Se sim, não se preocupe.
Eu próprio o cometi durante anos e anos...
Na verdade, a vasta maioria dos especialistas em marketing digital comete o mesmo erro.
Portanto, assim que ler este artigo, estará um passo à frente da concorrência!
Quando realmente absorver este conceito e o começar a pôr em prática, todos os aspetos do seu negócio começarão a funcionar.

Desde os seus anúncios, ao seu marketing de conteúdo, às suas landing pages…
Até mesmo nos seus formulários de contacto e na sua página “sobre nós”!
Trata-se de um conceito que não é novo.
Não é algo que nunca tenha ouvido antes…
Mas é algo que é amplamente ignorado, uma vez que como especialistas de marketing vivemos vidrados e obcecados com técnicas, ferramentas, plataformas…
Sempre à procura do novo “truque” ou "corta-mato" para fazer com que as pessoas comecem a comprar…
Quando na verdade, tudo se resume a uma coisa:
Você Não Consegue Criar Desejo Pelo Seu Produto

É virtualmente impossível.
O desejo por um produto/serviço já existe, e é definido pelo seu segmento de mercado.
Os marketing não cria desejo.
O marketing pode apenas pegar nas esperanças, sonhos, medos e desejos que já existem na mente das pessoas (muitas vezes no seu subconsciente) que constituem o seu público-alvo…
E canalizar todos esses sentimentos para o seu produto/serviço.
Tentar criar desejo em massa através do marketing seria algo tremendamente caro de fazer…
O único caminho viável é explorar o desejo existente, e nunca contrariá-lo.
O mercado dita as regras.
Por exemplo, neste blog o meu objetivo é fazer com que você obtenha os melhores resultados para o seu negócio, através do marketing digital.
O seu desejo é conseguir criar um negócio sustentável, que gere o máximo de vendas possíveis online, e que lhe ofereça a segurança que deseja para a sua vida e para os seus.
Portanto, quando crio conteúdo no meu blog, cada peça é baseada no desejo que você já tem.
E se eu conseguir mostrar o caminho mais fácil para chegar ao seu objetivo final, removendo todos os obstáculos de mindset e todos os problemas táticos do marketing…
Você irá confiar na minha mensagem e querer manter a relação.
Não Crie o Produto Primeiro
Este é também o grande problema da vasta maioria das empresas:
Criam primeiro o produto, e depois tentam vendê-lo a uma audiência…
Tentando criar desejo! (erro)
Têm toda a certeza que inventaram algo inovador e irresistível...
Mas quando chega a altura de levar ao mercado, aparece o obstáculo:
“Ok, agora como é que convenço as pessoas a querer o meu produto?”
Ora, isto é basicamente ir contra o desejo do mercado, em vez de canalizar e direcionar o desejo já existente.
Portanto, o que fazer em vez disto?
Pergunte à sua audiência o que deseja… e ofereça-lhe isso mesmo! (este artigo explica-lhe como o fazer, passo a passo).
Eu sei que parece demasiado redutor e simples…
Mas é extremamente eficaz!
Em vez de se basear em ilações ou intuições (não provadas)...
Baseie-se em ciência!
Siga aquilo que o mercado já deseja…
Teste a sua ideia…
E desenvolva o seu produto em conjunto com a sua audiência.
E sabe que mais?
O simples facto de ganhar o hábito de perguntar à sua audiência o que deseja e quais os seus maiores problemas, irá melhorar a sua relação de maneira exponencial…
Fazendo com que as pessoas que constituem o seu público-alvo conheçam, gostem e confiem em si.
Os funis de vendas, anúncios, landing pages, emails, redes sociais, etc. são os elementos táticos do marketing (os tais que nós como especialistas vivemos obcecados…)
Mas a grande verdade é que nada disso interessa até que ajudemos um grupo de pessoas a atingir os seus objetivos…
Identificando os seus desejos concretos, e canalizando-os para a nossa solução através do copywriting.
E quando esses desejos se alinham com o seu produto, e quando esse produto realmente traz os resultados pretendidos…
Tudo se começa a funcionar!
E tudo se torna muito mais fácil.
Um abraço,
-Tiago ”canalizador de desejo” Faria