Novembro 16

Por que a Maioria das Empresas Falha no Marketing Online

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Tantas e tantas empresas falham no marketing online por optarem uma abordagem completamente errada…

O que é absolutamente normal, uma vez que somos formatados por livros, cursos e seminários que perpetuam esta falsa abordagem.

Mas então qual é esta abordagem?

Bom, a vasta maioria escolhe começar pelo produto.

Quer seja um produto físico, um software, um serviço, ou um infoproduto

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As empresas escolhem começar pelo produto.

E esta abordagem cria um problema que se arrastará para o resto do tempo de vida da empresa

Uma vez que agora terá que encontrar tráfego (pessoas) que queiram esse produto…

E vai ter que fazer um esforço imenso para descobrir que técnicas de persuasão usar, que técnicas de copywriting, que tipo de funil de vendas precisará, etc…

Para convencer potenciais clientes de que “precisam” do seu produto.

Esta abordagem raramente resulta em sucesso, uma vez que existem vários obstáculos que precisam de ser ultrapassados.

Como resultado, os empreendedores tentam ferramentas, truques, cursos e plataformas que resolvam estes problemas… gerando confusão e perda de foco naquilo que é mais importante.

No entanto, se simplesmente virar essa abordagem do avesso verá que o caminho fica muito mais fácil.

Começar PRIMEIRO pela audiência que a sua empresa pode ajudar e servir é o caminho!

A Abordagem Correta ao Marketing Online para Empresas

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Antes de se dedicar ao desenvolvimento dos seus produtos ou serviços…

Analise a fundo o seu segmento de mercado/público-alvo.

Depois disso, construir confiança com a sua audiência através de conteúdo irá posicionar a sua empresa como a única solução viável para os seus problemas…

E com isso, quando oferecer produtos e serviços, a probabilidade dos seus potenciais clientes tomarem a decisão de comprar aumenta exponencialmente.

Trata-se de pôr os interesses da sua audiência primeiro… e não os da sua empresa!

Quando já tem uma audiência que conhece, gosta, e confia na sua empresa…

Simplesmente precisará de criar as soluções para os seus problemas!

As pessoas farão “fila” para comprar se a sua abordagem for esta.

Vejamos dois exemplos simplificados para clarificar:

Abordagem 1:

Você abre um restaurante e cria o que você considera ser o “melhor menu do mundo”, e tenta convencer pessoas que gostem do seu menu a visitarem o seu restaurante.

Abordagem 2:

Você encontra uma audiência esfomeada (como por exemplo um parque de autocarros), instala uma carrinha de “street food” no local e oferece algo para comer.

Dadas as duas opções, eu escolheria sempre a audiência esfomeada

E porquê?

Porque a comida vender-se-ia por si mesma…

E o esforço de marketing necessário seria quase zero…

Simplesmente baseado no seu posicionamento no mercado.

Bastaria ter um sinal a dizer “Comida quentinha a 5€” e vender durante todo o dia.

E se usasse técnicas de copywriting simples, e se incluísse upsells para bebida e batata frita… iria absolutamente ter sucesso!

Portanto…

Como vê, não precisa de ser um “expert” em todas as técnicas e ferramentas de marketing online…

Precisa simplesmente de encontrar a audiência certa, descobrir o que essa audiência quer, e oferecer isso mesmo!

Portanto, antes de avançar para a criação do seu próximo produto, faça as seguintes perguntas:

1) Estou focado em servir uma audiência?

2) Ou estou a tentar encontrar pessoas que comprem os meus produtos, para que possa fazer dinheiro?

Não vá pelo caminho que a maioria segue…

Escolha servir uma audiência...

Uma vez que não só fará a sua vida muito mais fácil, como também irá aumentar exponencialmente a sua probabilidade de sucesso.

Lembre-se: quando os outros fazem zig, você faz zag.

Neste artigo cubro a fundo o tema de criar um produto digital da maneira correta, explicando passo-a-passo tudo aquilo que precisa de fazer.

Tenho a certeza que vai tirar valor deste artigo!

Um abraço,

-Tiago “zag” Faria


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    • Obrigado pelo comentário, Frederico! Pois é, temos sempre a tendência a complicar, quando tudo se resume a encontrar uma audiência… e servi-la! 🙂 um grande abraço e muita sorte para os seus negócios!

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