A/B testing é um elemento crucial para garantir que o seu negócio online tem obtém sucesso.
Quando investe em publicidade nos Facebook Ads, quando gere as suas campanhas de email marketing, quando cria o seu funil de vendas e landing pages…
O A/B testing é crítico para garantir que os seus esforços de marketing geram conversões.
Muitas vezes, basta alterar uma palavra na sua landing page para aumentar a taxa de conversão de 10% para 20%...
E é aqui que muita gente erra.
Testar demasiadas variáveis ao mesmo tempo nunca lhe dará a ideia precisa do que realmente fez a diferença.
Atinja melhores resultados com menos esforço, e faça testes A/B da maneira correta.
Os Erros que a Maioria Comete a Fazer A/B Testing
O grande objetivo dos testes A/B é perceber exatamente que variável está a provocar um aumento ou diminuição nas taxas de conversão ou vendas.
Se se focar em mais do que uma variável por cada teste A/B, nunca saberá exatamente o que fez a diferença…
E irá basear a sua decisão mais em intuição do que em dados concretos.
Faça A/B testing da forma correta:
Faça um teste em apenas um elemento de cada vez, e com apenas duas variáveis (daí o nome “A” e “B”), e veja qual gera a melhor taxa de conversão.
Outro grande erro que a maioria comete, é basear decisões em dados estatisticamente insignificantes.
Perceber o conceito de significância estatística é essencial.
Em termos latos, significância estatística define que quanto maior for a amostra, mais fidedignos serão os dados e resultados.
E é aqui que se cometem tantos erros: declarar um vencedor de um teste A/B logo no segundo dia do teste…
Quando muito possivelmente, se esperasse mais dias, o vencedor poderia ser outro...
No mínimo deve esperar 7 dias em cada teste, para balancear as diferenças no tráfego entre dias de semana e fins-de-semana.
No entanto, o ideal será esperar 2 semanas, para evitar impacto de feriados ou sazonalidades.
Deve esperar também obter no mínimo 100 conversões para obter dados que possa confiar.
Exemplos de Testes A/B numa Landing Page
O Jay Abraham diz… “Não teste coisas que sussurram. Teste coisas que gritam!”.
Ou por outras palavras, a prioridade nos seus testes deve estar nas coisas que realmente fazem a diferença.
Como por exemplo, testar dois “lead magnets” diferentes (as suas ofertas gratuitas para aumentar a sua lista de emails)...
Ou testar a sua headline principal (mantendo a landing page toda igual, excepto as duas headlines que vai testar).
Estes são os principais elementos a testar, os que realmente farão a maior diferença.
Se a sua headline (título) não captar a atenção do leitor para ler o restante copy, e se não criar curiosidade sobre a sua oferta…
Nada da restante landing page terá importância.
Se ninguém lê a restante página, de nada servirá ter um copy entusiasmante, ou um call-to-action que motive a ação…
A sua headline é a variável número 1 a testar.
Depois, vem a sua oferta em si: o “lead magnet”.
Aqui pode testar por exemplo um ebook gratuito vs um vídeo gratuito, para ver que formato funciona melhor.
Tendo estes dois alinhados, pode então fazer testes adicionais…
Como testar uma imagem vs outra, uma lista de benefícios vs outra, um call-to-action vs outro, ou um layout da landing page vs outro.
Sempre focando a sua atenção num elemento da sua landing page de cada vez…
E comparando apenas duas variáveis de cada vez.
Tudo para que possa saber exatamente aquilo que aumenta ou diminui as suas conversões…
Decisões feitas com base em dados, em vez de intuição.
Quando Passar para o Próximo Teste A/B
O seu objetivo final será atingir 40% ou mais de taxa de subscrição na sua landing page de oferta grátis (lead magnet) e 2% de taxa de conversão na sua página de oferta especial (produto com desconto).
Quando testa componentes importantes, mantenha sempre as outras variáveis iguais e meça os resultados.
Não se esqueça: não declare um vencedor demasiado cedo.
Se verificar que durante um teste já tem 40% de taxa de subscrição, mas só 20 pessoas passaram pelo seu funil…
Não é suficiente para fazer uma análise estatisticamente significativa.
As estatísticas vão variar muito ao início, mas quando tem uma amostra suficientemente grande, os dados começam a ficar mais estáveis e claros.
Aponte para pelo menos 100 conversões para começar a tomar decisões.
100 conversões significa ter 5000 visitas, e é isso que você estará a investir quando investe em publicidade paga: os dados.
No final das duas semanas do seu teste A/B, depois de milhares de cliques, terá uma amostra suficientemente grande para tomar uma decisão acertada.
Terá feito algumas vendas imediatas, mas mais importante que isso, terá aumentado a sua lista de emails (onde realmente se faz dinheiro com autoresponders e newsletters diárias).
Os Testes A/B Exigem Paciência
O segredo está em deixar os seus testes A/B em paz.
Crie o seu teste, e depois deixe correr durante as 2 semanas.
(sei que isto é complicado fazer, eu também sou culpado!)
Faça testes A/B em todos os níveis do seu funil de vendas, um de cada vez.
Quando os seus testes nos anúncios Facebook funcionam, passe para a sua landing page de opt-in.
Seguindo sucessivamente até ao fundo do seu funil.
Se não tiver uma maneira eficaz de fazer testes A/B, pode ser uma tarefa chata e complexa…
Usar o Google Analytics para fazer testes A/B não é super intuitivo, precisando de usar duas plataformas para completar um teste.
A maneira mais eficaz é usar o plugin para WordPress "Thrive Optimize" da Thrive Themes.
Pode fazer os testes diretamente no seu painel WordPress, de maneira fácil e intuitiva, e ver os resultados no mesmo sítio.
Veja no vídeo abaixo um exemplo de criação de teste A/B para landing pages:
E lembre-se, a paciência é o segredo.
Estes ganhos incrementais têm a capacidade de transformar o seu negócio online…
Teste, falhe, repita.
Vai ver que vale a pena.
Um abraço,
-Tiago
Em breve vou experimentar testes A/B numa campanha de e-mail marketing e espero ver resultados.
Obrigado por este conteúdo, muito esclarecedor!
Abraço