Dezembro 20

YouTube SEO: 7 Passos para Aumentar a Visibilidade dos Seus Vídeos

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Você já está a produzir conteúdo e a publicar regularmente no YouTube…

O que é excelente!

No entanto, a visibilidade e o alcance dos seus vídeos não é exatamente o desejado…

Mas não se preocupe.

Neste artigo vou partilhar consigo 7 simples passos que ajudarão a aumentar as visualizações dos seus vídeos.

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Quando criamos conteúdo, é importante perceber a plataforma onde vamos publicar.

O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo, apenas atrás do Google…

...sendo que as duas empresas fazem parte do mesmo conglomerado: Alphabet.

E como tal, funcionam de maneira muito semelhante.

O grande objetivo das duas plataformas é fazer dinheiro com publicidade, sendo que no caso do YouTube, é do seu interesse manter as pessoas interessadas e envolvidas com o conteúdo gerado na plataforma (quanto mais tempo de visualização e quantos mais vídeos forem vistos, mais anúncios serão exibidos).

Por isso, as métricas que importam aqui perceber são: que vídeos geram mais cliques? Que percentagem de tempo de cada vídeo é visto? Quantos likes? Quantos Comentários?

No fundo, tudo se trata de relevância e interação com os seus vídeos.

Vejamos então que técnicas de optimização SEO pode usar para aumentar a visibilidade e rankings dos seus vídeos:

1) Escolha o Tópico do Seu Vídeo e Faça Pesquisa de Palavras-Chave

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Logo após decidir sobre o tema único do seu vídeo, a análise de palavras-chave é a primeira coisa que deve fazer.

Evite gravar o vídeo antes de fazer esta pesquisa (mais à frente verá porquê).

Pode usar o Kwfinder.com para perceber que palavras-chave do seu tópico têm mais volume de pesquisa, e dessas, quais têm menor dificuldade (grau de competitividade da palavra-chave.

É importante manter a relevância, pois se no vídeo você cobrir algo completamente diferente da palavra-chave que levou o utilizador a clicar no seu vídeo…

Irá imediatamente sair do seu vídeo. E, como sabe, o tempo de visualização é uma métrica importante no YouTube.

Anote 3-5 palavras-chave hiper relevantes, que irão ser usadas em diferentes secções do seu vídeo.

2) Grave e Edite o Vídeo

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Quando começa a gravar o vídeo, assegure-se que menciona a palavra-chave principal do seu vídeo (que pesquisou no passo anterior).

É importante mostrar ao utilizador que você vai responder à pergunta que tem em mente, e você só tem 8 segundos para captar o interesse antes que clique em outros vídeos.

Outro benefício de mencionar a palavra-chave é o facto de o YouTube transcrever os seus vídeos e automaticamente gerar legendas CC (closed caption).

Ao fazer isso, confirma ao YouTube que o seu conteúdo é relevante para a palavra-chave que define o seu tópico.

No entanto, faça-o de forma natural. Nada de encher o vídeo com palavras-chave deslocadas ou sem nexo.

Para ajudar na altura de filmar os seus vídeos, existe uma fórmula que fará com que não precise de guiões.

Quando tem uma ideia para um vídeo novo, pense sempre em 3 blocos:

1) Comece pela promessa (aquilo que a sua audiência vai obter com este vídeo, mantendo-a interessada até ao fim)

2) Explore o problema (fale sobre o grande problema e os obstáculos que não permitem que a sua audiência consiga atingir os seus objetivos)

3) Mostre a solução (entregue aquilo que prometeu no início do seu vídeo, que ajudará a resolver o grande problema da sua audiência)

Desta maneira será mais fácil orientar o seu discurso, tendo um guia mental que fará com que o seu raciocínio venha mais fluído e natural.

Por outro lado, manterá a audiência interessada até ao final, criando interesse (promessa), rapport (explorar o problema que a sua audiência está a passar), e entregando valor no final.

3) Inclua a Palavra-Chave no Nome do Ficheiro do Vídeo

Assim que acaba de gravar e editar, altere o nome do ficheiro original do seu vídeo para incluir a palavra-chave principal.

Lembre-se que o YouTube irá ler tudo, incluíndo o nome do ficheiro carregado.

Por isso, antes de adicionar o vídeo ao YouTube, assegure-se que altera o nome do ficheiro para algo relevante.

4) Crie uma Miniatura Personalizada

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O próximo passo é criar uma miniatura personalizada (imagem de pré-visualização) que inclua a sua palavra-chave principal.

Use uma imagem de uma parte do seu vídeo onde tem uma expressão/posição pouco comum, ou perca uns segundos extra no final do vídeo a posar diferentes expressões (relacionadas com o vídeo).

Evite usar uma imagem demasiado perfeita ou profissional. Aquilo que chama a atenção é o incomum, o fora do normal.

Use uma fonte de letra de tamanho grande e contrastante com o resto do vídeo, e escreva frases curtas (não encha o ecrã com palavras).

Se não tiver aptidão para design (ou ninguém na sua equipa), pode usar o Canva.com, que é um editor de imagem de qualidade, simples e grátis.

Lembre-se que a sua miniatura deve ter um tamanho específico: 1280 pixéis por 720 pixéis.

E não se esqueça de alterar o nome do ficheiro desta imagem também! Todos os detalhes contam.

5) Crie um Título para o Seu Vídeo

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O objetivo será ter a palavra-chave principal no início do título do seu vídeo.

Comece com a palavra-chave, e complete com uma frase que crie interesse e curiosidade para levar ao clique.

Faça uso de técnicas de copywriting para sobressair e levar à ação.

Lembre-se que o YouTube estará a medir se o seu vídeo é mais ou menos clicado do que o vídeo acima e abaixo do seu.

Se o seu vídeo tiver um título mais interessante e obtiver mais cliques, irá subir no ranking dos resultados de pesquisa.

6) A Descrição do Seu Vídeo

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Não se limite a escrever uma frase na sua descrição.

O ideal é escrever descrições longas, entre 500 e 1000 palavras de conteúdo único e original.

Mas mantenha o conteúdo relevante ao tópico, uma vez que tanto o YouTube como o Google irão indexar.

Garanta que a primeira frase inclui a sua palavra-chave principal, e que é cativante.

Use a palavra-chave também no resto da descrição, mas inclua também as variações de palavras-chave que anotou no passo 2 de forma natural.

Quanto mais relevância o seu vídeo tiver para diferentes palavras-chave do mesmo tópico, mais aparecerá em diferentes pesquisas.

Importante: limite o número de links externos (fora do YouTube).

A última coisa que o YouTube quer é que os seus utilizadores saiam da plataforma. O seu objetivo e mantê-los o máximo de tempo possível, e fazer com que vejam o máximo número de vídeos possível.

Portanto, garanta que tem mais links para outros vídeos seus no YouTube do que links externos.

Se fizer com que os utilizadores vejam mais vídeos, o seu vídeo será recompensado, uma vez que você estará a ser um verdadeiro parceiro da plataforma.

7) Insira os "Tags" 

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Insira as suas palavras-chave nos tags individualmente.

Para além disso, investigue os vídeos que irão concorrer com o seu, e veja que tags estão a usar.

Pode usar o plugin tubebuddy.com para descobrir que tags estão a usar, ou clicando em “View Page Source” no seu browser e pesquisar por “keywords”.

Escolha apenas os tags relevantes para o seu vídeo. Lembre-se que a relevância é chave!

E pronto, o seu vídeo estará optimizado para YouTube SEO.

Já deve ter percebido que o objetivo principal é obter relevância e interação por parte dos visualizadores.

Precisa de fazer análise a palavras-chave, para que o seu conteúdo responda a perguntas que os utilizadores já estão a fazer no YouTube.

Precisa de manter a atenção dos visualizadores, fazendo uma grande promessa ao início e oferecendo a solução no final.

Para completar estes 7 passos precisará de 20-30 minutos extra por cada vídeo, mas vale a pena.

Requer esforço, trabalho e energia da sua parte…

Mas aí é que está o segredo para o sucesso.

Fazer o essencial de SEO, e criar o melhor conteúdo possível de maneira consistente e por longos períodos de tempo.

Um abraço,

-Tiago “relevância reina” Faria


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