Abril 11

Como Fazer SEO para YouTube: Segredos de 8 Anos a Trabalhar na Google

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Neste artigo vais aprender qual é que é o truque para começares a obter mais visualizações, apareceres mais vezes na primeira página de resultados de pesquisa, e fazer com que o YouTube comece também a sugerir os teus vídeos a mais pessoas.

Estes são os truques que aprendi enquanto trabalhei na sede europeia da Google em Dublin, Irlanda.

Falei com vários YouTube Partner Managers, aqueles especialistas que acompanham os maiores produtores de vídeo no Youtube para otimizá-los e para expô-los a cada vez mais pessoas.

E são exatamente estes truques e estas técnicas que eu estou a implementar agora no meu canal de YouTube para criar vários ativos que me vão trazer tráfego durante muito tempo e fazer com que o meu canal comece a crescer cada vez mais rapidamente.

O Monstro que é o YouTube

O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo.

Os vídeos que tu criares hoje vão ter o potencial de serem vistos daqui a um ano, daqui a seis meses, ou daqui a cinco anos.

Todos os ativos que tu fores criando, se fizeres uma pesquisa e uma análise e pesquisa de palavras-chave bem feita, vão trazer tráfego constante, ao contrário do trabalho que tu tens nas redes sociais, onde tens de repetir todos os dias, sem poder sair dessa “roda do rato”.

Existem mais de 2 biliões de utilizadores no YouTube, pelo que a oportunidade é imensa e quase infinita. Mesmo que vejas que já existe um canal na tua área, não faz mal, existe oportunidade para toda a gente: o YouTube é extremamente abundante.

Tudo o que tens de fazer é ser consistente a criar o teu conteúdo, responder às perguntas que as pessoas estão a fazer ativamente na internet (no Google e no Youtube), e seguir um processo que vai fazer com que o algoritmo do YouTube se apaixone por ti.

Comecemos então pelo ponto mais importante para quem está a dar os primeiros passos.

Pesquisa de Palavras-chave para YouTube

Quando tenho uma ideia de um vídeo que quero fazer, ponho-me sempre no lugar da minha audiência.

Por exemplo, no vídeo que criei sobre SEO para Youtube, fiz uma análise de palavras-chave e vi que as pessoas estão a pesquisar por “como fazer SEO para Youtube”: 

Como tal, incluí essa palavra-chave exata dentro do meu título e também na descrição do vídeo.

Tens de ter sempre em atenção onde é que o utilizador está mentalmente, em que ponto é que ele está na sua situação atual, e o que é que ele pesquisa online e como o pesquisa.

Se não refletires nos teus vídeos as palavras mais pesquisadas no YouTube, vai ser difícil elas encontrarem-te e, dessa forma, vais estar a criar conteúdo “para o boneco”.

O que tu queres é criar peças de conteúdo que sejam encontradas constantemente e consistentemente nos próximos meses para atrair tráfego, e para que o YouTube te exponha a mais pessoas.

Tens de ter sempre em mente o que é que a pessoa pesquisa e também o porquê de ela pesquisar por uma palavra específica. Tens de te colocar no mindset dessa pessoa, perceber o que é que ela alcançar com essa pesquisa, ou seja, tens de saber qual é a intenção da pesquisa.

Para confirmares se o conteúdo que tu vais criar vai responder à intenção que a pessoa tem, uma coisa que podes fazer é pesquisar no YouTube pela palavra-chave específica e ver os primeiros vídeos que aparecem.

Dá atenção ao conteúdo, quais é que são as miniaturas utilizadas, quais são os títulos usados para veres, no fundo, o que é que o YouTube quer que tu cries.

O teu objetivo será então responder a essa pesquisa com mais qualidade, de maneira mais completa e mostrando o teu ponto de vista único.

Como Encontrar as Palavras Mais Pesquisadas no YouTube

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave que uso e recomendo é o KW Finder. Como alternativa, podes também usar o Ubersuggest (um pouco mais limitado e menos intuitivo).

Consegues ver quantas pesquisas mensais existem no Google que, no fundo, são semelhantes àquelas que são feitas no YouTube.

Não é preciso estares a comprar uma ferramenta específica para YouTube (como o TubeBuddy), basta usares uma ferramenta que mostre qual é que é o volume de pesquisa mensal que existe e qual é que é o volume de concorrência que existe para essa palavra-chave.

Isto dá-te uma ideia de onde é que te deves focar e criar conteúdo que responda às perguntas que as pessoas fazem mais vezes e, dessa maneira, apareceres com mais frequência no topo das pesquisas do YouTube.

Essa é a primeira coisa que tens de saber, a pesquisa de palavras-chave.

Fatores de Ranking SEO para YouTube

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Mas, agora, tens de perceber o que é que o YouTube quer que tu faças.

Tens que entender quais é que são os fatores de ranking que contribuem para que tu apareças mais acima nos resultados de pesquisa, mas também apareças mais vezes nos vídeos sugeridos, pois isso é o que vai fazer com que o teu canal cresça exponencialmente.

Ao início, deves focar-te puramente em responder às perguntas das pessoas, ou seja, na pesquisa de palavras-chave e focar-te em aparecer nos resultados de pesquisa do YouTube.

Depois, quando começas a ter mais tração e a perceber o que é que as pessoas gostam, o que é que o YouTube quer que tu mostres e cries mais, aí começas a preocupar-te com “como é que eu posso fazer com que o YouTube sugira mais os meus vídeos?”

Isto será mais à frente. Agora, no início, o que interessa é seres um parceiro de pesquisa, e apareceres em todas as pesquisas que as pessoas fazem no YouTube relacionadas com o teu nicho de mercado.

Quais são então os fatores de ranking mais importantes para o YouTube?

Existem 4, e são muito simples de lembrar:

1) Taxa de Clique

O primeiro é a taxa de clique, o CTR - ("Click Through Rate").

Imagina que o teu resultado aparece na quarta posição. As pessoas olham para o título do vídeo, olham para os primeiros 120 caracteres da descrição do teu vídeo e, depois, vão olhar também para a miniatura (a imagem de capa do teu vídeo). 

O que tens de fazer é otimizar cada um desses elementos para garantir que atrais a atenção das pessoas e que elas vão clicar no teu vídeo e não nos outros.

Tens de criar um título persuasivo, que seja emocional, que faça com que as pessoas se movam, que tomem a decisão de clicar no teu e não nos outros vídeos que aparecem nos resultados.

Tens de combinar um benefício forte – o que é que a pessoa vai ganhar ao clicar no teu vídeo - com um toque de curiosidade, para fazer com que ela tenha que saber mais.

Depois, nos primeiros 120 caracteres que aparecem da descrição do teu vídeo nos resultados de pesquisa, tens de reforçar mais porque é que as pessoas devem clicar no teu link.

Nessa primeira frase deves ser também persuasivo, deves fazer com que as pessoas se sintam mais emocionalmente envolvidas com o que tu tens para dizer – isto, no fundo, são técnicas de copywriting que se aprendem a treinar muito, a fazer muito, a experimentar muito.

A miniatura tem de ser atrativa, tem de ter um contraste diferente dos outros resultados que aparecem e tem de gerar também um pouco de curiosidade.

Como podes ver pela miniatura do vídeo acima, eu faço os possíveis para mostrar um grande benefício, um toque de curiosidade e fazer um contraste de cores para me destacar nos resultados de pesquisa.

2) Engajamento

O segundo fator de ranking é o engajamento, ou seja, a interação que as pessoas têm com os teus vídeos.

O YouTube olha para os “gostos” que os teus vídeos têm, as partilhas, olha para os comentários, e para quantas subscrições tens em cada um desses vídeos. 

Isso são tudo sinais positivos de interação que mostram que o teu conteúdo está a ser valioso. Essa é uma das maneiras para o YouTube avaliar a qualidade do teu vídeo.

Por outro lado, os “não gostos” dão o sinal oposto. Neste momento já me começam a aparecer um bocadinho mais, o que é bom sinal: é sinal de que já estou a mover uma massa crítica e a colocar as minhas posições extremadas que as pessoas ou gostam ou não gostam, o que é ótimo.

Clicar no botão de “não gosto”, no botão de retroceder ou noutros vídeos que não o do teu canal porque o teu vídeo não interessou são sinais negativos para os quais o YouTube está constantemente a monitorizar.

Uma dica para garantires que as pessoas interagem e veem o teu vídeo até ao final é fazer uma pergunta no início do teu vídeo e pedir interação. Dizer, por exemplo, "se quiseres saber mais sobre este tópico, por favor, diz “sim” nos comentários abaixo".

3) Tempo de Visualização

O terceiro fator de ranking importante no YouTube é o tempo de visualização.

O YouTube vai monitorizar isto muito de perto para evitar conteúdo spam, ou seja, o YouTube quer confirmar que as pessoas ficam muito tempo a ver o teu vídeo e não desistem logo nos primeiros 30 segundos.

É importante manteres as pessoas atentas ao teu vídeo até ao final e dando aqueles teasers do que vem a seguir, para garantir que as pessoas ficam o mais tempo possível no teu vídeo.

O YouTube olha para a duração média de visualização do teu vídeo e também vai ver qual é a percentagem de pessoas que terminaram o teu vídeo, assim como a percentagem de pessoas que ficaram até que ponto do teu vídeo.

Já sabes, deves fazer um teaser do que vais falar no final, e evitar aquelas introduções muito longas com coisas inúteis que não acrescentam qualquer valor.

Deves ir logo straight to the point, dizer o que é que a pessoa vai ganhar com o vídeo, fazer uns teasers, pedir interação, entregar muito valor e, depois, entregares no final o tal teaser que prometeste partilhar.

4) Duração da Sessão

O quarto fator de ranking do YouTube é a duração da sessão, ou seja, se as pessoas abandonam o YouTube depois de verem um vídeo teu.

Tiveres um link que faz com que as pessoas saiam do YouTube, isso pode prejudicar o teu alcance.

No início do teu canal não deves focar-te em tentar trazer logo as pessoas para o teu site ou para o teu lead magnet ou para os teus produtos: deves fazer o máximo possível para que as pessoas se mantenham no ambiente do YouTube porque é isso que o YouTube quer.

Quer que as pessoas vejam cada vez mais vídeos porque isso aumenta o potencial de elas verem mais anúncios (que é como o Youtube faz dinheiro).

Podes criar, por exemplo, as listas de reprodução. Estas são muito importantes pois fazem com que, quando o teu vídeo terminar, comece logo outro e as pessoas mantêm-se no teu canal, o que é ótimo para ti e para o YouTube.

Podes fazer ecrãs finais em que aparecem cartões com o próximo vídeo e a pessoa pode clicar para ver mais.

Podes também incluir muitos links na descrição para outros vídeos teus ou de outras pessoas para garantir que as pessoas se mantêm no YouTube, e continuam a interagir com os teus vídeos.

Estes são os quatro fatores mais importantes para teres em conta no YouTube.

Como Optimizar os Teus Vídeos no YouTube

Como optimizar videos do YouTube

Agora que já sabes quais são os fatores críticos, vais focar-te no que tens de fazer para otimizares o teu vídeo para garantir que o algoritmo do YouTube se apaixona por ti e pelos teus vídeos.

São cinco pontos fulcrais em que te deves focar:

1) O Título do Teu Vídeo

O primeiro é o título: tens de incluir a palavra-chave principal, aquela em que vais focar a tua atenção total, o mais perto possível do início do teu título. 

Deves ser persuasivo, a tua comunicação deve ser emocional, deve tocar num problema, num desejo específico das pessoas.

Deves focar-te também no FOMO ("Fear of Missing Out"), ou seja, o que é que a pessoa pode estar a perder se não vir o teu vídeo, pode estar a cometer algum erro, pode não saber um segredo - isso é muito potente e deves usar e experimentar em diversos vídeos e vais ver que vais obter resultados com isso.

Dar um toque de curiosidade também funciona muito bom. Tudo isto é copywriting, uma competência crucial para quem quer ter sucesso no seu negócio ou projeto online.

Tens de comprar livros de copywriting, ler muito e praticar muito, fazer muitos textos à mão, fazer muitos textos de vendas, criar muitos artigos de blog que façam com que as pessoas queiram ler o artigo todo.

É uma arte que se treina, não é nada muito por aí além, é só leres duas ou três técnicas e depois praticar muito.

2) A Descrição do Teu Vídeo

O segundo ponto para otimizares é a descrição do teu vídeo.

Tens um grande espaço, 5 mil caracteres disponíveis, quase um artigo de blog.

Aconselho-te a que tu escrevas o máximo possível, principalmente quando crias vídeos para aquelas palavras-chave com mais concorrência.

Deves criar um texto único que mostre o que é que a pessoa pode ganhar, e que contenha a palavra-chave principal nos primeiros 120 caracteres, que são aqueles que aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube.

Também tens de incluir as palavras-chave alternativas, ou seja, aquelas que complementam a tua palavra-chave principal, que estão à volta do mesmo tópico, porque existem diferentes maneiras de as pessoas pesquisarem por um mesmo tópico.

Para as descobrires podes pesquisar no Google pela tua palavra-chave principal e ver quais são as sugestões de pesquisa que aparecem e quais é que são as palavras sugeridas

Adiciona todas porque, no fundo, vai dar uma ideia muito específica ao YouTube do que é que se trata o teu vídeo, e de que o teu vídeo é o mais completo de todos.

Não vale a pena incluíres todas as variações da mesma palavra, inclui apenas aquelas que são relevantes.

Adiciona também todos os links aos teus vídeos, escrevendo por exemplo: “para saberes mais sobre este tópico, clica aqui para veres mais um vídeo sobre isso”. Isto vai mantendo as pessoas interessadas em mais vídeos teus e dentro do ambiente do YouTube (que já sabes, é o mais importante).

3) Usa as Melhores Etiquetas para YouTube

O ponto número três para otimizares são as etiquetas (ou "tags" em Inglês). No fundo, as etiquetas são frases e palavras-chave que mostram qual é que é o tópico do teu vídeo.

Deves pôr todas as palavras-chave e temas e frases que sejam relevantes. Não vale a pena encheres de palavras-chave que não tenham muito que ver com o que tu estás a falar.

Deves também incluir essas etiquetas na descrição do teu vídeo. Obviamente que tem de ter lógica, tens de ter em atenção o humano que vai estar a ler, não deves incluir todas as variações com acentos e sem acentos. Apenas as que fizerem mais sentido porque isso tudo dá sinais de relevância ao YouTube.

Deves encontrar mais sugestões no Google, as sugestões de palavras-chave relacionadas, e incluí-las todas como etiquetas. Não vale a pena estares a fazer análise dos concorrentes, foca-te mais na relevância e no que é que o Google e o YouTube querem.

Aqui tens um limite de 500 caracteres, portanto, tens que ser o mais relevante possível. Não incluas etiquetas irrelevantes apenas porque têm muito volume de pesquisas.

4) Nomes dos Ficheiros do Vídeo e da Miniatura

O quarto ponto que tens de otimizar para o algoritmo do YouTube são os nomes dos ficheiros que tu vais fazer carregar no YouTube. 

Vais carregar o ficheiro do vídeo em si, assim como o ficheiro da miniatura. E aqui é importante incluir sempre a palavra-chave no nome de cada um desses ficheiros e não deixar aquelas numerações genéricas que aparecem sempre que gravas um vídeo.

Deves usar um nome como, por exemplo, “como-fazer-SEO-para-Yutube.png”, no caso do ficheiro da miniatura.

Deves garantir que a palavra-chave está incluída em todo o lado. Trata-se de um jogo de relevância, sendo que vais dando sinais ao algoritmo do YouTube que o teu vídeo é o mais relevante e completo, o que te vai ajudar a destacares-te nos resultados de pesquisa.

5) Miniaturas

O quinto ponto para otimizares são as miniaturas (ou os thumbnails, em inglês), que é o elemento mais importante para captares a atenção das pessoas. É aquele que aparece destacadamente por ser visual.

O que tu podes fazer é pesquisar a palavra-chave do teu tópico no YouTube e veres quais são os primeiros resultados que aparecem.

Repara no que é que os concorrentes estão a fazer naquelas miniaturas, que vídeos é que estão a aparecer nos primeiros resultados, o que é que está a atrair mais cliques, se estão a aparecer pessoas, se estão a aparecer pessoas a olhar para a câmara ou a apontar para o título, se aparecem imagens por trás, ou se aparece apenas texto.

Portanto, vê qual é que é o padrão e replica isso, tornando a tua miniatura mais única, refletindo a tua personalidade, e tentando criar um texto mais emocional, um texto que desperte mais curiosidade.

Tens de moldar o que está já a resultar e tornar o teu vídeo ainda melhor, mais criativo.

Tudo demora o seu tempo, pelo que precisas de criar dezenas, ou mesmo centenas de vídeos para ires descobrindo o que realmente funciona com a tua audiência.

Como Ser Recomendado pelo YouTube

É importante não te esqueceres que a tua audiência é o algoritmo do YouTube, mas também são as pessoas que vão ver os teus vídeos.São estas duas audiências que tu tens de tomar sempre em conta.


Não deves apenas olhar para o algoritmo do YouTube porque se as pessoas entrarem no teu vídeo e não virem qualidade, não encontrarem as respostas às suas perguntas, ou se a descrição estiver só carregada de palavras-chave muito aleatórias, não vai funcionar.


Tens de ter em consideração o lado humano porque as pessoas vão olhar para tudo isso e vão querer saber mais informação, vão querer clicar em outros vídeos. 


Tem sempre em atenção que deves criar vídeos com muita qualidade, que respondam às perguntas das pessoas, que mostrem o teu ponto de vista único. Não cries coisas muito aleatórias ou vídeos de spam ou com demasiados pitches de vendas.

Foca-te em criar conteúdo de qualidade, que é isso vai garantir que, independentemente das alterações de algoritmo do YouTube, tu vais ganhar pois estás sempre a focar-te no teu utilizador

E, como já leste neste artigo, o Youtube quer saber sempre muito do seu utilizador e da experiência que tem.

Também já sabes, o copywriting é a competência que te vai ajudar a crescer mais rápido porque as pessoas vão olhar para os teus títulos, para as tuas miniaturas, para as tuas descrições e vão-se sentir persuadidas a clicar no teu link e não nos outros.

Diria até que o copywriting é a competência crucial que vai fazer a diferença e fazer com que o teu canal cresça mais rapidamente.

Vamos lá criar?

Se tiveres alguma pergunta extra, diz-me nos comentários abaixo.

Um abraço,

Tiago "YouTuber" Faria


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