisa de Palavras Chave em 3 Simples Passos

Como criador de conteúdo para os motores de busca, a pesquisa de palavras-chave é um dos factores mais importantes do seu trabalho.

A pesquisa de palavras-chave permite-lhe criar conteúdo que os motores de busca como o Google ou Bing podem encontrar e mostrar a quem pesquisa.

Permite-lhe também perceber exatamente o que as pessoas estão interessadas em aprender.

Se fizer uma boa pesquisa de palavras-chave, garantirá que não está a escrever conteúdo que nunca vai ser lido…

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E tornar-se-á num criador de conteúdo de qualidade que tem na sua mente o retorno do seu investimento de tempo e energia.

É a diferença entre um amador e um profissional.

Mas não basta ir atrás das palavras-chave com mais pesquisas nos motores de busca…

Tem também que garantir que bate a concorrência!

Em média, os primeiros 4 resultados de pesquisa orgânicos são os que recebem ⅔ do tráfego.

Isto significa que você deve escolher as palavras-chave que realisticamente tem hipótese de aparecer nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Ou melhor ainda…

Aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

E como obter essa informação?

Felizmente existem várias opções de ferramentas de pesquisa de palavras-chave no mercado que combinam a análise de tráfego com a análise de concorrência (neste artigo vamos focar-nos na mais simples e rápida: KWfinder).

Se quer tirar o melhor proveito dos seus esforços de criação de conteúdo em motores de busca…

Vamos a isto!

​A Importância da Pesquisa de Palavras-Chave

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No mundo da optimização para motores de busca, as palavras-chave são a base de tudo.

As palavras-chave são as frases e palavras que as pessoas estão a inserir nos motores de busca para obterem respostas para os seus problemas, procurar soluções, ou apenas informação.

A pesquisa de palavras-chave vai permitir-lhe identificar a maneira como as pessoas pesquisam por informação relacionada com o seu nicho de mercado.

O seu objetivo será portanto incluir essas mesmas palavras-chave nos seus artigos de blog, nos títulos, no URL, meta-description, etc. (veja como no meu curso SEO gratuito).

No entanto, lembre-se do seguinte:

A sua estratégia de marketing de conteúdo tem duas audiências:

Os motores de busca e o seu público-alvo (quem clica nos links e lê o conteúdo).

Se descurar da sua audiência principal - as pessoas - nada daquilo que vamos falar hoje funcionará.

O segredo está em criar conteúdo de qualidade, que capte a atenção do seu público-alvo, que de facto responda às perguntas das pessoas e que ajude a resolver um problema ou atingir um objetivo.

Se o seu foco principal for esse, as mudanças de algoritmos dos motores de busca não terão impacto no seu sucesso.

Pense no seguinte:

Você é um parceiro dos motores de busca.

Os motores de busca precisam de parceiros que criem conteúdo que responda às perguntas dos utilizadores e que faça com que os utilizadores voltem sempre que precisarem de informação.

Se o seu foco principal for esse e não encher o seu site de palavras-chave ou outras estratégias “black-hat”, o seu negócio irá ter sucesso.

Bom, com isto esclarecido, avancemos com a pesquisa de palavras-chave:

​Ferramenta de pesquisa de palavras-chave: KWfinder

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[Atualização 2019: o KWFinder está neste momento a limitar as pesquisas gratuitas. Como alternativa, utilize o Ubersuggest]

Existem ferramentas para pesquisa e análise de palavras-chave pagas, freemium e gratuitas.

A que utilizo todos os dias é o KWfinder.

O KWfinder é uma ferramenta freemium que permite fazer 5 pesquisas gratuitas por dia, fornece 50 sugestões de palavras-chave por cada pesquisa por dia, para além de lhe mostrar 100 backlinks por dia gratuitamente.

Isto é mais do que suficiente para começar uma estratégia potente para o seu marketing de conteúdo.

Por outro lado, o KWfinder dá-lhe toda a informação mais relevante sobre qualquer palavra-chave numa página apenas.

O interface é simples, claro e intuitivo, fazendo a pesquisa por palavras-chave algo até divertido.

Mas melhor ainda: o KWfinder é rápido!

Num instante, você tem acesso ao volume de pesquisas, ao grau de dificuldade das palavras-chave, sugestões de palavras-chave adicionais, assim como a lista de páginas concorrentes.

A versão paga (básica) é neste momento €25.90 por mês, permitindo-lhe fazer 100 pesquisas por mês, sendo mais barato que outras ferramentas populares como o Ahrefs, SEMrush ou MOZ.

Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave Utilizando o KWfinder

O primeiro passo é fazer um “brainstorming” sobre os temas que vai desenvolver no blog.

Escrever uma lista exaustiva por tópicos, pensando em todo o tipo de variações possíveis.

Ponha-se no lugar do seu “cliente ideal” e tente perceber qual em que fase da “pirâmide de consciência” está:

Inconsciente? Consciente do problema? Consciente da Solução? Consciente do Produto?

Isto dar-lhe-á uma indicação sobre que tipo de palavras-chave explorar:

“O que é X”, “como fazer X”, “qual o melhor X”, etc.

Inclua mais variações utilizando as “sugestões” da Google e analise o volume de pesquisas geral (usando o Keyword Planner), para chegar a uma lista de duas ou três palavras-chave sobre um tópico específico.

Neste artigo poderá ver como gerar ideias e tópicos para criação de conteúdo.

​O KWfinder é o Seu Melhor Amigo

Assim que tiver um tópico em mente, comece por inserir no KWfinder as duas ou três palavras-chave que melhor o definem (com base na sua pré-análise referida acima).

Permita-me que explique como o fazer, usando o exemplo simplificado deste artigo que estou a escrever.

Este artigo é sobre “palavras-chave” e o objetivo é ajudar o leitor a saber exatamente como pesquisar palavras-chave relevantes para o seu website.

Os utilizadores vão inserir diferentes tipos de palavras e frases nos motores de busca para obterem a informação que querem.

Neste caso vamos analisar simplesmente o termo “palavras chave” para ver exatamente como as pessoas procuram por informação sobre este tópico.

No KWfinder começo então por inserir “palavras chave” e o resultado é o seguinte.

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Neste caso a palavra genérica “palavras chave” tem um volume de pesquisas relativamente alto (cerca de 480 por mês).

No entanto, não se preocupe demasiado com este número. Trata-se apenas de uma estimativa do KWfinder e não é 100% certa (apenas os motores de busca têm acesso a esses dados).

Serve mais de indicativo, mas todas as palavras-chave que aparecem aqui são palavras que foram de facto usadas por pessoas.

Se ordenar por volume de pesquisas o resultado é o seguinte:

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Na lista acima vai ver palavras-chave como “adwords” ou “marketing digital” com volume de pesquisa muito alto, mas que são irrelevantes para o tópico que quero escrever.

Este artigo não vai responder a perguntas que os pesquisadores destas palavras-chave genéricas procuram, portanto não as vou incluir na minha análise,

Portanto, analisando a lista vou querer focar-me nas palavras-chave relevantes para o meu tópico:

“Palavras chave” - 480 pesquisas por mês

“Ferramenta de palavras chave” - 10 pesquisas por mês

“Pesquisa palavras chave” - 10 pesquisas por mês

“Palavras chave artigo” - 20 pesquisas por mês

Lembre-se, o número de pesquisas não é o mais importante. Trata-se apenas de estimativas.

​Analisando a Dificuldade da Palavra Chave

O passo mais importante, especialmente se o seu site ainda não tiver um “domain authority” suficientemente alto, ou se apenas agora estiver a começar…

É a análise da dificuldade da palavra-chave.

O KWfinder faz esta análise por si de maneira bastante simples e intuitiva:

Keyword SEO Difficulty” é uma funcionalidade que calcula o grau de dificuldade para que o seu link entre na primeira página dos resultados de pesquisa (com base no LPS “Link Profile Strength” dos links concorrentes).

O grau de dificuldade varia entre:

Easy (fácil): 0-14

Still Easy (ainda é fácil): 15-29

Possible (possível): 30-49

Hard (difícil): 50-69

Very Hard (muito difícil): 70-84

Don’t do it (não tente): 85-100

De preferência você deverá apontar para o máximo de 30 em termos de grau de dificuldade.

Produzindo conteúdo de qualidade (melhor qualidade que a concorrência), com frequência (mais frequência que a concorrência), e optimizando o seu conteúdo para os motores de busca…

Será fácil de subir aos primeiros lugares, fazendo com que o seu site ganhe ímpeto e autoridade.

Assim que tiver uma vasta quantidade e qualidade de conteúdo no seu blog, poderá então “atacar” as palavras-chave com mais volume de tráfego e concorrência…

Fazendo uso dos seus artigos já publicados e criando links internos para os seus novos artigos.

Esta rede de links internos vai criar “silos” de conteúdo, que em conjunto com todos os seus esforços de SEO vão aumentar a autoridade do seu site e páginas (e por consequência, subir para o topo de resultados de pesquisa).

Mas, voltemos ao meu exemplo.

Analisando por exemplo a palavra-chave “palavra chave artigo” (passo a redundância), vejo o seguinte resultado:

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Como vê, o grau de dificuldade é de 18, o que significa que esta palavra chave tem um grau de dificuldade baixo para entrar na primeira página dos resultados de pesquisa.

Olhando para a lista de concorrência “Google SERP”, pode ver que tem bastantes links com “LPS” abaixo de 30.

Para além disso, muitos dos artigos têm poucas palavras ou conteúdo incompleto, o que me dá um indicativo forte que é possível subir o meu ranking se criar conteúdo relevante, de qualidade e exaustivo.

​Utilize a Informação que a Google Fornece Sobre Palavras-Chave

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A relevância dos resultados de pesquisa dos motores de busca é uma das suas grandes prioridades.

Por isso, quando escolher as suas palavras-chave vai querer incluir variações que significam exatamente o mesmo, mas dito de maneiras diferentes.

Tendo essas variações incluídas no seu conteúdo dão um sinal aos motores de busca que o tema do seu artigo é mesmo o mais relevante para o utilizador.

Não se limite apenas a 2 ou 3 que escolheu no passo anterior.

Pode usar dezenas de palavras-chave adicionais relacionadas com o tema específico, que significam basicamente o mesmo.

Faça uma pesquisa na Google usando uma janela “incognito” (“incognito” porque não quer que o seu perfil de conta altere os resultados) e verá frases adicionais para incluir no seu artigo.

Nas sugestões de palavras-chave:

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Dica: usando a mesma pesquisa, adicione um espaço antes da sua palavra-chave para ver sugestões adicionais:

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Pode também encontrar sugestões adicionais nos resultados de pesquisa (em negrito):

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No fundo dos resultados de pesquisa (pesquisas relacionadas):

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Tudo isto são sinais que a Google considera estas palavras-chave como relevantes e são variações utilizadas frequentemente pelos utilizadores.

Utilize estas variações quando estiver a fazer um check final no seu artigo.

Veja o vídeo abaixo onde o Brian Dean fala sobre estas e mais técnicas para fazer análise de palavras-chave detalhada:

​Inclua Todas as Variações de Palavras-Chave no Seu Artigo

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Com toda esta informação inclua as palavras-chave principais (que identificou no KWfinder) no título, headings, meta descrições, meta tags, URL e imagens.

Dê prioridade à colocação das palavras-chave com mais volume de pesquisa.

Por exemplo, no meu caso não vou querer dar prioridade à palavra chave “ferramenta de palavras chave”, uma vez que estaria a perder algum do alcance do termo “palavras chave artigo”.

Quero que as palavras-chave com mais volume estejam no título e URL do artigo, mas sem esquecer de incluir as restantes no meu conteúdo e “headings”.

O objetivo é incluir a maior variação possível de palavras-chave relacionadas com o seu tema e que refletem a maneira como as pessoas pesquisam nos motores de busca.

Saiba os detalhes de como optimizar para os motores de busca neste mini curso SEO.

Mas de novo, toco nesta tecla importante:

O Foco Principal do Seu Marketing de Conteúdo Deve Estar nas Pessoas

São os utilizadores que vão ver o seu link e vão decidir se querem clicar ou não.

São os utilizadores que vão ler o seu conteúdo e decidir se querem continuar no seu site, ou se voltam imediatamente para os resultados de pesquisa para procurar links que de facto respondam à sua pergunta.

Estas ações dos utilizadores enviam sinais para os motores de busca.

Se o seu conteúdo não despertar interesse, não for relevante ou se não tiver qualidade…

O seu link sairá das primeiras página dos resultados de pesquisa e será substituído por outro que ajude mais os utilizadores.

Foque-se no utilizador, seja um parceiro para os motores de busca, e mais tarde ou mais cedo será recompensado!

​Vamos rever: Pesquisa de Palavras Chave

  • A pesquisa de palavras-chave é extremamente importante para o sucesso do seu negócio
  • Utilize uma ferramenta de pesquisa de palavras chave simples e eficaz. O KWfinder junta estas duas componentes
  • Pesquise no KWfinder por palavras-chave relacionadas com o tópico que quer cobrir e veja quais têm mais tráfego e um grau de dificuldade menor
  • Utilize as sugestões da Google para incluir mais variações das palavras-chave e aumentar o seu alcance e relevância
  • Inclua todas as palavras-chave que identificou no título, URL, headings, meta tags e imagens do seu artigo
  • Foque-se no utilizador! Se o seu conteúdo não for útil e relevante para os utilizadores, nada disto conta para o seu sucesso

O que acha deste método?

Se tiver alguma pergunta ou sugestão, por favor deixe um comentário abaixo.

Terei todo o gosto em responder!

Um abraço,

-Tiago "analisar é ganhar" Faria

About the Author Tiago

O Tiago ajuda empreendedores a criar negócios bem sucedidos, sustentáveis e gratificantes para si, para as suas famílias e para as suas comunidades. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting, publicidade e conversões online.

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