O Caminho para o Sucesso: Torne-se num Criador de Conteúdo
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O Caminho para o Sucesso: Torne-se num Criador de Conteúdo

Focar-se no marketing de conteúdo é uma das melhores decisões que pode tomar para a sua empresa.

E quanto mais cedo começar, melhor…

Enquanto tem os seus anúncios de publicidade online a correr (e a gerar leads e vendas no imediato), é extremamente importante ir dedicando tempo para a criação de conteúdo

Uma vez que é um caminho longo, e que não fornece resultados imediatos.

Mas se começar já, o seu futuro "eu" irá “agradecer-lhe” pelo esforço feito hoje.

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Como tenho dito neste blog, o marketing de conteúdo ​optimizado para motores de busca é um ativo para a vida.

Tudo o que fizer hoje, irá gerar tráfego orgânico daqui a 6 meses… 1 ano… 10 anos…

Será algo que ficará para sempre e num lugar que você controla.

O Gary Vaynerchuk fala várias vezes sobre um tópico interessante:

Todas as empresas devem tornar-se empresas de média e distribuir conteúdo.

Veja o vídeo abaixo. Já é de 2013, mas o conceito é hoje mais verdadeiro que nunca (o Gary tem o dom de adivinhar o futuro…):

A ideia é que o custo das plataformas para criação de conteúdo é tão baixo, que já não faz sentido estar a “alugar espaço” em outras empresas de média.

E que em vez de “alugar espaço” onde a atenção das pessoas se concentra (como o caso dos anúncios no Facebook, Instagram, Google, etc)…

Tornar-se no espaço onde a atenção do seu público-alvo específico se concentre.

Imagine, em vez de pagar para colocar um anúncio numa dessas plataformas…

Ter conteúdo que automaticamente atraia apenas quem mais lhe interessa (o seu cliente ideal).

E se esse conteúdo for de facto de valor e ajudar o seu público-alvo, a venda tornar-se-á muito mais fácil do que quando alguém clica num anúncio seu…

Como esse utilizador não conhece a sua marca nem ainda recebeu nada de valor, terá muitas objeções na sua cabeça que são muito mais difíceis de ultrapassar.

O mindset é completamente diferente.

Mas então como tornar-se num criador de conteúdo?

Começar um desafio 90 dias de marketing de conteúdo é uma excelente maneira…

Mas muitas vezes existe uma barreira mental que não nos permite começar.

O nosso “cérebro-macaco” é poderosíssimo e arranja sempre uma desculpa para não começar algo que dê trabalho e não mostre resultados imediatos…

O pior é que você não pode nem deve confiar no seu “cérebro-macaco”.

Vejamos porquê.

Como Passei de Consumidor de Conteúdo para Criador de Conteúdo

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O autor Steven Pressfield tem um livro chamado “The War of Art”.

Trata-se de um livro verdadeiramente fantástico e muito útil para qualquer tipo de arte (e aqui incluo criação de conteúdo... no fundo, tudo o que se “cria” é arte).

No seu livro seguinte, “Turning Pro”, o autor fala da diferença entre um amador e um profissional.

Um profissional é alguém que acorda todos os dias pronto para trabalhar, e cria.

Cria de forma consistente, por longos períodos de tempo, sem esperar resultados imediatos.

Mantém-se no seu ritmo, independentemente de tudo o que o rodeia.

Mesmo que não tenha sucesso durante semanas, ou meses, mantém-se firme na sua arte e aprende a gostar do processo em vez do resultado final.

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Um profissional “aparece” todos os dias, sem desculpas.

Essa é a grande diferença entre um produtor de conteúdo amador e um produtor de conteúdo profissional.

Um amador perde tempo a procurar por um “truque” ou um “corta-mato” para aumentar as vendas ou aumentar a lista de emails

Em vez de se preocupar em verdadeiramente fazer a diferença, e garantir que no futuro terá fãs incondicionais da sua marca com longo tempo de vida de cliente (customer lifetime value).

Um amador deixa-se dominar pelo “cérebro-macaco”, que no fundo não quer que você obtenha sucesso ou saia da sua zona de conforto…

Apenas quer que permaneça quietinho no seu lugar, sem correr riscos, ou qualquer tipo de perigo (algo que ficou dos nossos antepassados pré-históricos).

Assim que aprendi isto, fiz apenas uma coisa:

Comecei a escrever.

A escrever sem pensar nas mil e uma razões para não escrever que o meu “cérebro-macaco” me dá.

Decidi dedicar-me diariamente a um desafio 90 dias, sem parar.

Sem pensar no resultado final longínquo (uma vez que isso só trará frustração)...

Apenas a aproveitar o momento e a apreciar o processo.

A partir do momento em que você começa a gostar da caminhada em vez de se preocupar demasiado com o resultado final…

Você já ganhou.

Ganhou porque produzirá conteúdo extremamente valioso, arte pura…

Uma vez que sem a preocupação do resultado imediato, a sua mente liberta-se e expressa-se de forma natural.

Todo o seu conhecimento, experiências, educação, tudo aquilo que faz de você uma pessoa única (não há mais ninguém igual a si, garanto-lhe)...

Criam uma mistura especial que fará a diferença na vida das pessoas que constituem a sua audiência.

Como Se Tornar Numa Máquina de Produção de Conteúdo

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Não há outra solução:

Terá que começar a trabalhar dia sim, dia sim

Escrever a melhor peça de conteúdo possível todos os dias, fazer uma pesquisa de palavras-chave bem feita…

E carregar em “publicar”.

Com tempo, vai-se tornar mais eficiente e proficiente, “fletindo o músculo” de produção de conteúdo.

E quando começar a obter feedback, ver o que funciona e não funciona, e ajustar.

Na verdade, só passando pelo processo, falhando, e aprendendo com erros é que conseguirá tornar-se num produtor de conteúdo.

Se não o fizer, pode ter a certeza que o seu “cérebro-macaco” tomará conta de si (e no mau sentido da palavra…).

A melhor parte deste processo é que enquanto ensina a sua audiência sobre um tema específico do seu nicho de mercado, você começa na verdade a aprender a um nível superior que de outra forma seria impossível.

Partilhe a sua mensagem com o mundo. Ponha a sua voz cá fora.

Todos. Os. Dias.

Algumas peças de conteúdo que criar terão centenas e dezenas de visualizações.

Outras terão zero ou perto disso.

E isso não tem qualquer problema!

Continue no seu caminho e aprecie o processo.

Mesmo que tenha tido um dia mais ocupado e não tenha tido tempo, “expedite” uma peça de conteúdo (por mais curta que seja).

O importante é aparecer todos os dias e trabalhar.

Pode parecer que não está a fazer progresso…

Pode parecer que os artigos que cria são uma “porcaria”...

Mas não interessa… faz parte do processo.

Logo a seguir você volta ao trabalho, dia sim dia sim, semana sim semana sim…

E esse, caro leitor, é o verdadeiro segredo para o sucesso.

Tome a decisão hoje de começar.

Mais ninguém tomará por si…

O seu futuro “eu” agradecerá.

Termino com uma citação do Will Smith, que hoje concordo mais do que nunca:

"Criar é a maneira de entrar em sincronia com o universo"

Um abraço,

-Tiago "sincronia" Faria

About the Author Tiago

O Tiago é um especialista em marketing digital que ajuda negócios locais a criar activos online para a vida através de estratégias simples, económicas e automáticas. Depois de 8 anos a trabalhar na Google em Dublin, este blog é o resultado de anos de experimentação e aprendizagem nas áreas de criação de conteúdo, SEO, copywriting e conversões online.

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