Novembro 4

O Poder da Ação Imperfeita VS Perfeccionismo

0  comments

“Vários passos em falso foram dados por ficar quieto”

-Tim Ferris

Sabia que o perfeccionismo pode estar a perturbar o sucesso do seu negócio?

Muitas vezes as pessoas têm medo de começar algo por medo que não seja “perfeito”, ou por acharem que ainda não se prepararam o suficiente.

O medo de publicar um email, um artigo de blog, um vídeo, ou um podcast que não é “perfeito” não as permite tomar a decisão.

tomar ação, tomar acção, agir, ação imperfeita, perfeccionismo

Eu próprio passei pelo mesmo durante anos e anos, antes de me desafiar a pôr algo cá para fora durante 90 dias seguidos, que me tirasse da zona de conforto.

Para obter sucesso em qualquer esfera de negócio, temos que estar dispostos a agir de forma imperfeita de forma consistente, durante longos períodos de tempo.

Neste artigo vamos então explorar a razão pela qual a “ação imperfeita” é a nossa melhor amiga.

Mas antes de começar, veja o vídeo abaixo onde o Tim Ferris aborda o facto de as falhas e fracassos serem o segredo do sucesso:

Comece a Agir de Forma Imperfeita

tomar ação, tomar acção, agir, ação imperfeita, perfeccionismo

Sempre pensei que não era um produtor de conteúdo.

O meu irmão é escritor, e sempre me fez confusão como uma pessoa era capaz de debitar tanta informação cá para fora.

Basicamente, sempre me considerei um consumidor de conteúdo.

E das poucas vezes que me dedicava a produzir qualquer tipo de conteúdo, como começar a escrever um livro, a criar uma ilustração, ou a editar uma fotografia…

Todas essas tentativas ficavam por acabar, e nunca saíam de uma pasta no meu computador, porque nunca pensava que eram suficientemente boas para expôr publicamente.

Sofria do síndrome de perfeccionismo.

No entanto, aprendi nos últimos anos que não há maneira de aprendermos tudo antes de começarmos a criar conteúdo.

É impossível!

A única maneira de verdadeiramente se tornar num produtor de conteúdo é simples:

Comece a criar.

Vai falhar muitas vezes, mas vai insistir e continuar a criar.

Vai tentar tantas vezes, que de repente algo começa a funcionar.

Este é o processo de tomar ação imperfeita.

Um dos grande segredos do sucesso.

Testar e Adaptar Constantemente é o Segredo

tomar ação, tomar acção, agir, ação imperfeita, perfeccionismo

Antes de começar este blog, tentei variadíssimas coisas.

Comecei por criar lojas online no Shopify.

Testei variadíssimos nichos usando o sistema de “dropshipping”, e ajudei outros empreendedores a criar as suas próprias lojas.

No entanto, não sentia que era algo que acrescentasse qualquer tipo de valor

Tanto as lojas online (simplesmente a revender produtos da China), como a minha consultoria (demasiado replicável e pouco diferenciada).

Depois, mudei para a esfera de web design, criando websites em WordPress para pequenas empresas locais.

De novo, não sentia que estava a acrescentar grande valor…

As empresas apenas queriam um website "bonito" para usar como “cartão de visita”.

O que não ajudava em nada no seu negócio (não são os sites bonitos que vendem)…

E de novo eu não sentia que estava a fazer grande diferença nestas empresas.

Sites há muitos… e de pouco servem se não forem focados naquilo que realmente importa:

Na criação de uma lista de emails.

E foi aí que tudo começou a fazer sentido.

As empresas não precisam de websites. As empresas precisam de um funil de vendas

Que crie valor imediato para os seus visitantes…

E que foque a oferta da empresa nas necessidades e desejos do seu público-alvo

Automatizando o processo e criando um negócio sustentável e escalável.

Agora sim, tudo se alinhou.

Valor acrescentado para todas as partes envolvidas (visitantes e empresas) e uma diferenciação na minha consultoria…

Coloquei-me numa posição em que podia pôr em ação todas as minhas capacidades criativas e pontos fortes: copywriting, storytelling, inteligência emocional, e design…

Tornando a minha abordagem única.

Não precisei de um mapa que me indicasse cada passo necessário.

Simplesmente fui testando e errando, até chegar ao ponto de equilíbrio onde tudo se começou a alinhar.

E é assim que a abordagem a todas as vertentes de negócio deve ser.

Obviamente que há pormenores que devemos aprender durante a nossa caminhada, coisas que não vão funcionar…

Mas se continuar a insistir vai ultrapassar todos os obstáculos e continuar o seu caminho.

Agarre-se à visão do objetivo que quer atingir.

Tem que insistir, testar, e continuar a tomar ação imperfeita até ao seu objetivo final.

Repare, o sucesso não vem do planeamento...

Por mais planos que faça, se não começar a agir nada acontece.

É apenas com a experiência na vida real, com o teste, erro e adaptação que as coisas se começam a alinhar.

Tudo isto é baseado na premissa de que você tem que tomar ação imperfeita durante longos períodos de tempo até chegar lá.

Através de várias pequenas ações imperfeitas, feitas de forma consistente, vai começando a tornar-se num expert na sua área.

O segredo é habituar-se à imperfeição e rejeitar a perfeição.

É a única maneira de atingir o sucesso no seu negócio online.

Não faz mal se aquilo que publicar (quer seja um vídeo, um artigo de blog, ou um podcast) não estiver perfeito…

Uma vez que o facto de ter clicado em “Publicar” ter forçado a sua mão a pôr o seu projeto a andar...

E a trabalhar mais rápido para fazer as coisas acontecerem.

Se em vez de publicar tivesse esperado até ter o conteúdo perfeito, o mais provável era esse conteúdo juntar-se ao resto dos seus projetos que nunca foram publicados.

​Comece Hoje o Seu Desafio 90 Dias

tomar ação, tomar acção, agir, ação imperfeita, perfeccionismo

Há 35 dias atrás resolvi começar o desafio de escrever um artigo de blog todos os dias por 90 dias.

Artigo por artigo, fui desenvolvendo as minhas capacidades e a tarefa deixou de parecer tão assustadora…

Ao ponto de agora ser bastante confortável (e até sentir falta quando não o faço).

Não esperei até ter a sensação que já era um “guru” do marketing digital, porque no meu ponto de vista isso é impossível de alcançar.

Cada pessoa tem o seu cunho pessoal, as suas experiências específicas, o seu contexto de vida diferente…

Não há uma definição única de “expert”.

Depois de mais de 10 anos ligado ao marketing digital não havia razão alguma para não aceitar um desafio destes…

Apenas o medo de não ser perfeito o suficiente.

Por isso resolvi começar o desafio e continuar a tomar ações imperfeitas, enquanto vou ajustando e re-ajustando ao longo da jornada.

Desafio o leitor a começar um desafio de 90 dias de produção de conteúdo, mesmo que isso pareça assustador ou inalcançável.

Comece a agir de forma imperfeita, de forma consistente, e por longos períodos de tempo, e alcançará o sucesso no que quer que seja.

Para terminar, veja o vídeo abaixo do Kyle Cease, um ex-comediante que se tornou num orador transformacional.

O Kyle defende que todos temos algo especial dentro de nós, e que quando resolvemos partilhar como o mundo, algo de muito especial acontece...

Um abraço,

-Tiago


Tags


You may also like

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Get in touch

Name*
Email*
Message
0 of 350
>