Será que deve começar um blog?
Uma das melhores coisas da internet é a incrível quantidade e variedade de blogs que temos acesso.
É possível encontrar blogs em qualquer nicho imaginável…
E estes são uma plataforma incrível de educação, inspiração e criação de comunidades.
Criar blogs é benéfico tanto para empresários, empreendedores, escritores, ou mesmo para pessoas que queiram partilhar um hobby ou experiência de vida valiosa.
No entanto, para se criar um blog de sucesso é necessária dedicação, consistência e tempo…
Mas os benefícios desses esforços podem ser extremamente recompensadores.
Neste artigo vou revelar-lhe os 7 passos essenciais que você precisa de seguir para criar o seu próprio blog.
Se decidir seguir este guia, estes 7 passos irão ser úteis para lhe ajudar a evitar os erros mais comuns, e ultrapassar os obstáculos que advêm.
Mas antes de começarmos, considere estes dois pontos importantes:
Qual é a sua Motivação para Começar um Blog?
Criar conteúdo de qualidade consistentemente para um blog é uma responsabilidade
tremenda.
Irá precisar de dedicação por longos períodos de tempo, persistência e consistência até começar a ver resultados.
E quando começar a ver resultados, não pode parar!
Lembre-se que você será um parceiro para os motores de busca.
E essa relação é mutuamente benéfica:
Você cria conteúdo de qualidade que responda às perguntas dos utilizadores dos motores de busca, fazendo com que voltem mais vezes, e que sejam expostos a mais anúncios...
E como consequência, os motores de busca irão compensar enviando tráfego para o seu website.
Portanto, se realmente quer começar um blog, lembre-se que será algo que terá que fazer consistentemente para manter essa relação viva e frutífera.
Antes de começar, pense na sua motivação para criar o blog.
É porque quer começar a fazer dinheiro?
É porque quer partilhar a sua opinião com o mundo?
É porque gosta de ajudar pessoas a ultrapassar os seus problemas?
É porque gosta de um tópico em específico e quer partilhar os seus conhecimentos?
Considere seriamente estas perguntas…
Uma vez que se a sua motivação for apenas a primeira (dinheiro), simplesmente não funcionará.
Monetizar um blog é um processo longo e trabalhoso…
Mas se genuinamente adorar o tópico do seu nicho de mercado, a sua audiência, e se estiver disposto a escrever conteúdo de qualidade consistentemente…
O potencial é tremendo!
Você Não Precisa de Ser um Especialista para Começar
Muitos de nós sentimos paixão por um tópico específico…
Mas nunca começamos um blog... por termos medo.
Medo de não saber o suficiente sobre um tópico, ou medo de não ter as qualificações necessárias.
Mas, e depois?
Se você realmente gosta do tópico, sente que tem algo para dar ao mundo, e está disponível para trabalhar duro e de maneira inteligente…
Terá sucesso.
Simplesmente comece a escrever.
Comece o seu desafio 90 dias de marketing de conteúdo, e verá que as ideias começam a aparecer e a confiança a subir.
Bom, se depois de pensar bem nestes dois pontos importantes sentir que é isto que realmente quer…
Comecemos então pelo primeiro passo:
1) Escolha o Domínio para o Seu Blog
Escolher o domínio do seu blog é um dos passos mais importantes.
O nome deve ser fácil de lembrar, fácil de escrever, e deve “soar bem”.
Decida se quer usar o seu nome próprio (como o caso do meu blog) ou uma marca.
Se planeia ser visto como um especialista, criar infoprodutos, publicar livros, ser convidado para seminários e workshops, etc., usar o seu nome próprio é o ideal.
Por outro lado, usar o seu nome dar-lhe-á flexibilidade no futuro se quiser começar a cobrir mais tópicos/nichos.
O lado negativo é que se no futuro quiser vender o seu blog, será mais complicado uma vez que você é a marca (e não fará mais sentido sem você).
No caso de criar um blog com nome de marca, será o ideal se quiser focar-se num nicho bastante específico como “Bitcoin” ou “Dieta Cetogénica”...
Pelo que o nome do blog deverá então refletir esse tema.
2) Escolha a Plataforma do Seu Blog
A escolha da plataforma na qual vai criar o seu blog é também crucial.
Deve ser uma plataforma de confiança e escolhida a dedo…
Uma vez que não existe nada pior do que criar um blog inteiro, e ver a plataforma fechar a sua conta sem qualquer razão…
E é por isso que na minha opinião a única solução viável é o WordPress.org.
O WordPress é incrivelmente fácil de usar e customizar de acordo com as suas preferências.
Para além disso, os motores de busca adoram a plataforma (experimente por si mesmo ver em que plataformas foram criados os websites que aparecem no topo das pesquisas, usando a opção “View Page Source”...).
Por outro lado, é continuamente mantido por um exército programadores voluntários em todo o mundo que atualizam, melhoram a segurança e constroem novas funcionalidades.
E o melhor de tudo?
É totalmente grátis!
Na verdade, o WordPress é um dos projetos open source mais bem sucedidos de sempre!
No entanto, criar um blog profissional nunca é verdadeiramente grátis.
Precisa de um domínio (como viu no passo anterior), precisa de um servidor para alojar o seu blog, e precisará mais cedo ou mais tarde de um tema pago e de plugins pagos (como por ex. carrinho de compras).
Mas mesmo assim, quando comparado com plataformas tudo-em-um como o Wix, Webnode ou Squarespace, o WordPress.org é mais economicamente viável e 10X mais poderoso!
Para além de o seu blog ser completamente seu, para sempre (ao contrário das plataformas tudo-em-um, onde o seu blog será sempre propriedade dessas plataformas).
3) Escolha o Alojamento Web para o Seu Blog
Pense no alojamento web do seu blog como se fosse um apartamento que aluga.
Você aluga espaço na empresa de alojamento web num dos seus servidores, que é mantido e gerido para que o seu blog esteja online 24h por dia.
Recomendo vivamente o A2Hosting.com, uma vez que o seu apoio ao cliente é de excelência (obtenho sempre respostas em 2 horas)...
Instalam o WordPress por si, é fácil de usar, e é bastante acessível (o plano básico começa nos €3.38/mês!).
Se quiser garantir que o seu blog carrega rapidamente, pode escolher a opção “Turbo”, mas para começar a versão básica é mais do que suficiente.
Quando compra o pacote WordPress, o A2Hosting instala o WordPress na sua conta por si gratuitamente.
5 estrelas!
4) Escolha o Tema do Seu Blog Personalizado
O tema do seu blog irá ditar o estilo, design, cores e aspecto geral.
O WordPress inclui vários temas gratuitos, e existem também temas pagos que são desenvolvidos por developers externos.
Mas o que é de facto importante realçar, é que a qualquer momento pode editar e mudar o aspeto do seu tema…
Portanto não se preocupe muito com o aspecto ao início.
O que realmente importa é o conteúdo.
Assim que começar a ganhar ritmo a criar conteúdo de qualidade, pode então começar a melhorar o design e look to seu blog.
Escolha um tema básico que pareça profissional, e comece a escrever…
Mas assim que o seu blog está já ganhou impulso e está a ganhar tracção, chegará a altura de pensar em temas premium.
Há um tema específico que recomendo vivamente: Thrive Themes.
Este oferece uma variedade de temas, mas o aspecto mais importante do Thrive Themes é o facto dos temas serem extremamente rápidos e leves.
Por outro lado, oferecem ferramentas de marketing incríveis como email opt-ins (para criação de lista de emails), possibilidade de criar funis de vendas, fazer testes A/B, e muito mais.
Não é por acaso que a Thrive Themes denomina-se como “temas focados em conversões”.
No entanto, não se esqueça do mais importante:
Focar-se em criar conteúdo de qualidade, de maneira consistente e por longos períodos de tempo:
5) Criação de Conteúdo para o Seu Blog
Este é de facto o passo crucial.
E porquê?
Porque nenhum blog pode obter sucesso se não criar conteúdo de qualidade consistentemente.
Uma coisa importante quando estiver a começar é produzir conteúdo extremamente focado num tópico específico do seu nicho de mercado.
Isto faz com que seja mais fácil para os motores de busca perceberem o tópico principal do seu blog e começarem a indexar as suas páginas nos resultados de pesquisa…
Para além de ajudar a criar a sua base de leitores.
Outro objetivo será publicar artigos regularmente.
Pode escolher certos dias da semana para publicar, dependendo do tempo que tenha disponível…
Mas seja consistente!
E se estiver particularmente entusiasmado por começar, considere começar o tal desafio de 90 dias seguidos de criação de conteúdo (encontro-me no dia 66 na altura de escrita deste artigo!)
Uma boa ideia para quando estiver a dar os primeiros passos é fazer um brainstorm profundo e criar uma lista de potenciais tópicos para o seu conteúdo.
Isto irá ajudar a publicar conteúdo regularmente, perdendo menos tempo a procurar ideias no futuro.
2 coisas que irão ajudar a criar conteúdo de qualidade consistentemente:
Organização
Antes de começar a escrever um artigo, organize os seus pensamentos e escreva os pontos principais que quer desenvolver, seguindo uma ordem lógica.
Depois, comece por escrever a introdução, onde o seu foco deverá estar em descrever o que irá cobrir no artigo, e em criar curiosidade para o que aí vem.
De seguida, desenvolva os pontos principais que organizou ao início.
E por fim, escreva a conclusão que faz um resumo dos pontos que cobriu no artigo, e incentiva o leitor a deixar um comentário (ou a realizar uma ação específica que será benéfica para si).
Encontre a Sua Voz
Escolher um estilo de escrita e mantê-l0 consistentemente é crucial para criar uma audiência e obter reconhecimento imediato.
Decida qual vai ser a sua “grande ideia”, a sua mensagem principal que abrange todos os sub-tópicos, e relembre sempre os leitores do seu ponto de vista único.
Pode usar linguagem formal, ou informal.
Pode incluir humor, escrever na primeira pessoa ou terceira pessoa…
Escolha o tom mais adequado para o seu nicho e para a sua personalidade…
Mas mantenha sempre a consistência!
Edição do Seu Artigo
Não há nada pior do que ter um blog cheio de erros gramaticais ou lapsos.
Reveja sempre o seu artigo antes de publicar e, se possível, peça a uma terceira pessoa para o ler.
Ter mais olhos a olhar para o seu artigo é bastante útil, uma vez que poderão encontrar erros que lhe tenham escapado.
6) Plugins e Widgets
Assim que tem todas as componentes do seu blog organizadas, pode então começar a incluir os extras: plugins e widgets.
Estes são ferramentas que pode instalar no seu painel de WordPress, que ajudarão a melhorar a performance e aparência do seu blog.
No caso dos plugins, tratam-se de ferramentas que os leitores não vêm, mas que ajudam o seu blog em termos de SEO, analytics, segurança, e optimizações variadas.
Em relação aos widgets, tratam-se de plugins que são integrados diretamente no seu blog e são visíveis aos leitores, tais como botões de redes sociais, calendários, galerias de fotos, etc.
Tanto os plugins como os widgets são ferramentas incríveis para melhorar a performance do seu blog, e para fazer com que pareça mais profissional, divertido, e fácil de interagir.
No entanto, tente controlar a quantidade de plugins que instala, uma vez que podem diminuir a velocidade do seu blog.
7. Redes Sociais
Para que possa crescer uma audiência, precisa de partilhar o seu conteúdo com regularidade.
Não há volta a dar. Precisa de aprender a utilizar as redes sociais onde os seus potenciais leitores congregam.
Retire aquilo que sinta que é a melhor citação do seu artigo, e inclua uma foto apelativa para partilhar no Instagram, Facebook, ou Pinterest.
Use essas citações e partilhe-as no Twitter, sempre incluindo um link para o seu blog.
As redes sociais são uma ferramenta poderosa que todos nós temos acesso gratuitamente.
Não perca a oportunidade de pôr o seu conteúdo em frente das pessoas que fazem parte do seu nicho de mercado…
Comece por uma rede social e domine-a.
Depois, passe para a seguinte... e assim sucessivamente.
Trabalhe mais do que a sua concorrência, publique com mais frequência e interaja mais com os utilizadores.
Só assim poderá criar uma audiência de fãs incondicionais.
Concluíndo
Demasiadas pessoas criam blogs com o único intuito de fazer dinheiro…
O que é uma abordagem completamente errada.
A preguiça e impaciência aparecem quando apenas persegue o dinheiro...
Quando se apaixona pelo processo é quando as coisas começam a funcionar.
Como mencionei no início deste artigo, para verdadeiramente ter sucesso (em qualquer esfera de negócio, para ser honesto…) precisa de estar verdadeiramente comprometido em servir e ajudar uma audiência específica.
Se realmente estiver apaixonado pelo seu nicho de mercado, se criar conteúdo de qualidade consistentemente, e se criar uma ligação com os seus leitores…
Poderá com certeza fazer dinheiro com o seu blog!
Siga os passos descritos neste artigo, e dedique-se em exclusivo a criar conteúdo de qualidade, que resolva os problemas dos seus leitores e os ajude a alcançar os seus objetivos.
Se tem algum comentário ou sugestão que não tenha incluído aqui, por favor deixe um comentário!
Significaria o mundo para mim.
Um abraço,
-Tiago “o conteúdo é o caminho” Faria
Muito bom, Tiago! Conteúdo super organizado e bem escrito. Já me ajudou a ganhar mais clareza!
Que bom, Rita! Agora é escrever muito, let’s go! hehe beijinhos